Configurações gerais — Painel de Gestão Lite
As configurações gerais permitem controlar as funcionalidades que influenciam no processo de algumas rotinas do Painel de Gestão Lite e demais módulos.
Estas definições estão disponíveis em: Gestão de Pessoas | HCM > Painel de gestão > Configurações e gerenciamento > Configurações gerais > Definições gerais.
O que você pode fazer com estas configurações:
Configurações gerais
O controle de funcionalidades tem o objetivo de definir o que estará disponível aos usuários nos seguintes processos:
- Exibir o nível do cargo: esta opção controla a visibilidade do nível do cargo dos colaboradores. Para que o nível do cargo fique visível, ative esse parâmetro.
- Exibir o nível do cargo — se esta opção for assinalada, os seguintes tipos de níveis de cargos serão exibidos:
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/**/"I",
/**/"II",
/**/"III",
/**/"IV",
/**/"V",
/**/"VI",
/**/"VII",
/**/"VIII",
/**/"IX",
/**/"X",
/**/"XI",
/**/"XII",
/**/"[jJ][rR]",
/**/"[pP][lL]",
/**/"[sS][rR]",
/**/"[jJ]([uU]|[úÚ])[nN][iI][oO][rR]",
/**/"[pP][lL][eE][nN][oO]",
/**/"[sS][eE][nN][iI][oO][rR]",
/**/"\\([eE][mM]\\s[vV][aA][lL][iI][dD][aA][çÇcC][aAãÃ][oO]\\)"
Observação
O nível do cargo sempre estará visível nas telas abaixo, independentemente deste assinalamento:
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- Exibir a descrição do cargo: configure se a informação da descrição do cargo dos colaboradores será exibida nos seguintes locais:
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Nota
A opção Exibir a descrição do cargo controla somente a exibição da descrição do cargo. Esta é uma informação originada pelo cadastro de cargos, do módulo Cargos e Salários.
Essa descrição não deve ser confundida com o nome ou o título do cargo. O nome e o título sempre serão exibidos, independentemente do assinalamento.
A descrição de um cargo é o detalhamento do que se espera que os profissionais que ocupam o cargo façam. Por exemplo:
- Nome e título do cargo: "Analista de RH"
- Descrição do cargo: "Atuar com as rotinas do departamento pessoal, gestão dos benefícios e seleção de candidatos da empresa."
- Exibir o motivo do afastamento(configuração padrão Habilitado): essa opção controla a visibilidade do motivo do afastamento dos colaboradores nas telas do Painel de Gestão:
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- Permitir que o usuário aprove a própria solicitação (configuração padrão Habilitado): esse parâmetro tem o objetivo de impedir que um usuário com papel RH aprove a própria solicitação nos processos de Férias e Atualização Cadastral.
Esse assinalamento é válido para quando a empresa possui mais de um responsável pela aprovação das solicitações dos Colaboradores.
Quando um analista de RH solicitar a atualização do seu cadastro, e o assinalamento estiver como "Desabilitado", somente os demais analistas responsáveis poderão assumir e aprovar essa solicitação.
- Tipo de abrangência: selecione o tipo de abrangência a ser aplicado ao RH — ou seja, de quais empresas, filiais ou centros de custo as informações dos colaboradores poderão ser visualizadas pelo papel de RH. É obrigatório selecionar um tipo (por padrão, a abrangência é por Empresa), e o cadastro das abrangências é realizado na Administração de papéis do RH.
Uma empresa conta com diversas filiais e cada uma destas possui um setor de RH independente. Ao selecionar o Tipo de abrangência por Filial, na Administração por papéis é possível selecionar somente a filial correspondente a cada papel de RH. Assim, o setor de RH da filial 1 não conseguirá visualizar as informações dos colaboradores da filial 2, por exemplo.
Importante
Ao alterar o Tipo de abrangência, todas as configurações de Abrangência feitas na Administração de papéis serão perdidas — e, consequentemente, o RH poderá visualizar as informações de todas as Empresas, Filiais e Centros de custo enquanto a configuração não for feita novamente.
Atualizações cadastrais
Configure, para cada item e conforme a política da sua empresa, quais as informações do perfil do colaborador poderão ser editadas, cadastradas e removidas durante o processo de atualização cadastral. Além disso, defina também quais funcionalidades dependem de aprovação do setor de Recursos Humanos:
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Essas opções, por padrão, são iniciadas como habilitadas. Também é possível configurar uma orientação
- Dados Pessoais;
- Endereços;
Observações
- Quando as configurações de Atualização Cadastral são alteradas, as mudanças podem levar até 30 minutos para fazer efeito para os usuários do sistema;
- Ao desabilitar qualquer uma das opções listadas acima, todas as pendências em aberto a elas relacionadas serão canceladas.
Padronização de caracteres de dados enviados para o Gestão de Pessoas | HCM on-premises
Esses parâmetros permitem padronizar a formatação de caracteres ao integrar as informações do Painel de Gestão para o Gestão de Pessoas | HCM (versão 6).
