Pré-processamento de dados
O pré-processamento de dados é realizado no módulo Gestão de Remuneração para tornar mais ágil o retorno das informações solicitadas pelo Gestor e pelo RH. Esta ação envolve desde a busca até a apresentação das informações na tela.
Os dados pré-processadas estão relacionadas às movimentações do Colaborador e também às informações salariais, posição na tabela salarial e enquadramento. Todos os dados de cada Colaborador são armazenados desde o momento em que ele é admitido, sendo pré-processados mensalmente. As entidades da base de dados que armazenam estas informações por colaborador são employeemonthpositiondata e employeemonthpositionvalue.
Analytics
Funcionamento do pré-processamento automático
O funcionamento do pré-processamento inicia com o serviço de Agendamentos da senior X Platform em Tecnologia > Customização > Agendamentos. No serviço do módulo Gestão de Remuneração (remuneration_pre_processor) são criados três agendamentos: Carga inicial, Verificação pendências diário e Verificação pendências periódico. Estes agendamentos são executados em períodos diferentes:
- Carga inicial: executa o processamento das informações dos colaboradores somente uma vez, sempre 5 minutos após a criação do agendamento no serviço do módulo Gestão de Remuneração.
- Verificação pendências diário: esta verificação é executada uma vez por dia, mais precisamente às 1:00, analisando se há colaboradores cujas informações ainda não foram pré-processadas para o mês corrente.
- Verificação pendências periódico: é executada a cada 9 minutos. Este agendamento consome pendências criadas a partir de alterações referentes às movimentações do Colaborador, informações salariais vinculadas aos cargos e postos de trabalho, e, também, em modificações feitas na tabela salarial. As pendências que este agendamento consome estão salvas na base de dados, na entidade employeemonthpositionpendency.
Importante
- Estes agendamentos são criados automaticamente pela ferramenta e não devem ser excluídos.
- Caso o usuário exclua o agendamento, o agendamento será criado novamente quando o serviço do Gestão de Remuneração for reiniciado no ambiente cloud.
Pré-processamento manual de dados
Quando for necessário adiantar o pré-processamento de dados é possível fazê-lo manualmente em Gestão de Remuneração > Pré-processamento de dados > Analytics. Basta informar a data de início do pré-processamento manual e, se houver necessidade, também o nome dos colaboradores.
O pré-processamento manual de informações poderá ser executado quando não for possível aguardar pela data agendada do pré-processamento automatizado.
Avaliações de desempenho dos colaboradores
É possível importar avaliações de desempenho de colaboradores que tenham sido efetuadas em outros sistemas, exceto o da Senior. Essa ação permite integrar dados gerados em sistemas externos ao módulo Gestão do Remuneração.
Configuração de outros sistemas que fazem avaliações de desempenho
Antes de acessar a tela de Avaliações de desempenho dos colaboradores, é necessário desabilitar o parâmetro Você utiliza o módulo Gestão de Desempenho da Senior?, localizado na guia Gerais, em Gestão de Remuneração > Configurações.
Por padrão do sistema, o parâmetro vem selecionado na opção Sim, impedindo as ações da tela de importação das Avaliações de desempenho. É necessário marcar a opção contrária, ou seja, Não, para então acessar a tela. Caso a opção esteja em Sim, o sistema irá buscar o percentual de atingimento das avaliações do Gestão de Desempenho da Senior.
Importação dos dados das avaliações de desempenho dos colaboradores
É na tela de Avaliações de desempenho dos colaboradores que ocorre a importação do arquivo, contendo dados relacionados aos colaboradores, bem como o resultado das avaliações de desempenho aplicadas.
Na tela há um arquivo disponível para conferência, o qual deve ser baixado. No exemplo do arquivo, é possível verificar como devem ser organizados os dados na tabela. As informações dos campos Empresa, Matrícula, Tipo de colaborador, Data do início e Ciclo, são obrigatórias e devem ser preenchidas antes do arquivo ser importado. Já o preenchimento dos demais campos do exemplo são opcionais.
Para que ocorra a importação das avaliações, o arquivo deve ser salvo na extensão .csv, além de ser codificado no formato UTF-8, a fim de garantir a integridade dos dados.
A importação contendo o resultado das avaliações aplicadas é realizada em Gestão de Remuneração > Pré-processamento de dados > Avaliações de desempenho.
Importante
- O arquivo de importação deve conter o mesmo cabeçalho do arquivo de exemplo;
- É sugerido importar as notas em percentual de atingimento. (Exemplo: 100). No entanto, caso seja importado em formato de pontuação as notas com casas decimais devem ser separadas por ponto. (Exemplo: 7.5);
- Para informar que uma avaliação não foi realizada, o campo deve estar em branco;
- Para sobrescrever notas, os campos Empresa, Matrícula, Tipo do colaborador, Data início/fim do ciclo e Ciclo precisam estar iguais aos que serão sobrescritos.
Aplicação dos dados oriundos do arquivo importado
Ao inserir os dados das avaliações de desempenho no módulo Gestão de Remuneração da Senior, os resultados serão incluídos no ranking Indicados para aumento salarial e também no gráfico intitulado de Remuneração x Desempenho, disponibilizados nas páginas dos Analytics do Gestor, da Equipe e do RH, nos seguintes locais:
- Gestão de Remuneração > Analytics de Remuneração - RH > Remuneração x Desempenho.
- Gestão de Remuneração > Analytics de Remuneração - Gestor > Indicados para aumento salarial e Remuneração x Desempenho.
- Analytics > Analytics da equipe > Indicados para aumento salarial e Remuneração x Desempenho.
Por fim, a proposta salarial também será impactada, pelo fato de que, o solicitante poderá ser alertado ou até mesmo ter a proposta bloqueada, dependendo do resultado da avaliação de desempenho do colaborador.
Para isso, é necessário habilitar dois parâmetros da política salarial em Gestão de Remuneração > Política salarial > Gerenciar política salarial > botão Adicionar política. Eles estão presentes nos motivos da política salarial. Os critérios são:
- Consistir avaliação de resultado: define se a Avaliação de Resultados deve ser considerada como critério para aumentos salariais e qual o percentual de aproveitamento mínimo para isso. Compara o percentual da última avaliação de resultados do colaborador com o percentual definido no critério da política. Caso o colaborador não possua avaliações a serem consideradas, a consistência não é realizada.
- Consistir avaliação por competência: define se a Avaliação por competências deve ser considerada como critério para aumentos salariais e qual o conceito de aproveitamento mínimo para isso. Compara o conceito da última avaliação por competências do colaborador com o conceito definido no critério da política. Caso o colaborador não possua avaliações a serem consideradas, a consistência não é realizada.