Roteiro de integração do eDocs
Esta documentação tem como objetivo fornecer um roteiro para o desenvolvimento de integração com o eDocs.
Saiba mais:
1. Requisitos e parametrizações
Cadastro de filial
Para que a integração ocorra corretamente, é necessário atender aos seguintes requisitos:
- O CNPJ da empresa/filial emissora dos documentos eletrônicos possua uma Licença válida do eDocs
- O CNPJ da empresa/filial emissora dos documentos eletrônicos esteja cadastrado no banco de dados do eDocs
- Possuir o cadastro do Certificado digital para atender aos processos dos documentos que exigem esta informação
Por exemplo, se existir uma empresa com o CNPJ XX. XXX. XXX/0001-XX e uma filial desta empresa com o CNPJ YY. YYY. YYY/0001-YY, onde a responsável pelas emissões das NF-es é a filial, então o CNPJ da filial deve estar cadastrado no banco de dados do eDocs para que a integração ocorra corretamente. Para cadastrar essas informações, verifique a documentação sobre Configurações de Empresas e Configurações de Filiais.
Parametrizações
Para que seja possível realizar a integração com o eDocs, as configurações abaixo devem ser realizadas:
- Monitor eDocs > Configuração > Gerais > Aba Integração > Seção Web service
- O parâmetro Ativar web service de integração deve estar definido como Sim
- O parâmetro Porta permitirá indicar em qual porta o eDocs disponibilizará os web services do eDocs
- Monitor eDocs > Configuração > Empresa > Aba Integração > Seção Web Service
- Nos parâmetros Usuário e Senha deverão ser definidos usuário e senha para autenticação no web service do eDocs
- Monitor eDocs > Configuração > Filiais > Aba Filial > Aba Geral > Seção Integração
- O parâmetro Forma de Integração (saída) deverá estar definido com o valor Desativar. Dessa forma, o eDocs não tentará efetuar retorno ao sistema emissor dos documentos após o documento estar em um status que permite realizar o retorno. O eDocs irá aguardar a consulta da situação do documento pelo próprio sistema emissor
Importante
- É recomendado que o eDocs seja reinicializado após a alteração das parametrizações
- Caso o parâmetro Forma de Integração (saída), citado acima, não tenha sido definido como Desativar quando o documento foi emitido, será necessário configurar adequadamente o retorno no sistema emissor dos documentos para que esse retorno seja executado. Do contrário, no Log do eDocs sempre ficará sendo exibida mensagem de erro de retorno ao sistema emissor, havendo consumo desnecessário de recursos do servidor
- Rotinas de web service que utilizam arquivos PDF/XML, principalmente .PDF, consomem mais recursos da máquina e precisam ser utilizados com cautela, pois não há uma limitação da quantidade de requisições que podem ser utilizadas ao mesmo tempo e a quantidade de recursos que as rotinas podem consumir do Servidor do eDocs, o que pode afetar diretamente a performance dos serviços disponibilizados no mesmo Servidor
- Se houver a necessidade de utilizar os web services para um maior volume de requisições, orientamos que seja realizado um dimensionamento da infraestrutura do servidor baseado na volumetria das chamadas do web service realizadas por segundo/minuto. Você poderá utilizar um ambiente de homologação para fazer a análise e o acompanhamento das chamadas dos web services versus consumo de recursos do Servidor
Nota
Para que o processo de integração ocorra corretamente, é necessário atentar para os seguintes pontos de validação:
- Esta documentação aqui apresentada é baseada na versão de mercado mais recente do sistema, por isso é importante verificar se a versão da documentação dos web services que está sendo utilizada coincide com a versão do sistema instalado
- Caso a versão do sistema instalado seja diferente da versão da documentação dos web services aqui disponibilizada, será necessário atualizar o sistema eDocs para a versão de mercado mais recente ou utilizar a documentação que corresponda à versão do sistema instalado
2. Tipos de integração
O eDocs permite a integração através de web services síncronos ou assíncronos. Alguns documentos não possuem suporte para integração assíncrona. Segue abaixo uma tabela demonstrativa que apresenta as formas de integração disponibilizadas para cada tipo de documento eletrônico:
Documentos |
Web service | ||
---|---|---|---|
AutorizarDocumentos (síncrono) | IntegrarDocumento (assíncrono) | ||
Federais / Estaduais | NF-e | ||
CT-e | |||
CT-e OS | |||
MDF-e | |||
eSocial | |||
NFC-e | |||
EFD Reinf | |||
PAF-ECF | |||
GNRE | |||
GRFGTS | |||
CF-e | |||
Recintos Aduaneiros | |||
Receituário Agronômico | |||
SISDEV | |||
IDAF | |||
Municipais | NFS-e |
Importante
- Antes de ser iniciada a parametrização da integração entre o qualquer sistema com o eDocs, deve-se definir a forma adequada de comunicação entre os dois sistemas. Isso porque a parametrização inadequada da integração poderá acarretar problemas de integração e consumo desnecessário de recursos do Servidor
- Caso seja utilizado eDocs Embarcado, poderão haver limitações de funcionalidades que necessitam de web service do eDocs. Para maiores informações, consulte a documentação do eDocs sobre as funcionalidade liberadas
3. Leiautes e web services
Ao realizar as etapas apresentadas acima e configurar a integração de emissões e recebimentos de NF-e, os web services do eDocs estarão ativos e operacionais. Abaixo, segue o detalhamento dos web services e leiautes que devem ser utilizados para realizar a integração:
Documentos | Leiaute | Operação | Tipo de integração | Web service utilizado |
---|---|---|---|---|
Federais/Estaduais (NF-e, CT-e, MDF-e, eSocial etc.) | XML padrão do governo | Emissão, Inutilização e Eventos (cancelamento etc.) | Síncrona | AutorizarDocumento |
Assíncrona | IntegrarDocumentos (envio) | |||
ConsultarSituacaoDocumentos (retorno) | ||||
Recebimento | Síncrona | ConsultarRetornoRecebimento | ||
Síncrona | ConsultarSituacaoDocumentos | |||
Municipais (NFS-e) | .XML padrão ABRASF 1.0 (com complemento InfSenior) | Emissão e Cancelamento | Síncrona | AutorizarDocumento |
Assíncrona | IntegrarDocumentos (envio) | |||
ConsultarSituacaoDocumentos (retorno) | ||||
Todos os documentos | Download .XML (Emissão) | Síncrona | BaixarXml | |
Download .XML (Recebimento) | Síncrona | BaixarXmlv2 | ||
Download .PDF | Síncrona | BaixarPdf | ||
Consultar críticas de integração por tipo de documento | Síncrona | ObterCriticasIntegracao | ||
Consultar críticas de integração por identificador | Síncrona | ObterCriticasPorIdentificador |
4. Perguntas frequentes - FAQ
Você pode acessar a documentação do TipoDocumentoEletronico para verificar a estas informações.
Para verificar as possíveis situações dos documentos integrados basta acessar a documentação do TipoSituacaoDocumentoEletronico.
Para verificar se ocorreu algum problema durante a integração, é possível utilizar os seguintes web services:
- ObterCriticasIntegracao para consultar as críticas de integração de acordo com o tipo de documento informado
- ObterCriticasPorIdentificador para consultar as críticas de integração dos documentos de acordo com os identificadores informados