Administração de Salários
O conceito de salário refere-se à remuneração regular atribuída pelo exercício/desempenho das funções no âmbito de um emprego/trabalho. Quando um colaborador é contratado, um dos itens fundamentais no acordo firmado é o valor de seu salário. Por este motivo, a Senior disponibiliza itens específicos para cadastro e controle destas informações no Administração de Pessoal.
O principal objetivo deste processo é permitir o cadastramento do salário e, quando aplicável, o complemento de remuneração para cada colaborador. Caso o colaborador esteja vinculado a uma estrutura de classe e níveis salariais, o sistema busca as informações de remuneração dessa estrutura. Caso contrário, o valor do salário é diretamente definido pelo usuário.
A gestão de salários permite simular e aplicar reajustes na remuneração dos empregados, ajustando seus históricos às estruturas salariais ou à tabela de cargos.
Os tipos de salário que o Administração de Pessoal trata são:
- Mensalistas;
- Horistas;
- Diaristas;
- Comissionado;
- Por tarefas (semelhante ao horista);
- Terceiros.
O processo de administração de salários pode ser realizado de duas formas: através de uma Estrutura Salarial ou pelo Histórico Salarial.
Estruturas Salariais
A administração através de estruturas baseia as composições dos salários em tabelas salariais, podendo haver tantos níveis e classes quanto forem necessários para a gestão de remuneração dos colaboradores.
As estruturas são responsáveis por estabelecer os níveis salariais a serem praticados pela organização, garantindo a harmonia entre os cargos/postos e salários da empresa e mantendo o equilíbrio com as práticas do mercado.
Sendo assim, cada tabela salarial é referenciada como uma estrutura dentro do sistema, mesmo que simuladas ou de pesquisa de mercado. Se a empresa paga os salários de seus colaboradores baseando-se em tabelas salariais, cada candidato ou colaborador deve constar em uma estrutura devidamente cadastrada no sistema.
É possível trabalhar com uma única estrutura para todos os cargos/postos, ou com múltiplas estruturas salariais que atendam às diferentes necessidades da empresa, atribuindo uma estrutura para cada filial.
Fluxo do Processo
O que você pode fazer:
O primeiro passo para cadastrar a estrutura salarial é escolher o formato mais adequado à necessidade da organização:
- Matriz: possui múltiplas classes salariais, cada uma com sua respectiva relação de níveis salariais. Uma classe por possuir um ou mais salários.
- Lista: não possui classes, apenas uma relação de níveis salariais.
As informações salariais podem ter os seguintes formatos:
- Hora (salário/hora)
- Mensal
- Índice (o índice/valor será multiplicado pela quantidade indicada nos níveis)
Feita esta definição, inicia-se o cadastramento no sistema.
Criar uma estrutura em formato de Lista
- Acesse a tela Colaboradores > Salários > Estrutura > Cadastro (FR076EST) e informe um código para a estrutura.
- Na guia Cadastro, defina o Formato da estrutura como "L - Lista" e preencha os demais campos da tela conforme for necessário.
- Na guia Manutenção, informe uma data e um motivo para a criação da estrutura.
- Em seguida, acesse a guia Salários e insira na grade Níveis quantos registros forem necessários para atender à política salarial da empresa, definindo a remuneração correspondente para cada nível inserido.
Exemplo de uma estrutura salarial por Lista:
Criar uma estrutura em formato de Matriz
- Acesse a tela Colaboradores > Salários > Estrutura > Cadastro (FR076EST) e informe um código para a estrutura.
- Na guia Cadastro, defina o Formato da estrutura como "M - Matriz" e preencha os demais campos conforme for necessário.
- Na guia Manutenção, informe uma data e um motivo para a criação da estrutura.
- Acesse a guia Salários e informe na grade Classes quantos registros achar necessário para atender à política salarial da empresa. Se quiser vincular uma classe a um sistema de cargos específico, use a coluna Sistema nessa mesma grade.
