Papéis
Cadastre papéis que podem ser associados a uma pessoa ou veículo para definir suas permissões e validações, entre outras coisas.
No Ronda senior X, o papel:
- representa a função que uma pessoa tem dentro da empresa, seja um colaborador que trabalha nela ou um visitante que entrará no prédio uma única vez;
- determina quais validações de acesso a pessoa verifica, efetivamente controlando quais locais podem ser acessados, em quais horários e de que forma;
- define quais telas do sistema serão disponibilizadas e quais cadastros podem ser manipulados pela pessoa;
- gerencia veículos, assim como pessoas.
Uma pessoa pode possuir mais de um papel, e um papel pode ser usado por diversas pessoas.
Exemplo
Crie papéis para cargos como "Empregado", "Gerente" e "Analista", para funções como "Implantador", "Supervisor" e "Segurança", ou para situações específicas como "Visita a Colaborador" e "Visita a CEO".
O que você pode fazer:
- Em Senior X, acesse Gestão de Riscos e Segurança > Cadastros gerais > Papéis;
- Clique em Adicionar e preencha o Nome do papel;
- Em seguida, selecione:
- Recebe visita: para que o papel adicionado possa receber visitas;
- Credencial de uso provisório: para que o papel possa ser atribuído a uma pessoa durante a entrega de credenciais provisórias. Geralmente para visitantes;
- Enviar e-mail para o visitado: se esta caixa estiver marcada, quando uma credencial provisória associada a este papel for entregue, o visitado selecionado receberá um e-mail informando que o visitante chegou. O endereço de e-mail preferencial da pessoa será utilizado. Essa opção é disponibilizada somente quando a caixa de seleção Credencial de uso provisório está assinalada;
- Indexar a foto das pessoas associadas: essa opção é exibida para clientes que possuem reconhecimento facial e indexação de foto habilitados. Ao marcar essa caixa de seleção, todas as pessoas que possuírem este papel terão suas fotos indexadas. Recordamos que esta operação pode gerar custos adicionais (tanto na ativação quanto na desativação da indexação de foto);
- Integrado: essa caixa de seleção é somente para leitura e sinaliza se o papel foi criado pelo integrador Ronda senior X. Caso esteja selecionada, o usuário não poderá editar o nome do papel ou excluí-lo.
- Importar suspensões de integrador: esta opção apenas será exibida caso o cliente possua integração com os sistemas Ronda Senior e/ou Gestão de Pessoas | HCM. Se ela estiver marcada, qualquer afastamento realizado nos sistemas mencionados suspenderão o papel em questão. Por meio desta caixa de seleção, o cliente informa em cada papel se ele gostaria que as suspensões realizadas nos papéis dos sistemas mencionados também se apliquem no Ronda senior X. Por padrão, todos os papéis vindos do integrador já estão com essa caixa de seleção marcada, e ela não pode ser desmarcada. Porém, se o papel foi criado pelo Ronda senior X é possível editar essa seleção.
- Clique em Salvar.
Durante o cadastro, existe a opção de relacionar o papel às pessoas desejadas. Porém, o papel pode ser criado de antemão para utilização posterior.
Para excluir papéis, em Consulta de papéis, clique em Listar todos ou preencha o campo Busca para localizar o papel, clique sobre o papel desejado e, ao final da tela que se abrir, clique em Excluir.
Após cadastrar o papel, informe as validações que as pessoas e os veículos associados a ele controlarão. Clique em Editar e defina um item como Ativado para que ele seja controlado durante as validações de acesso da pessoa.
Se um papel tiver itens definidos como Não configurado, será considerada a definição desses itens em outros papéis que a pessoa possui e/ou as configurações definidas para o local. Após escolher as opções de validações, clique em Salvar.
Cenário 1:
O usuário possui os papéis Analista e Gerente. O papel de Analista possui o item Controla anti-dupla definido como Não configurado. O papel de Gerente possui esse item definido como Desativado. Com isso, o usuário terá a verificação do controle de anti-dupla desativada, já que um de seus papéis tem esse campo definido como Desativado e o outro papel não o configurou.
Cenário 2:
O usuário possui os papéis Analista e Gerente. O papel de Analista possui o item Controla anti-dupla definido como Ativado e o papel de Gerente como Desativado. Nesse caso, o usuário terá a verificação do controle de anti-dupla desativada, pois o papel que estiver configurado como Desativado se sobrepõe ao que estiver Ativado.
