Carreira

O processo de Carreira tem o objetivo de identificar as expectativas individuais de carreira e aproximá-las das necessidades organizacionais, orientando e auxiliando o desenvolvimento dos profissionais para que os objetivos de ambos sejam alcançados.

Características do processo

Trilhas e mapa de carreira

As trilhas de carreira consistem nas trajetórias que um profissional pode percorrer dentro da estrutura de cargos, conforme interesses e necessidades da organização, aliados à capacitação profissional e motivação individual.

O mapa de carreira é uma representação visual das alternativas previstas pela organização a partir da combinação de várias trilhas e o cargo desempenhado atualmente pelo colaborador. É o ponto de partida para o planejamento da carreira.

Carreira em Y e W

A carreira em Y demonstra um caminho linear até a bifurcação, indicando a possibilidade de escolha para o profissional: gerencial ou técnica.

Já a carreira em W prevê uma possibilidade maior, onde o crescimento profissional pode migrar para qualquer oportunidade, em qualquer trajetória de carreira. Nele o profissional pode ser um líder, mas também manter paralelamente suas especialidades técnicas.

Plano de carreira

plano de carreira é um conjunto de cargos ou posições que o colaborador pretende ocupar ao longo de sua carreira, organizados com base na prioridade definida pelo colaborador.

Também pode ser construído a partir de sugestões do gestor considerando o desempenho e o potencial de cada profissional.

Aderência aos cargos

A análise de aderência identifica quais colaboradores estão aptos para determinados cargos, com base nos requisitos desses cargos.

É utilizada para consultar quais colaboradores são capazes de se adequar aos desafios da empresa e está diretamente ligado ao recrutamento interno e aos processos de Avaliação por Competências e Plano de Desenvolvimento Individual.

O que você pode fazer:

Verificar os pré-requisitos do processo

Requisitos para usar o mapa e trilha de carreira

Para usar plenamente o mapa e as trilhas de carreira você precisa:

  • Cadastrar a estrutura de cargos: a integração das informações da estrutura de cargos faz parte dos pré-requisitos do módulo Painel de Gestão, que busca as informações do módulo Cargos e Salários do HCM XT.
  • Parametrizar o mapa de carreira: a parametrização do mapa de carreira é composta pelo cadastro das carreiras e da sequência de cargos da carreira (trilhas). Esses cadastros devem estar vinculados a uma das estruturas de cargos mencionadas no item anterior.

Atenção

Todos os cargos integrados serão apresentados, independentemente da estrutura de cargos de origem, ao realizar os cadastros do Plano de Carreira.

Requisitos para consultar a aderência aos requisitos do cargo

Para usar plenamente a consulta da aderência aos requisitos dos cargos você precisa cadastrar os requisitos dos cargos no sistema. O cadastro pode ser feito de duas maneiras:

  1. Tela de cadastro de requisitos: na plataforma senior X, acesse o menu Carreira e Sucessão > Cadastros > Requisitos do cargo.

    1. Integração com o sistema HCM XT: as informações necessárias para os requisitos de cargos podem ser obtidas a partir da integração com os módulos Cargos e Salários e Recrutamento e Seleção, na versão HCM XT. Nesse caso, as informações são originadas pelas seguintes telas:

    Menu de origem na versão on-premise

    Informações que são integradas

    Cargos > Requisitos > Grupo de Requisitos (FR530GRQ)

    Competências (que tenham o Conceito esperado definido), idiomas, treinamentos e formação.

    Cargos > Cargos > Cadastro (FR024CAR)

    Requisito de grau de instrução e descrição sumária.

    Cargos > Cargos > Descrição (FRDESCAR)

    Descrição de cargos.

    Seleção > Requisição (FR126RQU)

    Vagas do cargo.

    Tabelas > Competências > Revisão da competência (FR577REV)

    Evidências e perfil de aplicação.

    Importante

    O sistema só calculará a aderência as competências definidas nos cargos caso essas mesmas competências cadastradas no Grupo de Requisitos possuam Conceito esperado previamente definido.

Ações do colaborador

Indicar os cargos pretendidos para minha carreira

Você pode construir seu plano de carreira através do mapeamento e da sequência de cargos que pretende atuar, considerando seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

Para montar a sua trilha de carreira acesse: Carreira e sucessão > Plano de carreira > Meu plano de carreira.

