HCM senior X – O que há de novo no Gestão de Departamento Pessoal
Alterações e novidades mais recentes:
03/04/2024
Admissão de menores aprendizes: adequação ao eSocial e integração com o HCM XT
Atualizamos o processo de admissão de colaboradores com tipo de contrato menor aprendiz. A atualização se fez necessária para:
- atender às informações exigidas na versão S-1.2 do eSocial para esse tipo de admissão, reforçando o compromisso da Senior com compliance e a legislação vigente;
- adequar a integração com o HCM XT, onde as novas informações passaram a ser exigidas nas versões 6.10.3.52 e 6.10.1.120, mantendo a integração nativa entre as soluções.
A aderência à legislação evita multas para sua empresa, enquanto a integração nativa facilita processos para o seu RH, economizando tempo e esforço na declaração dos dados para o eSocial.
Confira o que mudou no Gestão de Departamento Pessoal para viabilizar a atualização:
Mudanças na guia Detalhes do contrato
Ao admitir um novo colaborador como menor aprendiz, a guia Detalhes do contrato exibirá campos adicionais a serem preenchidos sobre a contratação.
Os novos campos servem para fornecer informações como:
- indicativo de contratação (direta ou indireta);
- dados da entidade empregadora, com campos que variam dependendo do indicativo de contratação,
Além disso, o campo Tipo de inscrição, o qual já existia em tela, foi alterado para servir exclusivamente as contratações indiretas.
Integrador HCM
Incluímos novos campos relacionados a menores aprendizes em alguns fluxos de integração, a fim de mantê-los integrados com o HCM XT. Os fluxos alterados foram:
- Colaboradores (
employee
) - Informações empregador contratante de aprendiz (
employeeApprenticeContract
)
- Indicativo contratação (
indicativeHiring
) - Outra empresa entidade qualificadora (
anotherCompanyQualifyingEntity
) - CNPJ entidade qualificadora (
cnpjQualifyingEntity
) - Outra empresa atividades práticas (
anotherCompanyPracticalActivities
) - CNPJ Atividade prática (
cnpjPracticalActivity
)
Locais:
- Gestão de Pessoas | HCM > Gestão de departamento pessoal > Dados contratuais > Colaboradores
- Integrador HCM
Todas as alterações e novidades:
Opção para informar o CID-11 nos afastamentos
Disponibilizamos o campo CID-11 na tela de afastamentos do Gestão de Departamento Pessoal. O CID-11 é a versão atualizada do CID-10 - a classificação de doenças, definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Com a liberação do campo CID-11, deixamos o cadastro de afastamentos preparado para o futuro, quando essa versão entrar em vigor pela legislação brasileira.
Nota
O CID-11 está previsto para entrar em vigor no Governo brasileiro a partir de 2025. Até lá, o CID-10 é a versão que será considerada para fins de relatórios e declarações legais. Por esse motivo, o sistema continua permitindo informar ambas as versões na tela (CID-10 e CID-11).
Local: Gestão de departamento pessoal > Dados contratuais > Colaboradores > botão Opções > Históricos eventuais
Informações de raça e etnia na admissão
O campo que antes se chamava Raça/Cor passa a chamar-se Raça/Etnia, no formulário de admissão de colaboradores.
O novo campo Raça/Etnia obtém as opções a partir do cadastro de raça e etnia em outros módulos, como o Administração de Pessoal (HCM XT). (Confira a documentação da tela de raça/etnia no manual do HCM XT para obter mais detalhes sobre o cadastro.)
Mantivemos a compatibilidade entre as opções do antigo campo Raça/Cor e o novo campo Raça/Etnia, portanto, não há impacto no cadastro de colaboradores que já tinham essa informação preenchida.
Essas mudanças são decorrentes da publicação da Nota de Documentação Evolutiva (NDE) 01/2023 que apresenta os leiautes da versão S-1.2 do eSocial. Entre outras alterações, a NDE 01/2023 determinou a inclusão de campos para informar a etnia e raça do trabalhador, em conformidade com a Portaria nº 1.945, de 30/05/2023.
Locais:
- Gestão de Pessoas | HCM > Gestão de departamento pessoal > Dados contratuais > Colaboradores
- Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão dos Papéis
Preenchimento opcional do PIS na admissão
Alteramos o campo do número de inscrição do colaborador no Programa de Integração Social (PIS) para que seja opcional no processo de admissão. Antes, essa informação era obrigatória.
Com essa atualização, tornamos a admissão mais flexível para o RH nos casos em que o colaborador não tem um número de PIS, como acontece com menores aprendizes, por exemplo.
