Transferência de colaborador

A Transferência é o processo em que um Colaborador é movimentado de um local para outro dentro da empresa, e ela pode estar atrelada como uma grande aliada para a estratégia de retenção e engajamento, pois possibilita o aproveitamento do conhecimento e habilidades do colaborador. Isso proporciona o desenvolvimento de carreira, assim como, também, as necessidades organizacionais, como o crescimento ou fechamento de uma área.

Assista, no YouTube, uma talk de produto realizada pela Senior — onde nossos especialistas falam sobre automatização das transferências de colaborador com o Gestão de Remuneração!

Por envolverem movimentações de Colaboradores dentro da empresa, tanto a transferência de colaborador, quanto uma proposta de troca de cargo e/ou salário possuem muitas semelhanças em seus processos e permissões. No entanto, existem ações e permissões que se aplicam a uma e não à outra, como visto aqui.

Ativar a funcionalidade

Para ativar a funcionalidade, o usuário com perfil de administrador deve configurar os papéis pelo recurso Gestão de Papéis, ao acessar o menu Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão de Papéis

Além disso, é necessário definir as permissões do papel que gerenciarão as transferências, buscando pelos papéis existentes no Gestão de Remuneração para Gestor e/ou RH, e habilitar as permissões disponíveis (Gerenciar, Solicitar e Visualizar) no recurso Transferência.

Importante

Para aprovar uma solicitação de transferência, o usuário deverá possuir uma das seguintes permissões no recurso de proposta: RH Solicitador de Propostas, caso seja um usuário RH; ou Solicitar Proposta Gestor, caso seja um gestor.

Cadastrar e gerenciar uma política salarial

Para poder efetuar uma transferência de colaborador, é necessário cadastrar um novo motivo de proposta na tela de Política salarial em Gestão de Remuneração > Política salarial > Detalhar política salarial e habilitar a opção Haverá mudança de cargo e/ou posto de trabalho?, sendo assim possível ligar a opção Utilizar como Motivo de Transferência:

O motivo cadastrado dará origem para uma proposta oriunda de uma transferência de colaborador.

Solicitar transferências

A transferência de colaborador pode ser feita a partir de três papéis diferentes dentro da Empresa: o Usuário RH, o Gestor atual do Colaborador a ser transferido ou o Gestor futuro do Colaborador em questão.

Para solicitar uma transferência, um dos usuários acima deve acessar Gestão de Remuneração > Transferências > Solicitar Transferência e buscar o Colaborador que será transferido, inserindo o nome na caixa de busca.

Ao definir o Colaborador, será necessário especificar os detalhes da solicitação de transferência para o novo posto de trabalho:

Uma vez inseridos os campos obrigatórios, ao clicar em Enviar solicitação, ela é direcionada para aprovação pelos papéis responsáveis — Gestor atual da pessoa ou Usuário RH.

Após a solicitação, o responsável pela próxima etapa do fluxo de aprovação é notificado com a informação da pendência e, assim que a solicitação for aprovada pelo último nível, o RH recebe uma notificação com a pendência para a efetivação.

Gerenciar transferências

Para que uma solicitação de transferência seja aprovada, o Gestor atual do Colaborador ou o Usuário RH devem acessar a lista de transferências pendentes, encontrada em Gestão de Remuneração > Transferências > Gerenciar Transferências.

Ao acessar a aba Pendente de aprovação, é possível verificar:

Observação

A autorização ou rejeição da proposta é uma ação permanente e não pode ser editada após a escolha ser feita.

Uma vez que a solicitação de transferência é aprovada pelo Gestor atual ou pelo Usuário RH, a mesma gera uma proposta dentro do fluxo de propostas do Gestão de Remuneração.

Importante

Nas abas Aprovadas e Reprovadas, é possível verificar os seguintes detalhes das transferências em estado homônimo:

Este artigo ajudou você?