Cadastro de Locais - Foundation X
Locais são todos os setores, departamentos ou seções que a empresa definir como os lugares de trabalho dos colaboradores. O local também pode ser encarado como o espaço físico onde o colaborador atua. Por exemplo, se a empresa tem dois prédios na sua sede, é possível cadastrar os locais Prédio 1 e Prédio 2 e indicar em qual deles cada colaborador está situado.
Cada colaborador cadastrado no HCM tem que ser associado a um local; cada local faz parte de uma estrutura de locais.
Depois de cadastrar os locais, eles ficam disponíveis para serem associados aos colaboradores na ficha cadastral (admissão).
O que você pode fazer:
- Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Cadastros > Locais > Estruturas.
- Clique em Adicionar para iniciar o cadastro de uma estrutura, ou selecione um registro existente para editá-lo.
- Informe um código (numérico) e uma descrição que identifiquem a estrutura de locais.
- Clique em Salvar para finalizar o cadastro.
As estruturas de locais ficam disponíveis para seleção no cadastro de locais das empresas, permitindo fazer a associação entre os dois.
Você precisará também adicionar a estrutura de locais no cadastro da empresa que irá usar essa estrutura.
- Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Cadastros > Locais > Cadastro.
- Clique em Adicionar para iniciar o cadastro de um local, ou selecione um registro existente para editá-lo.
- Informe um código (numérico) e uma descrição que identificam o local.
- O sistema sugere o próximo código disponível (incremental), mas você pode alterar este código se quiser.
- A descrição do local é um texto livre, que serve para identificar o local mais facilmente.
- Selecione a estrutura de locais com a qual esse local será associado.
- A estrutura deve estar previamente cadastrada para que fique disponível para seleção.
- Defina o período de validade (vigência) do local, preenchendo as datas de validade inicial e validade final. Esta configuração é opcional e serve para indicar um período em que o local não pode mais ser usado, por não ser mais válido.
- Clique em Salvar para finalizar o cadastro.
- Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Colaboradores > Históricos > Locais.
- Clique em Adicionar para lançar um novo histórico, ou selecione um registro existente para editá-lo.
- Selecione o colaborador para quem o histórico de local será lançado.
- Digite ou selecione a data inicial do histórico. Esta será a data a partir de quando o colaborador será considerado com o local selecionado.
- A data precisa ser igual ou posterior à data de admissão do colaborador.
- Se você selecionar uma data inicial futura, o sistema vai programar um histórico futuro para ser lançado automaticamente na data definida.
- O colaborador pode ter somente um histórico ativo de local. Por isso, quando o novo histórico iniciar, o anterior será encerrado.
- Selecione o local que será lançado no histórico do colaborador.
Observação
O local precisa existir na estrutura usada atualmente pela empresa.
- Clique em Salvar para finalizar o cadastro.
- Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Colaboradores > Históricos > Locais.
- Selecione a linha do histórico de locais que se deseja editar.
- Clique em Editar.
- Altere as informações necessárias, clique em Salvar.
- Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Colaboradores > Históricos > Locais.
- Selecione a linha do histórico de locais que se deseja excluir.
- Clique em Excluir.
- O sistema irá questionar se realmente você deseja excluir o registro, selecione Sim.
- Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Colaboradores > Históricos > Locais.
- Clique em Outras ações e selecione a opção Adicionar coletivamente para lançar novos históricos.
- Selecione a empresa ou os colaboradores para determinar quais pessoas terão os históricos de locais lançados.
- Clique em Continuar para seguir o processo.
- Siga o mesmo processo do lançamento do histórico individual, a partir doitem 4.
- Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Colaboradores > Históricos > Locais.
- Clique em Outras ações e selecione a opção Excluir coletivamente para excluir históricos.
- Selecione a empresa ou os colaboradores para determinar históricos de locais que serão excluídos.
- Clique em Continuar para seguir o processo.
- Na tela de Histórico de Local- Exclusão Coletiva, você deve informar os campos para que o sistema pesquise através dessas informações quais históricos serão excluídos.
Importante
Para que as informações sejam excluídas, é necessário que o preenchimento da tela de Histórico de Local - Exclusão Coletiva seja exatamente igual ao preenchimento realizado ao incluir os históricos (inclusive letras maiúsculas e minúsculas). Senão, as informações não serão excluídas.
- Clique em Excluir.
- O sistema irá apresentar uma mensagem informando que a exclusão irá acontecer em segundo plano e você será avisado através de um alerta que o processo terminou. Desta forma, será possível visualizar no log os dados excluídos.
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