Local: Gestão de pessoas | HCM > Gestão de departamento pessoal > Dados contratuais > Colaboradores
Lançamento de eventos com valor zerado
Adicionamos a possibilidade de lançar o valor zero (0) nos eventos fixos e variáveis, tornando o lançamento de eventos da folha mais flexível para sua empresa,
Confira alguns exemplos de situações em que o lançamento de eventos zerados podem ser úteis na rotina do RH:
- Lançar um evento variável com valor zero no mesmo mês de um evento fixo. (Nesse caso o evento variável sobrepõe o fixo, fazendo com que o evento fixo em questão não seja calculado na folha de um mês específico.)
- Lançar um evento com valor zero quando quiser indicar que um colaborador teve aquele evento lançado no mês, mas o valor total desse evento era zero (diferente de simplesmente não ter o evento lançado e nem demonstrado na folha).
Local: Gestão de Pessoas | HCM > Gestão de departamento pessoal > Lançamentos > Eventos
Estruturas de cargos e de organogramas: compatibilização com o HCM XT
Atualizamos o Gestão de Departamento Pessoal para compatibilizá-lo com o HCM XT, onde agora é possível ter estruturas de cargos e estruturas de organogramas com códigos de até quatro dígitos (9999).
Para saber mais sobre as mudanças que ocorreram nas estruturas de cargos e de organogramas, acesse o Notas da Versão do HCM XT liberado em 23/06/2023:
Ícone de identificação de colaboradores duplicados
Texto alterado em:
- 29/05/2023 - Incluímos uma orientação sobre novos recursos de permissão que foram liberados nesta atualização.
Criamos um novo ícone () para identificar colaboradores que estão duplicados no Gestão de Departamento Pessoal.
O novo ícone serve para identificar facilmente quais registros podem ser excluídos, visto que a única condição para fazer isso é que o registro esteja duplicado.
A exibição do novo ícone depende da liberação de recursos de permissão para usuários com papel de RH na senior X Platform. A lista completa e atualizada de recursos de permissão está disponível na documentação de Papéis e Permissões do Gestão de Departamento Pessoal.
Local: Gestão de Pessoas | HCM > Gestão de departamento pessoal > Dados contratuais > Colaboradores
Texto alterado em:
- 29/05/2023 - Incluímos uma orientação sobre novos recursos de permissão que foram liberados nesta atualização.
Excluir cadastros de colaboradores duplicados
Liberamos a opção de excluir cadastros de colaboradores duplicados no Gestão de Departamento Pessoal. A opção de exclusão fica no botão de Opções, da tela de dados contratuais dos colaboradores.
O sistema permite excluir apenas os registros de colaboradores que estiverem duplicados. Ao clicar em Excluir em qualquer outra condição, o sistema retornará um aviso e impedirá a operação.
Com essa melhoria, oferecemos uma maneira prática para o RH manter os registros organizados e consistentes, caso ocorra algum problema que cause a duplicação de cadastros.
Além disso, criamos recursos de permissão adicionais que são necessários para esta funcionalidade. Esses recursos precisam ser liberados para usuários com papel de RH na senior X Platform. A lista completa e atualizada de recursos de permissão está disponível na documentação de Papéis e Permissões do Gestão de Departamento Pessoal.
Local: Gestão de Pessoas | HCM > Gestão de departamento pessoal > Dados contratuais > Colaboradores > Botão Opções > Excluir
Verificação de afastamentos por doença ou acidente reincidentes (INSS)
Atualizamos o Gestão de Departamento Pessoal (GDP) para verificar a reincidência de afastamentos dentro do prazo de 60 (sessenta) dias, motivados pelo mesmo acidente ou doença.
O GDP verifica a reincidência de afastamentos com base no assinalamento Consistir Afastamentos INSS, localizado na tela Definições da Previdência Social (FR026DEF) do Administração de Pessoal (HCM XT). Se optar pelas opções Sim (Independente da CID ou Somente mesma CID) e houver reincidência do afastamento, ao cadastrar esse afastamento o GDP apresentará um aviso alertando sobre a situação.
A novidade traz diversos benefícios para o RH, tais como:
- ajudar o RH a identificar rapidamente a reincidência do afastamento
- contribuir para a tomada de ação para enviar o afastamento no evento S-2230 do eSocial
- facilitar o requerimento do benefício de auxílio-doença pelo INSS, quando aplicável
Local: Gestão de Pessoas | HCM > Gestão de departamento pessoal > Dados contratuais > Colaboradores > botão Opções > Históricos eventuais > guia Afastamento
Suporte a domínios alternativos (multidomínios) no HCM
Habilitamos o recurso de multidomínios em todos os módulos do HCM senior X, permitindo a inclusão de domínios alternativos nos tenants.
