Perfil profissional
O perfil profissional é o resumo das qualificações, experiências, habilidades e competências do Colaborador. As informações do perfil estarão disponíveis no Perfil público e também na busca de pessoas.
Nesta tela é possível comparar, através de um gráfico, o nível de proficiência das competências exigidas pelo cargo, com as registradas no histórico de competências do Colaborador. Também é possível consultar as competências profissionais, o conceito obtido em cada competência avaliada e a data em elas foram adquiridas.
Essa tela é acessada em Painel de Gestão > Meu painel > Perfil > Profissional
Para manter o seu perfil profissional atualizado é importante cadastrar os dados descritos a seguir. A alteração desses dados segue o processo de atualização cadastral.
Notas
- Parte das informações disponibilizadas podem estar como públicas ou privadas, dependendo das configurações feitas pela empresa e até que sejam alteradas pelo colaborador.
- As opções de Adicionar e Editar informações nos perfis podem estar ocultas para o colaborador. Essas ações dependem se a empresa permitiu que os dados sejam modificados.
Resumo do perfil profissional
Nesta seção é possível cadastrar as principais competências profissionais através de um texto livre, ressaltando as habilidades para complementar o perfil com informações relevantes para as pessoas que desejam conhecer melhor o Colaborador. Esse texto é direcionado para a busca de talentos dentro da organização como: um processo de seleção interna, montagem de equipes ou até mesmo no planejamento de sucessores.
Minhas competências
Através do gráfico é possível comparar o nível de proficiência das competências exigidas pelo cargo com as registradas no histórico de competências do Colaborador. Em cada eixo dele é apresentada uma competência com o conceito exigido pelo cargo e o conceito obtido na avaliação do ciclo.
Observação
O histórico de competência considera a avaliação mais recente, que está com situação concluída.
Competências
Apresenta as competências profissionais do Colaborador, o conceito obtido em cada competência avaliada e o ciclo de origem da competência adquirida.
Idiomas
Apresenta os idiomas conhecidos pelo Colaborador e que foram registrados no histórico profissional, com o respectivo nível de proficiência por habilidade (compreensão, leitura, escrita, conversação, entre outros). O idioma é considerado uma competência adquirida que está diretamente ligada ao plano de desenvolvimento individual (PDI).
Importante
Para cadastrar idiomas no perfil profissional, torna-se necessário realizar a criação da escala de proficiência. Para mais informações, consulte a documentação de Habilidades profissionais da organização.
Após a criação da escala de proficiência, torna-se necessário informar nas Configurações gerais do Painel de Gestão, o nome da escala de proficiência para que ela seja apresentada corretamente.
Para adicionar ou editar um idioma:
Após adicionar ou editar as informações da seção Idiomas e clicar em Salvar e enviar, as informações são encaminhadas para o responsável pela manutenção dos registros dos colaboradores (Recursos Humanos).
Experiência profissional
A experiência profissional é composta pelo conjunto de informações das empresas onde o Colaborador atuou e os cargos que desempenhou, bem como os cargos exercidos na empresa atual.
Importante
- O módulo Carreira e Sucessão, ao comparar candidatos, terá como fonte para o item Experiência todas as informações inseridas no perfil profissional do Painel de Gestão. É possível, porém, fazer com que a comparação considere apenas os cargos relevantes para a sucessão - realizando o cadastro dos cargos e tempo em Carreira e Sucessão > Cadastros > Requisitos do cargo. Para mais informações, acesse a documentação Sucessão.
- A sincronização da Experiência profissional ocorre somente da Administração de Pessoal para o Painel de Gestão.
Equivalência de cargo
Ao cadastrar o seu histórico profissional, o colaborador pode usar o campo Cargo equivalente na empresa para associar cargos que ocupou anteriormente com posições existentes na empresa atual.
Esta equivalência é usada pelo módulo Carreira e Sucessão, para compor os indicadores de aderência e identificar experiências anteriores que podem preencher os requisitos de algum cargo na empresa atual.
Certificação Profissional
A certificação profissional identifica as competências profissionais que o Colaborador detém, independente do contrato de trabalho. Essa informação estará disponível no Perfil público e também na busca de pessoas, para que outras pessoas da organização a localizem facilmente.
Registro Profissional
O registro profissional identifica qual o órgão de classe da categoria profissional (CREA, CRA, CRM, CRO, etc.). É importante que o Colaborador mantenha seus dados atualizados como profissional habilitado para exercer a profissão, pois essa informação estará disponível no Perfil público e também na busca de pessoas, para que outras pessoas da organização a localizem facilmente.
Para adicionar ou editar um registro profissional:
Após adicionar ou editar as informações da seção Registro profissional e clicar em Salvar e enviar, as informações são encaminhadas para o responsável pela manutenção dos registros dos colaboradores (Recursos Humanos).
Observação
- É possível anexar arquivos com extensões .PDF, .PNG, .JPEG, .JPG, .DOC, .DOCX e .XLXS, com tamanho máximo de até 2 MB, no quadro Comprovantes.
Projetos
Na seção de Projetos o colaborador pode identificar o conhecimento e experiência adquiridos nas atividades em que ele participou. É possível selecionar:
- Atividades e projetos executados pelo colaborador na empresa
- Competências adquiridas durante a execução desses projetos
- Colegas de equipe que atuaram com o colaborador nesses projetos
Essa informação pode ser mantida como privada ou pública. Caso seja mantida como pública, os projetos estarão visíveis no Perfil público e na busca de pessoas, para que outras pessoas da organização consigam localizá-los facilmente.
Na consulta, os projetos são ordenados em ordem decrescente, considerando a data de início.
Observação
Para que o colaborador possa selecionar as competências e associá-las aos projetos, é necessário possuir um dos módulos abaixo e cadastrar as competências previamente, nos seguintes locais:
- Gestão de Desempenho (senior X) — Gestão de desempenho > Cadastros > Competências
- Cargos e Salários (versão 6) — Tabelas > Competências > Cadastro da Competência (FR577CPT)
Equivalência de projetos
Ao incluir ou editar um projeto no perfil profissional, é possível que o campo Projeto equivalente na empresa atual seja apresentado.
Este campo serve para associar esta atividade a um projeto que é requisito para ocupar um determinado cargo da empresa. Ao fazer essa associação, este projeto será considerado para compor indicadores de aderência entre o colaborador e o cargo.
Campo Colegas da equipe
Ao informar as pessoas que fizeram parte da equipe no projeto, é enviada uma notificação que direciona ao perfil profissional do colaborador que foi indicado, assim ele também poderá atualizar a informação do projeto no perfil profissional dele.
Habilidades
Permite que o colaborador selecione itens para serem listados em forma de habilidades no seu perfil profissional.
Habilidades são aptidões especiais dos colaboradores. Neste espaço do perfil, eles podem destacar essas habilidades e indicar que são proficientes nos assuntos.
A documentação de habilidades profissionais explica como o RH pode cadastrar habilidades ou consultá-las, e também como o colaborador pode adicioná-las ao perfil.