Locais físicos
Para que o Ronda senior X gerencie todos os ambientes da sua empresa, cadastre adequadamente os seus locais físicos no sistema. Com esse cadastro realizado, os locais podem ser monitorados e os controles de acesso e de vagas, entre outros recursos, podem ser configurados para cada ambiente.
Os locais físicos registrados no Ronda senior X devem representar a hierarquia de ambientes da empresa o mais fielmente possível. Isso permite um melhor gerenciamento através de controles, como os níveis de acessoOs níveis são utilizados para que, uma vez que o usuário altere seu nível de acesso, seja indicado que ele entrou ou saiu de um lugar, sendo que o dispositivo é configurado para verificar se a troca de níveis foi de fora para dentro de um local ou o oposto., e também facilita a definição das outras verificações que um local pode efetuar. Recomendamos que você tenha em mãos um desenho ou rascunho da estrutura de locais do(s) prédio(s) que serão registrados.
O cadastro dos locais físicos depende de vários outros cadastros do sistema, pois essas informações serão associadas aos locais ou usadas durante o processo de cadastramento. Por exemplo, os locais físicos podem estar associados a grupos e dispositivos e possuir validações que definem quem pode ter acesso a eles.
O que você pode fazer:
Antes de cadastrar um local físico, realize o cadastro do fuso horário. É importante registrar corretamente o fuso horário, pois isso afetará as validações de acesso e a apresentação das informações do sistema.
Há outros cadastros que também podem ser realizados previamente (opcionais, dependendo de cada caso): o de faixa horária e papel, para o uso de validações; o de feriados, necessários para o cadastro de faixas horárias; e o de escalas e grupos, para o cadastro de papel.
- Na Senior X, acesse Gestão de Riscos e Segurança > Cadastros gerais > Fusos horários e cadastre o fuso horário correspondente ao local;
- Para cadastrar o local, acesse Cadastros gerais > Locais físicos;
- Clique em Adicionar raiz (Local físico);
- Preencha a Descrição com o nome do novo local e, em Fuso horário, selecione um dos fusos horários cadastrados anteriormente;
- Opcionalmente, preencha a capacidade máxima do local para fins de monitoramento. Só é possível informar a capacidade máxima de locais físicos internos e o limite de valor inserido é 999999999;
- Clique no botão Salvar.
Ao cadastrar um local físico raiz, a caixa de seleção Local físico externo já é selecionada automaticamente, pois conceitualmente é necessário que o local raiz seja externo. Alguns exemplos de local físico externo são: a rua onde a empresa se localiza, seu bairro ou cidade. Tais locais são usados pelos dispositivos que ficam nos limites do ambiente da empresa.
Já os subníveis ou locais filhos podem ou não ser definidos como externos, isso depende do quão detalhada a empresa deseja que seja a hierarquia.
- o subnível não é marcado como externo, pois a empresa tem como local raiz a cidade onde fica e quer considerar somente isso como local externo;
- o subnível é marcado como externo, pois a empresa tem como local raiz a cidade onde fica e duas portarias, cada uma numa rua, e cadastra tais ruas como locais externos.
- Após cadastrar o local físico, em Validações, clique em Editar;
- Então, ative cada tipo de validação desejada para que ela seja controlada neste local: clique em Editar e selecione Ligado ou Desligado para cada validação. Ao selecionar Ligado, em alguns casos, outros campos surgirão na tela;
- Ao ativar a validação Controla faixa horária da pessoa, informe uma faixa horária previamente cadastrada no sistema. Do mesmo modo, ao ativar a validação Controla autorizador para o local, informe os papéis autorizadores, que também devem ter sido cadastrados anteriormente;
- Ao ativar a validação Controla permissão, é possível informar qual papel ou papéis acessam o local, clicando no botão Editar. Caso nenhum papel seja informado, o sistema utilizará os dispositivos vinculados ao papel da pessoa que está realizando o acesso para fazer o controle de permissão;
- Clique em Salvar e volte à tela anterior clicando no nome do dispositivo, abaixo do título na parte superior da tela.
No Ronda senior X, todos os dispositivos que dão acesso ao local físico criado vão respeitar as mesmas validações.
- Se você estiver dando continuidade ao cadastro do local físico, em Cadastros gerais > Locais físicos, clique em Adicionar subnível. Caso se trate de um local físico já cadastrado, na árvore da Hierarquia, selecione o local e clique em Adicionar subnível;
- Preencha a Descrição com o nome do novo local e selecione o Fuso horário;
- Sinalize se este é um Local físico externo;
- Clique em Salvar.
O local físico recém-cadastrado aparecerá na árvore abaixo do local selecionado. Repita esse procedimento tantas vezes quantas forem necessárias para cadastrar todos os locais e seus subníveis.
Verifique a hierarquia de todos os locais físicos e seus subníveis (locais filhos) cadastrados.
Para que os locais filhos sejam exibidos, clique na seta à esquerda do nome do local físico raiz (ou local pai). Então, eles serão mostrados no nível imediatamente abaixo.
O botão Adicionar raiz (Local físico) está sempre disponível e permite criar um novo local do tipo raiz.
Ao selecionar um item da hierarquia, os botões Adicionar subnível e Visualizar são mostrados. Eles permitem, respectivamente, criar um novo local como filho do item selecionado e visualizar ou editar as suas informações.
Localize um item sem a necessidade de procurá-lo na árvore, através da caixa de pesquisa Local, em Localizar local físico. Ao selecionar um resultado da pesquisa, a tela de visualização é mostrada.
Em Cadastros gerais > Locais físicos, clique no local físico desejado e em Visualizar.