Nesta tela é possível:

  • Visualizar as trilhas do mapa de carreira com base no cargo atual.
  • Escolher outro cargo existente no mapa (diferente do atual).
  • Visualizar múltiplas carreiras em linha, em Y e em W, caso o setor de RH tenha definido essas possibilidades.
Visualizar os cargos sugeridos pelo gestor

Os cargos que vão fazer parte do seu plano de carreira também podem ser sugeridos pelo seu gestor.

É possível consultá-los no seu Mapa de Carreira em Carreira e Sucessão > Plano de carreira > Meu mapa de carreira, pela informação Cargo sugerido e incluí-los em seu plano de carreira escolhendo uma das opções: ()Desejo esse cargo em: curto, médio ou longo prazo ou informar que não tem interesse.

Responder o questionário de carreira

Os questionários de carreira auxiliam a empresa a identificar as perspectivas do colaborador em relação ao seu plano de carreira.

Para responder os questionários, o colaborador deve acessar:

  • Carreira e sucessão > Plano de carreira > Questionários de carreira > Meus questionários

Esta tela exibe todos os questionários ativos — ou seja, aqueles em que o colaborador é o público-alvo e ainda não respondeu — além dos já concluídos. Após a finalização, o questionário fica indisponível para edição ou nova resposta, permitindo apenas a consulta das respostas enviadas.

Consultar a aderência aos requisitos do cargo desejado

Depois de montar o seu plano de carreira com os cargos pretendidos ou sugeridos pelo seu gestor é possível consultar a aderência destes, ou seja, consultar o seu percentual de adesão em relação aos requisitos exigidos pelo cargo para verificar o que falta para alcançá-lo.

A aderência aos requisitos do cargo está ligada à sua avaliação por competências e ao seu Plano de Desenvolvimento Individual (PDI).

Para ver esta tela, acesse o menu: Carreira e sucessão > Plano de carreira > Meu plano de carreira, e clique no botão Detalhar.

Na tela de detalhes é possível consultar, lado a lado:

Imagem
  • a descrição do cargo
  • a quantidade de vagas abertas para ele, caso a organização disponibilize essa opção
  • o percentual de aderência para cada cargo do seu plano de carreira
  • a relação de competências, habilidades e cursos exigidas para o cargo desejado, e quais desses itens são atendidos ou não

Observação

O percentual de aderência pode não ser exibido, dependendo das definições feitas pelo Administrador do sistema.

Criar objetivos de PDI vinculados aos objetivos de carreira

Também é possível Definir os objetivos de desenvolvimento (PDI) a partir dos objetivos de carreira, que acontece quando você acessa um cargo do plano de carreira e clica no botão Novo objetivo para o cargo ou para os requisitos do cargo.

Como funciona?

  • Ao definir um novo objetivo para o cargo, a tela Adicionar objetivo é aberta com o cargo já selecionado no campo Cargo indicado no plano de carreira.
  • Ao definir um novo objetivo para o requisito do cargo a tela Adicionar objetivo é aberta com o requisito selecionado no campo Competência envolvida e também o cargo selecionado no campo Cargo indicado no plano de carreira.

Como visualizar os PDIs que já foram definidos para o seu plano de carreira?

  • Na tela Aderência aos requisitos do cargo é possível consultar a quantidade de objetivos (PDI) definidos para o cargo selecionado como carreira, com um link de acesso para a tela Meu plano de desenvolvimento, filtrada com os PDIs referentes à carreira.

Todas as competências podem ser usadas na definição do PDI?

  • Nem todas as competências podem ser usadas. Apenas as que estiverem definidas pela organização para gerarem PDI.

Ações do gestor

Acompanhar os planos de carreira da equipe e consultar aderência aos cargos

A tela de Plano de carreira da equipe permite ver os detalhes do cargo atual dos colaboradores, em relação à aderência aos requisitos para outros cargos dos planos de carreira deles.

Essa tela pode ser acessada em:

  • Analytics > Analytics da Equipe > Plano de carreira da equipe
  • Carreira e sucessão > Plano de carreira > Plano de carreira da equipe

Ao clicar em Detalhes é possível consultar, lado a lado:

Imagem
  • a descrição do cargo
  • a quantidade de vagas abertas para ele, caso a organização disponibilize essa opção
  • o percentual de aderência para cada cargo do plano de carreira do colaborador
  • a relação de competências, habilidades e cursos exigidas para o cargo desejado, e quais desses itens são atendidos ou não
Criar objetivos de PDI vinculados aos objetivos de carreira

Também é possível Definir os objetivos de desenvolvimento (PDI) a partir dos objetivos de carreira, que acontece quando você acessa um cargo do plano de carreira e clica no botão Novo objetivo para o cargo ou para os requisitos do cargo.

