Recebimento de NFS-e

Quer saber mais? Confira a matéria Documentos Fiscais Eletrônicos: otimize o recebimento do XML que preparamos para você!

O Recebimento de NFS-e é uma solução da Senior que promove a otimização de tempo, produtividade e controle das rotinas fiscais da sua empresa. Saiba mais detalhes sobre esta oferta e seu funcionamento logo abaixo.

As rotinas de NFS-e realizadas nos mais de 5 mil municípios brasileiros raramente ocorrem de forma automatizada pois, diferentemente das rotinas de NF-e e CT-e, elas não seguem um padrão estabelecido nacionalmente, o que permite que cada prefeitura estabeleça um modelo próprio de NFS-e adotando inúmeras personalizações de leiautes, campos, códigos de serviços e processos.

Esta característica reflete diretamente na produtividade dos departamentos das empresas gerando diversos tipos de problemas, tais como falhas de integração dos dados com o sistema emissor do documento eletrônico, trabalho de preenchimento manual, aumento nas ocorrências de erros de digitação, divergência de informações entre a NFS-e e o DANFSE, lentidão nos processos, multas e descumprimento de prazos estabelecidos pelas entidades governamentais.

O serviço de Recebimento de NFS-e realizado no eDocs tem como objetivo automatizar este processo de comunicação com as prefeituras e permitindo mais eficácia no acesso às informações dos documentos fiscais, mais controle e assertividade sobre o processamento das NFS-es e uma redução no risco de perda de informações destes documentos.

Saiba mais

1. Recebimento de NFS-e por e-mail

2. Monitoramento nas prefeituras

3. Requisitos básicos

3.1. eDocs

3.2. Gestão Empresarial | ERP

4. Resumo das parametrizações - eDocs

5. Verificações no sistema para funcionamento do Recebimento de NFS-e

5.1. Verificação de diretórios

5.2. Parametrização de e-mails

5.3. Dicas de verificação do funcionamento da rotina

6. Recebimento de NFS-e no Gestão Empresarial | ERP

7. Cidades homologadas para Recebimento de NFS-e

8. FAQ - Perguntas frequentes

1. Recebimento de NFS-e por e-mail

Para quem já é cliente eDocs, ao adquirir a rotina de Recebimento de NFS-e ela será automaticamente habilitada para funcionamento. Esta rotina realiza o recebimento das NFS-es utilizando o e-mail parametrizado na aba Recebimento da tela Configuração de Empresa, caso ainda não tenha uma conta de e-mail cadastrada para o recebimento, é necessário acessar as Configurações de Empresas e efetuar o cadastro.

As NFS-es emitidas pelo prestador de serviço contra o CPF/CNPJ do usuário do eDocs devem estar no formato PDF ou XML, sendo compactado ou não. Estes arquivos recebidos por e-mail serão interpretados pelo sistema, onde utilizando uma URL de comunicação com a Cloud Senior serão convertidos para um formato de PDF/XML padronizado para depois serem enviados para o sistema emissor de documentos eletrônicos, onde será validado para efetivar sua entrada no sistema gerando uma Nota Fiscal de Entrada de Serviço.

A rotina de Recebimento de NFS-e do eDocs permite a integração com o Gestão Empresarial | ERP e com sistemas terceiros também.

Importante

Entenda o fluxo das informações:

2. Monitoramento nas Prefeituras

Além do recebimento por e-mail, também é possível ativar a rotina de monitoramento nas prefeituras, onde o eDocs realiza consultas diretas no ambiente das prefeituras para verificar se foi emitida alguma NFS-e contra o CNPJ da empresa. Por padrão esta funcionalidade permanece desabilitada no sistema após a aquisição do Recebimento de NFS-e, sendo necessário ativá-la na tela de Configurações de filiais.

