Pessoas
Realize o cadastro e a busca de pessoas, e visualize todas as suas informações (dados gerais, documento, telefone, e-mail). Uma vez que a pessoa esteja cadastrada, é possível adicioná-la a um grupo, agendar visitas e emitir credenciais de acesso provisório para ela, entre outras operações.
Por meio desta tela, os administradores podem criar e gerenciar usuários, que podem ser associados a determinadas pessoas para acessar o sistema.
O que você pode fazer:
Por padrão, o sistema já traz uma pessoa cadastrada, o administrador (Admin), que pode ser alterado a qualquer momento. Para cadastrar uma pessoa:
- Em Senior X, acesse Gestão de Riscos e Segurança > Cadastros gerais > Pessoas;
- Clique em Adicionar;
- Em Dados gerais, preencha os campos essenciais de cadastro, sinalizados com asterisco. Em Tipo de documento, serão apresentados os documentos definidos como obrigatórios. Para que um tipo apareça nesse campo, o item Documento obrigatório precisa estar assinalado, no cadastro de tipos de documentos;Observações
- A caixa de informação Faixa horária da Pessoa, que consta no cadastro, tem como objetivo mostrar as faixas horárias que estão vinculadas a um usuário integrado ao Ronda Senior e/ou Gestão de Pessoas | HCM;
- Não é possível reutilizar o mesmo usuário em mais de um cadastro. Com isso, a associação é exclusiva: um usuário só pode estar vinculado a uma única pessoa. Quando essa condição já existe, o sistema automaticamente bloqueia a possibilidade de uso do mesmo em outro cadastro, apresentando-o como “Não" na guia Usuário Disponível.
- Após preencher os campos necessários, clique em Salvar. Será mostrada uma tela com as informações da pessoa;
- Relacione a pessoa a um ou mais papéis. Na seção Papéis, clique em Adicionar e, novamente, em Adicionar. Localize o Nome do papel que quer associar à pessoa e preencha a Data inicial e a Data final de validade desse papel. Depois, retorne à tela de dados da pessoa clicando no nome da pessoa. Na tela da seção Papéis também é possível adicionar uma suspensão para o papel;
- Se desejar, adicione a pessoa a um ou mais grupos. Na seção Grupos, clique em Adicionar, busque pelo nome do grupo e clique sobre ele. Adicione quantos grupos forem necessários. Depois, retorne à tela de dados da pessoa clicando no nome da pessoa;
- Caso seja necessário gerar notificações quando esta pessoa efetuar acesso, indique isso na seção Notificações. Clique em Adicionar e em seguida escolha o Tipo de notificação que será enviado (por e-mail ou pela Senior X). Depois disso selecione quem são as pessoas e/ou grupos que serão notificados quando essa pessoa estiver presente;
- Se necessário, associe uma estrutura organizacional. Na seção Estruturas organizacionais, clique em Adicionar, busque pelo nome da estrutura e clique sobre ele. Então, retorne à tela de dados da pessoa clicando no nome da pessoa;
- Para adicionar uma credencial titular de acesso, na seção Credenciais titulares de acesso, clique em Adicionar credencial. Depois, clique em Adicionar e informe o tipo de credencial (Biometria, Crachá e/ou Facial) e preencha os dados solicitados:
- Para crachá, o sistema permite cadastrar uma credencial de cada tipo de tecnologia (Barras, Proximidade e Smart Card);
- No caso da biometria, o sistema utiliza o SeniorReaders para o cadastro;
- Para facial, o sistema permite criar uma credencial facial com a foto do perfil. Para orientações sobre como tirar fotos de perfil adequadas, veja a página de Cadastro de fotos para reconhecimento facial;
- Se o sistema for operado por um administrador, ele poderá adicionar um usuário para a pessoa cadastrada, o que lhe concede um login e senha para acessar o sistema. Clique no botão Adicionar da seção Usuário e preencha as informações necessárias. Caso o usuário seja o administrador, selecione a opção administrador. Caso não seja, deixe em branco. Após realizar a configuração, clique em Salvar;
- Sob a foto da pessoa, é exibida a data de indexação dessa foto. Caso seja necessária sua reindexação, clique em Reindexar foto.
Em casos de usuários que possuam integração com os sistemas Ronda Senior e/ou Gestão de Pessoas | HCM, o papel que a pessoa já possui estará exibido na tela, sinalizado como Integrado. Nestes casos, o usuário não consegue editar ou excluir esta associação, exceto se essas ações forem realizadas no integrador.
