O que há de novo no Gestão de Departamento Pessoal
Alterações e novidades mais recentes:
NOVIDADE
Preenchimento opcional da data inicial de deficiência do colaborador
Mudamos a obrigatoriedade de preenchimento do campo Data nos dados de deficiência do colaborador, de obrigatório para opcional.
A mudança foi feita para permitir que uma deficiência seja informada na admissão sem exigir que a data de início seja preenchida. Isso também compatibiliza o Gestão de Departamento Pessoal com o HCM XT, onde a data de início é opcional.
Local: Gestão de departamento pessoal > Dados contratuais > Colaboradores > guia Pessoais
Histórico de novidades e melhorias:
Importante
As labels (etiquetas) estão disponíveis somente nas matérias publicadas a partir de 17/09/2024. Logo, as matérias anteriores a essa data encontram-se no padrão antigo.
Validação de CPF do dependente e do colaborador titular
Adicionamos uma nova validação no CPF do dependente. Agora, o sistema emitirá um aviso se o CPF informado para o dependente for igual ao do colaborador titular.
O aviso servirá apenas como um alerta e não impedirá o processo. Assim, o RH poderá decidir entre:
- corrigir o CPF, caso tenha sido informado incorretamente; ou
- manter o CPF, caso tenha sido intencional (situação comum quando o dependente não tem um CPF próprio e opta-se por informar o documento do próprio titular, por exemplo).
Local: Gestão de departamento pessoal > Dados contratuais > Colaboradores
Admissão de menores aprendizes: adequação ao eSocial e integração com o HCM XT
Atualizamos o processo de admissão de colaboradores com tipo de contrato menor aprendiz. A atualização se fez necessária para:
- atender às informações exigidas na versão S-1.2 do eSocial para esse tipo de admissão, reforçando o compromisso da Senior com compliance e a legislação vigente;
- adequar a integração com o HCM XT, onde as novas informações passaram a ser exigidas nas versões 6.10.3.52 e 6.10.1.120, mantendo a integração nativa entre as soluções.
A aderência à legislação evita multas para sua empresa, enquanto a integração nativa facilita processos para o seu RH, economizando tempo e esforço na declaração dos dados para o eSocial.
Confira o que mudou no Gestão de Departamento Pessoal para viabilizar a atualização:
Mudanças na guia Detalhes do contrato
Ao admitir um novo colaborador como menor aprendiz, a guia Detalhes do contrato exibirá campos adicionais a serem preenchidos sobre a contratação.
Os novos campos servem para fornecer informações como:
- indicativo de contratação (direta ou indireta);
- dados da entidade empregadora, com campos que variam dependendo do indicativo de contratação,
Além disso, o campo Tipo de inscrição, o qual já existia em tela, foi alterado para servir exclusivamente as contratações indiretas.
Integrador HCM
Incluímos novos campos relacionados a menores aprendizes em alguns fluxos de integração, a fim de mantê-los integrados com o HCM XT. Os fluxos alterados foram:
- Colaboradores (
employee
) - Informações empregador contratante de aprendiz (
employeeApprenticeContract
)
- Indicativo contratação (
indicativeHiring
) - Outra empresa entidade qualificadora (
anotherCompanyQualifyingEntity
) - CNPJ entidade qualificadora (
cnpjQualifyingEntity
) - Outra empresa atividades práticas (
anotherCompanyPracticalActivities
) - CNPJ Atividade prática (
cnpjPracticalActivity
)
Locais:
- Gestão de Pessoas | HCM > Gestão de departamento pessoal > Dados contratuais > Colaboradores
- Integrador HCM
Descontinuação da visão dinâmica Dados do colaborador na empresa (v_employee_company_data)
Texto adicionado em:
- 12/06/2024 - Incluímos esta matéria nas notas de versão para comunicar sobre a visão dinâmica que foi descontinuada.
Visando melhorias de desempenho no produto, descontinuamos a visão dinâmica Dados do colaborador na empresa (v_employee_company_data). Ela era responsável por listar informações do cadastro do colaborador em relação à empresa atual.
Como alternativa, é possível combinar os dados de outras visões dinâmicas para obter o mesmo resultado esperado, mas com melhor desempenho. Para saber mais, consulte a documentação de visões dinâmicas do Gestão de Departamento Pessoal.
