Requisitos do cargo
O cadastro dos requisitos do cargo é necessário para que o sistema calcule o percentual de aderência dos colaboradores e mostre as informações no dashboard de trilhas de carreira.
Este cadastro é feito em Carreira e Sucessão > Cadastros > Requisitos do cargo:
Configurações dos requisitos de cada cargo
O percentual mínimo de aderência determina o quão aderente um colaborador precisa ser ao cargo que pertence a sua trilha de carreira, para que ele seja considerado preparado para assumir esse cargo.
Clique em Ações ao lado do cargo que deseja configurar, clique em Editar e preencha o percentual mínimo na coluna % de Aderência.
O tempo mínimo de experiência determina por quantos meses o colaborador precisa ter atuado em outros cargos para ser considerado apto a ocupar determinada posição.
Clique no ícone
Os projetos da empresa são atividades ou frentes de trabalho onde o colaborador atuou, e que podem ser considerados ao avaliar o nível de aderência ao cargo.
Clique no ícone
Observações
Para que os projetos sejam definidos como requisitos para os cargos é preciso:
- Habilitar o assinalamento Cadastrar projetos da empresa como peso e exibir no perfil do colaborador nas Configurações Gerais do Carreira e Sucessão.
- Cadastrar os projetos pelo menu: Carreira e Sucessão > Projeto de empresa.
- Os projetos que foram cadastrados ficarão disponíveis para que o colaborador selecione aqueles onde ele atuou, ao cadastrar suas experiências no Perfil Profissional.
Estas condições precisam ser atendidas para que o sistema use os projetos da empresa na avaliação da aderência.
Defina as formações que aumentarão a compatibilidade com um cargo específico.
Ao acessar Carreira e Sucessão > Cadastros > Formações, é possível cadastrar todas as formações necessárias para os cargos da empresa. Essas formações constarão na tela de Requisitos do cargo, assim como aquelas que forem cadastradas no módulo Cargos e Salários (on premise).
Para vincular os cargos e formações já cadastradas, acesse Carreira e Sucessão > Cadastros > Requisitos do Cargo e, na aba Formação, selecione os itens desejados.
Atenção
Um cargo pode ter diversas formações selecionadas como requisito — porém, para seu atingimento total, será necessário atender todas as formações.
Defina os treinamentos que aumentarão a compatibilidade com um cargo específico.
Para disponibilizá-los na tela de Cadastro de requisitos do cargo, cadastre-os em Gestão de Desempenho > Desempenho da Organização > PDIs e Feedbacks da Organização > PDIs da Organização > Ações de Desenvolvimento, onde é possível criar uma ação que será tratada como Treinamento.
Para vincular os treinamentos aos cargos, acesse Carreira e Sucessão > Cadastros > Requisitos do Cargo e, na aba Treinamentos, selecione os itens desejados.
Atenção
Um cargo pode ter diversos treinamentos selecionados como requisito — porém, para seu atingimento total, será necessário atender todos os treinamentos.
Defina quais cursos de aperfeiçoamento melhor alinharão as habilidades com um cargo específico.
Os cursos de aperfeiçoamento têm origem no módulo Cargos e Salários (on premise), e sua lista no Carreira e Sucessão pode ser acessada na aba Cursos aperfeiçoamento (disponível ao cadastrar os requisitos do cargo).
Defina o grau de escolaridade que será pré-requisito de um cargo.
O grau de escolaridade é predefinido a partir do módulo Administração de Pessoal (on premise), e sua lista no Carreira e Sucessão pode ser acessada na aba Grau de escolaridade (presente ao inserir os requisitos do cargo).
Essa lista é apresentada em ordem de importância, ou seja: ao selecionar que o grau de escolaridade de uma determinada vaga é ensino médio completo, qualquer colaborador com ensino superior ou maior atenderá ao requisito.
Só é possível selecionar um nível de grau de escolaridade para os cargos. E, para modificá-lo, é necessário apagar o grau de escolaridade previamente cadastrado no sistema.
A definição de pesos para os grupos de requisitos permitem atribuir níveis de importância diferentes para cada exigência do cargo.
Clique no ícone
Observações
- A definição de pesos é opcional e influencia na forma de cálculo do percentual de aderência ao cargo;
- A soma dos pesos de todos os requisitos de um cargo não pode ser maior que 100.
Nota
A disponibilidade das abas de configuração de Experiência, Projetos e Cursos aperfeiçoamento dependem da ativação do recurso correspondente. Para mais informações, acesse a documentação Papéis e permissões - Gestão de Carreira e Sucessão.
Exemplo de uso:
Considere o seguinte cenário:
- Um colaborador ocupa atualmente a posição de Técnico de testes I e deseja ocupar o cargo de Analista de testes I.
- Estes são os requisitos para o cargo desejado:
Analista de testes I | ||
---|---|---|
Requisitos do cargo | % de Aderência | Tempo de experiência (meses) |
80 | Técnico de testes I (12 meses) Técnico de testes II (24 meses) |
No cenário de exemplo apresentado, as seguintes condições precisam ser atendidas para que o colaborador seja considerado apto a assumir a posição de Analista de testes I:
- o percentual de aderência do colaborador ao cargo desejado (Analista de testes I) deve ser de no mínimo 80%
- o colaborador precisa possuir no mínimo 12 meses de experiência no cargo de Técnico de testes I (cargo atual)
- o colaborador precisa possuir no mínimo 24 meses de experiência no cargo de Técnico de testes II
Notas
- Se um cargo não possui nenhum requisito, o percentual de aderência dos colaboradores a esse cargo sempre será 100%
- Se um cargo tem apenas um requisito, o percentual de aderência dos colaboradores que atendem a este requisito será 100%