- Ainda na guia Salários, utilize a grade Níveis para definir a remuneração correspondente a cada nível inserido.
Exemplo de uma estrutura salarial por Matriz:
Definir meses, pontos e complementos ao nível salarial
Se desejar, utilize as colunas Meses e Pontos da grade Níveis, nas quais são informados quantos meses de experiência ou pontos atribuídos, respectivamente, o empregado deve ter para ser promovido de um nível para o seguinte.
Cabe ressaltar que tais informações não são utilizadas nativamente por processos ou cálculos do Administração de Pessoal. Caso queira que o módulo faça automaticamente a promoção dos colaboradores, configure uma regra que atenda à realidade da sua organização.
A grade também disponibiliza a coluna Complemento, que é uma forma de separar uma fração do salário para pagar em um evento a parte que, por sua vez, poderá ser incorporado mais tarde ao salário.
Duplicação de estruturas salariais
Para duplicar uma estrutura salarial existente, use a tela Colaboradores > Salários > Estrutura > Duplicar (FRDUPEST). Após informar os parâmetros, basta clicar em Processar para que ocorra a duplicação da estrutura salarial e sua composição.
Para duplicar somente o nível:
- Se a estrutura for tipo Matriz: informe a classe e o nível que deseja duplicar, para a qual classe pertence o nível a ser duplicado.
- Se for tipo Lista: informe apenas o nível, já que a classe sempre será uma só.
Para duplicar toda a classe:
- Se a estrutura for tipo Matriz: informe somente a classe, que será duplicada com todos os seus níveis pelo sistema.
- Se for tipo Lista: não se aplica, pois este tipo de estrutura possui apenas níveis (uma única classe).
O reajuste salarial para colaboradores vinculados a uma estrutura pode ser executado:
- de forma tabelada, de acordo com o novo valor salarial da estrutura/classe/nível onde o colaborador está situado; ou
- diretamente no valor do histórico do colaborador, sem estar relacionado a uma estrutura.
A definição pode ser feita por um percentual único, um percentual por faixas salariais ou através de uma regra personalizada.
Fluxo do reajuste
Reajuste dos salários das estruturas
Este reajuste ocorre diretamente nos salários da estrutura e de suas respectivas classes e níveis, podendo ainda atribuir percentuais diferentes de reajuste por faixas salariais.
A operação é feita da seguinte maneira:
- Acesse a tela em Colaboradores > Salários > Estrutura > Reajustar (FRREAEST).
- Selecione a estrutura e a data base, que servirão como ponto de partida para o reajuste.
- Selecione a estrutura reajustada entre as já cadastradas no sistema.
- Preencha os demais parâmetros, indicando a data e o motivo do reajuste, entre outras definições.
- Na grade Faixas, determine os reajustes a fazer por faixa salarial, podendo utilizar um percentual ou um acréscimo de valor.
- Clique em Processar. O sistema apresentará uma mensagem apontando que o processamento ocorreu com sucesso.
A alteração dos valores de uma estrutura salarial não modifica o salário atual dos colaboradores. Porém, caso existam lançamentos futuros de alterações salariais baseados na estrutura, classe e nível, o sistema apresentará a opção de atualizá-los de acordo.
Quando o Administração de Pessoal está integrado com o módulo Cargos e Salários é possível também gerenciar os percentuais de reajuste e desempenho da evolução salarial dos colaboradores.
Realizando o acerto do percentual de reajuste
Depois de realizar um reajuste para uma estrutura, é possível verificar os colaboradores que não estão de acordo com os valores da nova tabela e reajustá-los.
- Para isso, vá em Colaboradores > Salários > Salários > Percentuais de Reajuste (FRPERREA).
- Defina um Período para busca dos colaboradores que deseja verificar e clique em Mostrar para exibi-los na grade Históricos Salariais.
- Clique na coluna Seleção dos empregados a verificar. Caso o percentual de reajuste deste registro já esteja correto, o sistema apresentará uma mensagem de aviso e a caixa de seleção não será marcada.
