Gestão de Brigadas
Este recurso não está disponível no Gestão de Pessoas | HCM GO UP. Saiba mais.
A brigada é uma equipe formada por colaboradores devidamente capacitados para auxiliar no combate a incêndios que possam ocorrer na empresa e na comunidade em geral. Também têm a função de apoiar em ações de abandono de área e técnicas de primeiros socorros.
Uma empresa pode ter várias brigadas e a divisão dos grupos brigadistas pode ser feita por turno e locais. A partir desta divisão, conforme tamanho e necessidade da empresa, é possível definir os grupos por tipo de atividade e atuação, como equipe de combate a incêndio, equipe de evacuação, equipe de comunicação, equipe de socorristas, e assim por diante.
O processo de gestão de brigadas possibilita o cadastro dos participantes, o registro dos grupos, reuniões, entrega dos EPIs, treinamentos realizados, socorros efetuados, méritos individuais e, ainda, a ficha de comparecimento dos brigadistas aos treinamentos e socorros.
Fluxo do Processo
O que você pode fazer:
As brigadas são formadas por trabalhadores da própria empresa, treinados no uso correto dos equipamentos de proteção coletiva e em técnicas de resgate e atendimento às vítimas de acidentes e incêndios.
Cadastrar atividades da brigada
O sistema permite acompanhar as atividades realizadas pela brigada. Para isto:
- Cadastre a atividade como um trabalho do SESMT, certificando-se de que na guia Trabalho seja informado "2 - Brigadas" no campo Origem.
- Entre as outras definições da guia, indique o tipo do trabalho realizado.
- Se desejar, forneça os detalhes nas demais guias e clique em Inserir para registrar a atividade.
Consultar atividades da brigada
A tela Resumo da Brigada, em Segurança > Brigada > Consultas > Resumo (FRRESBRI), permite consultar estes registros, apresentando informações como número de participantes e atividades realizadas. Para visualizar as informações, preencha os filtros da tela e clique em Mostrar.
Internamente, nas brigadas, cada componente exercerá função específica, para que no momento de uma ocorrência de incêndio ou acidente de trabalho, cada integrante saiba quais suas atribuições. Com isso, são organizados os trabalhos prestados.
As funções variam de uma empresa para outra, sendo exemplos de funções dentro das brigadas: bombeiro socorrista, médico, bombeiro combatente e coordenador de equipe.
Uma vez cadastradas as brigadas por turno e as funções desempenhadas pelos seus integrantes, a próxima etapa é formar as equipes de acordo com os locais indicados no cadastro das brigadas e turno dos colaboradores. Deve-se procurar formar equipes com colaboradores que trabalhem o mais próximo possível dos locais atendidos pela brigada, para que no caso de acidentes ou incêndios o atendimento possa ser prestado o mais breve possível.
Os integrantes da brigada podem ser empregados, terceiros ou parceiros, e devem ser cadastrados
O sistema verifica se a quantidade de membros incluídos ultrapassa a quantidade definida no campo Componentes do cadastro da brigada, e emitirá alertas ao usuário, porém não impedirá o cadastramento. Caso algum integrante não faça mais parte da brigada, é possível registrar a data e motivo de sua saída. Estes motivos podem ser previamente cadastrados em Tabelas > Segurança > Motivo Saída (FR102MOT).
Consultar atividades e localizar brigadistas
Para fazer o acompanhamento das atividades do colaborador relacionadas com a brigada de incêndio, sejam elas reuniões, trabalhos realizados ou outros, acesse a tela de Histórico da Brigada (FRHISBRI), em Segurança > Brigada > Consultas > Histórico.
Selecione a brigada desejada e clique em Mostrar. A tela exibirá as informações dos colaboradores e das atividades nas grades correspondentes.
Localizar brigadistas
A tela Localizador da Brigada (FRLOCBRI), em Segurança > Brigadas > Consultas > Localizador, permite encontrar rapidamente participantes de uma ou mais brigadas, como por exemplo bombeiros ou socorristas. É possível buscar os brigadistas conforme turnos ou locais específicos.
É possível acessar outras telas a partir desta, como por exemplo, o cadastro de Grupos da Brigada (duplo clique do mouse sobre o brigadista) e Chamadas de Emergência (botão Telefone). A partir delas são visualizadas informações como o grupo sanguíneo do brigadista selecionado e os números de telefones para contato na empresa e em períodos especiais (como, por exemplo, em ausências para treinamento). Também possibilita visualizar o substituto do participante.
Os equipamentos de proteção podem ser definidos no sistema de duas formas:
- Para toda a brigada: os equipamentos de proteção individual (EPIs) são cadastrados para a brigada como um todo. O colaborador que participar da brigada automaticamente necessitará destes equipamentos.
- Por função: são cadastrados EPIs para cada função, determinando quais equipamentos são usados por um tipo de brigadista. Por exemplo, um bombeiro que utilizará apenas capacete, botas e luvas.
Para associar os equipamentos com as brigadas ou funções, é preciso ter devidamente cadastrado no sistema todos os EPIs que serão utilizados.
Faça o registro de quais EPIs devem ser entregues aos componentes da brigada, independente da função exercida, através da tela de Epi's da Brigada (FR102EPB), no menu Segurança > Brigada > Epi Brigada. Esses EPIs ficarão disponíveis para serem distribuídos aos colaboradores integrantes de todas as brigadas através da rotina de EPI.
Os EPIs de uso exclusivo de determinadas funções, como por exemplo uma máscara respiradora para a função de bombeiro combatente, são cadastrados através da tela de Epi's da Brigada - Por Função (FR102EPF), em Segurança > Brigada > Epi por Função. Estes EPIs serão somados aos EPIs por brigada e também poderão ser distribuídos para os membros das brigadas através do processo de gestão de EPI.
Com o objetivo de aprimorar os trabalhos prestados, as equipes de brigadas devem reunir-se periodicamente para analisar e discutir todas as ocorrências e trabalhos realizados na empresa ou comunidade. O sistema mantém o registro de todas as reuniões realizadas.
- Relação dos Grupos de Brigadas
- Segurança > Brigada > Listar > Modelo 02.
- Relação de EPIs para a Brigada
- Segurança > Brigada > Listar > Modelo 03.
- Relação das Reuniões da Brigada
- Segurança > Brigada > Listar > Modelo 05.