A suspensão de papel também só poderá ser criada, alterada ou excluída de associações integradas caso essas ações venham do integrador.
Depois que uma pessoa já estiver cadastrada, informações podem ser adicionadas ou alteradas localizando o cadastro desejado na tela Consulta de pessoas e clicando no botão Editar dados da pessoa. Desse modo, um usuário, papel, grupo ou credencial, entre outros, podem ser adicionados a uma pessoa já existente.
A visão dinâmica é uma forma de consultar diversos registros em algumas tabelas, contando com filtros e visualização de diferentes formas. Assim como em relatórios, é permitido realizar a sua impressão em CSV, PDF ou outro formato existente e este relatório pode ser encaminhado por e-mail. Este recurso está disponível apenas para administradores do Ronda senior X.
Ao configurar a visão dinâmica para a view sam_pessoa, ela irá conter os dados dos campos foto_ok_para_reconhecimento e foto_alterada_por, através desta configuração será possível verificar os resultados da análise da foto da pessoa para ser utilizada no reconhecimento facial.
O campo foto_ok_para_reconhecimento poderá trazer as informações "true" (verdadeiro) ou "false" (falso). A informação será "true" quando a foto estiver correta para ser validada pelo dispositivo de reconhecimento facial e "false" quando não estiver correta.
Observação
Consulte a documentação da Senior X para obter informações completas sobre o recurso de Visões dinâmicas.
Para bloquear uma pessoa, em Cadastros gerais > Pessoas, localize a pessoa e clique em Bloquear pessoa, preencha o Motivo do bloqueio e quais são os Procedimentos para desbloqueio da pessoa. Ao bloquear uma pessoa:
- Todos os seus papéis serão finalizados. A data final deles será a data e a hora atual menos um minuto;
- Todas as suas credenciais serão encerradas, de forma semelhante aos papéis;
- Se ela possuir faixas de créditos de acesso, elas serão removidas;
- Se ela tiver um usuário para acesso ao sistema, ele será excluído;
- Ela receberá o status de "Bloqueada", que a impede de conseguir novos papéis e credenciais.
Para restaurar essas autorizações de acesso e fazer com que a pessoa volte a ser localizada no sistema, ela deve ser desbloqueada pelo administrador. Então, o administrador deve localizar a pessoa, clicar em Desbloquear e informar uma Justificativa de desbloqueio.
Nota
Operações realizadas pela tela de Pessoas, quando afetam credenciais de terceiros, farão isso apenas no próprio sistema Ronda senior X. Em outras palavras, essa tela não possui integração com o sistema Ronda Senior. Se uma credencial de terceiro for cancelada, finalizada ou bloqueada aqui, isso não afetará a mesma credencial no Ronda Senior, que continuará ativa e pode gerar inconsistências. Nesse caso, recomendamos encerrar a credencial na tela de finalizar o histórico de contrato ou (no Gestão de Terceiros) ou bloqueando o terceiro (no Ronda Senior).
Bloqueio temporário
Se uma pessoa está bloqueada no Ronda Senior, ela ficará com o status de Bloqueio Temporário no Ronda senior X. Com isso seu status é considerado Bloqueado, todos os seus papéis são suspensos e não é possível adicionar novos papéis a essa pessoa. Por outro lado, ao desbloqueá-la no Ronda Senior, a pessoa também terá seu bloqueio temporário finalizado no Ronda senior X, seu status é alterado para Ativo e todas as suspensões geradas pelo bloqueio são finalizadas.
Isto é feito através do Integrador e não depende de nenhum assinalamento específico - somente a opção geral Integrar com Ronda Senior X.
Bloqueio temporário no Ronda senior X
O bloqueio temporário pode ser realizado pelo Ronda senior X, sincronizado com o Ronda Senior.
No Integrador no arquivo config.properties deve ser adicionadas as seguintes chaves com os valores válidos conforme os comentários:
# Motivo de bloqueio utilizado para bloquear e desbloquear pessoas (Deve ser um código válido em R070MBL.CODMOT). gas.worker.blockreason= # Usuário que será utilizado para bloquear pessoas (Deve ser um código válido em R999USU.CODUSU). gas.worker.block.user=
Depois de adicionadas as chaves com os valores deve ser reiniciado o integrador.