Os colaboradores que estão com o percentual incorretos podem ser selecionados normalmente, bastando clicar em Processar para reajustar seus valores.
Históricos Salariais
Nesta forma de gerenciar os salários, o sistema tratará as alterações de remuneração diretamente nos históricos dos colaboradores, de forma individual ou coletiva.
Com a alteração individual, a nova remuneração é informada diretamente através de um valor ou é aplicado um determinado percentual sobre o salário atual do colaborador.
Quando a operação é feita coletivamente, a mesma data de alteração é atribuída aos históricos de todos os colaboradores incluídos no processamento. Isto pode ser feito através de percentuais e valores por faixa de salário.
Tanto na forma individual quanto na coletiva, a alteração pode ser primeiramente simulada. Esta não altera os valores reais e atuais, permitindo que o usuário confirme as modificações antes de aplicá-las.
O que você pode fazer:
Alterar um salário individual
- Acesse Colaboradores > Salários > Salários > Individual (FR038HSA) e informe a data do novo histórico salarial do colaborador (ou de um histórico já cadastrado para consultá-lo).
- Informe a sequência do histórico salarial na data. O colaborador pode ter mais de um histórico salarial na mesma data, desde que informada uma nova sequência.
- Defina um motivo para a alteração, como uma promoção, por exemplo.
- Se quiser, insira as informações de estrutura, classe e nível salariais, de forma que a alteração individual se baseie nela. Note que se a empresa utiliza estruturas, o colaborador pode ser desvinculado delas, bastando que estes campos sejam deixados em branco.
- Preencha o valor do salário e, se aplicável, o valor do complemento da remuneração.
Simular uma alteração individual
- Acesse Colaboradores > Salários > Simulações > Individual (FRSIMIND) e indique a data da alteração simulada.
- Na grade Relação de Simulações, informe os colaboradores que passarão pela simulação de alteração salarial
- Defina os valores para cada registro da grade e clique em Processar.
Os resultados da simulação individual podem ser conferidos em Colaboradores > Salários > Simulações > Consulta (FRCONSIM).
Alterar salários coletivamente
Existem duas formas de fazer uma alteração salarial coletiva.
Uma delas é através do reajuste salarial, utilizado quando se deseja definir um mesmo motivo na data da alteração, bem como percentuais por faixas ou novos salários por substituição. Veja como fazer:
- Acesse Colaboradores > Salários > Salários > Reajuste Salarial (FRREAEFE).
- Preencha os campos iniciais conforme aplicável, informando a data e motivo do reajuste, definições para admitidos e demitidos, arredondamentos e regras.
- Na grade a guia Reajustar, informe as faixas salariais e seus respectivos percentuais ou valores de aumento.
O uso das colunas Admitidos De e Admitidos Até permite que diferentes valores sejam aplicados aos colaboradores admitidos no curso do período. - Utilize a guia Substituir para trocar um salário por um novo, conforme as condições de igual, menor ou maior que o informado.
Este recurso é útil quando existem muitos colaboradores com salários idênticos e já se sabe qual o novo salário a ser aplicado para eles, alterando-os de uma só vez. - Feitas todas as definições desejadas, clique em Mostrar. O sistema apresentará a tela que demonstra os históricos salariais a serem criados com o percentual de reajuste definido e, caso existam, os históricos salariais futuros e as propostas salariais futuras que serão recalculadas com base no novo histórico salarial criado.
- Analise os reajustes apresentados nesta tela e selecione os quais deseja que os históricos sejam criados. Finalmente, clique em Processar para aplicar.
A outra maneira é através dos lançamentos, útil quando há necessidade de lançar históricos salariais para vários colaboradores, mas com motivos e percentuais de reajuste diferentes na mesma data:
- Acesse Colaboradores > Salários > Salários > Lançamento (FRLANSAL).
- Na grade, insira os colaboradores que deseja alterar, cada um com seus respectivos motivos e outros dados individualmente.
