Dashboard trilhas de carreira - Gestão de Carreira e Sucessão

O dashboard trilhas de carreira proporciona aos profissionais de RH uma visão gerencial sobre o nível de preparo dos colaboradores para os cargos que compõem as suas trilhas de carreiras.

Esta visão é apresentada por meio de comparativos entre as competências dos colaboradores e as exigências dos cargos que compõem as trilhas.

Competências do colaborador

X

Exigências do cargo
=         Aderência ao cargo

Com esta comparação é possível obter o percentual de aderência dos colaboradores em relação aos cargos de interesse deles próprios e da empresa.

Requisitos para usar o dashboard

Antes de começar a usar o dashboard trilhas de carreira, certifique-se que as seguintes definições foram feitas:

O que você pode fazer:

Importante

Visando uma comparação mais específica, certifique-se de que existam trilhas cadastradas. Caso contrário, o sistema irá considerar todos os cargos da empresa para comparação com o colaborador em questão. Para mais informações, verifique a documentação sobre Carreira, no item Requisitos para consultar a aderência aos requisitos do cargo.

Como o percentual de aderência é calculado?

O percentual de aderência pode ser calculado com ou sem a atribuição de pesos para os requisitos.

Isto permite determinar que alguns grupos de competências tenham maior ou menor influência no nível de aderência do colaborador a um cargo.

Cálculo sem pesos

O percentual é obtido a partir da relação entre os requisitos exigidos para o cargo e quantos deles são atendidos pelo colaborador:

Cálculo com pesos

Você pode usar o cadastro de requisitos do cargo para definir um peso para cada grupo de requisitos.

O percentual de aderência atingido será calculado separadamente para cada grupo de requisitos, considerando o peso de cada grupo, e então estes valores serão somados para chegar ao resultado final da aderência.

Nota

Grupo de requisitos usado para determinar a aderência por competências

Para verificar se um colaborador atende aos requisitos de competências para o cargo desejado, o dashboard cruza duas informações:

Se os resultados da avaliação com data de criação mais recente atendem ao grupo de requisitos vigente para o cargo, o colaborador é considerado aderente.

Isto se aplica somente ao verificar a aderência pelos requisitos de competências, visto que um cargo pode ter também outros tipos de requisito (curso, formação, grau de instrução, por exemplo).

Nota

Para cargos que têm requisitos de competências iguais, o dashboard não distingue os níveis desses cargos ao verificar se o colaborador é compatível.

Por exemplo: para um cargo de analista e um de liderança que tenham a mesma competência como requisito, se um colaborador atender a esta competência, o dashboard vai considerá-lo igualmente aderente a ambos os cargos. Ou seja, o fato de o cargo de liderança ter um nível mais alto que o de analista não interfere nessa análise.

Integração com os módulos on-premise

Os seguintes itens possuem nomenclaturas diferentes entre a versão senior X e a versão on-premise do Gestão de Pessoas | HCM:

Diferenças de nomenclatura entre a solução senior X e os módulos on-premise
Nome na plataforma senior X Nome nos módulos on-premise
Cursos Extras Cursos de aperfeiçoamento
Cursos Formação
São separadas pelo tipo (Humanas, Técnicas, Funcionais, etc.) Competências

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