Configurações gerais — Painel de Gestão

As configurações gerais permitem controlar as funcionalidades que influenciam no processo de algumas rotinas do Painel de Gestão e demais módulos.

Estas definições estão disponíveis em: Gestão de Pessoas | HCM > Painel de Gestão > Configurações > Configurações gerais.

O que você pode fazer com estas configurações:

Configurações geraisAtualizações cadastraisPadronização de caracteresGestão de DesempenhoCarreira e SucessãoFeedbackIdiomasFériasRelatóriosTermo de responsabilidadeMovimentação de colaboradoresDemonstrativo de pagamentosDependentesAnotações da ficha de registroNotificaçõesInsights

Configurações gerais

O controle de funcionalidades tem o objetivo de definir o que estará disponível aos usuários nos seguintes processos:

  • Números romanos do 1 ao 12 (I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX, X, XI, XII);
  • Nível de cargo sendo Júnior (JR), Pleno (PL) e Sênior (SR);
  • Status do cargo estando Em Avaliação; e
  • Case Insensitive e Com/Sem Acentuação.

Observação

O nível do cargo sempre estará visível nas telas abaixo, independentemente deste assinalamento:

Nota

A opção Exibir a descrição do cargo controla somente a exibição da descrição do cargo. Esta é uma informação originada pelo cadastro de cargos, do módulo Cargos e Salários.

Essa descrição não deve ser confundida com o nome ou o título do cargo. O nome e o título sempre serão exibidos, independentemente do assinalamento.

Esse assinalamento é válido para quando a empresa possui mais de um responsável pela aprovação das solicitações dos Colaboradores.

Importante

Ao alterar o Tipo de abrangência, todas as configurações de Abrangência feitas na Administração de papéis serão perdidas — e, consequentemente, o RH poderá visualizar as informações de todas as Empresas, Filiais e Centros de custo enquanto a configuração não for feita novamente.

Voltar ao topo


Atualizações cadastrais

Configure, para cada item e conforme a política da sua empresa, quais as informações do perfil do colaborador poderão ser editadas, cadastradas e removidas durante o processo de atualização cadastral. Além disso, defina também quais funcionalidades dependem de aprovação do setor de Recursos Humanos:

  • Permitir manter dados pessoais
  • Permitir manter documentos
  • Permitir manter endereços
  • Permitir manter contatos pessoais
  • Permitir manter e-mail profissional
  • Permitir manter ficha familiar
  • Permitir manter contatos de emergência
  • Permitir manter experiência profissional
  • Permitir manter formação acadêmica
  • Permitir manter treinamentos
  • Permitir manter idiomas
  • Permitir manter certificação profissional
  • Permitir manter Projetos
  • Permitir manter registro profissional
  • Permitir manter Habilidades
  • Permitir manter Foto Pessoal

Essas opções, por padrão, são iniciadas como habilitadas. Também é possível configurar uma orientação, pelo ícone , que será disponibilizada no menu Meu perfil dos Colaboradores para os seguintes itens:

Observações

Voltar ao topo


Padronização de caracteres de dados enviados para o Gestão de Pessoas | HCM on-premises

Esses parâmetros permitem padronizar a formatação de caracteres ao integrar as informações do Painel de Gestão para o Gestão de Pessoas | HCM (versão 6).

Isto é especialmente útil quando mais de uma pessoa é responsável por manter os cadastros no sistema, situação em que é comum que cada pessoa insira os dados de uma maneira diferente.

Converter para letras maiúsculas (padrão: Desabilitado) — quando este parâmetro está habilitado, as informações preenchidas nos campos terão todos os seus caracteres convertidos para maiúsculos.

Remover caracteres especiais (padrão: Desabilitado) — quando este parâmetro está habilitado, serão removidos os caracteres especiais das informações preenchidas nos campos, exceto endereços de e-mail.

Exemplos de caracteres especiais: @  *  !  %  ;  :  .

Observações

Voltar ao topo


Gestão de Desempenho

Voltar ao topo


Carreira e Sucessão

Voltar ao topo


Feedback

Configure como estarão disponíveis as funcionalidades para os colaboradores no processo de Feedback, conforme as definições de sua empresa:

Voltar ao topo


Idiomas

Esta seção permite definir a tabela de proficiência para idiomas.

A tabela de proficiência padrão para idiomas indicará o nível de proficiência geral ou por habilidade do papel Colaborador.

Também é possível definir o perfil de aplicação padrão que retorna as competências do idioma cadastrado pela empresa.

Observação

As escalas de proficiência são cadastradas no Gestão de Pessoas | HCM e integradas ao Painel de Gestão.

Voltar ao topo


Férias

Estas parametrizações impactam nas funcionalidades do processo de solicitação de férias , que estarão disponíveis ou bloqueadas para os papéis de Colaborador, Gestor e RH.

Também é possível definir os relatórios padrão para o recibo, abono e aviso de férias, para isso a funcionalidade deve ser habilitada junto à Habilitar autenticação integrada, e o texto que auxiliará o usuário a efetuar a solicitação nas seguintes opções:

Importante

Se as opções Necessita aprovação do RH e Necessita aprovação do gestor estiverem desabilitadas ao mesmo tempo, as solicitações de férias dos colaboradores serão aprovadas automaticamente após passar pelas validações do sistema.

Quanto ao cancelamento de férias programadas e sua relação com as opções Necessita aprovação do gestor e Necessita aprovação do RH, confira o item Alterar ou cancelar minha solicitação de férias na documentação Gestão de Férias.

