Meu perfil
O Meu perfil é o agrupamento das informações pessoais, de contato, contatos de emergência, documentos e dados bancários do Colaborador.
É possível adicionar ou editar as informações dos quadros Dados pessoais, Dados de autodeclaração, Contatos, Contatos de emergência, Endereço, Documentos. As informações poderão ser alteradas imediatamente após clicar em Salvar e enviar, ou serão encaminhadas para o responsável pela manutenção dos registros dos colaboradores (Recursos Humanos), caso assim esteja configurado.
Notas
- As informações do quadro Dados bancários servem apenas para consulta, ou seja, não é possível editá-las;
- É possível anexar arquivos com extensões .PDF, .PNG, .JPEG, .JPG, .DOC, .DOCX e .XLXS, com tamanho máximo de até 2 MB, no quadro Comprovantes.
Dados Pessoais
Os dados pessoais são as informações relacionadas ao Colaborador, portanto é importante mantê-los atualizados.
Pelo menu Painel de gestão em Painel de gestão > Meu painel > Perfil > Pessoal > Meu perfil > Dados pessoais é possível gerenciar as informações, solicitar alterações ou inclusões, anexar documentos e encaminhar para o departamento de RH realizar a aprovação da solicitação de alteração. Os dados que podem ser alterados no quadro Dados pessoais são:
- Nome completo
- Data de Nascimento
- Sexo
- Estado Civil
- Nacionalidade
- Naturalidade
- Raça/Etnia
- Escolaridade
Importante
- Caso configurado na Atualização cadastral, as mudanças de dados pessoais requererão um comprovante anexado e a confirmação do Colaborador ao clicar em Afirmo que os dados são verídicos. Por exemplo: em uma mudança de estado civil de solteiro para casado, pode-se alterar o campo Estado civil do quadro Dados pessoais e será necessário anexar a certidão digitalizada no quadro Comprovantes. Do contrário, as mudanças serão salvas automaticamente no momento em que o Colaborador salvar as informações.
Além dos dados citados acima, caso o Colaborador seja uma Pessoa com Deficiência (PcD), é possível repassar essa informação para a organização por meio do quadro Deficiências, na tela de Dados pessoais.
É possível indicar a deficiência principal, caso possua mais de uma, e se é um profissional reabilitado ou readaptado.
- Reabilitado: o colaborador incapacitado parcialmente ou totalmente para o trabalho, cumpriu Programa de Reabilitação Profissional no INSS, recebendo certificado, sendo proporcionado os meios indicados para participar do mercado de trabalho.
- Readaptado: o colaborador está investido em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.
A alteração desses dados segue o processo de atualização cadastral.
Observação
- Parte das informações disponibilizadas podem estar como públicas ou privadas, dependendo das configurações feitas pela empresa, podendo ser alteradas pelo Colaborador;
- As opções Adicionar e Editar informações nos perfis podem estar ocultas para o colaborador. Esses campos ficarão disponíveis de acordo com as configurações da empresa.
Dados de autodeclaração
A seção Dados de autodeclaração permite que os Colaboradores registrem suas informações de identidade de gênero, orientação sexual, nome social e se recebeu refúgio no Brasil. Essas informações podem ser incluídas, editadas ou removidas a qualquer momento acessando Painel de gestão > Meu painel > Perfil > Pessoal > Meu perfil > Dados de autodeclaração.
Esse campo permite que o Colaborador informe a identidade de gênero com a qual se identifica, podendo ser:
- Feminino/Masculino cisgênero;
- Feminino/Masculino transgênero;
- Não binário;
- Outro (podendo ser informado pelo Colaborador ou deixado em branco).
- Prefiro não responder
Aqui é possível informar se o Colaborador adotou um nome social ou não, informando-o em caso positivo. Também é possível escolher a opção Prefiro não responder.
Importante
As informações inseridas nesse campo são apenas de caráter informativo e não fazem parte do processo de alteração legal do nome de registro civil informado no processo de cadastro de Colaborador. Para esse tipo de procedimento, é necessário seguir o processo na Administração de Pessoal, conforme explicitado nos itens Nome Completo e Nome Social.
O Colaborador pode, nesse campo, informar sua orientação sexual, podendo ser:
- Assexual;
- Bissexual;
- Heterossexual;
- Homossexual;
- Pansexual;
- Outro (podendo ser informado pelo Colaborador ou deixado em branco).
- Prefiro não responder
Esse campo permite ao Colaborador informar se o mesmo solicitou ou recebeu refúgio no Brasil. Também é possível escolher a opção Prefiro não responder.
