01/08/2022 | Legislação - CID-11 - Ministério da Saúde coordena tradução do novo Código Internacional de Doenças para a língua portuguesa

O Ministério da Saúde, em parceria com a Câmara Técnica Assessora para Gestão da Família de Classificações Internacionais e com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), está coordenando o processo de tradução da CID-11 para a língua portuguesa. A ação inclui etapas de revisão e validação por especialistas na área de classificações em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com previsão de conclusão em dezembro de 2022.

O período de transição da CID-10 para a CID-11, incluindo a aplicação da classificação para coleta de dados, implica na definição de prazos e ações estratégicas necessárias para essa migração. Seguindo a estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), o período de transição deve ocorrer entre dois e três anos. Assim, espera-se que a CID-11 esteja em uso nos sistemas de informação da vigilância a partir de 1º de janeiro de 2025.

Na página da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) encontra-se disponível o curso online "ICD – 11 tool", desenvolvido pelo Comitê de Educação e Implementação da Família Internacional de Classificações da Organização Mundial da Saúde, nos idiomas inglês e espanhol. O curso em português está em processo de tradução e em breve estará disponível na plataforma.

Acesse aqui para o curso.

Outras informações podem ser encontradas aqui.

Importante

As adequações e alterações sobre cadastros e funcionalidades no produto de Gestão de Pessoas da Senior, para adoção e uso do CID-11 nas suas funcionalidades, está em fase de definições e analise. No momento não foi publicado dispositivos legais previdenciária ou trabalhista alterado ou disciplinado a obrigatoriedade do uso, por exemplo na declaração dos dados nos eventos do eSocial. Quando ocorrer publicação vamos divulgar previsões de liberação na página do Calendário de previsão das liberações do Gestão de Pessoas | HCM.

Fonte: Ministério da Saúde

Notícia relacionada ao(s) produto(s):
Gestão de Pessoas | HCM

Este artigo ajudou você?