Configurações gerais — Painel de Gestão

Observação

Essa página apresenta o conteúdo do Painel de Gestão em sua totalidade e algumas das funcionalidades apresentadas aqui não estão disponíveis na versão Lite. Para as informações completas do Painel de Gestão Lite, acesse a página da solução clicando aqui.

As configurações gerais permitem controlar as funcionalidades que influenciam no processo de algumas rotinas do Painel de Gestãoe demais módulos.

Estas definições estão disponíveis em: Gestão de Pessoas | HCM > Painel de Gestão > Configurações e gerenciamento > Configurações gerais > Definições gerais.

O que você pode fazer com estas configurações:


Configurações gerais

O controle de funcionalidades tem o objetivo de definir o que estará disponível aos usuários nos seguintes processos:

Observação

Os parâmetros Exibir aniversariantes e Exibir aniversariantes de empresa foram descontinuados e serão removidos do sistema em uma versão futura. Esta configuração deve ser feita usando os recursos de papéis e permissões da plataforma senior X.

Para saber como configurar estas e outras permissões do sistema, acesse a documentação de papéis e permissões do Painel de Gestão.

  • Números romanos do 1 ao 12 (I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX, X, XI, XII);
  • Nível de cargo sendo Júnior (JR), Pleno (PL) e Sênior (SR);
  • Status do cargo estando Em Avaliação; e
  • Case Insensitive e Com/Sem Acentuação.
O sistema valida essas informações da seguinte forma:
//“I”,
/
/“II”,
//“III”,
/
/“IV”,
//“V”,
/
/“VI”,
//“VII”,
/
/“VIII”,
//“IX”,
/
/“X”,
//“XI”,
/
/“XII”,
//“[jJ][rR]”,
/
/“[pP][lL]”,
//“[sS][rR]”,
/
/“jJ[nN][iI][oO][rR]”,
//“[pP][lL][eE][nN][oO]”,
/
/“[sS][eE][nN][iI][oO][rR]”,
/**/”\([eE][mM]\s[vV][aA][lL][iI][dD][aA][çÇcC][aAãÃ][oO]\)”

Observação

O nível do cargo sempre estará visível nas telas abaixo, independentemente deste assinalamento:

Nota

A opção Exibir a descrição do cargo controla somente a exibição da descrição do cargo. Esta é uma informação originada pelo cadastro de cargos, do módulo Cargos e Salários.

Essa descrição não deve ser confundida com o nome ou o título do cargo. O nome e o título sempre serão exibidos, independentemente do assinalamento.

Exemplos:

A descrição de um cargo é o detalhamento do que se espera que os profissionais que ocupam o cargo façam. Por exemplo:

  • Nome e título do cargo: “Analista de RH”
  • Descrição do cargo: “Atuar com as rotinas do departamento pessoal, gestão dos benefícios e seleção de candidatos da empresa.”

Observação

Quando habilitada, essa funcionalidade permite apenas visualizar a informação de que o colaborador está afastado, sem o motivo específico do afastamento.

Esse assinalamento é válido para quando a empresa possui mais de um responsável pela aprovação das solicitações dos Colaboradores.

Exemplo:

Quando um analista de RH solicitar a atualização do seu cadastro, e o assinalamento estiver como “Desabilitado”, somente os demais analistas responsáveis poderão assumir e aprovar essa solicitação.

Exemplo:

Uma empresa conta com diversas filiais e cada uma destas possui um setor de RH independente. Ao selecionar o Tipo de abrangência por Filial, na Administração por papéis é possível selecionar somente a filial correspondente a cada papel de RH. Assim, o setor de RH da filial 1 não conseguirá visualizar as informações dos colaboradores da filial 2, por exemplo.

Importante

Ao alterar o Tipo de abrangência, todas as configurações de Abrangência feitas na Administração de papéis serão perdidas — e, consequentemente, o RH poderá visualizar as informações de todas as Empresas, Filiais e Centros de custo enquanto a configuração não for feita novamente.


