Dashboard trilhas de carreira - Gestão de Carreira e Sucessão
O dashboard trilhas de carreira proporciona aos profissionais de RH uma visão gerencial sobre o nível de preparo dos colaboradores para os cargos que compõem as suas trilhas de carreiras.
Esta visão é apresentada por meio de comparativos entre as competências dos colaboradores e as exigências dos cargos que compõem as trilhas.
Competências do colaborador
X
Exigências do cargo
= Aderência ao cargo
Com esta comparação é possível obter o percentual de aderência dos colaboradores em relação aos cargos de interesse deles próprios e da empresa.
Requisitos para usar o dashboard
Antes de começar a usar o dashboard trilhas de carreira, certifique-se que as seguintes definições foram feitas:
Acesse o dashboard pelo menu: Carreira e Sucessão > Dashboard trilhas de carreira.
Ative a visualização por colaborador:
Informe o nome do colaborador (ou use a pesquisa para encontrá-lo) e clique em Filtrar. Serão apresentados os cargos que compõem a trilha de carreira dele e o percentual de aderência a cada um:
Clique em Ações ao lado do cargo desejado e selecione Visualizar para obter detalhes sobre:
Aderência do colaborador em relação ao cargo atual
Aderência do colaborador em relação à trajetória de carreira dele (cargos que já foram ocupados, cargo atual e cargos de interesse)
Descrição resumida do cargo que foi selecionado no dashboard
Relação de competências exigidas para o cargo e quais são atendidas pelo colaborador
Nota
Depois de filtrar pelo nome do colaborador, você pode selecionar dois cargos da lista e clicar em Comparar para comparar os requisitos exigidos entre eles.
Acesse o dashboard pelo menu: Carreira e Sucessão > Dashboard trilhas de carreira.
Ative a visualização por cargo:
Informe o nome do cargo (ou use a pesquisa para encontrá-lo) e clique em Filtrar. Serão apresentados os colaboradores que estão presentes no cargo atualmente:
Clique em Ações e em Visualizar para obter detalhes sobre o nível de aderência do colaborador e os requisitos do cargo selecionado.
Nota
Depois de filtrar pelo cargo, você pode selecionar dois colaboradores da lista e clicar em Comparar para comparar o nível de aderência entre eles.
Pelo menu Carreira e Sucessão > Dashboard trilhas de carreira:
Ative a visualização por colaborador.
Clique em Comparar.
Nos campos apresentados, selecione os dois cargos desejados.
Clique em Comparar novamente. As informações de cada cargo serão exibidas lado a lado:
Nota
Se houver um colaborador informado no filtro no momento que você fizer a comparação, o sistema mostrará também o nível de aderência deste colaborador aos cargos que foram selecionados.
Esta visualização permite ver de forma rápida quais são os requisitos exigidos para cada cargo. As informações exibidas se referem à formação, competências e idiomas, e são obtidas a partir dos grupos de requisitos.
Pelo menu Carreira e Sucessão > Dashboard trilhas de carreira:
Ative a visualização por cargo.
Clique em Comparar.
Nos campos apresentados, selecione os dois colaboradores desejados.
Clique em Comparar novamente. As informações de cada colaborador serão exibidas lado a lado:
Nota
Se houver um cargo informado no filtro no momento que você fizer a comparação, o sistema mostrará também o nível de aderência dos colaboradores ao cargo.
Esta visualização permite ver de forma rápida a trilha de carreira e os requisitos avaliados para cada colaborador.
Importante
Visando uma comparação mais específica, certifique-se de que existam trilhas cadastradas. Caso contrário, o sistema irá considerar todos os cargos da empresa para comparação com o colaborador em questão. Para mais informações, verifique a documentação sobre Carreira, no item Requisitos para consultar a aderência aos requisitos do cargo.
Como o percentual de aderência é calculado?
O percentual de aderência pode ser calculado com ou sem a atribuição de pesos para os requisitos.
Isto permite determinar que alguns grupos de competências tenham maior ou menor influência no nível de aderência do colaborador a um cargo.
Cálculo sem pesos
O percentual é obtido a partir da relação entre os requisitos exigidos para o cargo e quantos deles são atendidos pelo colaborador:
O percentual de aderência atingido será calculado separadamente para cada grupo de requisitos, considerando o peso de cada grupo, e então estes valores serão somados para chegar ao resultado final da aderência.
Nota
Para os cargos que não possuem nenhum peso definido nos grupos de requisitos será considerado o cálculo normal de aderência (sem pesos).
Se os pesos forem definidos parcialmente, ou seja, para um mesmo cargo alguns grupos de requisitos possuem peso e alguns não, os grupos que estiverem sem peso serão desconsiderados no cálculo da aderência.
Grupo de requisitos usado para determinar a aderência por competências
Para verificar se um colaborador atende aos requisitos de competências para o cargo desejado, o dashboard cruza duas informações:
O grupo de requisitos vigente para o cargo desejado.
A avaliação que foi criada mais recentemente e que está concluída.
Se os resultados da avaliação com data de criação mais recente atendem ao grupo de requisitos vigente para o cargo, o colaborador é considerado aderente.
Isto se aplica somente ao verificar a aderência pelos requisitos de competências, visto que um cargo pode ter também outros tipos de requisito (curso, formação, grau de instrução, por exemplo).
Competências: Excelência nos processos; Pensamento estratégico.
Avaliação 1:
Criação: 01/01/2020
Conclusão: 31/12/2020
Competências avaliadas e alcançadas: Comunicação; Responsabilidade.
Avaliação 2:
Criação: 15/02/2021
Conclusão: 31/12/2021
Competências avaliadas e alcançadas: Excelência nos processos; Pensamento estratégico.
Neste caso, o cargo terá como requisitos as competências da Revisão 2 (Excelência nos processos; Pensamento estratégico), que serão analisadas em relação à Avaliação 2 (por ser a avaliação concluída e com data de criação mais recente).
Nota
Para cargos que têm requisitos de competências iguais, o dashboard não distingue os níveis desses cargos ao verificar se o colaborador é compatível.
Por exemplo: para um cargo de analista e um de liderança que tenham a mesma competência como requisito, se um colaborador atender a esta competência, o dashboard vai considerá-lo igualmente aderente a ambos os cargos. Ou seja, o fato de o cargo de liderança ter um nível mais alto que o de analista não interfere nessa análise.
Integração com os módulos on-premise
Os seguintes itens possuem nomenclaturas diferentes entre a versão senior X e a versão on-premise do Gestão de Pessoas | HCM:
Diferenças de nomenclatura entre a solução senior X e os módulos on-premise
Nome na plataforma senior X
Nome nos módulos on-premise
Cursos Extras
Cursos de aperfeiçoamento
Cursos
Formação
São separadas pelo tipo (Humanas, Técnicas, Funcionais, etc.)
Competências
Este artigo ajudou você?
Agradecemos pelo seu feedback! Vamos avaliar o comentário e alterar o conteúdo relacionado, caso seja necessário.