Local: Tecnologia > Customização > Relatórios > Visões dinâmicas
Opção para informar o CID-11 nos afastamentos
Disponibilizamos o campo CID-11 na tela de afastamentos do Gestão de Departamento Pessoal. O CID-11 é a versão atualizada do CID-10 - a classificação de doenças, definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Com a liberação do campo CID-11, deixamos o cadastro de afastamentos preparado para o futuro, quando essa versão entrar em vigor pela legislação brasileira.
Nota
O CID-11 está previsto para entrar em vigor no Governo brasileiro a partir de 2025. Até lá, o CID-10 é a versão que será considerada para fins de relatórios e declarações legais. Por esse motivo, o sistema continua permitindo informar ambas as versões na tela (CID-10 e CID-11).
Local: Gestão de departamento pessoal > Dados contratuais > Colaboradores > botão Opções > Históricos eventuais
Importante
As labels (etiquetas) estão disponíveis somente nas matérias publicadas a partir de 17/09/2024. Logo, as matérias anteriores a essa data encontram-se no padrão antigo.
Informações de raça e etnia na admissão
O campo que antes se chamava Raça/Cor passa a chamar-se Raça/Etnia, no formulário de admissão de colaboradores.
O novo campo Raça/Etnia obtém as opções a partir do cadastro de raça e etnia em outros módulos, como o Administração de Pessoal (HCM XT). (Confira a documentação da tela de raça/etnia no manual do HCM XT para obter mais detalhes sobre o cadastro.)
Mantivemos a compatibilidade entre as opções do antigo campo Raça/Cor e o novo campo Raça/Etnia, portanto, não há impacto no cadastro de colaboradores que já tinham essa informação preenchida.
Essas mudanças são decorrentes da publicação da Nota de Documentação Evolutiva (NDE) 01/2023 que apresenta os leiautes da versão S-1.2 do eSocial. Entre outras alterações, a NDE 01/2023 determinou a inclusão de campos para informar a etnia e raça do trabalhador, em conformidade com a Portaria nº 1.945, de 30/05/2023.
Locais:
- Gestão de Pessoas | HCM > Gestão de departamento pessoal > Dados contratuais > Colaboradores
- Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão dos Papéis
Preenchimento opcional do PIS na admissão
Alteramos o campo do número de inscrição do colaborador no Programa de Integração Social (PIS) para que seja opcional no processo de admissão. Antes, essa informação era obrigatória.
Com essa atualização, tornamos a admissão mais flexível para o RH nos casos em que o colaborador não tem um número de PIS, como acontece com menores aprendizes, por exemplo.
Local: Gestão de pessoas | HCM > Gestão de departamento pessoal > Dados contratuais > Colaboradores
Lançamento de eventos com valor zerado
Adicionamos a possibilidade de lançar o valor zero (0) nos eventos fixos e variáveis, tornando o lançamento de eventos da folha mais flexível para sua empresa,
Confira alguns exemplos de situações em que o lançamento de eventos zerados podem ser úteis na rotina do RH:
- Lançar um evento variável com valor zero no mesmo mês de um evento fixo. (Nesse caso o evento variável sobrepõe o fixo, fazendo com que o evento fixo em questão não seja calculado na folha de um mês específico.)
- Lançar um evento com valor zero quando quiser indicar que um colaborador teve aquele evento lançado no mês, mas o valor total desse evento era zero (diferente de simplesmente não ter o evento lançado e nem demonstrado na folha).
Local: Gestão de Pessoas | HCM > Gestão de departamento pessoal > Lançamentos > Eventos
Estruturas de cargos e de organogramas: compatibilização com o HCM XT
Atualizamos o Gestão de Departamento Pessoal para compatibilizá-lo com o HCM XT, onde agora é possível ter estruturas de cargos e estruturas de organogramas com códigos de até quatro dígitos (9999).
Para saber mais sobre as mudanças que ocorreram nas estruturas de cargos e de organogramas, acesse o Notas da Versão do HCM XT liberado em 23/06/2023:
Ícone de identificação de colaboradores duplicados
Texto alterado em:
- 29/05/2023 - Incluímos uma orientação sobre novos recursos de permissão que foram liberados nesta atualização.
