Manutenção de Programações
O processo de manutenção de programações tem como objetivo flexibilizar a apuração do ponto e do refeitório, permitindo alterar, de forma temporária (conforme período do lançamento), o comportamento da apuração dessas horas. Estas programações podem ser realizadas individualmente (por colaborador) ou de forma coletiva, podendo ser por escala, empresa, filial, local, centro de custo, ou outros.
A vantagem do processo é a possibilidade de programar trocas de horários, compensações e horas extras de forma antecipada ou retroativa, sem que seja necessário fazer ajustes manuais do ponto do colaborador. Uma vez que a programação é lançada, caso seja necessário realizar um recálculo da apuração do ponto, seu histórico sempre é mantido.
Ao efetuar uma programação (de compensação de horas faltas, por exemplo) estas informações serão aplicadas na apuração das marcações e no cálculo do ponto e do refeitório, conforme o período que for definido.
Fluxo do Processo
O que você pode fazer:
Defina qual programação a empresa precisa fazer e se ela será feita de forma individual ou coletiva. Por exemplo, pode ser necessário programar uma troca de feriado para apenas um colaborador, ou então uma troca temporária de escala para uma equipe inteira.
A seguir constam mais detalhes sobre os tipos de programação. Basta preencher as telas correspondentes ao tipo desejado e clicar no botão Inserir ou Alterar, de acordo com a operação que está realizando. Muitas das telas a seguir também estão disponíveis através do menu de contexto (clique com o botão direito) em Cálculos > Apuração > Acertos > Colaborador (FRACECOL).
- Troca de horários e escalas: a programação de trocas de escalas dos colaboradores é feita quando for de caráter provisório. No caso de uma troca permanente, deve-se realizar uma transferência de escala.
Realizada em: Colaboradores > Programações > Troca de Horário (FR064THR).
No caso de vários dias, pode-se realizar uma programação para cada dia ou programar uma troca de escala (FR064TES). Para os colaboradores que não possuem escala organizada e constantemente realizam trocas, recomendamos utilizar uma escala do tipo "D - Definida".
- Pontes: o sistema aplica a inversão dos horários em duas datas. Um exemplo prático é trocar o feriado que ocorre em uma terça-feira, onde o colaborador troca a segunda-feira pelo feriado (folga) e a terça se torna dia trabalhado.
Realizada em: Colaboradores > Programações > Pontes (FR064PON)
Nesta programação são invertidos os horários a serem cumpridos em duas datas. Ou seja, na data informada em Data do Horário 1 o colaborador deverá cumprir o horário da data informada em Data do Horário 2, e vice-versa.
- Compensações: o sistema efetua a troca de situações de extras, ausências, intervalos, podendo ainda indicar em qual período da jornada do colaborador isto ocorre (início, fim ou qualquer parte do expediente).
Realizada em: Colaboradores > Programações > Compensações (FR064CMP)
- Solicitação e autorização de horas extras: o sistema permite a configuração por filial da utilização da rotina de autorização de horas extras, apurando inicialmente as horas extras como não autorizadas e a partir dos lançamentos das autorizações (sem Workflow nativo) as situações são alteradas.
Nota
Este item não é contemplado pelo módulo de Gestão do Ponto.
Realizada em:
- Colaboradores > Programações > Solicitação H. Extras
- Colaboradores > Programações > Autorização de Hora Extra (FR064EXT)
Para os dias em que existe uma programação de autorização, a autorização de extras serve para mudar a situação de extra não autorizada para a situação de extra autorizada, conforme parametrização feita no cadastro das Situações de Apuração (FR060DSI) válida para o colaborador. É usada para facilitar o controle de horas extras realizadas que necessitam de autorização.
É preciso primeiro cadastrar uma aprovação por colaborador ou por centro de custo, para então em seguida programar a autorização de realização dessas horas extras.
Notas
A programação somente será válida se no cadastro da filial, no campo Autorizar Extras estiver assinalado "S - Sim" e em Definições de Extras informado o código da situação de extras não autorizadas.
Na apuração todas as horas extras serão calculadas na situação de extras não autorizadas. Para autorizá-las será necessário efetuar as Programações de Autorização. Então o sistema assumirá as situações de horas extras definidas na apuração, em Cálculos > Apuração > Definições > Extras.
O Controle de Ponto não calcula autorização de horas extras para horário Flexível.
Dependendo do assinalamento no campo Data na Autorização de Extras da tela de cadastro da filial, a rotina terá um comportamento diferente.
- Programação de autorização das 18:00 às 21:00 horas. As horas extras realizadas fora deste período são calculadas no código da situação de extras não autorizadas;
- Programação de autorização:
- Data Inicial: 12/10/2001
- Hora Inicial: 00:00
- Hora Final: 00:00
- Data Final: 12/10/2001
- Podem ser cadastradas mais programações de horas extras para o mesmo período, desde que o horário
não seja sobreposto:
- Primeira programação: dia 01/08/2001 das 07:00 às 08:00 até o dia 10/08/2001;
- Segunda programação: dia 01/08/2001 das 18:00 às 19:00 até o dia 10/08/2001;
- Terceira programação: dia 01/08/2001 das 22:00 às 05:00 até o dia 10/08/2001.