Atualizações cadastrais

Configure, para cada item e conforme a política da sua empresa, quais as informações do perfil do colaborador poderão ser editadas, cadastradas e removidas durante o processo de atualização cadastral. Além disso, defina também quais funcionalidades dependem de aprovação do setor de Recursos Humanos:

  • Permitir manter dados pessoais
  • Permitir manter dados de autodeclaração
  • Permitir manter documentos
  • Permitir manter endereços
  • Permitir manter contatos pessoais
  • Permitir manter e-mail profissional
  • Permitir manter ficha familiar
  • Permitir manter contatos de emergência
  • Permitir manter experiência profissional
  • Permitir manter formação acadêmica
  • Permitir manter treinamentos
  • Permitir manter idiomas
  • Permitir manter certificação profissional
  • Permitir manter Projetos
  • Permitir manter registro profissional
  • Permitir manter Habilidades
  • Permitir manter Foto Pessoal

Essas opções, por padrão, são iniciadas como habilitadas. Também é possível configurar uma orientação, pelo ícone , que será disponibilizada no menu Meu perfil dos Colaboradores para os seguintes itens:

Observações

  • Quando as configurações de Atualização Cadastral são alteradas, as mudanças podem levar até 30 minutos para fazer efeito para os usuários do sistema;
  • Ao desabilitar qualquer uma das opções listadas acima, todas as pendências em aberto a elas relacionadas serão canceladas.

Padronização de caracteres de dados enviados para o Gestão de Pessoas | HCM on-premises

Esses parâmetros permitem padronizar a formatação de caracteres ao integrar as informações do Painel de Gestão para o Gestão de Pessoas | HCM (versão 6).

Isto é especialmente útil quando mais de uma pessoa é responsável por manter os cadastros no sistema, situação em que é comum que cada pessoa insira os dados de uma maneira diferente.

Converter para letras maiúsculas (padrão: Desabilitado) — quando este parâmetro está habilitado, as informações preenchidas nos campos terão todos os seus caracteres convertidos para maiúsculos.

Exemplo:

Texto original: Rua: São Paulo, 825.

Texto padronizado: RUA: SÃO PAULO, 825.

Remover caracteres especiais (padrão: Desabilitado) — quando este parâmetro está habilitado, serão removidos os caracteres especiais das informações preenchidas nos campos, exceto endereços de e-mail.

Exemplos de caracteres especiais: @!%**;*:.

Exemplo:

Texto original: Rua: São Paulo, 825.

Texto padronizado: Rua Sao Paulo 825

Observações

  • A padronização tem efeito nos dados que forem preenchidos depois de habilitar os parâmetros. Ou seja, informações que foram preenchidas e integradas antes de habilitá-los não serão convertidas.
  • A padronização é aplicada somente nas informações que são integradas para a versão 6 do Gestão de Pessoas | HCM. Informações existentes apenas na base dos sistemas senior X não são afetadas por estes parâmetros.
Menus que possuem campos afetados pela conversão de caracteres
  • Painel de Gestão > Meu painel > Perfil > Pessoal > Meus dependentes
  • Painel de Gestão > Meu painel > Perfil > Pessoal > Meu perfil > Contatos
  • Painel de Gestão > Meu painel > Perfil > Pessoal > Meu perfil > Dados pessoais
  • Painel de Gestão > Meu painel > Perfil > Pessoal > Meu perfil > Documentos
  • Painel de Gestão > Meu painel > Perfil > Pessoal > Meu perfil > Endereço
  • Painel de Gestão > Meu painel > Perfil > Pessoal > Perfil acadêmico > Formação acadêmica
  • Painel de Gestão > Meu painel > Perfil > Pessoal > Perfil acadêmico > Treinamentos
  • Painel de Gestão > Meu painel > Perfil > Profissional > Registro profissional

Gestão de Desempenho e Carreira


Carreira e Sucessão


Feedback

Configure como estarão disponíveis as funcionalidades para os colaboradores no processo de Feedback, conforme as definições de sua empresa:

Importante

Na senior X Platform, para configurar a permissão de Feedback para os usuários, é necessário acessar o menu Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão dos Papéis e habilitar/desabilitar as seguintes permissões:

  • Escrever feedback: res://senior.com.br/hcm/performance_management/feedback/newFeedbacks
  • Solicitar feedback: res://senior.com.br/hcm/performance_management/feedback/requestFeedbacks

Essas permissões devem ser configuradas e utilizadas em conjunto com as habilitações das configurações gerais citadas acima, ou seja: para desabilitar totalmente a funcionalidade de Feedback, é necessário desabilitar as opções Permitir escrever feedback e Permitir solicitar feedback, além de remover as permissões.

Observação

Para que o feedback fique visível no perfil público, o Colaborador deve acessar o menu Gestão de Pessoas | HCM > Painel de Gestão > Meu painel > Feedbacks > Meus feedbacks e marcar a opção Público, conforme imagem de exemplo:

Imagem
  • O ícone torna o feedback público;
  • O ícone torna o feedback privado.

