01/04/2025 | Trabalhista - Portaria MTE nº 1.419/2024 - Gestão de riscos psicossociais: Nota orientativa com os produtos Senior

A partir de 26 de Maio de 2025 entra vigor a Portaria MTE 1.419, de 27 Agosto de 2024, que entre suas disposições, deixou mais explicitamente na nova redação do capítulo "1.5 Gerenciamento de riscos ocupacionais" a abrangência obrigatória sobre Fatores de Riscos Psicossociais.

Redação data pela Portaria MTE No 344, de 21 de Março de 2024 (vigente até 25 de maio de 2025) Redação data pela Portaria MTE No 1.419, de 27 de Agosto de 2024 (vigente até 26 de maio de 2025)
(disposição inexistente) 1.5.3.1.4 O gerenciamento de riscos ocupacionais deve abranger os riscos que decorrem dos agentes físicos, químicos, biológicos, riscos de acidentes e riscos relacionados aos fatores ergonômicos, incluindo os fatores de risco psicossociais relacionados ao trabalho.
1.5.3.2.1 A organização deve considerar as condições de trabalhos nos termos da NR-17. 1.5.3.2.1 A organização deve considerar as condições de trabalho, nos termos da NR-17, incluindo os fatores de risco psicossociais relacionados ao trabalho.

Os Riscos Psicossociais são os aspectos da conceção e gestão do trabalho e dos seus contextos sociais (externos) e organizacionais (internos) que têm o potencial de causar danos psicológicos ou físicos ao trabalhador.

Alguns exemplos, condições de trabalho, ou situações que podem gerar o risco psicossocial:

Fatores de risco psicossociais:

Alguns exemplos de consequências dos riscos psicossociais:

A abrangência obrigatória sobre Fatores de Riscos Psicossociais, será uma adição ao que já existe sobre Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO). Não houve alteração nas etapas do processo (GRO) e seus Programas de Gerenciamento de Riscos (PGR).

Fonte: CANPAT 2024 - Alterações da NR 01 / Riscos Psicossociais Relacionados ao Trabalho, https://www.youtube.com/watch?v=Z9Al3KoES-k.

Dicas e orientações de como os produtos da Senior podem apoiar nas ações para GRO e PGR com Fatores de Riscos Ocupacionais

  1. Diagnostico ou Levantamento preliminar do Fator de Risco Psicossocial - pode ser utilizado como apoio, análise de indicadores Absenteísmo (saiba mais), Rotatividade ou de dados demográficos e estatísticas sobre os colaboradores (saiba mais), ou ainda aplicação de pesquisas, questionários, que podem ser automatizadas através da Pesquisa de Clima (Moods) ou outra possibilidade é o acompanhamento contínuo de feedbacks e dos indicadores emocionais por meio do Diário de Humor do Waapi.
  2. NOTA: O produto Senior não irá disponibilizar modelos de questionários, entrevistas ou diagnósticos padrões sobre Riscos Psicossociais, a própria empresa deve verificar os requisitos legais, buscar literatura técnica e conhecimento de consultoria especializada.

  3. Identificação de Perigos - com base no diagnóstico ou levantamento preliminar deve ser possível identificar as fontes ou circunstâncias e grupos expostos aos Riscos Psicossociais. Os resultados da identificação podem ser mantidos e gerenciados no módulo Segurança do Trabalho através da funcionalidade de Gestão de GHEs. Ver notas de versão: Inclusão do Tipo de Risco Psicossocial no cadastro de Perigos/Fatores de Risco.
  4. Analise e Avaliação de Riscos - O produto Senior não vai oferecer funcionalidades de um sistema especialista para apuração de diagnósticos ou avaliações psicológicas. O registro dos resultados obtidos através da análise e avaliação do risco psicossocial de sistemas especialistas, podem ser armazenados no módulo Segurança do Trabalho, través das funcionalidades como Gestão de GHEs e Laudos do Perigo/Fator de Risco.
  5. Controle dos Riscos - os controles bem como as medidas de controles sobre os riscos e seus desdobramentos em atividades de riscos, ordem de serviço, riscos ocupacionais, possíveis danos, nível do risco, são armazenados e mantidos em conjunto de funcionalidades, como Gestão de GHEs, Perigos/Fatores de Risco e Laudos do Perigo/Fator de Risco.
  6. Inventário de Riscos - sendo um dos documentos mínimos exigidos na NR 01, é o principal documento a ser mantido pela empresa dentro do GRO/PGR. o Risco Psicossocial passa a incorporar o Inventário de Riscos no produto Senior, a partir da geração dos dados de Inventários de Riscos, que tem como fonte todos os cadastrados, mapeamentos e registros realizados das etapas anteriores.
  7. Planos de Ação - é outro documento mínimo exigido na NR 01, que a empresa deve elaborar o plano de ação, indicando as medidas de prevenção, coletivas ou individuais, a serem introduzidas, para todos os Fatores de Riscos, incluindo os Psicossociais. No módulo segurança do trabalho, através da funcionalidade de Gestão do Plano de Ação, é possível realizar cronograma, acompanhamento e aferição dos resultados.
  8. Plano Individual de acompanhamento e monitoramento da saúde do colaborador - o Programa de Controle De Saúde Ocupacional (PCMSO) deve conter diretrizes para avaliação e controle da saúde ocupacional com o objetivo de comprovar e avaliar a aptidão física e psíquica do trabalhador para o exercício da atividade, o produto Senior oferece um conjunto de funcionalidades no Módulo Medicina para gestão do PMCSO: Atendimento Clinico, inclusive livre personalização de questionários/ anameses para serem aplicados e acompanhar Histórico profissional, Histórico Social, Histórico Familiar Pregressa, Antecedentes pessoas e situação atual de Saúde, Informação sobre posto de trabalho ou atividade profissional (saiba mais).
  9. Desenvolvimento de uma Cultura de Segurança e Saúde Mental, para promover treinamentos e conduzir campanhas internas para consolidar uma cultura organizacional focada no bem-estar ou levar benefícios para Saúde Mental, Apoio Psicológico e Bem-estar na empresa, você pode ainda:
  10. Estratégia de prevenção e comunicação, Utilizar plataformas de rede social corporativa, como a plataforma Social da Senior, que é uma grande aliada na comunicação e prevenção de riscos psicossociais. Por meio dela, é possível fortalecer a conscientização sobre o tema, promover diálogos abertos, disseminar boas práticas e engajar colaboradores em um ambiente integrado e colaborativo, facilitando a troca de conhecimentos e o alinhamento estratégico e cultural da empresa.

 

Notícia relacionada ao tema:
Trabalhista/Previdenciário

Este artigo ajudou você?