Para editar as informações de validações do local físico, clique em Editar e selecione Ligado ou Desligado para cada validação. Ao selecionar Ligado, em alguns casos, outros campos surgirão na tela. Para editá-los, clique em Editar e proceda com a edição.
Ao finalizar, clique em Salvar.
A seguir estão relacionadas todas as validações e quais são as verificações feitas em cada uma. Dessa forma, é possível examinar os procedimentos checados a cada passo de uma validação e tentar identificar por que razão uma tentativa de acesso está sendo bloqueada. A lista também indica se aquela validação sempre é realizada pelo sistema por padrão ou se pode deixar de ser verificada (estando desativada, por exemplo):
- Controla nível: considera uma estrutura de níveis definidos para os dispositivos, baseada nas suas localizações e nas localizações dentro delas. Inicialmente esse controle verifica, dentre todos os papéis da pessoa, se algum deles não valida nível ou se a validação está desativada - nesse caso, o acesso é válido, não validando nível. Caso todos os papéis validem níveis, ou um dos papéis valide e os demais estejam com a validação de nível não configurada, o nível será validado da seguinte forma:
- Se o dispositivo controla apenas entrada ou saída, o nível atual da pessoa deve ser igual ao nível de origem do dispositivo;
- Se o dispositivo controla ambos os sentidos, o nível atual da pessoa deve ser igual ao nível de origem ou destino do dispositivo.
Em outras palavras, para o acesso ser permitido, o nível da pessoa deve estar em um nível igual, imediatamente inferior ou imediatamente superior ao do dispositivo. Se houver uma diferença maior de níveis, o acesso é negado;
- Controla antidupla: verifica, dentre todos os papéis da pessoa, se algum deles não valida antidupla (nesse caso, o acesso é válido). Em seguida, é verificado se o local de destino dessa requisição é igual ao último local acessado pela pessoa, ou seja, o local onde a pessoa já está. Se for o mesmo local e o tempo de validação de antidupla ainda não tiver passado, o acesso é negado;
- Controla crédito de acesso: Esta funcionalidade determina a quantidade de vezes que um crachá poderá passar por um dispositivo de acesso, em uma determinada faixa horária e/ou local físico. Esse controle de acesso exige que a pessoa possua créditos para acessar um local por determinado dispositivo;
- Controla faixa horária da pessoa: verifica, nos papéis a serem considerados para a pessoa, se algum deles não valida faixa horária da pessoa (nesse caso, o acesso é válido). Em seguida, verifica se algum deles não possui escala, o dia correto para validação, ou faixas horárias definidas para esse dia (nesses casos, o acesso é inválido). Então, é verificado se a hora da requisição de acesso está dentro da faixa horária, no dia correto da escala;
- Controla faixa horária do local: verifica, nos papéis a serem considerados para a pessoa, se algum deles não valida faixa horária do local (nesse caso, o acesso é válido). Em seguida, verifica se algum deles não possui lista de faixas horárias associada ao local ou faixa horária para o dia da semana dessa requisição (nesses casos, o acesso é inválido). Então, é verificado se a hora da requisição de acesso está dentro da faixa horária do respectivo dia (ou, se o dia atual for um feriado, na faixa horária de feriados);
- Controla interjornada: realiza o controle de entrada dos colaboradores obedecendo às regras de interjornada e as configurações de acesso dos locais físicos;
- Controla suspensão de papéis (afastamentos): verifica, dentre todos os papéis da pessoa, se eles possuem uma suspensão na data do acesso. Deve haver pelo menos um papel ativo (sem suspensão) para que o acesso seja válido;
- Controla permissão: se esse controle estiver ativo, o papel pode acessar somente os locais físicos autorizados ou realizar acesso a locais cujos dispositivos estejam vinculados ao papel. Ao habilitar essa validação, é possível informar os locais físicos e/ou as leitoras do dispositivo;
- Validação customizada: habilita o papel para uma validação de acesso customizada.
Quando o papel é integrado ao Ronda Senior e/ou Gestão de Pessoas | HCM, o sistema desabilita a opção de cadastrar leitoras de equipamentos.
Em Tipos de validação de acesso é possível conferir detalhes sobre todas as validações realizadas pelo sistema.
Marque a opção Mostrar locais inativos para exibir na tela tanto os locais ativos como os inativos. Se essa opção estiver desmarcada, somente os locais ativos serão exibidos.
A opção aparece em dois lugares na tela: ao lado da caixa de pesquisa e acima da hierarquia. Cada um desses itens afetará somente os locais inativos nos resultados da pesquisa ou na árvore da hierarquia, respectivamente.
Marque a opção Mostrar locais inativos que fica ao lado da caixa de pesquisa e deixe desmarcado o Mostrar locais inativos próximo à hierarquia.
Dessa maneira, a árvore da hierarquia mostrará somente os locais que estão ativos naquele momento. Mas é possível usar a pesquisa para localizar qualquer local cadastrado, seja ativo ou inativo.
Em Cadastros gerais > Locais físicos, clique no local físico desejado e em Visualizar. Para desativar este local, clique em Desativar local físico.
Os locais desativados somente aparecem na hierarquia e na pesquisa caso a opção Mostrar locais inativos esteja assinalada. A desativação de um local físico também desativa todos os seus locais filhos, impedindo o acesso tanto a este local quanto aos locais abaixo dele.
Permita que estas operações sejam efetuadas novamente para o local, reativando-o. O botão Ativar local físico é mostrado somente se o local em questão estiver desativado. Reativar um local também faz com que quaisquer locais desativados acima dele sejam ativados.
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