Para que o monitoramento ocorra é necessário que esteja registrado na base de dados do eDocs o CNPJ e o Certificado Digital da empresa, pois algumas prefeituras exigem estas informações para permitir o acesso ao seu ambiente. Para que o monitoramento nas prefeituras ocorra, é necessário que a filial cadastrada na base de dados do eDocs tenha um certificado válido vinculado. Quando essa funcionalidade estiver ativa, o eDocs irá monitorar diariamente todas as prefeituras homologadas que disponibilizarem web service de consulta. Caso seja identificado algum documento emitido contra o CNPJ da filial do eDocs, a NFS-e será baixada.

Observações

Ao ser realizado o monitoramento na prefeitura e constarem NFS-es emitidas contra o CNPJ da empresa, elas serão interpretados pelo eDocs, onde utilizando uma URL de comunicação com a Cloud Senior, também serão convertidas para um formato de PDF/XML padronizado para depois serem enviados para o sistema emissor de documentos eletrônicos, onde serão validadas para efetivar sua entrada no sistema gerando uma Nota Fiscal de Entrada de Serviço. É possível configurar quantas vezes ao dia serão realizadas as consultas na prefeitura para a rotina de recebimento de NFS-e, para realizar esta parametrização acesse Congifurações > Filiais > NFS-e > Geral > Frequência do monitoramento na prefeitura.

Entenda o fluxo das informações:

3. Requisitos e configurações básicas para quem já é cliente Senior

Para utilizar as rotinas de Recebimento de NFS-e é necessário atender aos pré requisitos e as parametrizações apresentadas abaixo:

3.1. eDocs

Requisitos e parametrizações Orientações
Versão Instalar/atualizar a versão 5.8.12.27 ou superior do eDocs, que já está liberada para download
Ativação do Recebimento de NFS-e Ativar a rotina de Recebimento de NFS-e na tela Configurações > Filiais > NFS-e > Ativar recebimento. Além disso, é necessário que o parâmetro NFS-e, localizado em Configurações > Gerais > Avançado > Serviços, esteja configurado como Habilitado, mesmo quando a rotina de emissões de NFS-e não for utilizada. Caso esteja configurado como Desabilitado, todas as rotinas de NFS-e serão desligadas
URLs liberadas Para utilizar a rotina de Recebimentos de NFS-e, é necessária a liberação das seguintes URLs:
  • Ambiente de Produção:
    • https://app.invoicy.com.br/arecepcao.aspx?wsdl
    • https://consulta.invoicy.com.br/aexportardocumentos.aspx?wsdl
    • https://upload.invoicy.com.br/aimportacao.aspx?wsdl
  • Ambiente de Homologação:
    • https://homolog.invoicy.com.br/arecepcao.aspx?wsdl
    • https://consultahomolog.invoicy.com.br/aexportardocumentos.aspx?wsdl
    • https://uploadhml.invoicy.com.br/aimportacao.aspx?wsdl
Importante

Além de fazer a liberação das URLs, é necessário configurar o parâmetro Configuração SSL/TLS, disponível na tela Configurações > Gerais > guia Avançado > guia Conexão, de acordo com o protocolo utilizado pelas URLs. Verifique a documentação deste parâmetro para mais informações sobre como identificar o Protocolo e a Versão utilizados.
Licença O uso do módulo de Recebimento de NFS-e é possível somente para clientes que possuam a licença Recebimento de NFS-e do eDocs. Se você não possui essa licença, entre em contato com a área Comercial da Senior, com o seu Canal de Distribuição ou acesse a página da oferta de Recebimento de NFS-e para mais informações.

Além disso, verifique os conceitos relacionados à licença do eDocs para o Recebimento de NFS-e na documentação de Licença online

3.2. Gestão Empresarial | ERP

Requisitos e parametrizações Orientações
Versão Instalar/atualizar a versão 5.10.1.24 ou superior do Gestão Empresarial | ERP XTended, que já está liberada para download
Integração com o eDocs Configurar no Gestão Empresarial | ERP a rotina de Integração com o eDocs

4. Resumo das parametrizações do Recebimento de NFS-e no eDocs

Parametrizações Como fazer?
Ativação do Recebimento de NFS-e Configurar como Sim o campo Ativar recebimento, da guia NFS-e > Geral da tela Configuração de Filiais para que a rotina de recebimento de NFS-e seja ativada, seguindo as orientações do passo 1 - Verificações.

