Perfil profissional

O perfil profissional é o resumo das qualificações, experiências, habilidades e competências do Colaborador. As informações do perfil estarão disponíveis no Perfil público e também na busca de pessoas.

Nesta tela é possível comparar, através de um gráfico, o nível de proficiência das competências exigidas pelo cargo, com as registradas no histórico de competências do Colaborador. Também é possível consultar as competências profissionais, o conceito obtido em cada competência avaliada e a data em elas foram adquiridas.

Para manter o seu perfil profissional atualizado é importante cadastrar os dados descritos a seguir. A alteração desses dados segue o processo de atualização cadastral.

Notas

Resumo do perfil profissional

Nesta seção é possível cadastrar as principais competências profissionais através de um texto livre, ressaltando as habilidades para complementar o perfil com informações relevantes para as pessoas que desejam conhecer melhor o Colaborador. Esse texto é direcionado para a busca de talentos dentro da organização como: um processo de seleção interna, montagem de equipes ou até mesmo no planejamento de sucessores.

Minhas competências

Através do gráfico é possível comparar o nível de proficiência das competências exigidas pelo cargo com as registradas no histórico de competências do Colaborador. Em cada eixo dele é apresentada uma competência com o conceito exigido pelo cargo e o conceito obtido na avaliação do ciclo.

Observação

O histórico de competência considera a avaliação mais recente, que está com situação concluída.

Competências

Apresenta as competências profissionais do Colaborador, o conceito obtido em cada competência avaliada e o ciclo de origem da competência adquirida.

Idiomas

Apresenta os idiomas conhecidos pelo Colaborador e que foram registrados no histórico profissional, com o respectivo nível de proficiência por habilidade (compreensão, leitura, escrita, conversação, entre outros). O idioma é considerado uma competência adquirida que está diretamente ligada ao plano de desenvolvimento individual (PDI).

Importante

Para cadastrar idiomas no perfil profissional, torna-se necessário realizar a criação da escala de proficiência. Para mais informações, consulte a documentação de Habilidades profissionais da organização.

Após a criação da escala de proficiência, torna-se necessário informar nas Configurações gerais do Painel de Gestão, o nome da escala de proficiência para que ela seja apresentada corretamente.

Para adicionar ou editar um idioma:

Após adicionar ou editar as informações da seção Idiomas e clicar em Salvar e enviar, as informações são encaminhadas para o responsável pela manutenção dos registros dos colaboradores (Recursos Humanos).

Experiência profissional

A experiência profissional é composta pelo conjunto de informações das empresas onde o Colaborador atuou e os cargos que desempenhou, bem como os cargos exercidos na empresa atual.

Importante

Equivalência de cargo

Ao cadastrar o seu histórico profissional, o colaborador pode usar o campo Cargo equivalente na empresa para associar cargos que ocupou anteriormente com posições existentes na empresa atual.

Esta equivalência é usada pelo módulo Carreira e Sucessão, para compor os indicadores de aderência e identificar experiências anteriores que podem preencher os requisitos de algum cargo na empresa atual.

Certificação Profissional

A certificação profissional identifica as competências profissionais que o Colaborador detém, independente do contrato de trabalho. Essa informação estará disponível no Perfil público e também na busca de pessoas, para que outras pessoas da organização a localizem facilmente.

Registro Profissional

O registro profissional identifica qual o órgão de classe da categoria profissional (CREA, CRA, CRM, CRO, etc.). É importante que o Colaborador mantenha seus dados atualizados como profissional habilitado para exercer a profissão, pois essa informação estará disponível no Perfil público e também na busca de pessoas, para que outras pessoas da organização a localizem facilmente.

Para adicionar ou editar um registro profissional:

Após adicionar ou editar as informações da seção Registro profissional e clicar em Salvar e enviar, as informações são encaminhadas para o responsável pela manutenção dos registros dos colaboradores (Recursos Humanos).

Observação

É possível anexar arquivos de qualquer extensão no quadro Comprovantes, com tamanho até 2Mb.

Projetos

Na seção de Projetos o colaborador pode identificar o conhecimento e experiência adquiridos nas atividades em que ele participou. É possível selecionar:

Essa informação pode ser mantida como privada ou pública. Caso seja mantida como pública, os projetos estarão visíveis no Perfil público e na busca de pessoas, para que outras pessoas da organização consigam localizá-los facilmente.

Na consulta, os projetos são ordenados em ordem decrescente, considerando a data de início.

Observação

Para que o colaborador possa selecionar as competências e associá-las aos projetos, é necessário possuir um dos módulos abaixo e cadastrar as competências previamente, nos seguintes locais:

Equivalência de projetos

Ao incluir ou editar um projeto no perfil profissional, é possível que o campo Projeto equivalente na empresa atual seja apresentado.

Este campo serve para associar esta atividade a um projeto que é requisito para ocupar um determinado cargo da empresa. Ao fazer essa associação, este projeto será considerado para compor indicadores de aderência entre o colaborador e o cargo.

Campo Colegas da equipe

Ao informar as pessoas que fizeram parte da equipe no projeto, é enviada uma notificação que direciona ao perfil profissional do colaborador que foi indicado, assim ele também poderá atualizar a informação do projeto no perfil profissional dele.

Habilidades

Permite que o colaborador selecione itens para serem listados em forma de habilidades no seu perfil profissional.

Habilidades são aptidões especiais dos colaboradores. Neste espaço do perfil, eles podem destacar essas habilidades e indicar que são proficientes nos assuntos.

documentação de habilidades profissionais explica como o RH pode cadastrar habilidades ou consultá-las, e também como o colaborador pode adicioná-las ao perfil.

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