Importante

Voltar ao topo


Relatórios

Demonstrativo de pagamento

Nesse campo, deve ser informado o relatório do demonstrativo de pagamento (exemplo: FPEN004.ENV). Essa informação impacta no processo de impressão do demonstrativo pelo colaborador.

Atenção

Para o relatório de demonstrativo de pagamento, caso seja utilizado um modelo padrão, torna-se necessário utilizar o modelo FPEN004.ENV, pois somente esse relatório é totalmente compatível com o Painel de Gestão.

Cartão ponto

Nesse campo deve ser informado o relatório do cartão ponto (exemplo: HRCP001.APU).

Saldo de banco de horas

Nesse campo deve ser informado o relatório de saldo de banco de horas (exemplo: HRBH009.GER).

Modelos de relatório customizados

Se você utiliza modelos customizados eles podem ser usados para todos os relatórios acima, desde que sejam criados com base nos modelos padrão citados nos exemplos.

A customização é feita pelo Gerador de Relatórios dos módulos on-premise (Administração de Pessoal e Controle de Ponto e Refeitório). Ao abrir um modelo padrão no Gerador de Relatórios os atributos dos parâmetros de entrada podem ser visualizados e editados em Definição > Entrada.

Os nomes dos parâmetros devem ser exatamente iguais aos do modelo padrão (exemplo: EIniPerCal).

Voltar ao topo


Termo de responsabilidade

É possível configurar um termo de responsabilidade para o aceite dos colaboradores com as condições e regras de uso das telas do sistema.

O RH deve definir o conteúdo (texto) do termo e selecionar o parâmetro Solicitar o acordo do usuário neste termo de responsabilidade. Assim, o termo será apresentado para todos os colaboradores que acessarem uma das telas que o exigem.

Sempre que o conteúdo do termo de responsabilidade for alterado, a caixa de seleção neste termo de responsabilidade deverá ser marcada novamente, para que o acordo atualizado seja solicitado aos usuários.

Telas que exigem o aceite do termo:

O termo é exigido somente para acessar as telas que estão dentro dos menus dos módulos abaixo:

Telas que ficam fora dos menus dos módulos acima não exigem e nem apresentam o termo de responsabilidade ao serem acessadas.

Observação

São salvas no banco de dados as informações de data, hora e pessoa que visualizou o termo, e também o indicativo de que ela aceitou ou não esse termo.

Voltar ao topo


Movimentação de colaboradores

Estas definições servem para controlar a visibilidade do colaborador para as movimentações da empresa.

Com elas é possível configurar e manter as informações sobre as movimentações dos colaboradores apresentadas no Meu Analytics, conforme a política da organização em: Configurações > Configurações gerais > Movimentação de colaboradores.

Nesta tela pode-se definir:

Observação

Os Motivos de transferência podem ser cadastrados no módulo Administração de Pessoal em Tabelas > Motivos > Reajuste Salarial.

Voltar ao topo


Demonstrativo de pagamentos

Permite configurar os gráficos Demonstrativo de pagamento apresentados em:

Serão apresentadas as informações conforme assinalamento, em três hipóteses:

Importante

Voltar ao topo


Dependentes

Possibilita realizar dois tipos de configurações relacionadas a dependentes: Dependentes Inativos e É dependente no IR.

Observação

A atualização dos dados da ficha familiar, mesmo com essa configuração, continua apresentando os tipos de grau de parentesco indicados como inativos para que o usuário possa alterar seus dependentes atuais para qualquer tipo.

Voltar ao topo


Anotações da ficha de registro

Pelo assinalamento Exibir anotações da ficha de registro do colaborador configure se as anotações da ficha de registro do Colaborador estarão visíveis para o Gestor no Perfil do Liderado em: papel Gestor > Minha equipe > Link nome do liderado.

Depois de habilitar o assinalamento, é possível indicar no campo Anotação da ficha de registro quais tipos de anotação devem ser exibidos.

Voltar ao topo


Notificações

Para unificar as notificações da senior X Platform e do Painel de Gestão é necessário informar a seguinte URL no campo Informar a URL para os links das notificações:

https://platform.senior.com.br/plataforma/menu/seniornew.html?category=frame&tenant=nome_do_tenant&link=https%3A%2F%2Fhcm.senior.com.br

Na URL acima, substitua nome_do_tenant pelo tenant do cliente que está sendo implantado.

Exemplo:

https://platform.senior.com.br/senior-x?tenant=senior.com.br&/#/?category=frame&link=https:%2F%2Fhcm.senior.com.br

Informar se a página senior X Platform é usada para autenticação

Após informar a URL que será concatenada é necessário habilitar o parâmetro Informar se a página senior X Platform é usada para autenticação.

Ao habilitá-lo, fica definido que a página da senior X Platform é usada para autenticação nas notificações enviadas via e-mail. Por padrão esse campo é iniciado como desabilitado.

Voltar ao topo


Insights

Configure para cada Insight, conforme a política da sua Empresa, quais notificações gestores e colaboradores irão receber.

Por padrão, todos os Insights são iniciados como habilitados.

Para mais informações sobre cada Insight, consulte a documentação Insights.

Nota

Quando as configurações de Insights são alteradas, as mudanças podem levar até 30 minutos para fazer efeito para os usuários do sistema.

Voltar ao topo

Este artigo ajudou você?