No ,Ronda senior X na tela de Configurações Gerais, deve ser ativada a flag Sincroniza bloqueio temporário. Com esta flag marcada será feita a sincronização do bloqueio temporário para o Ronda Senior. Para que a flag possa ser ativada deve existir uma conexão com o integrador através do RabbitMQ e para verificar essa conexão deve ser utilizado o botão Testar Conexão.
Esta opção tem um cache de 15 minutos, então é necessário aguardar esse tempo para que a ativação ou desativação sejam aplicadas.
Na tela de Cadastro de Pessoa, para fazer o bloqueio deve ser utilizado o botão Bloquear pessoa. Deve ser informado o Motivo do Bloqueio e o Procedimento para Desbloqueio. Também deve ser selecionado o tipo de bloqueio Temporário. Utilizar o botão Bloquear para efetuar o bloqueio.
Ao escolher o bloqueio temporário, será gerada uma suspensão para todos os papéis da pessoa que for bloqueada. Todas as suspensões serão enviadas para os dispositivos, e a pessoa ficará com seus papéis inativos pelo período em que estiver bloqueada. Ao fim do bloqueio, os papéis ficam ativos novamente.
Observação:
Se o dispositivo estiver offline no momento do bloqueio ou desbloqueio, ele receberá a atualização quando estiver online.
Na tela de Cadastro de Pessoa, para fazer o desbloqueio deve ser utilizado o botão Desbloquear. Deve ser informada a Justificativa para Desbloqueio. Utilizar o botão Desbloquear para efetuar o desbloqueio.
Na tela de Recepção, nos Detalhes da Pessoa, para fazer o bloqueio deve ser utilizado o botão Bloquear pessoa. Deve ser informado o Motivo do Bloqueio e o Procedimento para Desbloqueio. Utilizar o botão Bloquear para efetuar o bloqueio.
Para desfazer o bloqueio, na tela de Recepção, nos Detalhes da Pessoa, deve ser utilizado o botão Desbloquear. Deve ser informada a Justificativa para desbloqueio. Utilizar o botão Desbloquear para efetuar o desbloqueio.
Para revogar um acesso, em Cadastros gerais > Pessoas, localize a pessoa e clique em Revogar acessos. Este botão é mostrado somente se a pessoa não estiver bloqueada. Ao revogar o acesso de uma pessoa:
- Todos os seus papéis serão finalizados. A data final deles será a data e hora atual menos um minuto;
- Todas as suas credenciais serão encerradas, de forma semelhante aos papéis;
- Se a pessoa possuir faixas de créditos de acesso, elas serão removidas.
Ao contrário do bloqueio, uma revogação de acesso não elimina o usuário da pessoa e, além disso, permite que ela receba novos papéis e credenciais.
Para que a pessoa possa voltar a ter acesso ao sistema e autorizações de acesso, solicite ao administrador para que os papéis, acessos lógicos e físicos da pessoa sejam cadastrados novamente. Em Cadastros gerais > Pessoas, o administrador deve localizar a pessoa e clicar em Revogar Acessos.
Em Cadastros gerais > Pessoas, localize a pessoa e clique em Reiniciar controles. Isso fará com que os controles de nível e anti-dupla da pessoa retornem aos valores padrão, ou seja, remove os valores do local físico atual da pessoa e da data/hora do último acesso físico, além de remover a pessoa da quantidade de pessoas presentes no Monitor Web.
Reinicie os controles caso se tenha perdido a comunicação do crachá com dispositivo leitor de controle de nível e anti-dupla. Isso pode ocorrer, por exemplo, por falta de energia, instabilidade na rede, bloqueio do dispositivo ou por leitura equivocada de acesso.
Acesse Cadastros gerais > Pessoas, localize a pessoa e clique em Excluir.
Ao excluir uma pessoa, consequentemente seus papéis e credenciais serão eliminados no processo. Dessa forma, todos os acessos da pessoa ao local e ao sistema estarão impedidos.
Observação
A exclusão será possivel se:
- Não existirem eventos de acesso ou log de auditoria desta pessoa;
- A pessoa não for o usuário administrador inicial do sistema;
- O usuário desta pessoa não for o usuário atual autenticado no sistema.
Observação:
As permissões da tela de pessoas devem ser configuradas direto no cadastro de papéis do Ronda senior X, em Gestão de Riscos e Segurança | Ronda X > Cadastros Gerais > Papéis, selecionando as permissões desejadas nesse cadastro. Para mais informações, veja a seção "Gerenciar permissões de tela" da página de Papéis.
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