Além disso, é necessário que o parâmetro NFS-e, localizado em Configurações > Gerais > Avançado > Serviços, esteja configurado como Habilitado, mesmo quando a rotina de emissões de NFS-e não for utilizada. Caso esteja configurado como Desabilitado todas as rotinas de NFS-e serão desligadas
Configuração do diretório de e-mails Configurar o campo Diretório e-mails, da guia Recebimento da tela Configuração de Empresa, seguindo as orientações do passo 1 - Verificações
Parametrização de e-mail Realizar a parametrização de e-mails por Empresa, seguindo as orientações do passo 2 - Parametrização de e-mails
Verificações sobre a rotina de recebimento de e-mail Realizar as verificações sobre a rotina de recebimento de e-mail caso ela não seja executada corretamente, de acordo com o passo 3 - Dica sobre verificação da rotina de recebimento de e-mail

5. Verificações no sistema eDocs para Recebimento do XML de NFS-e

Este tópico tem por objetivo trazer informações adicionais sobre a rotina de recebimento do e-mail com o arquivo XML da NFS-e pelo eDocs.

5.1. Verificação de diretórios

O campo Ativar recebimento, da guia NFS-e > Geral da tela Configuração de Filial deve estar definidos como Sim obrigatoriamente para que a rotina de recebimento de NFS-e esteja ativada. Além do campo indicado, o campo Diretório e-mails, da guia Recebimento da tela Configuração de Empresa, também deve estar preenchido com um diretório acessível através do servidor do eDocs com as credenciais do usuário parametrizado para instanciar os serviços do eDocs.

Importante

Conforme definido no Manual do usuário, este diretório não pode conter mais de 248 caracteres, ou seja, o total de caracteres definido no campo Diretório e-mails não pode ser maior que 248 caracteres. Se isso ocorrer, vários problemas podem acontecer durante a execução do processo, ou a mesma pode, inclusive, não ser executada.

O campo Diretório e-mails é utilizado para armazenar os arquivos dos e-mails lidos pelo eDocs das caixas de entrada dos endereços de e-mails parametrizados na guia Recebimento da tela Configuração de Empresa. Estes arquivos de e-mails são arquivos com extensão .EML. Neste diretório não são armazenados os arquivos XML recebidos pelo eDocs, no entanto, dentro de cada arquivo .EML é possível encontrar os arquivos que o eDocs integrou ou tentou integrar.

Na imagem do Monitor é mostrado o diretório “C:\teste_email” como diretório definido para armazenamento dos arquivos de e-mails. Na imagem acima é mostrado o acesso ao diretório “C:\teste_email”, onde é possível identificar:

  1. Estrutura de pastas: o eDocs cria uma estrutura de pastas padrão para armazenamento dos arquivos .EML, seguinte a seguinte estrutura: “Diretório definido no Monitor > Servidor Pop/Imap > Domínio endereço e-mail > Usuário e-mail > Ano > Mês > Dia”
  2. Arquivos .EML:acessando a pasta referente ao dia que o arquivo XML foi lido pelo eDocs, é possível acessar todos os arquivos .EML baixados da caixa de entrada do endereço de e-mail em questão. O arquivo .EML é salvo com nome indicando “Ano/Mês/Dia/Hora” da leitura do e-mail pelo eDocs, concatenado com um número inteiro equivalente aos segundos/milissegundos, concatenado com o título do e-mail. Desta forma, é fácil encontrar o arquivo .EML de um e-mail, quando há necessidade de efetuar a procura pelo mesmo
  3. Arquivo .EML aberto: exibição de um arquivo .EML aberto através do aplicativo Microsoft Outlook 2010
  4. Anexos do arquivo .EML: após abrir o arquivo .EML em um aplicativo que efetue a abertura deste tipo de arquivo, é possível visualizar os anexos encaminhados junto ao e-mail lido pelo eDocs. O eDocs apenas tentará integrar arquivos com extensão .XML. Arquivos com outras extensões serão ignorados

O campo Diretório e-mails define o diretório onde os arquivos .EML dos e-mails recebidos pelo eDocs serão armazenados, no entanto existe um diretório onde o eDocs armazena os arquivos XML já extraídos dos arquivos .EML. Porém, para que o eDocs efetue o armazenamento destes arquivos é necessário que o parâmetro Armazenar XML processado em disco da tela Configuração > Geral do Monitor, esteja parametrizado como Sim.

