Planos de Rotinas
Os planos de rotina são utilizados para garantir a frequência e o roteiro na criação de rotinas, que serão utilizadas pelos operadores no aplicativo.
Os planos de rotina devem ser inseridos através do menu Senior X > Gestão de Riscos e Segurança | Ronda X > Gestão de Rotinas > Plano de Rotina.
O plano de rotina é composto por cinco cadastros que são feitos em guias específicas. Acesse a Senior X > Gestão de Riscos e Segurança | Ronda X > Gestão de Rotinas > Plano de Rotinas e clique no botão Adicionar. Para realizar todos os cadastros, siga os passos abaixo:
- Preencha o campo Nome do Plano de Rotina;
- Em Área do plano de rotina selecione um tipo de plano de rotina que represente a ação desejada:
- Outros;
- Segurança Patrimonial;
- Manutenção;
- Segurança do trabalho;
- Facilities;
- Portaria e Recepção;
- Administrativo;
- Recursos Humanos;
- Estoque;
- Almoxarifado;
- Gestão de Riscos;
- Industria;
- Construção;
- Agronegócio;
- Mineração;
- Varejo;
- Serviços;
- Financeiro;
- Saúde;
- Alimentação e Bebidas;
- Consultoria;
- Auditoria;
- Atacado e Distribuição;
Transporte e Logística;
- Selecione um local físico para representar o local da área responsável ou do posto de trabalho do operador;
- Informe o tipo de ocorrência crítica em Tipo de ocorrência para o Alarme de Pânico, caso deseje habilitar o botão de pânico no aparelho móvel;
- Preencha o campo Lista de feriados para definir se a rotina executa ou não de acordo com a lista selecionada;
- Informe com números ou através das setas a latitude e longitude da localização nos campos Latitude e Longitude;
- No campo Tolerância informe em quantos metros a partir da localização o plano ainda pode ser executado;
- Ative o botão Permite seleção manual para que o plano possa ser selecionado via aplicativo mesmo sem o QR Code ou a geolocalização correta;
- Clique no botão Status para torná-lo Ativo ou Inativo. Optando por Inativo ele não será utilizado;
- Utilize o campo de Observação caso queira deixar alguma nota ou comentário para o cadastro e clique em Salvar ao finalizar.
Com o cadastro de pontos de controle e checklists concluído, devemos fazer o cadastro da rotina de cada plano. Isso é feito elaborando as agendas e vinculando os pontos de controle a seus checklists, se necessário.
- Informe Nome da Rotina, a sua data de início em Rotina inicia em e, opcionalmente, uma data de término em Rotina termina em;
- O Status da rotina deve ser definido entre Ativo (será considerada como utilizável no sistema) ou Inativo (não será considerada);
- Caso a rotina seja agendada (ou seja, executada em um período específico pré-definido), marque o campo Rotina agendada como "Sim" e siga os passos da lista a seguir:
- Na seção Agendamento, um ou mais agendamentos podem ser cadastrados. Para isso, clique em Adicionar;
- Para cada agendamento, defina o Horário de início, o Horário de término, e a Recorrência (diária, semanal ou mensal). Dependendo do tipo de recorrência, novos campos são mostrados e devem ser preenchidos para definir a frequência de execução do agendamento;
- Deixe a opção Ativo marcada caso o agendamento deva ser considerado em operação, ou desmarque-a para que ele fique inativo;
- Clique em Salvar. Para cadastrar mais agendamentos para esse plano de rotina, repita esses passos conforme necessário;
- Escolha o Padrão de recorrência e se desejar definir um limite de execuções para a rotina, ative o campo Termina após e informe a quantidade de vezes que poderá ser efetuada, clique em Salvar;
- Caso a rotina não seja agendada (ou seja, poderá ser executada várias vezes sem estar fixa em um agendamento), marque o campo Rotina agendada como "Não";
- Na seção Controles, clique em Adicionar para incluir pontos de controle ou checklists, se desejar:
- Se Vincular plano de controle ou Checklist forem selecionados, filtre o nome do item desejado, clique sobre ele e em seguida em Selecionar;
- Se Criar ponto de controle for selecionado, a tela de pontos de controle será aberta para que um novo possa ser criado. A opção Criar Checklist funciona da mesma forma.