Importante

Para que seja possível utilizar a importação de dados corretamente, torna-se necessário possuir a solução Gestão de Desempenho e Carreira.


Idiomas

Esta seção permite definir a tabela de proficiência para idiomas.

A tabela de proficiência padrão para idiomas indicará o nível de proficiência geral ou por habilidade do papel Colaborador.

Também é possível definir o perfil de aplicação padrão que retorna as competências do idioma cadastrado pela empresa.

Observação

As escalas de proficiência são cadastradas no Gestão de Pessoas | HCM e integradas ao Painel de Gestão.


Férias

Estas parametrizações impactam nas funcionalidades do processo de solicitação de férias , que estarão disponíveis ou bloqueadas para os papéis de Colaborador, Gestor e RH.

Também é possível definir os relatórios padrão para o recibo, abono e aviso de férias, para isso a funcionalidade deve ser habilitada junto à Habilitar autenticação integrada, e o texto que auxiliará o usuário a efetuar a solicitação nas seguintes opções:

Importante

Se as opções Necessita aprovação do RH e Necessita aprovação do gestor estiverem desabilitadas ao mesmo tempo, as solicitações de férias dos colaboradores serão aprovadas automaticamente após passar pelas validações do sistema.

Quanto ao cancelamento de férias programadas e sua relação com as opções Necessita aprovação do gestor e Necessita aprovação do RH, confira o item Alterar ou cancelar minha solicitação de férias na documentação Gestão de Férias.

Importante

  • O usuário do Painel de Gestão deve ter permissão para executar os mesmos relatórios no módulo Administração de Pessoal, em Diversos > Usuários > Permissão Geradores.
  • O recibo de férias é integrado automaticamente entre o Administração de Pessoal e o Painel de Gestão. Ou seja, após calcular o recibo no Administração de Pessoal, ele sempre será apresentado na tela de Férias do Painel de Gestão. Este comportamento é padrão e não é configurável.

Relatórios

Demonstrativo de pagamento

Nesse campo, deve ser informado o relatório do demonstrativo de pagamento (exemplo: FPEN004.ENV). Essa informação impacta no processo de impressão do demonstrativo pelo colaborador.

Atenção

Para o relatório de demonstrativo de pagamento, caso seja utilizado um modelo padrão, torna-se necessário utilizar o modelo FPEN004.ENV, pois somente esse relatório é totalmente compatível com o Painel de Gestão.

Cartão ponto

Nesse campo deve ser informado o relatório do cartão ponto (exemplo: HRCP001.APU).

Saldo de banco de horas

Nesse campo deve ser informado o relatório de saldo de banco de horas (exemplo: HRBH009.GER).

Modelos de relatório customizados

Se você utiliza modelos customizados eles podem ser usados para todos os relatórios acima, desde que sejam criados com base nos modelos padrão citados nos exemplos.

A customização é feita pelo Gerador de Relatórios dos módulos on-premise (Administração de Pessoal e Controle de Ponto e Refeitório). Ao abrir um modelo padrão no Gerador de Relatórios os atributos dos parâmetros de entrada podem ser visualizados e editados em Definição > Entrada.

Os nomes dos parâmetros devem ser exatamente iguais aos do modelo padrão (exemplo: EIniPerCal).


Termo de responsabilidade

É possível configurar um termo de responsabilidade para o aceite dos colaboradores com as condições e regras de uso das telas do sistema.

O RH deve definir o conteúdo (texto) do termo e selecionar o parâmetro Solicitar o acordo do usuário neste termo de responsabilidade. Assim, o termo será apresentado para todos os colaboradores que acessarem uma das telas que o exigem.

Sempre que o conteúdo do termo de responsabilidade for alterado, a caixa de seleção neste termo de responsabilidade deverá ser marcada novamente, para que o acordo atualizado seja solicitado aos usuários.

Telas que exigem o aceite do termo:

O termo é exigido somente para acessar as telas que estão dentro dos menus dos módulos abaixo:

Telas que ficam fora dos menus dos módulos acima não exigem e nem apresentam o termo de responsabilidade ao serem acessadas.

Observação

São salvas no banco de dados as informações de data, hora e pessoa que visualizou o termo, e também o indicativo de que ela aceitou ou não esse termo.


Movimentação de colaboradores

Estas definições servem para controlar a visibilidade do colaborador para as movimentações da empresa.

