Recrutamento e Seleção
No módulo Gestão de Recrutamento e Seleção da Senior, a avaliação e escolha dos candidatos mais aderentes à vaga inicia-se com a triagem, seguida das etapas do processo de seleção. Assim que ocorre a aprovação de um ou mais candidatos, a vaga é concluída.
Assim sendo, cada candidato triado é encaminhado para a guia Etapas, onde ocorre a seleção de talentos por etapas, de acordo o modelo de etapas cadastrado.
Para o RH, o acesso à tela Gerenciar vagas, na qual ocorre o recrutamento e a seleção dos candidatos é Gestão de Recrutamento e Seleção > Gerenciar vagas da empresa > botão Ações > Gerenciar vaga > guia Triagem. O caminho para o Gestor é: Gestão de Recrutamento e Seleção > Gerenciar vagas > botão Ações > Gerenciar vaga > guia Triagem.
Importante
- Todas as funcionalidades da tela estarão disponíveis conforme a permissão do usuário.
- Ao migrar para a versão atualizada do módulo, os usuários continuarão visualizando as informações que foram registradas na versão original do sistema.
- Devido à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), não será possível selecionar e executar nenhuma ação, individual ou coletiva, com os candidatos que revogaram o Aceite dos Termos de Uso e Privacidade vigente.
Cadastro do currículo no Portal do Candidato
Para que os candidatos externos cadastrem o currículo no Portal do Candidato é necessário que preencham os seguintes campos obrigatórios: Nome, Sexo, E-mail, Telefone e Data de nascimento.
No entanto, existe a possibilidade de customizar a obrigatoriedade de outros campos dos Dados Básicos, via SDK. Contate o administrador do sistema para saber mais sobre isso.
Escolha do país do portal do candidato
O país pode ser configurado conforme imagem abaixo. Acessível em: Tecnologia > Configuração > Por Tenant > Domínios E Serviços > HCM >vacancymanagement) > botão Editar > guia Sistema > Inserir um dos dois valores possíveis (Brasil ou Colombia) > botão Salvar. Esse parâmetro será responsável por indicar qual o padrão dos dados do usuário que será enviado, ou seja, caso esteja selecionado como Brasil será possibilitado o cadastro de dados brasileiros, do contrário os dados de cadastro serão colombianos.
Candidatura
A candidatura às vagas ocorre em locais diferentes, dependendo do tipo de candidato, sendo que:
- Candidatos internos: a inscrição às vagas é realizada em Gestão de Recrutamento e Seleção > Oportunidades internas. Em Gestão de Recrutamento e Seleção > Oportunidades internas > Minhas candidaturas os candidatos internos poderão verificar em quais vagas estão inscritos.
- Candidatos externos: a candidatura dos candidatos externos ocorre pelo site do Portal do Candidato e pode ser conferida em Minhas candidaturas.
Após a conclusão da candidatura, as informações dos candidatos poderão ser visualizadas pelos recrutadores na tela de gerenciamento da vaga, em Triagem > Inscritos na vaga.
Os candidatos externos recebem uma notificação de confirmação da candidatura na tela e também via e-mail, confirmando a inscrição no processo seletivo. Já os candidatos internos são notificados através de uma mensagem, nas notificações do sistema e também por e-mail.
Caso a vaga exija a realização de testes de cultura e/ou de Match, para avaliar a compatibilidade do candidato com a posição almejada, os candidatos receberão um segundo e-mail, contendo os links dos testes.
A mensagem enviada por e-mail pode ser customizada pelo Administrador do sistema.
O Administrador do sistema poderá customizar a mensagem de confirmação da candidatura, enviada por e-mail, em Tecnologia > Administração > Internacionalização.
O procedimento é o seguinte:
1. Em Tecnologia > Administração > Internacionalização > hcm > vacancymanagement deve ser exportado o arquivo que está disponível. Opte pelo idioma Português e o formato desejado;
2. Após baixar o arquivo exportado, a(s) chave(s) de tradução já poderão ser alteradas. Elas permitem que o título e o conteúdo da notificação seja editado, conforme explicações na próxima sessão dessa página.
3. Em seguida, importe o arquivo alterado, na mesma tela, e, novamente, no idioma Português e no mesmo formato utilizado anteriormente para exportá-lo.
Informar as chaves de tradução e variáveis para a customização da mensagem de notificação enviada por e-mail
É necessário informar as seguintes chaves de tradução para substituir a mensagem padrão do sistema.
- Alterar o título da notificação: basta inserir a chave hcm.vacancymanagement._backend_title_email e então mudar o texto do título da notificação.
- Alterar o conteúdo da notificação: é preciso inserir a chave hcm.vacancymanagement._backend_send_email_candidate. Além de customizar o conteúdo do corpo da mensagem, também é possível definir o local das variáveis dentro do texto. As variáveis são:
- Variável {0}: informação a ser substituída é o nome do candidato.
- Variável {1}: informação a ser substituída é o código da vaga.
- Variável {2}: informação a ser substituída é o nome da vaga.
- Variável {3}: informação a ser substituída é o nome da empresa que disponibiliza a vaga.
Importante
As variáveis devem ser posicionadas no mesmo local onde a respectiva informação deverá ser mencionada na mensagem de notificação.
"Olá {0},
Você acabou de se candidatar na vaga {1} - {2}, da empresa {3}.
Agradecemos a sua candidatura e lhe desejamos boa sorte no processo seletivo".
Além disso, é possível inserir links no texto da mensagem.
Os campos exigidos para a candidatura dos candidatos são configurados em Gestão de Recrutamento e Seleção > Configurações > Portal do candidato. Além dos campos configuráveis como obrigatórios, existem aqueles que já são obrigatórios por padrão do sistema durante o cadastramento no Portal do Candidato, que são: Nome, Sexo, E-mail, Telefone e Data de nascimento.
Todos os demais campos da tela Configurações do Portal do Candidato poderão se tornar obrigatórios desde que sejam habilitados.
O preenchimento dos dados relacionados ao RG e NIS é opcional, mas se for configurado como obrigatório o RH não precisará mais se preocupar em preencher esses dados no Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) do candidato, pois eles serão gerados automaticamente. Também é possível extrair visões dinâmicas a partir destes campos.
Importante
Se o módulo Admissão Digital - Colabbe também for adquirido, será necessário tornar o campo CPF do Portal do Candidato como obrigatório. Por padrão do sistema, o campo CPF é opcional.