Ponto de Controle
Pontos de controle são usados para garantir que o checklist seja executado no local correto. A guia lista todos os pontos cadastrados e, caso não haja nenhum, clicar no botão Adicionar permite cadastrar um para usar no Plano de Rotina.
- Em Ponto de Controle informe o nome;
- O campo Plano de Rotina estará preenchido com o plano o qual ele faz parte;
- Em Tipo, escolha entre:
- QR Code: a ativação de localização por QR Code deve ser feita no plano de rotina. Ao selecionar a opção de ativação por QR Code, o aplicativo abrirá uma tela que carregará a câmera do dispositivo móvel, onde o operador deve centralizar o código para a leitura;
- Geolocalização: utilizará da permissão de localização do dispositivo móvel para confirmar o local;
- Básico: ao selecionar essa opção, o aplicativo listará os planos de rotina disponíveis que possuem a opção permite seleção manual habilitada;
- O botão Status pode ser configurado como Ativo ou Inativo. A seleção de Inativo faz com que o ponto de controle não esteja ativo na rota para utilização em um plano de rotina, administrado na tela de Planos de Rotina;
- Utilize o campo de Observação caso queira deixar alguma nota ou comentário para o cadastro;
- Defina o Local físico onde esse ponto de controle será disponibilizado, para que as não conformidades relacionadas a ele sejam geradas apropriadamente no Painel de Ocorrências;
- Preencha as coordenadas geográficas do local deste ponto de controle em Latitude, Longitude e Raio do Perímetro ou procure a localização no mapa através do botão de pesquisa em formato de Lupa . Isto permitirá verificar se o checklist foi executado dentro do perímetro configurado para o ponto de controle;
- Clique em Salvar ao finalizar.
Checklists
Agora os checklists exibidos no aplicativo durante a execução de uma rotina serão adicionados ao sistema. Aqui devem ser cadastradas perguntas que o operador irá verificar, por exemplo: "As luzes estão apagadas?" e "Todas as portas estão trancadas?".
A utilização de checklists nos planos de rotina não é obrigatória, mas para este guia, vamos considerar que o plano irá utilizar checklists - neste caso, eles serão cadastrados neste ponto do processo.
- A tela lista os checklists cadastrados caso haja algum, clique no botão Criar novo checklist para cadastrar um checklist novo ou em Vincular existente caso queira apenas vincular um checklist que já existe;
- Caso tenha optado por Criar novo checklist, no campo Nome do checklist informe o nome para este novo checklist e, opcionalmente, selecione o plano de rotinas ao qual este cadastro será vinculado;
- No campo E-mail, preencha quais contatos de e-mail serão acionados quando um item do checklist não estiver conforme;
- Com o botao Status indique se o checklist será considerado Ativo ou Inativo. Os inativos não serão listados ao associar um checklist a um ponto de controle, no plano de rotinas;
- Para adicionar itens de verificação no checklist, clique em Adicionar Item na seção Itens;
- Preencha as informações do item de verificação no campo Descrição;
- Ao preencher o Tipo de ocorrência através do botão de pesquisa em formato de Lupa , é possível vincular um tipo de ocorrência ao item. Com isso, além do envio de e-mail, uma ocorrência será gerada no Painel para cada não conformidade desse item;
- No campo Opções de respostas dos checklists clique no botão de pesquisa em formato de Lupa e escolha entre as opções:
- Conforme/Não conforme: para casos onde uma dessas opções deve necessariamente ser informada;
- Conforme/Não conforme/Não se aplica: além da opção acima, disponibiliza a opção neutra "Não se aplica" para casos diversos;
- Nota de 0 a 10: para quantificar o nível de conformidade em uma escala que vai de 0 a 10, onde quanto maior o valor, mais dentro da conformidade;
- Após escolher, clique em Selecionar;
- Preencha Configuração de anexo e Configuração da observação escolhendo entre as opções Opcional, Obrigatório para 'Não Conforme' ou Obrigatório. Após isso, clique em Salvar.
