Cadastro de entidades
O cadastro de entidades é composto por: Armazém, Depositante, Fornecedor, Transportadora e Pessoa. Esse o primeiro passo para você utilizar o Gestão de Armazenagem | WMS X, após a sua instalação. O objetivo desse cadastramento é centralizar e manter atualizadas todas as informações relevantes para o funcionamento do sistema.
Benefícios dessa funcionalidade
- Todas as informações relevantes de cada entidade estão reunidas em uma única tela, permitindo um gerenciamento eficiente e preciso das operações do armazém;
- Os cadastros servem como uma base de dados mestre que fornece informações precisas e consistentes sobre cada entidade relacionada ao armazém;
- A precisão e a integridade desses dados são fundamentais para garantir a eficiência e a confiabilidade das operações do armazém.
O cadastro de entidades deve ser realizado na ordem sugerida abaixo.
No cadastro da pessoa constam os registros de todas as pessoas que possuem algum tipo de relacionamento com a empresa, sejam elas físicas ou jurídicas. A partir dele, é definida a especialização da pessoa, que pode ser classificada como Fornecedor, Cliente, Representante, Transportadora, Favorecido ou Armazém.
Veja como realizar esse cadastro:
- No menu lateral, acesse Cadastros > Entidades > Pessoa para definir as pessoas necessárias para começar a usar o sistema;
- Como esse cadastro integra a base de dados compartilhada de produtos senior X, você será direcionado para a tela Gerenciar Pessoa do Gestão Empresarial, o ERP X;
- Sendo assim, uma vez realizado o cadastro no ERP X, os dados serão integrados ao WMS X;
- Clique no link a seguir para realizar o cadastro de Pessoa necessário para as operações do Gestão de Armazenagem | WMS X.
O cadastro de cliente é uma extensão da especialização Cliente presente no cadastro geral de Pessoa. No entanto, é indispensável realizar este cadastro específico, pois, no processo de expedição, é obrigatório informar o cliente ( sejam elas físicas ou jurídicas) vinculado ao outbound. Essa especialização é essencial para garantir que o vínculo entre o cliente e o outbound seja estabelecido corretamente, permitindo o fluxo adequado das operações logísticas relacionadas à expedição.
Este pode ser realizado através do menu lateral, em Cadastros > Entidades > Cliente, preencha os campos em tela e clique em Salvar.
Dica: O campo código de Integração para entrega, tem por finalidade realizar a busca e identificação correta do cliente no momento da integração.
O WMS X tem uma funcionalidade para viabilizar o endereçamento logístico: um sistema de localização que indica cada posição no estoque. Seu principal benefício é a organização e facilidade na localização dos produtos. Mas, para que realmente seja eficaz, é preciso criá-lo por meio de uma metodologia simples, de fácil compreensão pelos operadores. Para isso, basta seguir as instruções a seguir.
Assim como na identificação das moradias em uma cidade, o endereçamento logístico do WMS X é composto por ruas, prédios, andares e apartamentos. As ruas são os corredores do armazém. Os prédio são as colunas das estantes ou módulos. Os andares são os níveis das prateleiras, e os apartamentos correspondem à cada vão onde os produtos são armazenados.
Como configurar
Acesse Cadastros > Entidades > Armazém e, o sitema então abre a tela de Gerenciar armazéns, que você pode finalizar as configurações deste armazém, que foi definido anteriormente no campo Definição da pessoa da tela de cadastro de Pessoa;
- No bloco Lista de Armazéns, selecione o armazém que você quer configurar. Em seguida, clique no botão Ações, localizado ao final dessa linha, para acessar a tela Cadastrar armazém. Você vai perceber que os campos Código, Nome, CPF/CNPJ e Situação já estão preenchidos com as informações configuradas na tela de cadastro de Pessoa. Se precisar alterar algum desses dados, essa alteração terá de voltar a tela de cadastro de Pessoa;
- Logo abaixo, temos a Máscara para locais de armazenagem, clique no símbolo + para abrir o bloco de campos caso este não venha aberto. Nela, será definida a estrutura de endereço do armazém que, obrigatoriamente, é formada por rua, prédio, andar e apartamento. Dessa forma, os campos Máscara rua, Máscara prédio, Máscara andar e Máscara apartamento precisam ser preenchidos. O preenchimento do campo Máscara bloco é facultativo. Defina então os códigos de máscaras.