Se o campo Diretório e-mails estiver ativado, o eDocs armazenará os arquivos XML processados e autorizados tanto de emissão quanto de recebimento dentro da estrutura de diretórios de integração de cada filial.

Importante

O armazenamento dos arquivos XML em diretórios é opcional, pois o eDocs (desde a versão 5.7.2.1) efetua o armazenamento de todos os arquivos XML autorizados em seu banco de dados.

A imagem acima indica a pasta dentro do diretório de integração da filial onde o eDocs armazena os arquivos XML de NFS-e recebidos e autorizados (também válido para NFS-e), quando o parâmetro Armazenar XML processado em disco estiver ativado. Sendo assim, podemos definir que o eDocs armazenará os arquivos XML de recebimento no seguinte caminho:

Importante

Para quem utiliza o Gestão Empresarial | ERP, é necessário configurar a Rotina 102 para que a importação dos documentos eletrônicos e dos retornos ocorra durante a integração dos sistemas. Esta rotina deve ser configurada na aba Rotina da tela F000AGE - Cadastro de Processo Automático.

5.2.Parametrização de e-mails versus recebimento de documentos eletrônicos

A parametrização de e-mails para recebimento é efetuada no eDocs por Empresa. Cada filial parametrizada obrigatoriamente esta vinculada à uma empresa. Desta forma, só são recebidos arquivos PDF ou XML por e-mail para determinada filial de uma determinada empresa se o XML for recebido através de um endereço de e-mail parametrizado para esta mesma empresa.

Para exemplificar melhor este conceito do sistema, vamos ter como base o seguinte cenário de cadastros (os CNPJs citados abaixo são inválidos e serão utilizados apenas para melhor entendimento da rotina):

Empresa Filiais Vinculadas E-mails cadastrados para a empresa
Empresa Comercio Ltda

Filial Comercio Blumenau (CNPJ 99.999.999/0001-99)

Filial Comercio São Paulo (CNPJ 88.888.888/0002-88)

nfsecomercio@provedoremail.com.br

recebimentonfse@provedoremail.com.br

Empresa Industria Ltda

Filial Industria Florianópolis (CNPJ 77.777.777/0001-77)

Filial Industria Campinas (CNPJ 66.666.666/0002-66)

nfseindustria@provedoremail.com.br

No cenário dos cadastros indicados acima, podemos ter os seguintes exemplos de recebimento de PDF/XMLs, indicando se o arquivo de recebimento será recebido ou não por e-mail:

5.3. Dicas sobre verificações quando a rotina de recebimento de e-mail não estiver sendo executada corretamente

Em algumas situações a rotina de recebimento de documentos eletrônicos por e-mail pode parar de ser executada no eDocs. Abaixo seguem algumas dicas de verificações a serem efetuadas e procedimentos a serem adotados para garantir o correto funcionamento da rotina.

Utilização de endereços de e-mail específicos:

Conforme informado no Manual do usuário, recomenda-se que as contas de e-mail utilizadas para recebimento de documentos eletrônicos sejam de uso exclusivo para o recebimento dos documentos. A utilização de contas não exclusivas pode acarretar problemas com a execução da rotina.

Verificações frequentes nas caixas de entrada dos e-mails:

Deve ser efetuada verificação frequente na caixa de entrada dos endereços de e-mail parametrizados no eDocs para recebimento de documentos. Qualquer e-mail que não possua anexos ou que possua anexos que não sejam arquivos .PDF ou .XML e que, por ventura, o eDocs não estiver conseguindo efetuar a leitura, devem ser eliminados da caixa de entrada. Lembrando que o eDocs só efetua leitura da caixa de entrada do e-mail.

