Checklist
Os checklists são utilizados como uma lista de controle, onde o operador deverá realizar a rotina baseada nos checklists dos pontos de controle no aplicativo Gestão de Rotinas.
No acesso desta página, será possível filtrar, editar e adicionar novos checklists, atrelados aos planos de rotina.
Como acessar e utilizar
Para acessar a página de Checklist, utilize a Senior X > Gestão de Riscos e Segurança | Ronda X > Gestão de Rotinas > Checklists.
Filtros
A seção de filtros é utilizada para pesquisar os checklists já adicionados. Use o ícone de adição para expandir a seção e busque pelo filtro desejado no campo Nome do Checklist, selecione um Status entre Ativo, Inativo ou Todos e em seguida, pressione o botão Filtrar para abrir o filtro de buscas.
Checklist
Os checklists já cadastrados são organizados nesta seção por colunas, separados por: Indicador, Nome do Checklist, Nome do Plano de Rotina, Status e Ações. O filtro padrão mostra apenas os checklists com o status Ativo, mas essa filtragem pode ser removida pelo usuário.
Na coluna de Ações, em cada checklist, é possível Visualizar, Editar, Duplicar, Associar Ocorrência ou Excluir um checklist já cadastrado através dos botões em formato de ícones: Visualizar, Editar, Duplicar e Excluir. Ao utilizar o botão Associar Ocorrência e um tipo de ocorrência, é possível selecionar de acordo com os seguintes graus:
- Ocorrência Crítica;
- Ocorrência Alta;
- Ocorrência Média;
- Ocorrência Baixa;
- Ocorrência Planejada.
Adicionar
Clique no botão para abrir uma nova página de Dados Gerais para a inclusão de um novo checklist.
- Nome do Checklist: informe no campo o nome a ser definido para o checklist;
- Plano de Rotina: atrele o checklist a planos de rotina já cadastrados. O checklist pode ser associado a um ou vários planos simultaneamente. Para pesquisar, informe o nome ou utilize o ícone de Lupa ;
- E-mail: permite informar o e-mail do gestor que será responsável por conferir a realização dos checklists no aplicativo Gestão de Rotinas. Quando um checklist estiver com o status de Não Conforme, o usuário cadastrado neste campo receberá uma notificação de e-mail com informações;
- Tipo de checklist: defina, obrigatoriamente, o tipo de checklist e escolha apenas uma opção entre:
- Outros;
- Ronda perimetral;
- Manutenção de Ativos e Equipamentos;
- Controle de Ativos;
- Vistoria e Auditoria;
- Sistemas de proteção e contra incêndio;
- Auditoria de sistemas de segurança;
- ISO;
- PDCA;
- Auditoria de Normas Técnicas (NRs);
- Qualidade;
- Estoque;
- Certificação;
- Entregas;
- Veículos;
- Carga/descarga;
- Inspeção;
- Recebimentos;
- Expedição;
- EPI (Equipamento de Proteção Individual);
- Manutenção e limpeza.
- Status: indique se o checklist será considerado Ativo ou Inativo. Os inativos não serão listados ao associar um checklist a um ponto de controle, no plano de rotinas;
- Itens: descreva o item do checklist que deve ser feito pelo operador durante a ação de rotina. Exemplo: "Verificar se as janelas estão fechadas".
- Os itens gerados pela IAssist, com a opção de resposta do tipo "Nota", terão, por padrão, a Nota para "Não Conforme" = 5; "Configuração de anexo" e "Configuração da observação" como opcional. Para alterar é necessário editar o itens após adiciona-lo.
Adicionar item com IAssist: auxilia na inclusão de itens ao checklist, através de prompt com informações sobre quantos itens serão necessários e a funcionalidade de cada um. Para garantir um bom resultado gerado pela Inteligência Artificial, é importante que as informações sejam ricas em detalhes. Ao optar por gerar os itens do checklist com o IAssist, os dados gerados são enviados para a tabela de pré-visualização, onde é possível editar a descrição e a opção de respostas de cada item. Caso existam itens com baixa relevância, também é possível excluir ou reordená-los.
Importante
Ao adicionar um Item, uma janela abre pedindo suas informações. Após o preenchimento delas, o item aparece registrado na seção abaixo dos dados gerais. É possível então Editar, Associar Ocorrência ou Excluir utilizando o botão Ações.
Opções de Respostas dos Checklists
Defina o formato de opções que estarão disponíveis para os itens do checklist desta rotina:
- Conforme/Não conforme: para casos onde uma dessas opções deve necessariamente ser informada;
- Conforme/Não conforme/Não se aplica: além das duas opções acima, disponibiliza a opção neutra "Não se aplica" para casos diversos;
- Nota de 0 a 10: para quantificar o nível de conformidade em uma escala que vai de 0 a 10, onde quanto maior o valor, mais dentro da conformidade. Ao selecionar essa opção, defina também o campo Nota para "Não Conforme" a seguir.
Para a inserção de respostas sobre cada item dos checklists, dentro da Senior X, acesse Gestão de rotinas > Checklists.
Esse campo é mostrado se a opção "Nota de 0 a 10" for selecionada no campo Nota para Não Conforme. Indique a nota que será considerada como não conforme, assim como todas as notas inferiores a ela. As notas maiores que esse valor serão consideradas como conforme.
Se o valor "5" for indicado nesse campo, essa nota será considerada como Não Conforme, assim como as notas 4, 3 e outros valores abaixo. O valor 6 será Considerado conforme, bem como os valores 7, 8 e superiores.
Lembrando que quanto menor o valor, menos conforme é o item, e quanto maior o valor, mais dentro da conformidade o item está.
Configuração de anexo e Configuração de observação
Define se o usuário precisa anexar alguma evidência ou informar uma observação, respectivamente, ao executar um checklist:
- Não obrigatório: a evidência/observação não é obrigatória, podendo ser inserida somente se for desejado;
- Não conforme: a evidência/observação é obrigatória somente para checklists marcados como não conforme. Em checklists conformes, ela é opcional;
- Todos: a evidência/observação é obrigatória em todos os checklists, independente da situação deles.
Duplicar Checklist
Clique no botão para abrir uma nova página de Dados Gerais para a inclusão de um novo checklist baseado em um já existente. Ao duplicar um checklist, apenas os itens associados já estarão preenchidos, o restante dos campos estará em branco.
Importante
- Para ter acesso ao botão de Duplicar Checklist, é preciso ter permissão para incluir checklists;
- As mesmas regras da criação de um novo checklist se aplicam, não permitindo salvar sem nome ou sem itens.
Efeitos ao marcar item como Não Conforme
Ao conferir um checklist no aplicativo Gestão de Rotinas, o operador indica a situação dos itens (conforme, não conforme etc.) de acordo com o que foi adicionado nesta tela.
Se o checklist tem um Tipo de ocorrência associado a ele e o ponto de controle possui um local físico, quando um item do checklist foi marcado como Não Conforme , uma ocorrência do tipo definido é gerada automaticamente no Painel de Ocorrências.
Além disso, os gestores podem ser notificados por e-mail quando algum item estiver com o status de Não Conforme . Para cadastrar essa notificação, realize os passos a seguir:
- Na tela de checklist, clique no botão Adicionar;
- Preencha os campos em Dados Gerais;
- Informe o contato eletrônico do gestor no campo E-mail;
- Ao Salvar as informações, os responsáveis receberão por e-mail notificações referentes ao cumprimento de checklists durante a rotina.
Para informar o E-mail em um checklist já cadastrado, utilize o botão Ações na tela principal de Checklists e clique Editar. Em seguida, realize os passos 3 e 4.
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