A definição dos objetivos de desenvolvimento (PDI), acontece quando o gestor acessa um cargo do plano de carreira dos seus liderados e clica no botão Novo objetivo para o cargo ou para os requisitos do cargo.

Como funciona?

  • Ao definir um novo objetivo para o cargo de carreira do colaborador, a tela Adicionar objetivo é aberta com o cargo já selecionado no campo Cargo indicado no plano de carreira.
  • Ao definir um novo objetivo para o requisito do cargo de carreira do colaborador, a tela Adicionar objetivo é aberta com o requisito selecionado no campo Competência envolvida, além do cargo selecionado no campo Cargo indicado no plano de carreira.

Como visualizar os PDIs que já foram definidos para o plano de carreira dos liderados?

  • Na tela Aderência aos requisitos do cargo é possível consultar a quantidade de objetivos (PDI) definidos para o cargo selecionado como carreira do colaborador, com um link de acesso para a tela de Plano de desenvolvimento individual do colaborador, filtrada com os PDIs referentes à carreira do colaborador.

Todas as competências podem ser usadas na definição do PDI?

  • Nem todas as competências podem ser usadas. Apenas as que estiverem definidas pela organização para gerarem PDI.
Acompanhar o plano de carreira individual por liderado

A consulta do plano de sucessão por liderado permite consultar os cargos definidos pelo liderado em seu plano de carreira ou pelo gestor e também incluir mais cargos pelo botão Mapa de carreira.

Essa consulta pode ser feita de duas maneiras:

  • Pelo botão Ver detalhes do card Plano de carreira
  • Pelo menu Carreira e sucessão > Plano de carreira > Plano de carreira da equipe > Link no nome do liderado.
Acompanhar questionários de carreira e enviar notificações

Ao acessar Carreira e Sucessão > Plano de Carreira > Questionários de carreira > Questionários da equipe, o Gestor pode:

  • Acompanhar, através de um contador, quantos questionários foram enviados aos seus liderados (diretos e/ou indiretos) e, entre eles, quantos foram ou não respondidos;
  • Enviar notificações personalizadas a todo público-alvo do questionário;
  • Ver uma lista com os colaboradores e, individualmente, quem já respondeu ou não o questionário;
  • Visualizar as respostas do questionário, através da opção Detalhar.
Sugerir inclusão de cargo para o mapa de carreira do colaborador

Você pode sugerir um cargo para o plano de carreira do colaborador. Ao sugerir o cargo, será apresentada a informação Cargo sugerido, e o Colaborador será notificado.

Após o colaborador optar por incluir o cargo sugerido em seu mapa de carreira, você é notificado. Se ele informar que não tem interesse, essa informação não é mais apresentada para você.

A sugestão do cargo pode ser feita em:

  • Carreira e sucessão > Plano de carreira > Plano de carreira da equipe > Detalhar > Selecionar Mapa de carreira > Sugerir Cargo (opção disponível ao clicar no ícone de estrela ).

Importante

Para que os cargos possam ser sugeridos, é essencial criar um Mapa de carreira - não é possível sugerir um cargo que não esteja presente na trilha do colaborador. Para mais informações sobre como criar um Mapa de Carreira da organização, confira o item Parametrizar os mapas de carreiras da organização abaixo, na seção Ações do profissional de RH.

Consultar o percentual de aderência ao requisitos do cargo

Você pode consultar o percentual de aderência dos cargos desejados pelos seus liderados. A aderência aos requisitos do cargo está ligada à avaliação por competências e ao Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) do Colaborador.

A consulta do percentual de aderência pode ser feita em:

  • Plano de carreira > Plano de carreira da equipe > botão Detalhar > Plano de carreira do colaborador.

Nesta tela também é possível consultar a descrição do cargo, caso a organização disponibilize.

Observação

O percentual de aderência pode não ser exibido, dependendo das definições feitas pelo Administrador do sistema.

Consultar o risco de retenção da equipe

Você pode consultar o risco de retenção dos liderados, considerando o salário do colaborador e a média de mercado.

Na tela Comparar salários da equipe é possível:

  • Visualizar a quantidade de colaboradores com salário abaixo da média salarial de mercado para o cargo exercido.
  • Também é possível consultar a quantidade de liderados diretos com salário abaixo da média salarial de mercado para o cargo exercido no Analytics da equipe.