Criamos um novo ícone () para identificar colaboradores que estão duplicados no Gestão de Departamento Pessoal.
O novo ícone serve para identificar facilmente quais registros podem ser excluídos, visto que a única condição para fazer isso é que o registro esteja duplicado.
A exibição do novo ícone depende da liberação de recursos de permissão para usuários com papel de RH na senior X Platform. A lista completa e atualizada de recursos de permissão está disponível na documentação de Papéis e Permissões do Gestão de Departamento Pessoal.
Local: Gestão de Pessoas | HCM > Gestão de departamento pessoal > Dados contratuais > Colaboradores
Texto alterado em:
- 29/05/2023 - Incluímos uma orientação sobre novos recursos de permissão que foram liberados nesta atualização.
Excluir cadastros de colaboradores duplicados
Liberamos a opção de excluir cadastros de colaboradores duplicados no Gestão de Departamento Pessoal. A opção de exclusão fica no botão de Opções, da tela de dados contratuais dos colaboradores.
O sistema permite excluir apenas os registros de colaboradores que estiverem duplicados. Ao clicar em Excluir em qualquer outra condição, o sistema retornará um aviso e impedirá a operação.
Com essa melhoria, oferecemos uma maneira prática para o RH manter os registros organizados e consistentes, caso ocorra algum problema que cause a duplicação de cadastros.
Além disso, criamos recursos de permissão adicionais que são necessários para esta funcionalidade. Esses recursos precisam ser liberados para usuários com papel de RH na senior X Platform. A lista completa e atualizada de recursos de permissão está disponível na documentação de Papéis e Permissões do Gestão de Departamento Pessoal.
Local: Gestão de Pessoas | HCM > Gestão de departamento pessoal > Dados contratuais > Colaboradores > Botão Opções > Excluir
Verificação de afastamentos por doença ou acidente reincidentes (INSS)
Atualizamos o Gestão de Departamento Pessoal (GDP) para verificar a reincidência de afastamentos dentro do prazo de 60 (sessenta) dias, motivados pelo mesmo acidente ou doença.
O GDP verifica a reincidência de afastamentos com base no assinalamento Consistir Afastamentos INSS, localizado na tela Definições da Previdência Social (FR026DEF) do Administração de Pessoal (HCM XT). Se optar pelas opções Sim (Independente da CID ou Somente mesma CID) e houver reincidência do afastamento, ao cadastrar esse afastamento o GDP apresentará um aviso alertando sobre a situação.
A novidade traz diversos benefícios para o RH, tais como:
- ajudar o RH a identificar rapidamente a reincidência do afastamento
- contribuir para a tomada de ação para enviar o afastamento no evento S-2230 do eSocial
- facilitar o requerimento do benefício de auxílio-doença pelo INSS, quando aplicável
Local: Gestão de Pessoas | HCM > Gestão de departamento pessoal > Dados contratuais > Colaboradores > botão Opções > Históricos eventuais > guia Afastamento
Suporte a domínios alternativos (multidomínios) no HCM
Habilitamos o recurso de multidomínios em todos os módulos do HCM senior X, permitindo a inclusão de domínios alternativos nos tenants.
Domínios alternativos são domínios secundários que uma empresa pode ter, além do seu domínio principal. Este é um recurso da senior X Platform que permite incluir todos os domínios alternativos da empresa e configurá-los para que usuários de diferentes domínios acessem o sistema sob um mesmo tenant.
Uma empresa tem um domínio principal — dominio.com.br. Porém, ela tem também dois domínios alternativos — dominio1.com.br e dominio2.com.br — e ambos pertencem ao tenant desta mesma empresa.
Neste cenário, é possível cadastrar o tenant com um domínio principal (dominio.com.br) e incluir os domínios alternativos (dominio1.com.br e dominio2.com.br) nas configurações do tenant. Assim, usuários desta empresa podem ter o mesmo acesso aos sistemas da Senior usando qualquer um dos três domínios.
Para saber mais sobre o recurso de multidomínios e como ativá-lo, acesse o conteúdo abaixo:
- Documentação de domínios alternativos — HCM senior X
- Documentação de Gestão dos Tenants — senior X Platform