Os contatos cadastrados são associados ao plano de rotina e aparecem no aplicativo do operador, onde podem ser acionados em caso de alguma situação em que isso seja necessário. Para cadastrar, siga os passos:
- Para adicionar um novo contato, clique no botão Criar novo contato e preencha os campos Nome do contato e Telefone;
- Em Vincular existente preencha os campos Nome do contato e Telefone caso queira buscar algum contato no filtro, uma vez que, contatos existentes já aparecerão na tela, basta clicar no que deseja vincular;
- Ao final de cada opção, clique no botão Selecionar;
- Após salvar as informações, a tela exibirá um código de ativação. Este código deverá ser informado no primeiro acesso do dispositivo.
Para adicionar rotinas ao plano de rotina já cadastrado, acesse o menu Senior X > Gestão de Riscos e Segurança | Ronda X > Gestão de Rotinas > Plano de Rotina. Localize o plano desejado na lista (utilize os filtros na parte superior da tela para facilitar sua consulta) e, no lado direito do plano, clique em Ações e em seguida em Editar.
Na nova tela que se abre, na seção Rotinas, clique em Adicionar e preencha as informações a seguir:
Rotina
Os detalhes da rotina e dos agendamentos relacionados a ela devem ser definidos pelo preenchimento dos seguintes campos:
Nome da rotina
Dê um nome para identificar a rotina atual.
Rotina inicia em e Rotina termina em
Estes campos permitem adicionar as datas de início e de término da rotina. A data inicial é obrigatória, porém a data de término é opcional.
Status
O status da rotina deve ser definido entre Ativo (será considerada como utilizável no sistema) ou Desativado (não será considerada).
Rotina agendada
Indique se a rotina será baseada em uma agenda programada, de acordo com as datas informadas nos campos acima, ou se ela não estará restrita a um agendamento específico. Neste caso, o operador pode executar uma rotina fora de um intervalo de tempo definido, sempre que ela for necessária. Este campo não pode ser alterado ao editar a rotina, após ela ser cadastrada.
Ocorrências
Um tipo de ocorrência pode ser vinculado a um modelo de rotina para que, quando essa rotina não for executada, uma ocorrência seja acionada.
A cada 10 minutos, o sistema verifica todas as rotinas não executadas que possuem um tipo de ocorrência cadastrado, criando as ocorrências. O vínculo a uma ocorrência pode ser aplicado somente a rotinas agendadas.
Para vincular um tipo de ocorrência à uma rotina, acesse o menu Senior X > Gestão de Riscos e Segurança | Ronda X > Gestão de Rotinas > Plano de Rotina > Detalhes da Rotina. Em Tipo de ocorrência informe a ocorrência.
Após inserir os detalhes do Plano de Rotinas, é necessário adicionar as rotinas associadas ao plano, nos processos listados a seguir.
Termina após X execuções
Permite definir o número de vezes que uma rotina não agendada poderá ser efetuada. Para que ela possa ser executada indefinidamente, sem um limite de vezes, deixe o campo desmarcado. Esta opção é mostrada se o campo Rotina agendada estiver definido como "Não".