Ações do profissional de RH

Parametrizar os mapas de carreiras da organização

A parametrização dos mapas de carreira inicia pela seleção das seguintes informações:

  • Estrutura de cargos, cadastrada no módulo Cargos e Salários (on-premise) em: Cargos > Estrutura (FR024EST)
  • Cargos da trilha, também cadastrados no Cargos e Salários em: Cargos > Cadastro (FR024CAR)

No módulo Gestão de Carreira e Sucessão (senior X), a parametrização é feita em:

  • Carreira e sucessão > Mapa de carreira > Parametrização do mapa de carreira

Esta parametrização permite:

  • Criar uma ou mais trilhas de carreira previstas na organização.
  • Escolher a estrutura de cargos desejada antes da criação das trilhas.
  • Montar carreiras tradicionais por unidade de negócio, departamento ou família de cargos.
  • Montar carreiras em Y, onde a partir de um ponto da carreira existem duas alternativas, geralmente um cargo de gestão e outro técnico.
  • Montar carreiras em W, onde a partir de um ponto da carreira existem três ou mais alternativas.
Cadastrar questionários de carreira para os colaboradores

É possível cadastrar questionários para avaliar os colaboradores em relação às suas perspectivas de carreira. Para isso, como pré-requisito, é necessário que o Administrador realize as parametrizações necessárias de configurações gerais e liberação de menus.

O cadastro dos questionários é feito em:

  • Carreira e Sucessão > Cadastros > Questionários de carreira
Configurações gerais
  • Nome: Certifique-se de escolher um nome que, posteriormente, identifique com facilidade o público-alvo e/ou objetivo do questionário;
  • Orientações para preenchimento do questionário: Preencha com as orientações necessárias para os colaboradores respondentes;
  • Data de divulgação: Insira quando o questionário aparecerá na tela do colaborador, disponível para ser respondido;
    • O campo ao lado, Data final, não é obrigatório: ao preenchê-lo, a data informada será o dia em que o questionário será encerrado — ou seja, não aceitará mais respostas. Se deixado em branco, o questionário em questão ficará acessível por tempo indeterminado.
Público-alvo
  • Enviar para um ou mais grupos de talentos: Onde é possível informar um grupo de talentos que foi criado no módulo Gestão de Carreira e Sucessão (em Carreira e sucessão > Cadastros > Grupos de talentos da organização);

  • Enviar para uma ou mais pessoas: Onde o RH pode informar colaboradores específicos para responder questionário, desde que esses indivíduos façam parte do público-alvo.

O questionário estará disponível para o colaborador respondê-lo na tela de Questionário de carreira; e para o gestor consultar as respostas dos seus liderados pela tela de resumo do liderado.

Atenção

  • Apenas os grupos configurados como visíveis pelo RH serão exibidos no campo Enviar para um ou mais grupos de talentos;
  • Uma vez criado e já respondido por alguém, não é possível editar ou excluir o questionário;
  • A única maneira de encerrar um questionário — ou seja, de não aceitar mais respostas — é preenchendo o campo Data final, mesmo que seja em um momento posterior à sua abertura.
Acompanhar questionários de carreira e enviar notificações

Ao acessar Carreira e Sucessão > Plano de Carreira > Questionários de carreira > Questionários da organização, o RH pode:

  • Acompanhar, através de um contador, quantos questionários foram enviados e, entre eles, quantos foram ou não respondidos;
  • Enviar notificações personalizadas a todo público-alvo do questionário;
  • Ver uma lista com os colaboradores e, individualmente, quem já respondeu ou não o questionário;
  • Selecionar um colaborador e, ao clicar no botão Ações:
    • Enviar uma notificação personalizada para este colaborador específico;
    • Reabrir questionários já respondidos, permitindo a realização de alterações;
    • Visualizar as respostas do questionário, através da opção Detalhar.

Importante

A notificação é enviada exclusivamente via Senior X.

Comparar a aderência das competências do colaborador com os cargos da trilha de carreira

O módulo de Gestão de Carreira e Sucessão possui um dashboard de trilhas de carreira, facilitando a visão sobre a aderência dos colaboradores aos cargos existentes nas trilhas de carreiras.

Este recurso permite comparar as competências do colaborador com as exigências dos cargos que compõem a sua trilha, além de apresentar o nível de aderência entre eles.

O dashboard trilhas de carreira pode ser acessado pelo menu:

  • Carreira e sucessão > Dashboard trilhas de carreira.

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