Remuneração Variável

Dos elementos que compõem a Remuneração ou Remuneração Total do colaborador, existe o salário base que reflete o valor do cargo internamente na empresa e que também é a base para os cálculos de férias, 13º salário, aposentaria e etc.

Além disso, algumas posições também possuem os adicionais como insalubridade, onde a posição apresenta condições prejudiciais a saúde (químico, físico e biológico são exemplos); periculosidade onde a posição apresenta um risco de vida (inflamável, radioativa, altura são exemplos)

Já a Remuneração Variável é a compensação na qual parte do salário pago ao colaborador é determinada através do desempenho individual, em grupo, ou organizacional, ou seja, não é fixo e nem garantido.

A Remuneração Variável é dividida em Incentivo de Curto Prazo (ICP), que visa incentivar e reconhecer o sucesso no atingimento das metas e objetivos imediato, geralmente dentro de um prazo de até 1 ano, e Incentivo de Longo Prazo (ILP), que visa buscar a retenção dos colaboradores a longo prazo, promovendo uma cultura de dono (ownership), desenvolvimento contínuo e que possa contribuir com os objetivos estratégicos da empresa.

Quer saber como usar a remuneração variável do Gestão de Remuneração da Senior para otimizar os resultados da sua equipe e, ao mesmo tempo, oferecer compensações justas? Então, confira o artigo especial no blog: Remuneração variável: o que é, tipos e como aplicar. Além disso, temos disponível, no YouTube, uma talk de produto realizada pelos especialistas da Senior. Venha assistir a talk sobre otimização da remuneração variável: visualização para RH e Gestores!

Cadastrar itens de Remuneração Variável

O primeiro passo para cadastrar um parâmetro de Remuneração Variável - ICP é definir qual Posto de trabalho com cargo vinculado dentro da empresa será configurado. Essa configuração poderá ser feita em Gestão de Remuneração > Informações dos Postos de trabalho com cargos vinculados > Ações > Vincular remuneração variável.

Importante

Executar a rotina de importação da Remuneração Variável no Posto de trabalho

É possível importar alvos de remuneração variável pelo botão Importar, em Gestão de Remuneração > Informação salariais dos Postos de trabalho com cargos vinculados> Importar> Remuneração variável.

Para o processo de importação de tabela, deve-se fazer upload de arquivos em formato .CSV, considerando a seguinte estrutura:

Visualizar o Incentivo de Curto Prazo (ICP) na tela de Propostas

Na tela de propostas, disponível em Gestão de Pessoas > Gestão de Remuneração > Propostas > Enviar propostas de liderados, ou através dos Analytics de remuneração, é possível visualizar a remuneração variável do cargo/posto atual do colaborador.

Observação

Caso haja alteração de Cargo e/ou Posto de trabalho, será exibido um quadrante com as características do cargo/posto atual versus o novo cargo/posto, onde também será indicada a remuneração variável atual versus o novo posto.

Visualizar a remuneração variável paga na tela de Informações do Colaborador

É possível verificar um resumo do valor total pago em Remuneração Variável em Gestão de Pessoas > Gestão de Remuneração > Propostas > Enviar propostas de liderados, ou através dos Analytics de remuneração, informando o nome do Colaborador desejado.

Uma vez selecionado o Colaborador desejado, é possível visualizar o resumo das informações de remuneração variável em + Ver informações do colaborador .

Este artigo ajudou você?