Agendamento
Esta seção permite definir as informações sobre os horários e recorrência da rotina e somente é mostrada se o campo Rotina agendada, da seção Rotina, estiver definido como "Sim". Ao clicar no botão Adicionar da seção Agendamento, uma tela se abre para que os seguintes campos sejam preenchidos:
Recorrência
A recorrência do agendamento pode ser definida para que ele execute de forma Diária, Semanal ou Mensal. O funcionamento dessas opções é o seguinte:
- Diária: informe um Padrão de recorrência para definir a cada quantos dias o agendamento é executado;
- Semanal: marque a caixa de seleção dos Dias da semana em que o agendamento deve ser efetuado, como por exemplo: Domingo, Terça-Feira e Sexta-feira;
- Mensal: essa opção permite dois padrões de recorrência:
- Se selecionar o primeiro padrão, defina o dia do mês em que o agendamento será executado, e a cada quantos meses. Exemplo: no dia 5 de cada 2 meses;
- Se selecionar o segundo, selecione a ocorrência (primeira, segunda etc.) e o dia da semana onde o agendamento irá executar. Além disso, defina a cada quantos meses. Exemplo: na segunda quarta-feira de cada 1 mês.
Controles
Permite definir os Pontos de Controle e checklists do plano de rotina.
Ponto de Controle
Ao selecionar Vincular ponto de controle, informe o tipo de ponto de controle para esse plano de rotina. O sistema permite utilizar a Geolocalização ou QR Code no aplicativo, ou o tipo Básico, que não possui validação no app (neste caso, é obrigatório selecionar um checklist para o ponto de controle). Clique no ícone de Lupa para pesquisar pontos já cadastrados.
Para adicionar um novo ponto, utilize o botão Criar Ponto de Controle.
Nota
Se um ponto de controle possuir local físico definido, somente checklists com o tipo de ocorrência preenchido podem ser associados a ele.
Checklist
Ao selecionar a opção de checklist do botão Adicionar, pode-se selecionar um ou mais checklists para ser(em) adicionado(s) a essa rotina. Filtre o nome do item desejado, clique sobre ele e em seguida em Selecionar.
Após a definição do plano de rotina, utilize o botão Salvar para concluir este processo.
Somente os checklists que estiverem vinculados na seção Checklists de um plano de rotina serão mostrados aqui.
Para desvincular um checklist de uma rotina, clique no botão Ações e em seguida em Desvincular. O checklist não é excluído - ele continua existindo no sistema, porém não mais associado a essa rotina.
Para adicionar checklists a um plano de rotina existente, acesse o menu Senior X > Gestão de Riscos e Segurança | Ronda X > Gestão de Rotinas > Plano de Rotina. Localize o plano desejado na lista (utilize os filtros na parte superior da tela para facilitar sua consulta) e, no lado direito do plano, clique em Ações e em seguida em Editar.
Na nova tela que se abre, clique no botão Criar novo checklist e preencha as informações mostradas na tela. Mais detalhes sobre elas podem ser vistos na página de checklists. Pode-se também selecionar um checklist já cadastrado ao utilizar o filtro Checklists à esquerda desse botão.
Somente os checklists que estiverem vinculados aqui serão mostrados na opção Checklist da seção Controles do plano de rotina.
Para adicionar contatos a um plano de rotina cadastrado no sistema, acesse o menu Senior X > Gestão de Riscos e Segurança | Ronda X > Gestão de Rotinas > Plano de Rotina. Localize o plano desejado na lista (utilize os filtros na parte superior da tela para facilitar sua consulta) e, no lado direito do plano, clique em Ações e em seguida em Editar.
Na nova tela que se abre, clique no botão Criar novo contato e preencha as informações mostradas na tela. Mais detalhes sobre elas podem ser vistos na página de contatos. Pode-se também selecionar um contato já cadastrado ao utilizar o filtro Contatos à esquerda desse botão.
Para verificar o resumo do plano de rotina, na lista de planos, basta clicar no botão Ações e depois em Resumo.
Uma guia é mostrada no lado direito da tela, exibindo diversos dados do plano de rotina, como o local definido e as rotinas propriamente ditas. No caso delas, para cada rotina são mostrados seu nome, horário de execução, recorrência e se ela é agendada ou não agendada. No caso das rotinas não agendadas, a guia mostra também a quantidade máxima de execuções.
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