Dados contratuais - Gestão de Departamento Pessoal

Informar os dados de contrato e recolhimentos

  1. Acesse a tela de cadastro de colaboradores, em Gestão de Departamento Pessoal > Dados contratuais > Colaboradores.
  2. Se esta for uma nova admissão, você precisa primeiro adicionar o colaborador no sistema.

    Caso contrário, se estiver alterando a atuação de um colaborador que já foi admitido, você precisa fazer uma movimentação.
  3. Clique na guia Contrato. Esta guia está dividida em agrupadores para preencher os diferentes tipos de informações.

Agrupadores da guia Contrato:

Contratos temporários

Prazo determinado / Contrato de experiência

Contrato único ou múltiplos contratos

Na tela da admissão você precisa também preencher as informações da guia Outro contrato.

Essa guia serve para indicar a quantidade de contratos que o colaborador possui:

Estagiários

Quando estiver adicionando um novo colaborador, informe o tipo de contrato 5 - Estagiário.

Isso vai habilitar a guia Detalhes do contrato, onde você vai preencher os dados que são específicos para contratos de estágio:

A guia Detalhes do contrato não é exibida para os demais tipos de contrato.

Menor aprendiz

Para identificar uma contratação como menor aprendiz, quando estiver adicionando o novo colaborador, informe:

Isso vai habilitar a guia Detalhes do contrato, onde você vai preencher os dados que são específicos para contratos de menor aprendiz.

Algumas informações que se destacam para esse tipo de contratação são:

Se um colaborador for admitido com o tipo de contrato de menor aprendiz e ele tiver menos de 14 anos de idade, o sistema vai exigir também que seja informado o número do processo judicial do alvará que autoriza esta contratação.

Terceiros

Para identificar uma contratação como um colaborador terceirizado, quando estiver adicionando o novo colaborador, informe o tipo de contrato 14 - Terceiro.

Isso vai habilitar alguns campos especiais e a guia Detalhes do contrato, onde você vai preencher os dados que são específicos para contratos de terceiros:

Escolher campos exigidos na admissão de um terceiro

Com o configurador do cadastro de terceiros, você pode escolher quais campos estarão disponíveis para os usuários na tela de admissão, quando tratar-se de um colaborador terceirizado.

O configurador está disponível no menu: Gestão de Departamento Pessoal > Dados contratuais > Configurar Cadastro de Terceiros.

Esta configuração é feita por empresa e você pode optar por: ocultar campos; exibir e bloquear a edição; exibir e permitir editar.

 

Atuação

Informar os dados da atuação inicial do colaborador

Posto de trabalho / Filial / Local / Cargo / Centro de custos

  1. Acesse a tela de cadastro de colaboradores, em Gestão de Departamento Pessoal > Dados contratuais > Colaboradores.
  2. Se esta for uma nova admissão, você precisa primeiro adicionar o colaborador no sistema.

    Caso contrário, se estiver alterando a atuação de um colaborador que já foi admitido, você precisa fazer uma movimentação.
  3. Clique na guia Atuação e selecione o posto de trabalho do colaborador. Nesse momento, o sistema vai buscar todas as características desse posto e preencher os outros campos e guias da admissão do colaborador.

Ao finalizar a admissão, o sistema vai criar os históricos iniciais com base nos dados de atuação. A data inicial desses históricos vai ser a data de admissão que foi informada na guia Contrato.

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