A alteração desses dados segue o processo de atualização cadastral.
Importante
- Para que a seção de autodeclaração seja exibida na tela Meu perfil e o acesso à tela Atualizar dados de autodeclaração seja possível, é necessário ativar a configuração Permitir manter dados de autodeclaração na tela Configurações gerais;
- Nenhum dos campos de autodeclaração é obrigatório e todas as informações inseridas podem ser atualizadas ou apagadas pelo Colaborador a qualquer momento;
- A opção de nome social só se torna visível ao escolher uma das opções de identidade de gênero que não seja cisgênero.
Editar contatos pessoais
Neste campo é possível adicionar seus dados de contato pessoal como telefones, e-mails profissionais e pessoais e links de perfis redes sociais diversas.
Aqui possível informar os Telefones dos tipos Pessoal, Profissional e Celular.
Observação
São exibidos somente os telefones profissionais vinculados a cadastros de colaboradores que estão atualmente ativos (não demitidos) no sistema.
Aqui é possível cadastrar ou remover E-mails dos tipos Pessoal e Profissional.
Este campo permite adicionar um link ou nome de usuário para diversas redes sociais.
Editar os contatos de emergência
Nesse campo é possível gerenciar as seguintes informações:
- Quem são as pessoas que devem constar na lista de contatos de emergência do colaborador.
- Número de telefone dos contatos de emergência.
- Grau de parentesco
- A ordem de prioridade dos contatos, usando as setas ao lado do botão Editar.
Observação
Na implantação do módulo Painel de Gestão ou, então, ao executar o fluxo Contatos de emergência no Integrador HCM, os dependentes cadastrados no módulo Administração de Pessoal com o grau de parentesco 2 - Cônjuge ou 3 – Pai/Mãe são integrados para o Painel de Gestão como um possível contato de emergência.
A manutenção dos contatos de emergência, por sua vez, deve ser feita no módulo Painel de Gestão pelo Colaborador. Ao alterar, incluir ou excluir um dependente no módulo Administração de Pessoal, a informação não será sincronizada automaticamente.
Integração com o Gestão de Pessoas | HCM (versão 6)
Nome do colaborador
O nome do colaborador no Painel de Gestão é uma das informações que são integradas com o Administração de Pessoal.
O Painel de Gestão considera o que estiver preenchido nos seguintes locais:
Local no Painel de Gestão | Local no Administração de Pessoal |
---|---|
Campo: Nome completo Tela: Painel de gestão > Meu painel > Perfil > Pessoal > Meu perfil |
Campo: Nome da pessoa Tela: Pessoas > Cadastro de Pessoas (FR033PES) |
Portanto, sempre que houver a alteração do nome de um colaborador ou colaboradora, isso deve ser feito sempre nos locais acima. Assim, os nomes serão exibidos corretamente em ambos os módulos.
Nota
O nome informado no Painel de Gestão não é usado para envio ao eSocial e nem para outros documentos legais. Essa gestão é feita pelo módulo Administração de Pessoal.
Contatos do colaborador
Os contatos também podem ser obtidos via integração, originados nos seguintes locais do módulo Administração de Pessoal:
Integração dos telefones de contato
Tipo de telefone no Painel de Gestão | Tipo de telefone correspondente no Administração de Pessoal | |
---|---|---|
Tela onde a informação é atualizada | Campo | |
Pessoal | Cadastro de Pessoas (FR033PES) | Telefone |
Ficha Complementar (FR034CPL) | ||
Celular | Cadastro de Pessoas (FR033PES) | Celular |
Profissional | Cadastro de Pessoas (FR033PES) | Telefone Comercial |
Integração dos contatos de emergência
Quando um dependente é cadastrado no módulo Administração de Pessoal, essa informação é integrada para o Painel de Gestão como um possível contato de emergência.
Já os contatos de emergência alterados ou cadastrados no Painel de Gestão não são integrados de volta para o Administração de Pessoal, mesmo que tenham sido originados por esse sistema.
Observação
Essa integração ocorre somente para dependentes cujo tipo de grau de parentesco seja 2 - Cônjuge ou 3 - Pai/mãe.
Integração de raça e etnia
Quando uma raça ou etnia é cadastrada no módulo Administração de Pessoal, essa informação é integrada para o Painel de Gestão e fica disponível como opção nos dados pessoais do colaborador.
Se a informação do campo Raça/Etnia for removida no Painel de Gestão, essa informação será integrada apenas para o cadastro de colaborador no Administração de Pessoal. Porém, isso não será replicado para o cadastro de Pessoa.