Cenário 3:
O usuário possui os papéis Analista e Gerente. O papel de Analista possui o item Controla anti-dupla definido como Não configurado. O papel de Gerente possui esse item definido como Ativado. Com isso, o usuário terá a verificação do controle de anti-dupla ativada, já que o papel definido como Não configurado não terá influência .
| Controle anti-dupla papel 1 | Controle anti-dupla papel 2 | Verificação do controle de anti-dupla |
|---|---|---|
| Não configurado | Desativado | Desativada |
| Ativado | Desativado | Desativada |
| Não configurado | Ativado | Ativada |
Validações:
- Controla nível: realiza o controle dos níveis de acesso, verificando se o crachá está efetuando acesso de acordo com uma ordem lógica entre os locais, definida pelos seus níveis;
- Controla anti-dupla: realiza o controle de Anti-dupla"Antipassback", termo em inglês traduzido no Gestão de Acesso por Anti-dupla, é o nome dado a um número de características do sistema de controle de acesso desenhadas para evitar dos usuários passarem sua credencial a outra pessoa, pretendendo obter uma autorização de acesso. Exemplos de uso de antidupla podem ser: em um estacionamento, quando o administrador deseja impedir que as pessoas não autorizadas usem as vagas gratuitas; ou como prevenção em áreas perigosas, nas quais é importante saber exatamente quem se encontra no local físico, na hora de um evento ou emergência. Quando usado o controle anti-dupla, é introduzido o conceito de sentido da leitora. Isto quer dizer que uma configuração permite à leitora identificar se o evento é de "entrada" ou de "saída". Para isto devem ser criadas áreas controladas, e tanto as áreas quanto a pessoa devem ser configuradas para ter este controle. As respectivas leitoras devem ser configuradas de forma que indiquem para qual área controlada ela faz entrada e qual área ela faz saída., impedindo que o mesmo crachá realize acesso duas vezes seguidas na mesma direção (entrada ou saída), em um curto intervalo de tempo. Ao realizar a ativação desse controle, uma janela será mostrada solicitando a quantidade de tempo para a expiração de anti-dupla, em minutos. Quando utilizado catraca ambos os sentidos perde-se a necessidade (e até mesmo a possibilidade) de ser efetuado o controle de anti-dupla, tendo em vista que o acesso será liberado para o nível contrário àquele que iria bloquear o acesso;
- Controla crédito de acesso: ativa, essa validação determina que o papel terá controle de acesso por meio de créditos;
- Controla faixa horária da pessoa: associa ao papel as faixas horárias da pessoa, que podem ser provenientes da tela Faixas horárias, Liberação de faixa horária da pessoa e/ou do controle de faixa horária do Ronda Senior). Se ela estiver ativa, a validação é feita a partir da escala associada (que define as faixas horárias por dia);
- Controla faixa horária do local: associa uma faixa horária a um local. Então, se esse controle estiver ativo, a validação é feita pela faixa horária do local que está sendo acessado;
- Controla interjornada: realiza o controle de entrada dos colaboradores obedecendo às regras de interjornada e as configurações de acesso dos locais físicos. Quando Ativado, será solicitada a configuração dos campos:
- Tempo de tolerância (minutos), que corresponde ao tempo de tolerância para pausas. Se um colaborador fizer uma pausa maior que o valor definido nesse campo, o sistema bloqueará seu acesso e considerará o início da interjornada;
- Tempo de duração da interjornada (horas), que se refere ao tempo mínimo de pausa entre o fim de uma jornada de trabalho e o início de uma nova.
José tem configurado para seu papel de Colaborador um tempo de tolerância de 120 minutos. Ao fazer um intervalo de 180 minutos (3 horas), José terá seu acesso bloqueado e deverá aguardar o tempo de duração da interjornada configurado no sistema com o valor 12 horas para que tenha seu acesso liberado novamente.
Quando Desativado, desabilita de forma universal o controle de interjornada para o colaborador, independentemente de ele possuir outros papéis que apresentem esse controle ativo.
Renato possui o papel de Colaborador configurado com o controle de interjornada Ativado e também possui o papel de Diretor, configurado com o controle de interjornada como Desativado. Dessa forma, Renato terá seu acesso liberado a qualquer momento, não obedecendo à regra de interjornada, já que o controle é desativado de forma universal pelo papel de Diretor e sobrepõe-se à configuração do papel de Colaborador.
Quando Não configurado, o controle de interjornada é desabilitado individualmente para o papel em questão, não interferindo nos demais papéis que possam ter este controle ativo.
- Controla permissão: se esse controle estiver ativo, o papel pode acessar somente os locais físicos autorizados ou realizar acesso a locais cujos dispositivos estejam vinculados ao papel. Ao habilitar essa validação, é possível informar os locais físicos e/ou as leitoras do dispositivo;
Quando o papel é integrado ao Ronda Senior e/ou Gestão de Pessoas | HCM, o sistema desabilita a opção de cadastrar leitoras de equipamentos.
- Validação customizada: habilita o papel para uma validação de acesso customizada.
Após cadastrar um papel, gerencie suas permissões.
Operações como Visualizar, Incluir, Editar e Excluir certos tipos de informação podem ser ativadas ou desativadas para um papel cadastrado. Isso determinará quais informações podem ser acessadas ou alteradas pelos usuários que possuem esse papel no sistema.
