Auxílio-creche
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O processo de auxílio-creche tem o objetivo de viabilizar o lançamento dos valores gastos pelos colaboradores com seus dependentes, referentes a pré-escolas, creches e/ou babás. A partir destes lançamentos, é gerado o reembolso aos colaboradores, conforme a política da empresa.
Fluxo do Processo
O que você pode fazer:
As definições têm como objetivo indicar o evento que será utilizado na integração do benefício com a folha de pagamento.
Caso seja necessário efetuar algum tratamento diferenciado para o cálculo do valor do reembolso do auxílio-creche, é possível indicar uma regra especial, que permite calcular os valores lançados para este benefício, seguindo a política da empresa.
Para fazer estas definições:
- Acesse o menu Benefícios > Auxílio Creche / Babá / Pré-Escola > Definições (FR163DEF).
- No(s) campo(s) necessário(s) (Evento Reembolso Creche, Evento Reembolso Babá ou Evento Reembolso Pré-Escola), informe o evento que conterá o valor do reembolso do auxílio-creche e que será integrado no movimento.
- Se necessário, informe a regra que será utilizada para cálculo do valor do reembolso.
Depois de fazer as definições, devem ser efetuados os lançamentos e a manutenção dos valores mensais do auxílio-creche. Para cada dependente deverão ser identificados os tipos de auxílio (pré-escola, creche ou babá), o valor das mensalidades, os valores reembolsados e a instituição prestadora de serviço.
Para fazer o lançamento ou manutenção de auxílio-creche, siga este procedimento pela tela Benefícios > Auxílio Creche / Babá / Pré-Escola > Lançamentos (FR163CRE):
- Informe o código da empresa do colaborador, permitindo assim realizar lançamentos para colaboradores de todas as empresas sem a necessidade de alterar a empresa ativa.
Note que este campo é disponibilizado apenas quando, em Diversos > Assinalamentos (FR000ASS), está indicado "N - Não" no campo Empresa Ativa Auxílio. Se o campo estiver desabilitado, prossiga para o próximo passo. - Informe o código do colaborador e o período para o qual deseja lançar ou visualizar os auxílios-creche.
Se o período não for informado, serão visualizados todos os lançamentos do colaborador. - Clique no botão Mostrar. Com isso, na grade Dependentes são apresentados todos os dependentes do colaborador que estão assinalados para receber auxílio-creche. Já na grade Lançamento dos Auxílios, são apresentados os auxílios já lançados para o dependente selecionado na grade Dependentes.
- Na grade de dependentes, selecione para quais deseja lançar o auxílio.
- Informe o tipo de reembolso e a data de pagamento da mensalidade, na grade Lançamento dos Auxílios.
- Informe o valor pago da mensalidade e o código do estabelecimento escolar que a recebeu.
O botão da lupa permite consultar os estabelecimentos já cadastrados. Para cadastrar uma nova escola, acesse o menu Empresas > Outras Empresas > Cadastro (FR032OEM), e após cadastrar a empresa, na guia Tipos de Uso informe o uso "12 - Escolas de Educação Infantil". - Indique o período em que o dependente esteve sob os cuidados da instituição (integral, matutino, vespertino ou noturno).
- Informe a data em que será realizado o reembolso (crédito) ao colaborador.
Para realizar a integração do evento, o sistema verificará esta data e consistirá com o período da folha de pagamento da definição do cálculo. - Informe o valor reembolsado pela empresa ao colaborador e clique em Gravar para finalizar o cadastramento do auxílio.
Os valores dos auxílios que devem ser reembolsados mensalmente aos colaboradores serão integrados com a folha de pagamento, seguindo o processo de integração dos módulos de Benefícios e de Administração de Pessoal.
- Colaboradores x Dependentes Aux.Creche
- Benefícios > Listar > Modelo 02.
- Relação de reembolso do auxílio-creche
- Benefícios > Listar > Modelo 03.