09/02/2022 | eSocial - Prorrogado o período de convivência de versões do eSocial

Texto alterado em 19/02/2022: Alterada a data de liberação da versão necessária para que a versão Simplificada não inicie automaticamente em 10/03.

O eSocial foi atualizado para a versão S-1.0 em julho do ano passado. Com a nova versão do eSocial, o sistema foi simplificado, diversos campos foram excluídos e uma série de regras – em especial no fechamento da folha – foram flexibilizadas. Tudo para permitir que o sistema se tornasse mais fácil e ágil para os empregadores.

Para permitir que os usuários se adaptassem à nova versão, foi estabelecido um período de convivência de versões. Durante esse período, tanto eventos enviados na versão antiga (2.5) quanto na nova (S-1.0) são recepcionados e processados pelo sistema. Esse período tinha previsão de término em março deste ano, mais de sete meses após a implantação da versão S-1.0.

Contudo, o período de convivência foi prorrogado até 22/05/2022, dando mais tempo para os usuários que ainda não atualizaram seus sistemas para a nova versão.

FIM DO PERÍODO DE CONVIVÊNCIA

A partir de 23/05/2022, apenas eventos enviados na versão S-1.0 serão recebidos pelo eSocial. A maioria dos empregadores já migrou para a nova versão, mas ainda há usuários que transmitem eventos na versão antiga. Se esse é o seu caso, atualize seu sistema de gestão de folha.

Os sistemas web do eSocial, por sua vez, sempre trabalham utilizando a versão mais recente do sistema, o que inclui o módulo web geral e os módulos simplificados (doméstico, segurado especial e MEI).

 

Importante

O Gestão de Pessoas | HCM, solução para RH da Senior, já está preparado para essa versão desde novembro de 2021. Versão mínima: 6.10.1.17 / 6.2.35.96

Porém, as empresas que NÃO desejam fazer o envio dos eventos na versão Simplificada (1.0) e que estão com o HCM na versão 6.10.1.17 / 6.2.35.96 ou posteriores, devem fazer a atualização do ambiente para as versões liberadas no dia 19/02/2022.

Ambientes que não forem atualizados para a versão do dia 19/02 ou posterior, automaticamente farão o envio do eSocial Simplificado a partir do dia 10/03.

Uma vez feito o primeiro envio na versão Simplificada, não é possível voltar para a versão anterior.

 

Fonte: Portal eSocial

Confira também:

 

Notícia relacionada ao(s) produto(s):
Gestão de Pessoas | HCM

Este artigo ajudou você?