01/08/2024 | SPED EFD ICMS IPI SP - Portaria SRE nº 54/2024 - Disciplinada a escrituração do ICMS monofásico e definido prazo para regularização dos lançamentos incorretos

O Fisco paulista disciplinou o procedimento de escrituração dos documentos fiscais de combustíveis sujeitos à tributação monofásica e estabeleceu prazos para regularização de lançamentos feitos em desacordo a esta orientação.

Segundo o ato noticiado, o contribuinte deve escriturar os documentos fiscais seguindo os procedimentos definidos na "Nota Orientativa" disponibilizada no Portal do SPED. Portanto, para o contribuinte que tem direito ao crédito do ICMS sob a entrada de combustíveis, o reconhecimento desse crédito é mediante os registros C170 e C190.

O Fisco ainda esclarece que na escrituração dos documentos fiscais correspondentes a combustíveis monofásicos, não haverá lançamentos de ajustes, visto que, o crédito, se for de direito, será reconhecido na escrituração da própria entrada (registros C100, C170 e C190).

Por fim, fica estabelecido prazos para regularização para aqueles contribuintes que escrituraram de forma diversa ao que o ato noticiado orienta. Sendo assim, os contribuintes têm os seguintes prazos para proceder com a retificação da EFD e substituição da GIA, se for o caso:

  1. até 31.08.2024: referente ao exercício de 2023, períodos de apuração de maio a dezembro; e
  2. até 31.12.2024: referente ao exercício de 2024.

O ato noticiado entra em vigor no dia 31/07/2024, data da sua publicação.

Fonte: DOE SP

Notícia relacionada ao(s) produto(s):
Gestão Empresarial | ERPGestão de Transportes | TMS

Este artigo ajudou você?