Gestão de Remuneração

O Gestão de Remuneração possibilita o gerenciamento da política de remuneração das organizações e decisão baseada em dados, por meio de processos automatizados que geram produtividade para as lideranças e a área de gestão de pessoas.

O módulo tem como ferramenta principal um fluxo próprio para a aprovação das solicitações de troca de cargo e/ou salário, baseado na hierarquia de postos de trabalho definida pela empresa, bem como realizar a transferência de colaboradores entre estruturas hierárquicas diferentes, respeitando as regras previstas na política salarial vigente. Também possibilita acompanhar as propostas em andamento em tempo real, proporcionando mais transparência e agilidade no processo de gestão da remuneração.

Os principais benefícios são:

Assista, no YouTube, uma talk de produto realizada pela Senior — onde nossa especialista falou sobre Remuneração: Aplicar propostas em grupo, gestão do Analytics e relatório de transparência!


Conheça os processos


Outros recursos

Papéis e permissões

Abrangências

Configurações

Informações do colaborador

Cards de Remuneração - Analytics do RH

Cards de Remuneração - Analytics da equipe

Analytics do liderado - HCM senior X

Visões dinâmicas


Implantação

Checklist de implantação


Principais conceitos do módulo Gestão de Remuneração

Configurações da proposta

Após a implantação, é necessário configurar o fluxo (níveis de aprovação) que será usado para a aprovação das propostas de cada empresa.

Definir política salarial

Após definir e configurar a estrutura de cargos e tabelas salariais, é preciso estabelecer os critérios da política (regras e decisões organizacionais) que envolvem os processos de remuneração para os colaboradores de acordo com os motivos, como: enquadramento, mérito e promoções.

Cadastro e atualização de cargos

Antes de elaborar a tabela salarial é necessário fazer o cadastramento dos cargos. Para isso, os itens prioritários são o código da estrutura de cargos, o nome de cada cargo, a Classificação Brasileira de Ocupação (CBO ou CBO 2002) a qual o cargo está relacionado e vinculação da Tabela Salarial.

O cadastramento dos dados é realizado no módulo Cargos e Salários.

Cadastro e atualização da descrição de cargos

Assim que realizado o cadastro do cargo, segue-se com o cadastramento da Descrição de Cargo no módulo Cargos e Salários, onde o item prioritário é o sumário/missão.

Cadastrar tabela salarial

Também é preciso estruturar uma matriz que compõe os intervalos de valores salariais para um grupo de cargos e/ou postos de trabalho que possuem o mesmo grau de complexidade. Esses cargos são agrupados por classes, às quais são atribuídas faixas salariais que determinarão a remuneração dos colaboradores.

Gerar propostas

As propostas de aumento salarial podem ser efetuadas tanto pelo Gestor quanto pelo Colaborador (conforme as parametrizações da empresa). Já as propostas de promoção são efetuadas pelo Gestor e após a solicitação, o responsável pela próxima etapa do fluxo de aprovação é notificado com a informação da pendência. Assim que a solicitação for aprovada pelo último nível, o RH recebe uma notificação com a pendência para a efetivação.

Informações do Colaborador

Para que a gestão de remuneração seja mais assertiva, as informações dos colaboradores (resultado das avaliações por competências e resultado, feedbacks recebidos pelo colaborador, últimos reajustes, enquadramento, horas extras, entre outros) são visualizadas de forma unificada, ajudando o Gestor na tomada de decisão de aumento salarial e promoção.

Este artigo ajudou você?