Domínios alternativos são domínios secundários que uma empresa pode ter, além do seu domínio principal. Este é um recurso da senior X Platform que permite incluir todos os domínios alternativos da empresa e configurá-los para que usuários de diferentes domínios acessem o sistema sob um mesmo tenant.
Uma empresa tem um domínio principal — dominio.com.br. Porém, ela tem também dois domínios alternativos — dominio1.com.br e dominio2.com.br — e ambos pertencem ao tenant desta mesma empresa.
Neste cenário, é possível cadastrar o tenant com um domínio principal (dominio.com.br) e incluir os domínios alternativos (dominio1.com.br e dominio2.com.br) nas configurações do tenant. Assim, usuários desta empresa podem ter o mesmo acesso aos sistemas da Senior usando qualquer um dos três domínios.
Para saber mais sobre o recurso de multidomínios e como ativá-lo, acesse o conteúdo abaixo:
- Documentação de domínios alternativos — HCM senior X
- Documentação de Gestão dos Tenants — senior X Platform
Recursos de permissão para informações complementares de escala e de salário
Criamos dois novos recursos de permissão que podem ser usados no processo de movimentação:
- Guia Posto de trabalho - Informações complementares escala (res://senior.com.br/hcm/payroll/fieldset_historical_workstation_additional_information_scale)
- Guia Posto de trabalho - Informações complementares salarial (res://senior.com.br/hcm/payroll/fieldset_historical_workstation_additional_information_salary)
Quando estes recursos estiverem habilitados, a tela de movimentação de posto de trabalho vai exibir os campos referentes a informações complementares de escala e de salário, respectivamente.
Com esta melhoria, o processo de movimentação fica ainda mais flexível, pois o sistema apresentará os campos somente se a empresa quiser que sejam exigidos.
Os novos recursos já estão disponíveis para configuração na tela Gestão de Papéis, da senior X Platform.
Observação
Os recursos de permissão Guia Posto de trabalho - Informações complementares escala e Guia Posto de trabalho - Informações complementares salarial estarão habilitados por padrão somente para usuários administradores. Para que os campos sejam exibidos para outros papéis também, um administrador precisa habilitar os recursos para eles.
Locais:
- Gestão de departamento pessoal > Dados contratuais > Colaboradores > Opções > Históricos contratuais
- Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão dos Papéis
Cadastro de terceiros na admissão
O Gestão de Departamento Pessoal foi atualizado, e agora permite o cadastro de terceiros durante a admissão.
Informações de pagamento e recolhimento
Agora é possível fornecer dados específicos para esse tipo de contrato, tais como:
- Categoria de contribuinte terceiro junto ao INSS
- Percentuais de cálculo para INSS, IR e Sest/Senat de terceiros que atuam como motoristas autônomos
- Cálculo de Imposto Sobre Serviço (ISS)
- Fator do tempo de contribuição para a Previdência Social
Essas informações serão enviadas para o Administração de Pessoal, onde serão usadas para calcular os valores de pagamento, recolhimento e tributação.
Você controla os campos que serão mostrados e editados na admissão de terceiros
Liberamos também a tela de configurações do cadastro de terceiros. Com ela você pode escolher quais campos estarão disponíveis para os usuários na tela de admissão, quando tratar-se de um colaborador terceirizado.
Você ganha mais autonomia nesse tipo de admissão, podendo optar por uma das seguintes opções:
- Ocultar campos
- Exibir e bloquear a edição
- Exibir e permitir editar
Saiba mais:
Para saber como admitir um colaborador terceirizado no Gestão de Departamento Pessoal, consulte a documentação de dados contratuais da admissão.
Locais:
- Gestão de departamento pessoal > Dados contratuais > Colaboradores
- Gestão de departamento pessoal > Dados contratuais > Configurar Cadastro de Terceiros
Melhorias na visão dinâmica de lançamento de eventos
Fizemos algumas melhorias nos campos da visão Lançamentos de eventos (v_entry). Veja o que muda:
- Campos adicionados:
- Valor do evento (value_numeric): apresenta o valor do evento em forma numérica.
- Último usuário a atualizar registro (username_update): mostra o nome do último usuário que atualizou o registro do lançamento.
- Campos alterados:
- O nome do campo Valor do evento (value) foi alterado para Valor do evento em texto. Assim, não se confunde com o campo que apresenta o valor na sua forma numérica.
Com essas melhorias, tornamos a emissão do relatório de lançamentos ainda mais completa e precisa.