Cabe notar que, quando um registro é informado na grade, é exibido o valor referente ao último histórico salarial do empregado até a data informada no campo Data Alteração. - Após informar todos os lançamentos desejados, clique em Processar. As alterações serão, então, gravadas nos históricos individuais dos colaboradores correspondentes.
Simular uma alteração salarial coletiva
A simulação coletiva é feita pelo menu Colaboradores > Salários > Simulações > Coletiva (FRREAEFE_1). Esta tela possui o mesmo funcionamento da Reajuste Salarial (FRREAEFE), mostrada no procedimento anterior.
A diferença entre elas é que os reajustes aplicados sobre os salários dos colaboradores através da tela de simulação não são gravados nos seus históricos salariais. Estes servirão apenas para consultas via relatórios e na própria tela.
Para excluir históricos salariais coletivamente e cancelar as informações lançadas neles, proceda da seguinte forma:
- Acesse Colaboradores > Salários > Salários > Cancelar (FRCANAJU).
- Informe um Motivo específico para a exclusão, se houver.
- No campo Sequência, indique o código de sequência do histórico que precisa cancelar. Pode também deixar este campo em branco, neste caso, o sistema irá considerar todos os históricos.
- Use o campo Cancelar para dizer ao sistema se devem ser considerados somente os históricos tabelados, somente os não-tabelados ou ambos.
- Indique se os históricos futuros devem ser ajustados pelo percentual e pelo valor, e clique em Processar.
Com isso, o sistema excluirá os históricos individuais dos colaboradores enquadrados nas definições feitas neste procedimento.
Quando há integração do módulo de Administração de Pessoal com o Cargos e Salários, é possível informar todas as faixas de salários definidos pela empresa. Isto permite gerar uma lista de salários tabelados, utilizada posteriormente na requisição de vaga e nos históricos salariais dos colaboradores.
No módulo de Cargos e Salários:
- Acesse o menu Colaboradores > Salários > Salários > Consulta Faixas Salariais (FRCONFAI). Esta tela permite consultar os salários dos colaboradores disponíveis no sistema, por intervalo de faixa salarial.
- Preencha a Faixa salarial desejada.
- No campo Salário, indique como deseja que se comporte o valor do salário dos colaboradores, entre as opções disponíveis:
- 1 - Mensalista de acordo com a escala
- 2 - Mensalista 220 horas
- 3 - Horista
- 4 - Informado
- Quando informado "1 - Mensalista de acordo com a escala" e o colaborador for mensalista com salário de por exemplo R$ 1.000,00 e escala de 180 horas, o módulo irá dividir o R$ 1000,00 por 180 e o resultado projetar para 220 horas.
- Na opção "2 - Mensalista 220 horas" o salário do mensalista será sempre para 220 horas.
- Na opção "3 - Horista" o salário será sempre projetado para salário hora. Assim, caso o mensalista ganhe R$ 1.000,00 para 220 horas, irá trazer o valor de R$ 4,54.
- Quando definido "4 - Informado", a informação utilizada para saber qual o tipo de cálculo será utilizado é o Tipo Salário que é consultada diretamente no cadastro do colaborador. Então se o Tipo Salário for igual a "1 - Mensalista" fará o mesmo cálculo da opção "2 - Mensalista 220 horas", e se o Tipo Salário for igual a "2 - Horista" fará o mesmo cálculo da opção "3 - Horista".
O sistema emite diversos relatórios, com ou sem o uso de estruturas salariais, listando registros de alterações na remuneração, históricos e evoluções salariais, motivos de reajustes, entre outros.
Os modelos referentes às estruturas salariais estão disponíveis no menu Colaboradores > Salários > Estrutura > Listar. Para utilizá-los, acesse este caminho e preencha os campos da tela de entrada de valores como desejar, definindo a abrangência das informações a listar.
Os demais relatórios podem ser emitidos em Colaboradores > Salários > Relatórios. Basta acessar o menu e escolher o relatório desejado na relação apresentada. Ao selecionar um modelo, o sistema exibe uma descrição da sua utilidade no painel inferior da tela.