Dica: O campo Código de Integração Armazém, tem por finalidade realizar a busca e identificação correta do cliente no momento da integração.
Como definir códigos de máscaras
Você pode definir as máscaras de cada campo, mas elas devem seguir um padrão. A padronização é importante para agilizar e facilitar esse cadastro, além de diminuir as chances de erros na informação dos códigos.
No WMS X, a máscara pode ser alfanumérica ou somente numérica, onde o '@' representa uma letra e o‘$’ representa um número. O sistema permite até cinco caracteres por campo. Veja como preencher cada um deles:
- Máscara bloco: é a prateleira ou pallet no armazém. Esse campo é alfanumérico e pode ser formado por '$' (número) e/ou '@' (letra).
- Máscara rua: é a rua de movimentação no armazém. Esse campo é alfanumérico e pode ser formado por '$' (número) e/ou '@' (letra).
Exemplos: @@@ (dessa forma, está determinada que a máscara da rua ou bloco desse armazém pode ter até três letras) ou @$@ (o primeiro e o terceiro dígito serão uma letra e o segundo um número)
- Máscara prédio: representa a quantidade máxima de prédios em cada rua. Esse campo só pode ser preenchido por '$' (número).
Exemplo: $$ (máscara com até dois dígitos)
- Máscara andar: representa a quantidade máxima de andares de um porta palete. Esse campo só pode ser preenchido por '$' (número).
Exemplo: $$$$ (máscara com até quatro dígitos)
- Máscara apartamento: é a quantidade de endereços finais que podem existir. Esse campo só pode ser preenchido por '$' (número).
Exemplo: $$ (máscara com até dois dígitos)
Observação
O preenchimento do campo Máscara bloco é opcional, pois nem sempre essa definição faz parte da estrutura de operação. Ele é alfanumérico, ou seja, pode combinar letras do alfabeto e números, e conter até cinco caracteres.
Após realizar as configurações de máscara, clique em Salvar, no canto inferior direito do bloco Máscara para locais de armazenagem.
Feito isso, configure os Depositantes vinculados:
Na tela Cadastrar armazém, clique no sinal + em Depositantes vinculados casado o quadro ainda não esteja aberto e defina quais operações serão vinculadas a esse armazém.
- Clique no botão Adicionar. Você vai ser direcionado à tela Vincular depositante, onde deve clicar na seta localizada ao lado direito do campo Depositante.
- O sistema vai abrir uma janela para você buscar um depositante já cadastrado. Basta preencher um ou mais campos dos Filtros disponíveis: Nome, CPF/CNPJ e Regime de Armazenagem.
- Em seguida, clique em Filtrar. Ao ver listado no quadro ao lado o nome do depositante buscado, clique rapidamente duas vezes com o botão esquerdo do mouse sobre ele e, por último, em Salvar.
- Se a operação ocorrer corretamente, o sistema vai redirecioná-lo à tela Cadastrar armazém, enquanto exibe no canto direito superior a mensagem Salvar - Registro(s) salvo(s) com sucesso.
- Todos os depositante vinculados ao armazém serão exibidos dentro do bloco Depositantes vinculados, abaixo do botão Adicionar.
Representa as configurações do responsável legal pelas mercadorias, podendo ser operador com regime Filial, Armazém geral ou GMB - Guia de Movimentação de Bens.
Nota
Atualmente, o WMS X não realiza operações relacionadas à movimentação fiscal. Ou seja, não emite notas fiscais de qualquer tipo, necessárias para a operação com os regimes Armazém geral e GMB - Guia de Movimentação de Bens. Por isso, o único Regime de Armazenagem contemplado pelo sistema, neste momento, para fins de preenchimento desse campo, é o Filial.
