Sindicato é uma agremiação fundada para a defesa comum dos interesses de seus aderentes.
Cada colaborador cadastrado no HCM tem que ser vinculado a um sindicato, o qual fará parte de uma estrutura de sindicatos.
Os tipos mais comuns de sindicatos são os representantes de categorias profissionais, conhecidos como sindicatos laborais ou de trabalhadores, e de classes econômicas, conhecidos como sindicatos patronais ou empresariais.
Os salários, os tempos de descanso, as férias, a capacitação e as licenças (como maternidade e por doença) são algumas das condições que os sindicatos laborais devem acordar com o sindicato patronal.
Composição do sindicato no HCM
O cadastro do sindicato tem a seguinte composição no HCM da Senior:
Sindicato
Negociações do sindicato
Históricos das negociações
Detalhes dos históricos das negociações
Todo sindicato deve estar dentro de uma estrutura de sindicatos. A estrutura pode ser usada para representar uma Federação Sindical, para agrupar sindicatos de um mesmo segmento ou objetivo, por exemplo.
As negociações servem para agrupar os acordos coletivos feitos entre a empresa e a entidade sindical. As negociações são mantidas em forma de histórico no cadastro de cada sindicato.
Depois de cadastrar os sindicatos, eles ficam disponíveis para serem associados aos colaboradores na ficha cadastral (admissão).
Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Cadastros > Sindicatos > Cadastro.
Clique em Adicionar para iniciar o cadastro de um sindicato, ou selecione um registro existente para editá-lo.
Informe um código (numérico) e o nome da entidade sindical.
O campo Código é um identificador único do registro do sindicato no HCM.
O campo Código da entidade é o identificador da entidade sindical, conforme consta no Registro Sindical junto ao MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).
Opcionalmente, defina uma sigla para representar a entidade sindical.
Selecione a estrutura de sindicatos com a qual esse sindicato será associado.
Depois de cadastrar o sindicato, siga para a próxima etapa. Nela, você deverá cadastrar as negociações coletivas feitas entre a empresa e a entidade sindical.
Depois de cadastrar o sindicato na etapa anterior, ainda na mesma tela de cadastro, você deve adicionar as negociações feitas entre a empresa e a entidade sindical.
Clique em Adicionar, na seção Negociações do sindicato, para iniciar o cadastro de uma negociação, ou selecione um registro existente para editá-lo.
Preencha as informações básicas na tela de adicionar ou editar a negociação:
O código (numérico), que é um identificador único da negociação no HCM.
O nome, que ajuda a identificar a negociação no sistema.
Abaixo das informações básicas, você encontra a seção Lista de históricos de negociação coletiva.
Clique em Adicionar para lançar um novo histórico de negociação coletiva, ou selecione um registro existente para editá-lo.
Preencha as informações principais do histórico:
A data inicial em que o acordo passa a ter validade
A data final, caso esteja informando o término de um histórico de negociação
O horário inicial e final do período que será considerado como horas noturnas para este sindicato
Uma observação (opcional) com detalhes adicionais que não foram considerados nos campos anteriores
Preencha os detalhes de cada histórico de negociação coletiva. Os detalhes estão divididos entre as seguintes guias:
Ponto: nesta guia você deve especificar:
a definição de situação do sindicato (preencha este campo apenas se o sindicato tiver um tratamento específico de horas extras e faltas, diferente do padrão que é informado no cadastro da Empresa)
o intervalo de horas mínimo para as diferentes durações de jornada
Se você informar um salário menor do que o normativo durante a admissão, o sistema irá assumir o valor do salário normativo; se você informar um salário maior que o normativo, o sistema irá considerar o salário informado.
Para especificar salários normativos para diferentes cargos dentro de um mesmo sindicato, ative o assinalamento Diferenciar por cargo.
Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Colaboradores > Históricos > Sindicatos.
Clique em Outras ações e selecione a opção Excluir coletivamente para excluir históricos.
Selecione a empresa ou os colaboradores para determinar históricos de sindicatos que serão excluídos.
Clique em Continuar para seguir o processo.
Na tela de Histórico de Sindicato - Exclusão Coletiva, você deve informar os campos para que o sistema pesquise através dessas informações quais históricos serão excluídos.
Importante
Para que as informações sejam excluídas, é necessário que o preenchimento da tela de Histórico de Sindicato - Exclusão Coletiva seja exatamente igual ao preenchimento realizado ao incluir os históricos (inclusive letras maiúsculas e minúsculas). Senão, as informações não serão excluídas.
Clique em Excluir.
O sistema irá apresentar uma mensagem informando que a exclusão irá acontecer em segundo plano e você será avisado através de um alerta que o processo terminou. Desta forma, será possível visualizar no log os dados excluídos.
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