Tempo de intervalo da execução do processo Recebimento Documentos:

É recomendável que o tempo de intervalo do processo Recebimento Documentos, disponível na guia Avançado > Intervalo de Execução da tela Configuração Geral, seja de no mínimo 60 segundos. Caso o volume de documentos a serem recebidos seja muito alto, este tempo deve ser ajustado para mais que 60 segundos.

Utilização de conta de e-mail alternativa:

Caso seja constatado que a rotina de recebimento não estiver sendo executada corretamente, por medida de testes (para descartar problemas com a rotina do eDocs), recomenda-se a parametrização de uma conta alternativa de e-mail no eDocs(eliminando temporariamente a parametrização das demais contas de e-mails). Após ter sido efetuada esta parametrização e os serviços do eDocs terem sido reiniciados, para efeito de teste, encaminhar os arquivos PDF/XML que eventualmente não estariam sendo integrados pelo eDocs para o endereço de e-mail da conta alternativa parametrizada, de forma que seja possível verificar se os mesmos seriam integrados normalmente.

Verificação de Log:

Quando o eDocs não consegue efetuar a leitura do e-mail para tentar integrar um arquivo PDF ou XML, não é gerada uma Crítica de Integração na tela Recebimento de NFS-e. A crítica de integração só é gerada se o eDocs conseguir ler o e-mail e houver algum problema com o arquivo de recebimento a ser integrado. Se o eDocs não conseguir ler o e-mail, é registrado um erro no log e não haverá registro de críticas de integração. Dica: é indicado, no caso do eDocs ser utilizado para vários processos, que, para verificar a mensagem exata gerada na integração de algum arquivo de recebimento, seja parametrizada uma base de testes para integração do arquivo PDF/XML através de uma conta de e-mail específica, assim é possível identificar com exatidão uma eventual mensagem de erro.

Para verificar mais detalhes sobre os campos e colunas da tela de Recebimento de NFS-e no eDocs, consulte a documentação sobre Recebimentos de NFS-e.

6. Recebimento de NFS-e no Gestão Empresarial | ERP

Para verificar as parametrizações necessárias para configurar o Recebimento de NFS-e no Gestão Empresarial | ERP e as configurações de integração com o eDocs, consulte a documentação sobre Recebimento eletrônico.

7. Cidades homologadas para Recebimento de NFS-e

Para verificar se sua cidade está homologada para o Recebimento de NFS-e, consulte a lista de Cidades homologadas para o Recebimento de NFS-e.

Seguem algumas observações relevantes sobre a rotina de Recebimentos de NFS-e:

Recebimento de NFS-e via arquivo .XML

Recebimento de NFS-e via arquivo .PDF

Monitoramento - Prefeitura

Legenda

Nota: a atualização da tabela para o padrão acima está sendo feita gradativamente.

Nem todas as prefeituras permitem mais de uma consulta por dia por questões de estrutura e/ou limitações do web service. As prefeituras em que o parâmetro Frequência do monitoramento na prefeitura é aplicável estão destacadas na tabela com o sinal de 4x na coluna Monitoramento, além da prefeitura da filial cadastrada no eDocs (tomador do serviço), caso ela disponha de web service de monitoramento. Todas as demais prefeituras serão consultadas 1x ao dia, independentemente do que estiver definido no parâmetro

Monitoramento - Ambiente Nacional

O eDocs está preparado para baixar automaticamente as NFS-es que tenham sido emitidas/sincronizadas com o Ambiente Nacional do governo. Importante ressaltar que a adesão ao uso da sincronização dos documentos junto ao Ambiente Nacional é definida por cada município. Esses municípios estão sinalizados na tabela por meio da coluna Ambiente Nacional. Lembrando que um município pode ou não ter monitoramento no Ambiente Nacional e na prefeitura simultaneamente.

Importante

8. FAQ - Perguntas frequentes

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