23/06/2020 | Novidades SPED ECD 2020

A Escrituração Contábil Digital (ECD) é parte integrada do projeto SPED e foi criada em substituição aos livros impressos, para escrituração em formato digital dos livros diários, razão, balancetes diários, balanços e fichas de lançamento comprobatórios do que está transcrito, entre outros livros auxiliares.

Através do Ato Declaratório nº 64/2019, foi aprovado o Manual de Orientações com o Leiaute 8 da ECD, trazendo algumas alterações consideradas de pouco impacto, porém significativas à entrega da obrigação.

A seguir, levantamos as principais novidades do novo leiaute.

Registro 0000 – Abertura do Arquivo Digital

No registro de abertura do arquivo, foram inseridos três novos campos:

Essa informação já era apresentada no registro I051 da ECD. Houve apenas uma migração para o registro de abertura. Neste campo, será informado o código do plano de contas referencial utilizado para mapeamento das contas analíticas. Esse preenchimento é opcional e, caso for necessário, deverão ser observadas as opções aderentes ao enquadramento da empresa.

Bloco C - Informações Recuperadas da Escrituração Contábil Anterior

A principal novidade da escrituração foi a inclusão do Bloco C, criado para apresentar as informações recuperadas da Escrituração Contábil anterior. A partir desses dados, a Receita Federal fará a rastreabilidade, cruzamento e validação dos saldos contábeis dos respectivos anos-calendário.

Os registros desse bloco não precisam ser importados, pois serão preenchidos pelo próprio Programa Gerador da Escrituração do SPED após a recuperação das informações da ECD, feita pelo usuário do programa no menu Escrituração > Recuperar ECD anterior.

Tabela de Registros: inclusão de registros.

Bloco Descrição Registro
C Abertura do Bloco C C001
C Identificação da Escrituração Contábil Recuperada C040
C Saldos Periódicos Recuperados - Identificação do Período C150
C Detalhe dos Saldos Periódicos Recuperados C155
C Demonstração Contábeis Recuperadas - Período C600
C Demonstração do Resultado do Exercício Recuperada C650
C Encerramento do Bloco C C990

É importante destacar o Registro C155 - Detalhes dos saldos periódicos recuperados, no qual serão recuperados os saldos da ECD de acordo com o período informado no registro C150. Caso ocorram divergências, o PGE acusará erro devido ao confronto com o saldo final das contas do plano interno do ano anterior com o do ano-calendário inicial. Nesta hipótese, o Registro I157 – Transferência de saldos de plano de contas anterior deverá ser utilizado para esclarecer a mudança.

Caso a conta antiga (plano de contas anterior) termine o período com saldo zero, mas possua movimentação no período, ela deverá constar no registro I157, com saldo zero, relacionada a uma conta nova para que a ECF possa recuperar os saldos do plano de contas anterior corretamente.

Registro J100 – Balanço Patrimonial

Neste registro deve ser informado o Balanço Patrimonial da pessoa jurídica a partir dos códigos de aglutinação apresentados no registro I052. O nível de detalhamento das demonstrações contábeis é de responsabilidade exclusiva de pessoa jurídica.

As demonstrações contábeis serão exibidas de acordo com a ordem dos códigos de aglutinação, considerando a estrutura hierárquica informada (níveis das contas). A alteração foi feita na estrutura do Balanço, que definiu a existência de apenas duas linhas de nível 1 no Balanço Patrimonial: Ativo (ou Ativo Total) e Passivo (ou Passivo Total, que engloba o Patrimônio Líquido).

Registro J150 – Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)

Neste registro deve ser informada a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) da pessoa jurídica a partir dos códigos de aglutinação apresentados no registro I052. O nível de detalhamento das demonstrações contábeis é de responsabilidade exclusiva da pessoa jurídica.

As demonstrações contábeis serão exibidas de acordo com a ordem informada no campo J150.NU_ORDEM (Campo 02). Só poderá existir uma linha de nível 1 na DRE, que será o “Resultado do Exercício (Lucro ou Prejuízo Líquido do Exercício). Por exemplo 2, 2.1, 2.1.1, 2.2… todos deverão estar dentro do nível/grupo 2. Com essa alteração, a identificação e ordenamento das linhas de agrupamentos e subtotais ficarão mais fáceis de identificar.

Saiba mais

Precisa de apoio para a entrega do SPED ECD e ao mesmo tempo estar em conformidade com as informações exigidas pelo Fisco? Confira nossos pacotes de serviços com consultores especializados.

Artigo por Wellington Felipe, Técnico de Negócios na Senior Sistemas.

Notícia relacionada ao(s) produto(s):
Gestão Empresarial | ERP

Este artigo ajudou você?