Aquisição de sistema de mensageria para eSocial

O eSocial, sistema de escrituração digital das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, é um projeto do Governo Federal que vai unificar a prestação de informações pelo empregador em relação aos seus trabalhadores (como cadastramento, vínculos, contribuições previdenciárias e folha de pagamento, entre outros), gerido pela CAIXA, INSS, Ministério da Previdência Social, Ministério do Trabalho e Emprego e Receita Federal do Brasil.

Com o objetivo de unificar a captação das informações da Folha de Pagamento, combatendo fraudes. Ampliar a base de arrecadação dos tributos e melhorar a distribuição de carga tributária sobre os contribuintes, tornou-se necessária a utilização de um sistema de mensageria.

O empregador gera um arquivo eletrônico contendo as informações previstas nos leiautes, assina-o digitalmente, transformando-o em um documento eletrônico nos termos da legislação brasileira vigente de maneira a garantir a integridade dos dados e a autoria do emissor. Este arquivo eletrônico é transmitido pela Internet para o ambiente nacional do eSocial através de um sistema de mensageria, que, após verificar a integridade formal, emitirá o protocolo de recebimento e o enviará ao empregador.

Como um sistema de mensageria funciona?

Um sistema de mensageria utiliza o mesmo modo de funcionamento de um e-mail, em que é incluído um destinatário para receber a mensagem, ou seja, para quem será ela é encaminhada.

O receptor da mensagem sabe quem enviou a mensagem pelo que consta no campo de “remetente”. No corpo da mensagem ficam as informações trocadas com o destinatário.

A mensageria necessária para transmissão do eSocial possui as mesmas funcionalidades de um e-mail. Ela realiza a entrega das informações desejadas (os dados dos funcionários da empresa) para o governo federal.

É obrigatório possuir um sistema de mensageria?

Sim. Sem o uso de um sistema de mensageria é impossível administrar todas as amarras que a nova obrigação exige, uma vez que é praticamente impossível lembrar de todas as relações de dependência existentes entre o eSocial e as obrigações legais (trabalhistas, previdenciárias e fiscais).

É possível utilizar um sistema de mensageria de terceiros, ou o oferecido pela Senior.

Qual sistema a Senior oferece?

O sistema de mensageria da Senior é o eDocs, que pode ser adquirido ao entrar em contato com seu executivo de conta.

Caso sua empresa já possua uma licença do eDocs e só precisa ativá-la, contrate o serviço de implantação (consultoria) completo, que pode ser adquirido pela Senior Store.

Recomendamos que todos os clientes realizem o treinamento disponível dessa solução, focado especificamente no seu funcionamento em relação ao eSocial.

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