Com elas é possível configurar e manter as informações sobre as movimentações dos colaboradores apresentadas no Meu Analytics, conforme a política da organização em: Painel de Gestão > Configurações e gerenciamento > Configurações gerais > Definições gerais > Movimentação de colaboradores.

Nesta tela pode-se definir:

Observação

Os Motivos de transferência podem ser cadastrados no módulo Administração de Pessoal em Tabelas > Motivos > Reajuste Salarial.


Demonstrativo de pagamentos

Permite configurar os gráficos Demonstrativo de pagamento apresentados em:

Serão apresentadas as informações conforme assinalamento, em três hipóteses:

Importante

  • Caso algum evento não seja mapeado por nenhum totalizador, o valor não irá aparecer no gráfico de Demonstrativo de pagamento e caso ele seja mapeado por mais de um totalizador, será apresentado com o valor duplicado.
  • Não são considerados os valores de adiantamento salarial e de desconto do adiantamento salarial no gráfico do Resumo da remuneração anual, pois não correspondem ao somatório dos valores pagos ao colaborador no ano.

Dependentes

Possibilita realizar dois tipos de configurações relacionadas a dependentes: Dependentes Inativos e É dependente no IR.

Configurações:
  • Dependentes inativos: É possível configurar os tipos de dependentes que não estarão disponíveis para os colaboradores na consulta da tela de Ficha Familiar do papel Colaborador em: Painel de Gestão > Meu painel > Perfil > Pessoal > Meus dependentes.
Imagem

Os dependentes inativos não serão mais apresentados na consulta do Colaborador:

Imagem
  • É dependente no IR: Para que esse campo esteja disponível, é necessário verificar em Painel de Gestão > Configurações e gerenciamento > Configurações gerais > Definições gerais se:
    • na opção Permitir manter Ficha Familiar, o campo Necessita de Aprovação do RH está habilitado;
    • na opção Dependentes, o campo Permitir que o colaborador informe se o familiar é dependente no IR também está habilitado. Ambos os campos precisam estar habilitados para que a funcionalidade seja disponibilizada para o colaborador:

Imagem

Observação

A atualização dos dados da ficha familiar, mesmo com essa configuração, continua apresentando os tipos de grau de parentesco indicados como inativos para que o usuário possa alterar seus dependentes atuais para qualquer tipo.


Anotações da ficha de registro

Pelo assinalamento Exibir anotações da ficha de registro do colaborador configure se as anotações da ficha de registro do Colaborador estarão visíveis para o Gestor no Perfil do Liderado em: Painel de Gestão > Painel do gestor > Meus liderados Link nome do liderado.

Depois de habilitar o assinalamento, é possível indicar no campo Anotação da ficha de registro quais tipos de anotação devem ser exibidos.


Notificações

Para unificar as notificações da Senior X e do Painel de Gestão é necessário informar a seguinte URL no campo Informar a URL para os links das notificações:

https://platform.senior.com.br/senior-x?tenant=nome_do_tenant&/#/?category=frame&link=https:%2F%2Fhcm.senior.com.br

Na URL acima, substitua nome_do_tenant pelo tenant do cliente que está sendo implantado.

Exemplo:

https://platform.senior.com.br/senior-x?tenant=senior&/#/?category=frame&link=https:%2F%2Fhcm.senior.com.br

Importante

As notificações são enviadas exclusivamente para o e-mail profissional informado na ficha complementar do usuário no SGU. Verifique se esse dado está corretamente preenchido para garantir o recebimento das comunicações.

Informar se a página Senior X é usada para autenticação

Após informar a URL que será concatenada é necessário habilitar o parâmetro Informar se a página Senior X é usada para autenticação.

Ao habilitá-lo, fica definido que a página da Senior X é usada para autenticação nas notificações enviadas via e-mail. Por padrão esse campo é iniciado como desabilitado.


Insights

Configure para cada Insight, conforme a política da sua Empresa, quais notificações gestores e colaboradores irão receber.

(res://senior.com.br/hcm/management_panel/profile/myProfile)

para este Insight;

(res://senior.com.br/hcm/management_panel/vacation/manager/calendar)

para este Insight;

Por padrão, todos os Insights são iniciados como habilitados.

Para mais informações sobre cada Insight, consulte a documentação Insights.

Nota

Quando as configurações de Insights são alteradas, as mudanças podem levar até 30 minutos para fazer efeito para os usuários do sistema.

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