Configurações gerais — Painel de Gestão

As configurações gerais permitem controlar as funcionalidades que influenciam no processo de algumas rotinas do Painel de Gestãoe demais módulos.

Estas definições estão disponíveis em: Gestão de Pessoas | HCM > Painel de Gestão > Configurações e gerenciamento > Configurações gerais > Definições gerais.

O que você pode fazer com estas configurações:

Configurações geraisAtualizações cadastraisPadronização de caracteresGestão de DesempenhoCarreira e SucessãoFeedbackIdiomasFériasRelatóriosTermo de responsabilidadeMovimentação de colaboradoresDemonstrativo de pagamentosDependentesAnotações da ficha de registroNotificaçõesInsights

Configurações gerais

O controle de funcionalidades tem o objetivo de definir o que estará disponível aos usuários nos seguintes processos:

  • Números romanos do 1 ao 12 (I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX, X, XI, XII);
  • Nível de cargo sendo Júnior (JR), Pleno (PL) e Sênior (SR);
  • Status do cargo estando Em Avaliação; e
  • Case Insensitive e Com/Sem Acentuação.

Observação

O nível do cargo sempre estará visível nas telas abaixo, independentemente deste assinalamento:

Nota

A opção Exibir a descrição do cargo controla somente a exibição da descrição do cargo. Esta é uma informação originada pelo cadastro de cargos, do módulo Cargos e Salários.

Essa descrição não deve ser confundida com o nome ou o título do cargo. O nome e o título sempre serão exibidos, independentemente do assinalamento.

Observação

Quando habilitada, essa funcionalidade permite apenas visualizar a informação de que o colaborador está afastado, sem o motivo específico do afastamento.

Esse assinalamento é válido para quando a empresa possui mais de um responsável pela aprovação das solicitações dos Colaboradores.

Importante

Ao alterar o Tipo de abrangência, todas as configurações de Abrangência feitas na Administração de papéis serão perdidas — e, consequentemente, o RH poderá visualizar as informações de todas as Empresas, Filiais e Centros de custo enquanto a configuração não for feita novamente.

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Atualizações cadastrais

Configure, para cada item e conforme a política da sua empresa, quais as informações do perfil do colaborador poderão ser editadas, cadastradas e removidas durante o processo de atualização cadastral. Além disso, defina também quais funcionalidades dependem de aprovação do setor de Recursos Humanos:

  • Permitir manter dados pessoais
  • Permitir manter dados de autodeclaração
  • Permitir manter documentos
  • Permitir manter endereços
  • Permitir manter contatos pessoais
  • Permitir manter e-mail profissional
  • Permitir manter ficha familiar
  • Permitir manter contatos de emergência
  • Permitir manter experiência profissional
  • Permitir manter formação acadêmica
  • Permitir manter treinamentos
  • Permitir manter idiomas
  • Permitir manter certificação profissional
  • Permitir manter Projetos
  • Permitir manter registro profissional
  • Permitir manter Habilidades
  • Permitir manter Foto Pessoal

Essas opções, por padrão, são iniciadas como habilitadas. Também é possível configurar uma orientação, pelo ícone , que será disponibilizada no menu Meu perfil dos Colaboradores para os seguintes itens:

Observações

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Padronização de caracteres de dados enviados para o Gestão de Pessoas | HCM on-premises

Esses parâmetros permitem padronizar a formatação de caracteres ao integrar as informações do Painel de Gestão para o Gestão de Pessoas | HCM (versão 6).

Isto é especialmente útil quando mais de uma pessoa é responsável por manter os cadastros no sistema, situação em que é comum que cada pessoa insira os dados de uma maneira diferente.

Converter para letras maiúsculas (padrão: Desabilitado) — quando este parâmetro está habilitado, as informações preenchidas nos campos terão todos os seus caracteres convertidos para maiúsculos.

Remover caracteres especiais (padrão: Desabilitado) — quando este parâmetro está habilitado, serão removidos os caracteres especiais das informações preenchidas nos campos, exceto endereços de e-mail.

Exemplos de caracteres especiais: @  *  !  %  ;  :  .

Observações

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Gestão de Desempenho

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Carreira e Sucessão

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Feedback

Configure como estarão disponíveis as funcionalidades para os colaboradores no processo de Feedback, conforme as definições de sua empresa:

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Idiomas

Esta seção permite definir a tabela de proficiência para idiomas.

A tabela de proficiência padrão para idiomas indicará o nível de proficiência geral ou por habilidade do papel Colaborador.

Também é possível definir o perfil de aplicação padrão que retorna as competências do idioma cadastrado pela empresa.

Observação

As escalas de proficiência são cadastradas no Gestão de Pessoas | HCM e integradas ao Painel de Gestão.

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Férias

Estas parametrizações impactam nas funcionalidades do processo de solicitação de férias , que estarão disponíveis ou bloqueadas para os papéis de Colaborador, Gestor e RH.

Também é possível definir os relatórios padrão para o recibo, abono e aviso de férias, para isso a funcionalidade deve ser habilitada junto à Habilitar autenticação integrada, e o texto que auxiliará o usuário a efetuar a solicitação nas seguintes opções:

Importante

Se as opções Necessita aprovação do RH e Necessita aprovação do gestor estiverem desabilitadas ao mesmo tempo, as solicitações de férias dos colaboradores serão aprovadas automaticamente após passar pelas validações do sistema.

