Transferência de colaborador
A Transferência é o processo em que um Colaborador é movimentado de um local para outro dentro da empresa, e ela pode estar atrelada como uma grande aliada para a estratégia de retenção e engajamento, pois possibilita o aproveitamento do conhecimento e habilidades do colaborador. Isso proporciona o desenvolvimento de carreira, assim como, também, as necessidades organizacionais, como o crescimento ou fechamento de uma área.
Ativar a funcionalidade
Para ativar a funcionalidade, o usuário com perfil de administrador deve configurar os papéis pelo recurso Gestão de Papéis, ao acessar o menu Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão de Papéis
Além disso, é necessário definir as permissões do papel que gerenciarão as transferências, buscando pelos papéis existentes no Gestão de Remuneração para Gestor e/ou RH, e habilitar as permissões disponíveis (Gerenciar, Solicitar e Visualizar) no recurso Transferência.
Cadastrar e gerenciar uma política salarial
Para poder efetuar uma transferência de colaborador, é necessário cadastrar um novo motivo de proposta na tela de Política salarial em Gestão de Remuneração > Política salarial > Detalhar política salarial e habilitá-lo como motivo de transferência, ligando a opção Utilizar como Motivo de Transferência:
Importante
Apenas um motivo pode ser definido como Motivo de Transferência dentro de uma mesma política salarial.
O motivo cadastrado dará origem para uma proposta oriunda de uma transferência de colaborador.
Solicitar transferências
A transferência de colaborador pode ser feita a partir de três papéis diferentes dentro da Empresa: o Usuário RH, o Gestor atual do Colaborador a ser transferido ou o Gestor futuro do Colaborador em questão.
Para solicitar uma transferência, um dos usuários acima deve acessar Gestão de Remuneração > Transferências > Solicitar Transferência e buscar o Colaborador que será transferido, inserindo o nome na caixa de busca.
Ao definir o Colaborador, será necessário especificar os detalhes da solicitação de transferência para o novo posto de trabalho:
- Transferência sem alteração salarial: definido como desligado por padrão, esse botão determina se haverá ou não alteração salarial na remuneração do Colaborador a ser transferido. Ao ativar essa opção, o campo Nova remuneração ficará bloqueado para edição e não será mais obrigatório;
- Cargo: aqui é necessário definir qual o cargo dentro da hierarquia da empresa que o Colaborador selecionado assumirá após a transferência;
- Posto: aqui é necessário definir qual o posto dentro da hierarquia da empresa que o Colaborador selecionado assumirá após a transferência.
- Nova remuneração: esse campo permite informar qual será a nova remuneração total do Colaborador em seu novo cargo/posto. Caso a opção Transferência sem alteração salarial esteja definida, esse campo ficará bloqueado para edição;
- Data da programação da transferência: aqui é definida a data em que a transferência será efetivada dentro da empresa;
- Justificativa para a solicitação: esse campo permite inserir qual a justificativa dada para o pedido de transferência.
Uma vez inseridos os campos obrigatórios, clique em Enviar solicitação para que a mesma seja direcionada para aprovação pelos papéis responsáveis — Gestor atual da pessoa ou Usuário RH.
Gerenciar transferências
Para que uma solicitação de transferência seja aprovada, o Gestor atual do Colaborador ou o Usuário RH devem acessar a lista de transferências pendentes, encontrada em Gestão de Remuneração > Transferências > Gerenciar Transferências.
Ao acessar a aba Pendente de aprovação, é possível verificar:
- o nome do Colaborador associado à solicitação;
- a data da solicitação de transferência;
- a data programada para a transferência;
- o novo cargo a ser preenchido pelo colaborador em questão;
- o solicitante do pedido de transferência;
- e as ações a serem tomadas, podendo ser Permitir ou Reprovar a transferência.
Observação
A autorização ou rejeição da proposta é uma ação permanente e não pode ser editada após a escolha ser feita.
Uma vez que a solicitação de transferência é aprovada pelo Gestor atual ou pelo Usuário RH, a mesma gera uma proposta dentro do fluxo de propostas do Gestão de Remuneração.
Importante
Quando a solicitação de transferência é efetuada pelo Usuário RH, ela é automaticamente aprovada pelo RH - Início no fluxo de propostas, passando diretamente para a aprovação do Gestor futuro do Colaborador.
Nas abas Aprovadas e Reprovadas, é possível verificar os seguintes detalhes das transferências em estado homônimo:
- o nome do Colaborador associado à solicitação;
- a data da solicitação de transferência;
- a data programada para a transferência;
- o novo cargo a ser preenchido pelo colaborador em questão;
- o solicitante do pedido de transferência;