Local: Tecnologia > Customização > Relatórios > Visões dinâmicas
Novo campo na visão dinâmica de lançamento de eventos
Adicionamos o campo Integração de lotes (v_lot_integration) na visão Lançamentos de eventos (v_entry). Assim, essa informação poderá ser listada no relatório usando as Visões Dinâmicas.
Local: Tecnologia > Customização > Relatórios > Visões dinâmicas
Visões Dinâmicas: novos campos na visão Contrato de trabalho a título de experiência
Adicionamos novos campos que podem ser listados pela visão Contrato de trabalho a título de experiência, usando as Visões Dinâmicas.
Os campos adicionados foram:
- Nome completo: traz o nome completo do colaborador. Antes da melhoria, só era possível listar o nome do colaborador usando campos separados (primeiro nome, nome do meio e sobrenome).
- Tipo salarial (enumeração): permite listar o valor que representa o tipo salarial do colaborador.
Com isso, viabilizamos a geração de um relatório mais completo dos contratos de trabalho de experiência, facilitando a gestão.
Local: Tecnologia > Customização > Relatórios > Visões dinâmicas
Visões Dinâmicas: novos campos na visão Lançamentos de eventos
Adicionamos diversos campos na visão Lançamentos de eventos (v_entry), tais como:
- Descrição do evento
- Tipo do evento
- Nome do colaborador
- Data da competência
- Usuário que realizou o lançamento
- Data em que o lançamento foi realizado
- Hora em que o lançamento foi realizado
Com esta melhoria viabilizamos a geração de um relatório mais completo dos lançamentos de eventos, facilitando a gestão e a conferência dos valores usando as Visões Dinâmicas.
Local: Tecnologia > Customização > Relatórios > Visões dinâmicas
Opção para cancelar as pré-admissões
Agora o RH pode cancelar uma pré-admissão diretamente pelo Gestão de Departamento Pessoal!
Quando o módulo está integrado com a solução de Admissão Digital da Colabbe, as pré-admissões podem ser vistas na guia Pré-admissões, na tela de lista de colaboradores. Disponibilizamos a opção Cancelar no botão de Ações dessa guia.
Ao cancelar uma pré-admissão, ela é removida do GDP e a tem sua situação alterada para inativa na lista de pré-admissões do Admissão Digital.
Local: Gestão de departamento pessoal > Dados contratuais > Colaboradores
Configurações por tenant: URL para documentação customizada
Disponibilizamos o parâmetro URL da documentação para ser usada nas telas de importação na tela de configurações por tenant.
O novo parâmetro permite configurar um endereço (URL) direcionando para algum site que tenha orientações adicionais sobre o lançamento de eventos e suas características.
O site pode ser uma documentação personalizada ou página que a empresa criou para orientar os usuários sobre o lançamento dos eventos.
Se este campo for preenchido, o endereço configurado vai aparecer para os usuários do tenant em forma de um aviso, quando eles acessarem as telas abaixo:
- Gestão de departamento pessoal > Lançamentos > Eventos
- Gestão de departamento pessoal > Colaboradores > Botão Ações > Lançamentos do colaborador
Por padrão, o campo não estará preenchido e o aviso vai aparecer nas telas somente se um endereço for definido.
Locais:
- Gestão de departamento pessoal > Lançamentos > Eventos
- Gestão de departamento pessoal > Colaboradores
- Tecnologia > Configuração > Por Tenant
Integração com Quadro de vagas no Gestão de Departamento Pessoal
Agora é possível integrar o Gestão de Departamento Pessoal com o módulo Quadro de Vagas (versão 6).
Essa integração permite que o RH tenha mais controle sobre os processos:
Admissão
Durante a admissão de novos colaboradores, o sistema irá avisá-lo quando não houver vagas disponíveis no quadro.
Retorno do afastamento
Quando um colaborador voltar de um afastamento para o trabalho, o sistema irá verificar a disponibilidade de vagas.
Movimentação de posto
O sistema irá verificar a disponibilidade de vagas quando você movimentar um colaborador entre postos de trabalho.
Configure do seu jeito
Você pode parametrizar o sistema para impedir o processo quando não houver vagas disponíveis, ou então apenas emitir um alerta para permitir a continuidade.
Para conhecer todos os pré-requisitos dessa integração e saber como configurar os processos, acesse a documentação de integração com o Quadro de Vagas no Manual do Usuário.
Locais:
- Gestão de departamento pessoal > Dados contratuais > Colaboradores
- Gestão de departamento pessoal > Dados contratuais > Colaboradores > botão Opções > Históricos eventuais
- Gestão de departamento pessoal > Dados contratuais > Colaboradores > botão Opções > Históricos contratuais