Para que uma tela fique visível para o usuário, ele deve possuir a permissão Visualizar correspondente àquela tela. Se ele tem permissão apenas para Incluir um cadastro, por exemplo, a tela desse cadastro não será mostrada.
Observação
Caso a permissão de um papel seja modificada, pode levar até 2 minutos para que as alterações sejam aplicadas.
A permissão total do usuário para a funcionalidade do sistema será igual a soma das permissões de todos os seus papéis.
Um usuário tem o papel de Analista para cadastros de driver, e esse papel tem permissão para Visualizar. O mesmo usuário possui o papel de Suporte para cadastros de driver, e esse papel tem permissão para Excluir. Dessa forma, o usuário terá as permissões Visualizar e Excluir para cadastros de driver.
Se a pessoa que estiver logada no sistema possuir um papel que apresente marcada a opção Editar para "Tratamento de ocorrências", ela poderá alterar a Prioridade na tela Gestão de ocorrências.
Após cadastrar o papel, adicione, edite ou exclua as suas abrangências, limitando os cadastros que podem ser visualizados por pessoas associadas a esse papel. Se o papel precisa visualizar apenas determinados grupos, locais, papéis ou estruturas organizacionais, faça essa restrição preenchendo os campos Adicionar papel, Adicionar local, Adicionar grupo, Tipo de ocorrência, Adicionar empresa, Adicionar filial, Adicionar centro de custo, Adicionar cargo, Adicionar organograma, Adicionar outras empresas e Adicionar contrato.
Em Cadastros gerais > Papéis, na seção Pessoas, clique em Gerenciar pessoas que possuem papel. Então, no campo Adicionar pessoa, busque o nome da pessoa que deseja adicionar ao papel, clique sobre ele e a pessoa será associada a esse papel.
Para excluir uma pessoa, no mesmo local, clique em Editar e, em seguida, no ícone da lixeira na linha correspondente à pessoa que deverá ser excluída.
Além de utilizar a tela Papéis para associar um papel a uma pessoa, é possível fazer essa associação em Gestão de Riscos e Segurança > Cadastros gerais > Pessoas e associar mais de um papel a uma mesma pessoa. Em Gestão de Riscos e Segurança > Controle de acesso > Credenciais provisórias > Entregas também é possível fazer a associação de uma pessoa a um papel. Já para associar um papel a um veículo, acesse a respectiva tela em Gestão de Riscos e Segurança > Cadastros gerais > Veículos.
Para gerenciar pessoas que possuem o papel, adicione, edite ou exclua as pessoas associadas ao papel criado.
Suspensão de papel
A suspensão de papel consiste na remoção temporária dos direitos de uma pessoa, provenientes de um papel vinculado a ela. Os papéis associados a uma pessoa possuem uma data de início e podem possuir também uma data final para definir sua vigência. Porém, em determinadas situações pode ser necessário desconsiderar um papel para uma pessoa por determinado período, o que pode ser feito através deste recurso.
Ao cadastrar uma suspensão, o sistema tratará a pessoa como se ela não possuísse associação àquele papel durante o tempo informado. Depois desse período, o papel voltará a ter seu funcionamento normal em relação à pessoa. Ou seja, pode-se dizer que uma suspensão de papel é equivalente a um afastamento de colaborador.
Caso o usuário tenha todos os papéis suspensos, ele não terá acesso ao sistema de acordo com o período parametrizado.
- Acesse Cadastros gerais > Pessoas e clique no cadastro da pessoa da qual se deseja suspender um papel;
- Na tela de cadastro dessa pessoa, localize a seção Papéis e posteriormente clique em Editar;
- Na lista de papéis, clique sobre o papel que deve ser suspenso. Isso mostrará as suspensões já cadastradas para ele;
- Clique sobre o botão Adicionar do item Suspensões;
- Na janela que se abre, preencha a Data inicial da suspensão e uma Observação informando, por exemplo, o seu motivo. Caso a data inicial da suspensão seja menor ou igual à data atual, o campo Data inicial ficará desabilitado;
- A Data final é opcional. Preencha-a se quiser indicar uma data para que a suspensão termine. Se esse campo for deixado em branco, a suspensão não terá fim definido;
- Para finalizar o cadastro, clique em Salvar.
Um local físico pode ou não considerar suspensões de papéis, dependendo das suas definições. É possível determinar, para cada local físico, se ele efetuará o controle de suspensões para as pessoas que o acessarem.
- Em Senior X, acesse Gestão de Riscos e Segurança > Cadastros gerais > Locais físicos;
- Selecione o local desejado e clique em Visualizar;
- Na seção Validações, verifique se o item Controla suspensão de papéis (afastamentos) está ativado ou desativado;
- Se quiser modificar essa opção, clique no botão Editar da seção Validações e altere o valor do item Controla suspensão de papéis (afastamentos). Clique no botão Salvar para confirmar esta alteração.
English
Español
English
Español


