Cadastro de Cargos — Gestão de Remuneração
O cadastro de cargos é o processo em que um usuário RH importa, cria, edita, ou remove a descrição dos cargos dos Colaboradores da empresa de forma simples e eficaz. Todos os cargos existentes, e os que vierem a ser cadastrados, são adicionados por essa tela, encontrada em Gestão de Remuneração > Cargos > Cadastro de cargos.
E, para tornar o processo ainda mais prático, é possível otimizar o processo com a Descrição de Cargos com inteligência artificial (IA)
Ativar a funcionalidade
Para ativar a Descrição de Cargo com IA , o usuário com perfil de administrador deve habilitar as permissões ao papel RH responsável pelo recurso Gestão de Papéis, ao acessar o menu Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão de Papéis
Além disso, é necessário definir as permissões do papel que gerarão os cargos, buscando pela opção Gerar descrição de cargos com IA e habilitar as permissões disponíveis (Incluir ou Editar).
Caso o usuário queira importar as descrições de cargo que já existem no XT, o mesmo poderá abrir um chamado para que o fluxo de integração das descrições de cargos completa seja habilitado, possibilitando importar as descrições de cargos já existentes.
Observação
- O fluxo de de integração de descrições de cargos advindos do XT possui uma limitação para clientes que possuem o SQLServer como banco de dados. Para estes clientes, só é possível utilizar esse novo fluxo para quem utiliza a versão maior ou igual a SQLServer 2017;
- Não é necessário possuir o Gestão de Departamento Pessoal para utilizar o cadastro de cargos;
- A informações da descrição de cargo não serão integradas ao XT. Essa informação existirá penas na XPlatform.
Cadastrar o cargo
Para cadastrar novos cargos, acesse Gestão de pessoas > Registros > Empresas > Cargos. Aqui é possível, também, filtrar os cargos existentes a partir das opções Estrutura do cargo, Código e Titulo reduzido do cargo.
O cadastro de um novo cargo pode ser feito clicando no botão Adicionar. Ao fazer isso, uma tela aparecerá e as seguintes informações podem ser incluídas:
- Estrutura do cargo: caso precise criar uma nova estrutura de cargos dentro da empresa, insira o nome da nova estrutura no campo digitável. No entanto, caso deseje usar uma estrutura já existente, é possível buscar os cargos cadastrados no sistema digitando o nome no campo ou usando o botão de lupa ao lado do campo para filtrar as estruturas salvas no sistema a partir do Código e/ou Descrição. Esse campo é obrigatório;
- Código: esse campo obrigatório exige um código numérico do cargo a ser cadastrado para o cargo dentro da empresa;
- Título reduzido do cargo: essa informaçao será usada para exibição em campos de pesquisa (ao pesquisar cargos na admissão, por exemplo) e é obrigatória;
- Descrição: nesse campo é possível informar títulos mais longos para o cargo, que não caberiam nos campos de pesquisa;
- CBO: aqui é possível escolher e associar o código de CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) para o cargo a ser cadastrado;
- CBO 2002: aqui é possível escolher e associar o código de CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) usando a metodologia de classificação de 2002 para o cargo a ser cadastrado;
- Data de criação: aqui é possível inserir a data de criação do cargo a ser cadastrado;
- Data de extinção: aqui é possível inserir a data final de validade do cargo dentro do sistema;
- Grau de complexidade do cargo: esse campo permite definir se a complexidade do cargo a ser cadastrado será Baixa, Média ou Elevada;
- Superior imediato: aqui é possível informar qual será o superior imediato dos Colaboradores que forem registrados no cargo a ser criado. Caso deseje associar um superior já existente, é possível buscar os superiores cadastrados no sistema digitando o nome no campo ou usando o botão de lupa ao lado do campo para filtrar os superiores salvos no sistema a partir do Código e/ou Titulo reduzido do cargo;
- Cargo de comando: essa opção permite definir se o cargo a ser cadastrado será ou não um cargo de comando;
- Nível hierárquico do cargo: nesse campo é possível informar qual será o nivel hierárquico do cargo a ser cadastrado. Caso deseje associar um nivel hierárquico já existente, é possível buscar os niveis cadastrados no sistema digitando o nome no campo ou usando o botão de lupa ao lado do campo para filtrar as estruturas salvas no sistema a partir do Códigos e/ou Descrição do cargo;
- Natureza da despesa: aqui é possível informas os códigos de natureza de despesa, caso a empresa utilize Centro de Custos e tenha tipos de lançamentos de despesa diferentes cadastrados no sistema. Usando o botão de lupa, é possível consultar as naturezas de despesa cadastradas no sistema a partir de seus Códigos ou Descrições;
- Área de atuação: nesse campo é possível informar qual será a área de atuação do cargo a ser cadastrado. Caso deseje associar uma área de atuação já existente, é possível buscar no sistema digitando o nome no campo ou usando o botão de lupa ao lado do campo para filtrar as áreas salvas no sistema a partir do Códigos e/ou Descrição;
- Percentual adicional de função: nesse campo é possível inserir o percentual de adicional de função para o cargo a ser cadastrado;
- Tipo do motorista: caso o cargo envolva o uso direto de veículos, é possível escolher entre as opções Motorista de carga e Motorista de passageiros ou, para casos em que o cargo não exige essa habilidade/função, Não se aplica;
- CNH obrigatória: aqui é possível definir se o cargo a ser cadastrado exige habilitação;
- Órgão de classe obrigatória: nesse campo é possível definir se o cargo a ser cadastrado exigirá registro de categoria profissional;
- Sigla do conselho profissional: aqui é possível informar a sigla do conselho profissional (CREA, CRA, CRM, CRO, etc., por exemplo) sob o qual o cargo será registrado;
Cadastrar descrição de cargo
Para cadastrar a descrição dos cargos a serem registrados no sistema, é possível preencher dois campos editáveis: Descrição sumária e Descrição de cargo.
Descrição sumária
A Descrição sumária é um campo digitável que serve para descrever de forma resumida as tarefas e atribuições relacionadas ao cargo a ser cadastrado.
Importante
O limite de caracteres para esse campo é de 5.000 caracteres.
Descrição de cargo
O campo Descrição de cargo permite informar em detalhes as atribuições relacionadas ao cargo a ser cadastrado. Além disso, é possível usar o botão Gerar descrição de cargo para gerar uma descrição completa do cargo utilizando inteligência artificial.
Ao clicar nesse botão, uma descrição em detalhes do cargo definido durante o cadastro será criada automaticamente.
Importante
- O limite de caracteres para esse campo é de 5.000 caracteres;
- Após clicar no botão "Gerar descrição de cargo" e aceitar as mudanças automáticas, a descrição gerada irá sobrescrever qualquer descrição já existente.