Veja o passo a passo para cadastrar depositante:
- Acesse Cadastros > Entidades > Pessoa para abrir, mais uma vez, a tela Gerenciar pessoa do Gestão Empresarial;
- Em seguida, realize o cadastro de Pessoa, preenchendo, desta vez, o campo Definição da pessoa com a opção Depositante;
- Finalizado o cadastro, acesse Cadastros > Entidades > Depositante para acessar a tela Gerenciar depositantes;
- Selecione o depositante cadastrado e, no final da linha, clique em Ações para acessar Cadastrar Depositante;
- Nessa tela, os campos obrigatórios Código, Nome, CPF/CNPJ e Situação já estão preenchidos com as informações configuradas na tela de cadastro de Pessoa. Se precisar alterar alguns desses dados, vai ter de voltar àquela tela;
- No campo Regime de Armazenagem você vai definir o tipo de armazenagem. Estão configuradas três opções: Filial, Armazém geral e GMB-Guia de Movimentação de Bens. Escolha a opção Filial por exemplo e clique em Salvar.
- Se a operação ocorrer corretamente, o sistema irá redirecioná-lo novamente à tela Gerenciar depositantes, enquanto exibe no canto direito superior a mensagem Salvar - Registro(s) salvo(s) com sucesso.
- Todos os depositantes cadastrados serão exibidos dentro do bloco Lista de depositantes.
Dica: O campo código de Integração Depositante, tem por finalidade realizar a busca e identificação correta do cliente depositante no momento da integração.
No botão de ações, você com o depositante selecionado Editaro cadastro ou Exportar Estoque, onde você poderá realizar a exportação do estoque do depositante ERP X.
Entenda: Para a integração dia webhook, ao clicar no botão de Exportar Estoque, será enviadas as informações de Lote Indústria, Data de Fabricação e Data de Vencimento. Para o evento wmsx_stock/general/exportOwnerStockRequested. Veja mais no manual de integração.
Dica
O depositante e o armazém podem ser utilizados para o mesmo CNPJ, quando este armazém utiliza o que denominamos de estoque próprio.
O fornecedor é o fabricante dos produtos.
- Para cadastrá-lo, siga as instruções para configuração do cadastro de pessoa, preenchendo, desta vez, o campo Definição da pessoa com a opção Fornecedor;
- Em seguida, entre em Cadastros > Entidades > Fornecedor para acessar a tela Gerenciar fornecedores, onde constará a Lista de fornecedores cadastrados no WMS X;
- Ao selecionar qualquer um deles e clicar no botão Ações, ao final da linha, você será direcionado para a tela Cadastrar fornecedor, cujas informações necessárias para preencher os campos foram carregadas integralmente do Gestão Empresarial, dispensando a necessidade de novas configurações.
Dica: O campo Código de Integração Fornecedor , tem por finalidade realizar a busca e identificação correta do cliente fornecedor no momento da integração.
A transportadora é responsável pelo transporte da mercadoria, tanto na entrada quanto na saída/expedição.
- Para cadastrá-la, siga as instruções para configuração do cadastro de pessoa, preenchendo, desta vez, o campo Definição da pessoa com a opção Transportador;
- Em seguida, entre em Cadastros > Entidades > Transportadora para acessar a tela Gerenciar transportadoras, onde constará a Lista de transportadoras cadastradas no WMS X;
- Ao selecionar qualquer uma delas e clicar no botão Ações, ao final da linha, você será direcionado para a tela Cadastrar transportadora, cujas informações necessárias para preencher os campos foram carregadas integralmente do Gestão Empresarial, dispensando a necessidade de novas configurações.
Dica: O campo Código de Integração Transportadora, tem por finalidade realizar a busca e identificação correta do cliente transportador no momento da integração.
Realize o Cadastro de Pessoas e em seguida o a Configuração do Armazém

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