Isto é especialmente útil quando mais de uma pessoa é responsável por manter os cadastros no sistema, situação em que é comum que cada pessoa insira os dados de uma maneira diferente.
Converter para letras maiúsculas (padrão: Desabilitado) — quando este parâmetro está habilitado, as informações preenchidas nos campos terão todos os seus caracteres convertidos para maiúsculos.
Texto original: Rua: São Paulo, 825.
Texto padronizado: RUA: SÃO PAULO, 825.
Remover caracteres especiais (padrão: Desabilitado) — quando este parâmetro está habilitado, serão removidos os caracteres especiais das informações preenchidas nos campos, exceto endereços de e-mail.
Exemplos de caracteres especiais: @ * ! % ; : .
Texto original: Rua: São Paulo, 825.
Texto padronizado: Rua Sao Paulo 825
Observações
- A padronização tem efeito nos dados que forem preenchidos depois de habilitar os parâmetros. Ou seja, informações que foram preenchidas e integradas antes de habilitá-los não serão convertidas.
- A padronização é aplicada somente nas informações que são integradas para a versão 6 do Gestão de Pessoas | HCM. Informações existentes apenas na base dos sistemas senior X não são afetadas por estes parâmetros.
- Painel de gestão > Meu painel > Perfil > Pessoal > Meus dependentes
- Painel de gestão > Meu painel > Perfil > Pessoal > Meu perfil > Contatos
- Painel de gestão > Meu painel > Perfil > Pessoal > Meu perfil > Dados pessoais
- Painel de gestão > Meu painel > Perfil > Pessoal > Meu perfil > Documentos
- Painel de gestão > Meu painel > Perfil > Pessoal > Meu perfil > Endereço
- Painel de gestão > Meu painel > Perfil > Pessoal > Perfil acadêmico > Formação acadêmica
- Painel de gestão > Meu painel > Perfil > Pessoal > Perfil acadêmico > Treinamentos
- Painel de gestão > Meu painel > Perfil > Profissional > Registro profissional
Gestão de Desempenho
Essa opção só estará disponível caso o módulo Gestão de Desempenho esteja habilitado.
Carreira e Sucessão
Essa opção só estará disponível caso o módulo Carreira e Sucessão esteja habilitado.
Termo de responsabilidade
É possível configurar um termo de responsabilidade para o aceite dos colaboradores com as condições e regras de uso das telas do sistema.
O RH deve definir o conteúdo (texto) do termo e selecionar o parâmetro Solicitar o acordo do usuário neste termo de responsabilidade. Assim, o termo será apresentado para todos os colaboradores que acessarem uma das telas que o exigem.
Sempre que o conteúdo do termo de responsabilidade for alterado, a caixa de seleção neste termo de responsabilidade deverá ser marcada novamente, para que o acordo atualizado seja solicitado aos usuários.
Telas que exigem o aceite do termo:
O termo é exigido somente para acessar as telas que estão dentro dos menus dos módulos abaixo:
- Painel de Gestão
- Gestão de Desempenho
- Carreira e Sucessão
Telas que ficam fora dos menus dos módulos acima não exigem e nem apresentam o termo de responsabilidade ao serem acessadas.
Observação
São salvas no banco de dados as informações de data, hora e pessoa que visualizou o termo, e também o indicativo de que ela aceitou ou não esse termo.
Notificações
Para unificar as notificações da XPlatform e do Painel de Gestão é necessário informar a seguinte URL no campo Informar a URL para os links das notificações:
https://platform.senior.com.br/plataforma/menu/seniornew.html?category=frame&tenant=nome_do_tenant&link=https%3A%2F%2Fhcm.senior.com.br
Na URL acima, substitua nome_do_tenant pelo tenant do cliente que está sendo implantado.
Exemplo:
https://platform.senior.com.br/senior-x?tenant=senior.com.br&/#/?category=frame&link=https:%2F%2Fhcm.senior.com.br
Informar se a página XPlatform é usada para autenticação
Após informar a URL que será concatenada é necessário habilitar o parâmetro Informar se a página XPlatform é usada para autenticação.
Ao habilitá-lo, fica definido que a página da XPlatform é usada para autenticação nas notificações enviadas via e-mail. Por padrão esse campo é iniciado como desabilitado.
Insights
É possível configurar pno Insight de Alteração cadastral, conforme a política da sua Empresa, quais notificações os colaboradores irão receber.
- Ativar insight de notificação de alteração cadastral: quando este Insight está habilitado, os colaboradores passam a receber uma notificação (via XPlatform e por e-mail) solicitando a revisão das suas informações de endereço e telefone de contato. Atenção: nos Papéis e permissões do Painel de Gestão, torna-se necessário ativar o recurso (res://senior.com.br/hcm/management_panel/profile/myProfile) para este Insight;
Por padrão, todos os Insights são iniciados como habilitados.
Para mais informações sobre Insights, consulte a documentação Insights.
Nota
Quando as configurações de Insights são alteradas, as mudanças podem levar até 30 minutos para fazer efeito para os usuários do sistema.