Banco de dados
A configuração de base de dados é feita para cada sistema Senior.
Banco
de dados
Selecione o tipo da base de dados personalizada. Quando o banco de dados for Oracle e utilizar Cluster, clique no botão Avançado..., e selecione o campo O banco está em cluster.
Avançado...
Acesse as configurações avançadas da base de dados.
Esta configuração é utilizada por alguns sistemas ou módulos específicos que utilizam esta base.
Testar conexão
Faz um teste de conexão da base de dados.
Fuso Horário
Permite fazer configurações de fuso horário na base de dados selecionada.
Dados do usuário
Usuário
Usuário administrador do banco de dados. Este deve ter permissões globais para manipulação de outros usuários, base de dados e criação de componentes.
Senha
Senha de acesso do usuário administrador.
Nota
O campo Filegroup de dados deve ser preenchido com um valor válido reconhecido pelo banco de dados e deve estar entre aspas simples, aspas duplas ou colchetes. É válido apenas para MS SQL Server.
O restante dos campos deve ser configurado de acordo com os dados de conexão com o banco de dados que será utilizado.
Aplicativos Java
Configure o acesso e criação de dados no banco de dados para os aplicativos construídos com a tecnologia Java. Esta configuração deve utilizar a mesma base de dados informada nos campos de Dados do usuário.
Mesmo que o produto/módulo não possua aplicativos Java, a configuração deve ser feita para que as informações sejam utilizadas por aplicativos, como a Central de Monitoramento.
Oracle:
jdbc:oracle:thin:@127.0.0.1:1521:XE
SQL Server:
jdbc:sqlserver:127.0.0.1:1433;instanceName=SQLEXPRESS;DatabaseName=senior
Servidor
Host, IP ou nome da máquina.
Porta
Porta de conexão.
Nome da base
ID da base de dados do sistema.
URL para conexão JDBC
Este campo é automaticamente preenchido com as informações dos campos Servidor, Porta e Nome da base, sendo que, se necessário, podem ser alterados, porém os campos anteriores serão desconsiderados. É possível informar até 1024 caracteres.
Observação
Nas versões homologadas do Oracle pela Senior, para se conectar a uma base via servicename, é necessário alterar a URL de conexão manualmente para o seguinte formato: jdbc:oracle:thin:@<servidor>:<porta>/<service_name>.
Insira "/" somente se quando utilizar banco de dados Oracle (cluster) ou o service name na conexão JDBC. Caso utilize ":", esse recurso não funcionará.
Para alterar o padrão da URL para a CSM Center ou Harbor é necessário:
- CSM Center: alterar a URL na CSM Center Config, guia Banco de Dados, e no campo URL para conexão JDBC desta tela.
- Harbor edite o "script set-connection-pool-properties.bat" que fica em <DOMÍNIO_DO_HARBOR>/config, alterando o parâmetro DBURL.
Se a URL configurada no sistema for "jdbc:oracle:thin:@localhost:1521:xe", mas o driver de banco de dados pedir para trocar o ":xe" por "/xe", a configuração ficará:
- CSM Center: URL configurada para "jdbc:oracle:thin:@localhost:1521/xe" na CSM Center Config e na Central de Configurações Senior.
- Harbor: "script set-connection-pool-properties.bat" editado e parâmetro DBURL alterado para "jdbc:oracle:thin:@%DBHOST%:%DBPORT%/%DBNAME%".
Para que a Ferramenta de Diagnóstico seja utilizada, é obrigatório que este campo esteja configurado.
Particularidades por produto
É obrigatório o preenchimento dos campos de Aplicativos Java para o BI.
O Harbor busca os parâmetros para conexão com o banco de dados (host, porta, sid, etc.) da Central de Configurações Senior separadamente e monta por conta própria a URL de conexão. Ele não utiliza o campo URL para conexão JDBC. Portanto, todos os campos de Aplicativos Java devem estar preenchidos para o Harbor funcionar.
Para configurações do banco de dados para utilização do Harbor, consulte Configuração do Banco de Dados.