Analytics do liderado - HCM senior X
Importante
- Todos os cards do Analytics estarão disponíveis conforme as configurações de permissão dos usuários e as configurações dos cards em Painéis. As informações apresentadas consideram a aplicação do filtro, múltiplos contratos e, caso possua, abrangência.
- Para o módulo Gestão de Remuneração, é obrigatório o cadastro de política salarial para a empresa e filial do gestor que está consultando o analytics.
O Analytics do liderado facilita a visualização individual dos dados do liderado, com o objetivo de fornecer insumos para uma tomada de decisão.
Nota
Os dashboards do Analytics sempre exibem as informações referentes à posição ocupada atualmente pelo colaborador (cargo, posto de trabalho, centro de custo, etc.). Os históricos anteriores podem ser visualizados ao acessar os detalhes dos cards.
Resumo
A guia Resumo apresenta os cards que foram indicados como favoritos pelo Gestor nas demais guias.
Acerto
Pendências de acerto
Apresenta o total de pendências de acerto de ponto individual, somando as pendentes com o Gestor e Colaborador e o total de finalizadas, no período da competência.
Status atual dos acertos
Apresenta o total de pendências de acerto do ponto do liderado por situação, com o total de finalizadas, pendentes com o Gestor e pendentes como o Colaborador, no período da competência.
Importante
O cálculo para o total das pendências de acerto e a situação dos acertos pode mudar conforme a Gestão dos incidentes do ponto.
Horas
Total de horas
Apresenta um resumo de horas do liderado no período da competência com as seguintes situações: horas trabalhadas, horas não trabalhadas e horas extras.
As horas são consideradas conforme a definição das situações da tela Situações da apuração (FR060DSI) em: Cálculos > Controle de Ponto e Refeitório > Apuração > Definições > Situações:
- Faltas : todas as situações da guia Ausências, inclusive com a complementar.
- Extras: todas as situações da guia Extras, inclusive com a complementar. Considera também as situações de Separação com a complementar.
- Trabalho: a Situação de Trabalho da guia Gerais com a complementar.
- Afastamentos: a Situação Licença Remunerada Férias da guia Gerais.
- Outros: demais situações da guia Gerais
As horas de crédito e débito no banco de horas são classificadas como Crédito BH e Débito BH.
Média de horas
Apresenta a média de horas do liderado dos últimos doze meses, conforme:
- Horas trabalhadas: situações com o tipo: Trabalho;
- Horas não trabalhadas: situações com os tipos: Afastamentos, Faltas e Débito BH;
- Extras : situações com os tipos: Extras e Crédito BH.
As situações com o tipo "Outros" não são consideradas no gráfico.
Banco de horas
Total de horas a pagar
Apresenta a soma de horas a pagar no mês, seguindo a parametrização do cadastro do banco de horas.
Total de horas a descontar
Apresenta a soma de horas a descontar do liderado no mês, seguindo a parametrização do cadastro do banco de horas.
Projeção de horas a pagar/a descontar
Apresenta a projeção com total de horas a pagar e a descontar do liderado nos próximos seis meses, seguindo a parametrização do cadastro do banco de horas.
Avaliação de desempenho
Evolução do nível de desempenho
Para que este card esteja disponível é necessário que o parâmetro Utilizado para medir o resultado geral do desempenho do colaborador e apresentá-lo no gráfico Evolução do nível de desempenho esteja habilitado para o ciclo (ele fica disponível em: Gestão de Desempenho > Cadastros > Ciclo de avaliação). O nível de desempenho é resultado da média ponderada entre o resultado geral da avaliação de competências e o resultado geral da avaliação de resultados. Dependendo de como o ciclo foi configurado pelo setor de RH, o gráfico:
- considera pesos para cada tipo de avaliação (exemplo: para chegar ao nível de desempenho total, a avaliação de resultados terá um peso maior do que a avaliação por competências);
- mostra os conceitos a partir de escalas de classificação (exemplo: o desempenho é definido como "Ótimo").
Feedbacks Recebidos
Apresenta o total de feedbacks recebidos do liderado, recebidos nos últimos 30 dias e a média de feedbacks recebidos conforme a escala configurada. Para o cálculo da média são considerados os feedbacks nas seguintes situações: compartilhados com colaborador e gestor e compartilhados somente com o gestor. A situação em que o feedback é compartilhado somente com o colaborador é considerada na média somente quando o feedback é tornado público pelo Colaborador.
Avaliação por competências
Avaliação por competências
Apresenta a proficiência atingida pelo liderado no ciclo vigente, apenas quando a última avaliação estiver concluída.
Mapa de competências do liderado
Apresenta o mapa de avaliação das competências do liderado em relação ao seu cargo/posto de trabalho, ou seja, o nível de proficiência das competências exigidas para o cargo, com as registradas no histórico de competências do Colaborador.
Observação
O histórico de competência considera a avaliação mais recente do liderado, que está com a situação concluída.
Plano de desenvolvimento individual (PDI)
Situação dos objetivos de desenvolvimento
Apresenta a quantidade de objetivos de desenvolvimento do liderado nas seguintes situações: Pendentes, a vencer em 30 dias e vencidos.
Sucessão
Posição-chave ocupada pelo liderado
Apresenta um resumo das informações de posição-chave, o risco de perda, o impacto da perda e a quantidade de candidatos mapeados para a sucessão do liderado e, também, se esses candidatos a sucessão estão prontos para assumir o cargo (nível de prontidão). Também é possível acessar os detalhes da tela de Plano de sucessão.
Carreira
Plano de carreira
Apresenta se o liderado possui um ou mais cargos definidos em seu plano de carreira. Ao clicar no botão é possível acessar a tela de Plano de carreira do colaborador.
Remuneração
Últimos aumentos salariais espontâneos
O aumento espontâneo (também conhecido como promoção horizontal) é todo aquele que não é exigido por lei, podendo ser resultado de uma promoção de cargo, por exemplo. Em oposição, temos os reajustes legais, que são todos aqueles exigidos por lei, como a atualização monetária decorrente de acordo coletivo de trabalho na database da categoria (dissídio).
Este gráfico mostra os últimos aumentos espontâneos conferidos ao liderado da proposta, permitindo identificar rapidamente há quanto tempo ele está sem receber uma alteração salarial.