Manutenção de Históricos
Importante
- Esta tela somente é apresentada quando a empresa utilizar a rotina de Posto de trabalho.
- A rotina de históricos de manutenção não realiza transferência de empresa, a tela apenas é utilizada para alterar o posto de históricos simples. Para realizar uma transferência de empresa, deve-se aces-sar o menu: Colaboradores > Históricos > Filiais e informar a empresa e o posto de trabalho destino, assim, o sistema irá transferir o colaborador para a nova empresa e para o novo posto de trabalho.
Permite visualizar os históricos do colaborador e suas respectivas alterações. Através dela, pode ser feita a manutenção dos históricos de Posto de Trabalho, Filial, Local, Cargo, Centro de Custo, Escala, Horário, Vínculo, Natureza de Despesa e Salário.
Novo Histórico
Insere um novo histórico na data informada.
Salvar as alterações
Grava o novo histórico ou as alterações na data.
Cancelar as alterações
Cancela as alterações efetuadas.
Excluir históricos
Excluí todos os históricos ou somente um histórico em determinada data.
Alteração dos Históricos
Este painel apresenta todas as alterações nos históricos do colaborador. São apresentadas em ordem decrescente todas as datas em que estes históricos sofreram modificação.
Históricos
Neste painel são apresentados de forma detalhada todos os históricos dos colaboradores, informando também se os históricos referem-se a características obrigatórias do posto de trabalho ou não.
Os históricos que sofreram alteração na data selecionada são apresentados de forma expandida, enquanto os demais históricos são apresentados de forma contraída.
Todos os históricos podem ser expandidos ou contraídos clicando em ou .
Posto de trabalho
Esta grade só será exibida quando o tipo de colaborador indicado estiver configurado para utilizar a rotina do posto de trabalho.
Tipo atuação
Informe o tipo de atuação do colaborador.
Posto
Informe o posto de trabalho do colaborador. Caso o posto
informado tenha características obrigatórias, os campos corresponderes serão
automaticamente preenchidos.
Motivo Alteração
Informe o motivo da alteração do posto do colaborador.
Observação
Outras informações sobre o posto de trabalho do colaborador.
Função eSocial
Defina se esse registro do histórico de função deve (sim) ou não ser enviado para o eSocial.
Esta campo só é mostrado quando na tela de Definições do eSocial consta o valor "3 - Histórico de Posto" para o campo Função eSocial.
Filial
Filial
Informe a nova filial do colaborador.
Tipo Admissão
Informe o novo tipo de admissão do colaborador.
Ficha Registro
Informe o número da ficha de registro do colaborador.
Local
Local
Informe o novo local do colaborador.
Local Trabalho RAIS
Informe o código da cidade em que o colaborador
efetivamente exerce sua função.
Motivo Alteração
Informe o motivo da alteração de local do colaborador.
Cargo
Cargo
Informe o novo cargo do colaborador.
Cargo Vaga
Informe o novo cargo da vaga do colaborador. Esta opção
apenas estará disponível se em Diversos > Assinalamentos, o campo Cargo Vaga
estiver assinalado com "S".
Carreira
Este campo é apresentado apenas quando a empresa utiliza o
assinalamento Cargo Diversas Carreiras = "S", no módulo Cargos e Salários, em
Diversos > Assinalamentos, sendo que, nesta situação, será apresentado em todos os
módulos do Gestão de Pessoas | HCM.
Este campo tem por finalidade indicar a qual carreira pertence o colaborador, já
que está permitindo utilizar um mesmo cargo em mais de uma carreira.
Escala
Quando a empresa estiver configurada para utilizar escala de horário, estarão disponíveis as seguintes opções:
Escala
Informe o código da nova escala do colaborador.
Turma
Informe o número da turma da nova escala do colaborador.
Turma Intervalo
Informe o código da turma de intervalo para este
colaborador.
Equipe
As equipes representam os locais (áreas) onde estão alocados os
colaboradores. Esta opção estará disponível quando a proprietária utilizar a
Geração de Escalas.
Categoria
Informe a qual a categoria da equipe de trabalho pertence o
colaborador. Esta opção estará disponível quando a proprietária utilizar a
Geração de Escalas.
Quando a empresa estiver configurada para não utilizar escala de horário, estarão disponíveis as seguintes opções:
Horário Base
Informe o horário base do colaborador.
Horário Sábado
Informe o horário de trabalho de sábado do colaborador.
Horas Semanais
Informe a quantidade de horas semanais do colaborador.
Horas DSR
Informe a quantidade de horas de DSR do colaborador.
Vínculo
Vínculo
Informe o vínculo do colaborador.
Natureza de despesa
Natureza Despesa
Informe a natureza de despesa do colaborador.
Salário
Os campos disponíveis em Salário possuem o mesmo comportamento ao da tela Histórico Salarial (FR038HSA) e mais a possibilidade de campos de usuário.
Observação
Caso seja incluído um histórico de posto de trabalho com sugestões salariais, um histórico salarial será sugerido. Se posteriormente este posto de trabalho for alterado para um com sugestões salariais diferentes ou que não possui, os históricos salariais serão sugeridos, porém, o primeiro histórico sugerido e efetivado na inclusão (da primeira vez) do posto anterior não será excluído.
Isto ocorre devido a indefinição se este foi um histórico sugerido e inserido ou um histórico cadastrado manualmente.