- Para autorizar as horas extras realizadas no dias 14/10/2001 das 22:00 às 05:00 horas do dia 15/10/2001, a programação deve ser cadastrada da seguinte forma:
- Data Inicial: 14/10/2001
- Hora Inicial: 22:00
- Hora Final: 05:00
- Data Final: 14/10/2001
- Se for informado uma programação do dia 01/10/2001 das 22:00 às 05:00 com data final em 10/10/2001, o sistema irá autorizar as extras realizadas neste intervalo de horas do dia 1º ao dia 10/10/2001. Como o período de horas ultrapassa a meia-noite, a cada dia, o Controle de Ponto e Refeitório irá autorizar as extras que forem realizadas das 22:00 até as 05:00 do outro dia;
- Quando a programação de Hora Extra tem Hora final = "0", será considerada até o final do dia:
- Programação das 21:00 as 00:00, o sistema considera das 21:00 até o fim do dia.
- Quando a Hora final da programação é menor que a hora inicial, o sistema irá somar 1 na data final da programação:
- Programação de 01/05/2002 a 02/05/2002 das 22:00 às 05:00. O sistema irá considerar como programação do dia 01/05, das 22:00 às 05:00 do dia 02/05, e do dia 02/05 das 22:00 às 05:00 do dia 03/05.
- É possível cadastrar a programação com a data e hora inicial igual a data e hora final da programação anterior.
- Programação: das 18:00 às 20:00 horas do dia 16/01/2003;
- Programação: das 20:00 às 22:00 horas do dia 16/01/2003.
- Autorização de saída: permite registrar a autorização de uma saída de um determinado colaborador. Essa programação serve de registro no sistema, sem alteração em cálculo de apuração.
Realizada em: Colaboradores > Programações > Autorização de Saída (FR060ASA)
- Projeção de horários: caso o colaborador trabalhe em um dia de folga, pode ser definida a forma de projeção das horas extras (horário Anterior, posterior, etc.).
Realizada em: Colaboradores > Programações > Projeção de Horário (FR064PFO)
Nesta tela podem ser definidas as tolerâncias no cálculo das horas extras realizadas durante folgas.
- Convocações: permite registrar no sistema os colaboradores convocados para trabalhar em dia de folga. Para o convocado que não comparecer, o sistema efetua apuração do dia como falta, caso contrário, serão calculadas horas normais de trabalho.
Nota
Este item não é contemplado pelo módulo de Gestão do Ponto.
Realizada em: Colaboradores > Programações > Convocações (FR064CNV)
- Sobreaviso ou prontidão: permite registrar os colaboradores que se encontram em sobreaviso ou prontidão. Para efetuar esta programação, é preciso providenciar junto à equipe de Administração de Pessoal a criação da regra para cálculo dos valores para integração da folha de pagamento.
Realizada em: Colaboradores > Programações > Sobreaviso ou Prontidão (FR064SOB)
Para que a inclusão desta programação tenha impacto no cálculo de apuração, certifique-se de que no campo Calcular Sobreaviso, da tela Definições Apuração (FR060DAP), esteja selecionado "S - Sim".
- Permissões: lança a troca de permissões de acesso, alterando por um período provisório o direito que o colaborador tem de efetuar marcações em determinados equipamentos, quando utilizado o produto Ronda Senior da Senior.
Realizada em: Colaboradores > Programações > Permissões (FR064TPE)
- Troca de local/centro de custo: permite lançar, no Gestão do Ponto, as trocas de local e de centro de custo para apuração de custo de horas, sem influência no histórico de titulares vigente do colaborador.
Realizada em:
- Colaboradores > Programações > Troca de Local (FR064LOC)
- Colaboradores > Programações > Troca de C.Custo (FR064CCU)
- Paradas: permite efetuar o registro de paradas extraordinárias dos colaboradores, em situações como problemas na fábrica e registro de enchentes, por exemplo. Essas informações não têm impacto em apuração e podem ser utilizadas em relatórios gerenciais.
Nota
Este item não é contemplado pelo módulo de Gestão do Ponto.
Realizada em: Colaboradores > Programações > Paradas (FR064PAR)
Para as programações coletivas, existe uma única tela
As programações têm como principal característica o fato de serem provisórias, isto é, são válidas apenas por um período determinado. A apuração vai respeitar as programações nos períodos que foram definidos nas mesmas e, após este período, as informações originais do colaborador voltam a ser consideradas. No módulo de Gestão do Ponto, quando alguma programação for realizada, a apuração do ponto será realizada automaticamente.
Depois de feitas todas as parametrizações para os tipos de programação necessários, pode ser executado o processo de apuração do ponto do colaborador.
O Controle de Ponto possui uma tela para fazer as consultas de todas as programações efetuadas para cada colaborador. Portanto, podem ser consultadas nesta tela as programações de troca de horários, troca de escalas, pontes e compensações, autorizações de extras, autorizações de saída, paradas, permissões, trocas de rateio, trocas de local, trocas de centro de custo, projeções de horário, convocações e sobreavisos e prontidões.
Já o menu Listar possibilita a emissão de diversos modelos referentes as programações. O menu pode ser ordenado por categoria, número, descrição ou extensão. Para isso, basta clicar sobre a opção desejada. Para gerar o relatório, selecione o modelo desejado e clique em Executar.
- Tela de consulta de programações
- Colaboradores > Programações > Consultas (FRCONPRG)
Modelos de relatórios de programações:
- Troca de Horário
- Colaboradores > Programações > Listar > Modelo 01.
- Compensações
- Colaboradores > Programações > Listar > Modelo 04.
- Paradas
- Colaboradores > Programações > Listar > Modelo 05.