Política Salarial

Após definir e configurar a estrutura de cargos e tabela salariais, é preciso estabelecer os critérios da política (regras e decisões organizacionais) que envolvem os processos de remuneração para os colaboradores de acordo com os motivos, como: enquadramento, mérito e promoções.

Cadastrar e gerenciar política salarial

Importante

Todas as funcionalidades da tela estarão disponíveis conforme a permissão do usuário.

O cadastro e gerenciamento da política salarial pode ser feito em:

Ao clicar em Adicionar política, o RH deve:

  1. Cadastrar uma política salarial com os critérios aplicados para uma empresa/filial em questão (é possível cadastrar a política salarial para mais de uma filial ao mesmo tempo, ao selecioná-las no campo Filial);
  2. Registrar o elaborador da política, que sempre será automaticamente o colaborador que estiver efetuando o cadastro;
  3. Informar o início da vigência da política;
  4. Cadastrar os motivos de solicitação no item Adicionar um novo motivo de proposta, que conta com os seguintes itens:
    • Seleção do tipo de motivo da proposta, conforme as opções existentes no HCM XT — seja no Administração de Pessoal, seja no Cargos e Salários — que são elegíveis para o Gestão de Remuneração;
    • Seleção do tipo de agrupador, que influenciará em que categoria o motivo será agrupado nos Cards de Remuneração - Analytics do RH;
    • Seleção do modelo da carta de reconhecimento;
    • Se as propostas com esse motivo poderão ser escalonadas;
    • Se, com a proposta salarial, haverá também mudança de cargo.

Ao realizar os passos descritos acima e clicar em Adicionar, a nova política aparecerá abaixo — onde será possível habilitar ou desabilitar os itens:

E, ao clicar em Detalhar (ao lado), é possível cadastrar os critérios da política de acordo com cada motivo de solicitação, no menu lateral que se abrirá.

O gerenciamento das políticas salariais é feito na tela Lista de políticas salariais, onde podem ser filtradas por políticas vigentes e extintas ordenadas por ordem alfabética, pelo nome da política.

Critérios da política

Esses critérios são os exibidos, por abas, ao clicar no botão Detalhar:

Prazos

Tabela salarial

Desempenho

Anotações/Absenteísmo

Escalonamento

Campos de regra para critérios

Alertar e Bloquear

Editar a política salarial

A edição é feita através da política salarial selecionada na tela de listagem.

Nela, é possível editar os campos de critérios e, no campo Filial, é possível adicionar e remover filiais para a criação de novas revisões.

Importante

Não é possível criar uma revisão da política associando filiais já inseridas em outra política com um início de vigência da revisão futura — ou seja, posterior à data informada para a nova revisão da política.

Ao tentar remover uma filial de uma política, cuja data da revisão seja posterior a data informada, é necessário alterar a seleção das filiais ou mudar a data da nova revisão.

Salvar a política salarial

Ao salvar os dados alterados, é necessário informar a data de início para a vigência da revisão da política. Essa data não pode ser anterior à outras revisões já existentes na política salarial e a partir dela passa a considerar a revisão da política como vigente.

Ao salvar a revisão como política vigente, a data final da revisão anterior é preenchida.

Extinguir a política salarial

A extinção da política salarial corresponde a informar uma data em que ela não é mais válida. Essa data sempre será posterior à data de atual, onde também é possível extinguir as políticas com uma data programada.

Na tela de consulta, pode-se visualizar a data em que a política foi extinta e quem foi o responsável. Também é possível visualizar as revisões anteriores da política extinta pelo campo Período de vigência.

Este artigo ajudou você?