Quanto ao cancelamento de férias programadas e sua relação com as opções Necessita aprovação do gestor e Necessita aprovação do RH, confira o item Alterar ou cancelar minha solicitação de férias na documentação Gestão de Férias.

Importante

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Relatórios

Demonstrativo de pagamento

Nesse campo, deve ser informado o relatório do demonstrativo de pagamento (exemplo: FPEN004.ENV). Essa informação impacta no processo de impressão do demonstrativo pelo colaborador.

Atenção

Para o relatório de demonstrativo de pagamento, caso seja utilizado um modelo padrão, torna-se necessário utilizar o modelo FPEN004.ENV, pois somente esse relatório é totalmente compatível com o Painel de Gestão.

Cartão ponto

Nesse campo deve ser informado o relatório do cartão ponto (exemplo: HRCP001.APU).

Saldo de banco de horas

Nesse campo deve ser informado o relatório de saldo de banco de horas (exemplo: HRBH009.GER).

Modelos de relatório customizados

Se você utiliza modelos customizados eles podem ser usados para todos os relatórios acima, desde que sejam criados com base nos modelos padrão citados nos exemplos.

A customização é feita pelo Gerador de Relatórios dos módulos on-premise (Administração de Pessoal e Controle de Ponto e Refeitório). Ao abrir um modelo padrão no Gerador de Relatórios os atributos dos parâmetros de entrada podem ser visualizados e editados em Definição > Entrada.

Os nomes dos parâmetros devem ser exatamente iguais aos do modelo padrão (exemplo: EIniPerCal).

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Termo de responsabilidade

É possível configurar um termo de responsabilidade para o aceite dos colaboradores com as condições e regras de uso das telas do sistema.

O RH deve definir o conteúdo (texto) do termo e selecionar o parâmetro Solicitar o acordo do usuário neste termo de responsabilidade. Assim, o termo será apresentado para todos os colaboradores que acessarem uma das telas que o exigem.

Sempre que o conteúdo do termo de responsabilidade for alterado, a caixa de seleção neste termo de responsabilidade deverá ser marcada novamente, para que o acordo atualizado seja solicitado aos usuários.

Telas que exigem o aceite do termo:

O termo é exigido somente para acessar as telas que estão dentro dos menus dos módulos abaixo:

Telas que ficam fora dos menus dos módulos acima não exigem e nem apresentam o termo de responsabilidade ao serem acessadas.

Observação

São salvas no banco de dados as informações de data, hora e pessoa que visualizou o termo, e também o indicativo de que ela aceitou ou não esse termo.

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Movimentação de colaboradores

Estas definições servem para controlar a visibilidade do colaborador para as movimentações da empresa.

Com elas é possível configurar e manter as informações sobre as movimentações dos colaboradores apresentadas no Meu Analytics, conforme a política da organização em: Painel de Gestão > Configurações e gerenciamento > Configurações gerais > Definições gerais > Movimentação de colaboradores.

Nesta tela pode-se definir:

Observação

Os Motivos de transferência podem ser cadastrados no módulo Administração de Pessoal em Tabelas > Motivos > Reajuste Salarial.

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Demonstrativo de pagamentos

Permite configurar os gráficos Demonstrativo de pagamento apresentados em:

Serão apresentadas as informações conforme assinalamento, em três hipóteses:

Importante

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Dependentes

Possibilita realizar dois tipos de configurações relacionadas a dependentes: Dependentes Inativos e É dependente no IR.

Observação

A atualização dos dados da ficha familiar, mesmo com essa configuração, continua apresentando os tipos de grau de parentesco indicados como inativos para que o usuário possa alterar seus dependentes atuais para qualquer tipo.

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Anotações da ficha de registro

Pelo assinalamento Exibir anotações da ficha de registro do colaborador configure se as anotações da ficha de registro do Colaborador estarão visíveis para o Gestor no Perfil do Liderado em: Painel de Gestão > Painel do gestor > Meus liderados Link nome do liderado.

Depois de habilitar o assinalamento, é possível indicar no campo Anotação da ficha de registro quais tipos de anotação devem ser exibidos.

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Notificações

Para unificar as notificações da XPlatform e do Painel de Gestão é necessário informar a seguinte URL no campo Informar a URL para os links das notificações:

https://platform.senior.com.br/senior-x?tenant=nome_do_tenant&/#/?category=frame&link=https:%2F%2Fhcm.senior.com.br

Na URL acima, substitua nome_do_tenant pelo tenant do cliente que está sendo implantado.

Exemplo:

https://platform.senior.com.br/senior-x?tenant=senior&/#/?category=frame&link=https:%2F%2Fhcm.senior.com.br

Informar se a página XPlatform é usada para autenticação

Após informar a URL que será concatenada é necessário habilitar o parâmetro Informar se a página XPlatform é usada para autenticação.

Ao habilitá-lo, fica definido que a página da XPlatform é usada para autenticação nas notificações enviadas via e-mail. Por padrão esse campo é iniciado como desabilitado.

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Insights

Configure para cada Insight, conforme a política da sua Empresa, quais notificações gestores e colaboradores irão receber.

Por padrão, todos os Insights são iniciados como habilitados.

Para mais informações sobre cada Insight, consulte a documentação Insights.

Nota

Quando as configurações de Insights são alteradas, as mudanças podem levar até 30 minutos para fazer efeito para os usuários do sistema.

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