Centro de custo - Gestão de Departamento Pessoal
Os colaboradores devem ser alocados no centro de custo ao qual pertencem, de acordo com o seu posto. Assim, despesas e receitas podem ser apuradas por centro de custo.
Alterar um centro de custo
Este é o procedimento para a movimentação de um colaborador que já foi admitido.
Para saber como informar dados contratuais em um novo cadastro, veja o procedimento da admissão.
- Acesse a tela de cadastro de colaboradores, em: Gestão de Departamento Pessoal > Dados contratuais > Colaboradores.
- Clique em Opções ao lado do colaborador desejado e clique em Históricos contratuais.
- Acesse a guia Centro de custo e clique em Alterar para cadastrar um novo registro no histórico.
Nesta guia você pode também consultar ou excluir registros do histórico de centros de custo atribuídos ao colaborador. - Forneça a data de início do novo histórico, identifique o novo centro de custo e clique em Salvar.
Para alterar o centro de custo do colaborador:
- o centro de custo informado precisa ser compatível com seu posto de trabalho e diferente do centro atual
- o colaborador não pode estar demitido
- o período de cálculo da folha não pode estar encerrado
Nota
Se o centro de custo estiver definido como uma característica do posto de trabalho do colaborador, o centro só poderá ser alterado por meio da guia Posto de trabalho.
Caso contrário, o botão Alterar estará disponível na guia Centro de custo, para incluir um novo histórico.
Para excluir o centro de custo do colaborador:
- ele não pode ter um centro de custo com histórico em aberto, isto é, um registro com data de início posterior à data de término do registro anterior
- o centro a ser excluído não pode ser o inicial (registrado na admissão do colaborador)
- as informações relacionadas ao centro anterior precisam continuar compatíveis com seu posto de trabalho
- o período de cálculo da folha não pode estar encerrado