Gestão de Pessoas - Manual do Usuário > Ajuda por telas > Administração de Pessoal > Categoria eSocial 9997 - Demitido com data anterior à Sucessão

Categoria eSocial 9997 - Demitido com data anterior à Sucessão

A categoria "9997 - Demitido com data anterior à Sucessão" é usada para enviar informações de remuneração (S-1200 e S-1210) de um colaborador que foi desligado antes de ocorrer uma sucessão do vínculo, e que agora precisa ter suas informações de remuneração enviadas para o eSocial.

Este cenário é indicado enviando "S" (Sim) no registro remunSuc do leiaute S-1200. Este registro identifica para o eSocial se a remuneração é relativa a verbas de natureza salarial ou não salarial devidas pela empresa sucessora a empregados desligados ainda na sucedida.

Características de cadastros com categoria eSocial "9997 - Demitido com data anterior à Sucessão"

eSocial:

Cálculos:

Passo a passo: como usar a categoria 9997

Importante

O novo colaborador deve ser cadastrado seguindo as regras a seguir. Após fazer o cadastro, os históricos deste colaborador não devem ser alterados.

Se você alterar algum dos históricos (vínculo, afastamento, etc.) deste colaborador após cadastrá-lo na Ficha Básica, deixando de seguir estas orientações, a rotina não funcionará corretamente.

Cadastre um novo colaborador na empresa sucessora seguindo os passos abaixo:

  1. Em Tabelas > Gerais > Vínculos (FR022VIN), crie um novo vínculo que utilize o campo Conta Caged igual a "N - Não". Assim os colaboradores que usarem este vínculo não serão considerados na emissão do Caged.
  2. Em Tabelas > Motivos > Causas Demissão (FR042CAU), cadastre uma nova causa de demissão onde o campo Transferência esteja assinalado com "E – Transferência de empresa".
  3. Cadastre um novo colaborador na Ficha Básica (FR034FUN) seguindo estas definições:
    • Campo Data Admissão: informe a mesma data da admissão do colaborador na empresa sucedida.
    • Tela de Histórico de Vínculo (apresentada após informar o campo Data Admissão): informe no campo Vínculo o novo vínculo criado no passo 1.
    • Campo Categoria eSocial: informe "9997 - Demitido com data anterior à sucessão (categoria exclusiva Senior)"

      Nota

      A categoria 9997 não existe no eSocial. Ela é usada pelo sistema da Senior exclusivamente para tratar este cenário.

    • Campo Situação: informe uma situação que tenha no seu cadastro o Tipo da Situação igual a "7 – Demitido" na tela Situações (FR010SIT).
    • Tela de Afastamento (apresentada após informar o campo Situação):
      • O campo Data Afastamento deve ser igual à data de demissão na empresa sucedida.
      • O campo Causa Demissão deve ser preenchido com a nova causa criada no passo 2.
    • Campo Filial: recomenda-se admitir o colaborador na filial matriz.
    • Tela de Informações Admissionais (apresentada após informar o campo Filial):
      • Campo Data de Admissão Nesta Empresa: preencha com a data da sucessão.
      • Preencha os campos referentes às informações de sucessão/cessão.
      • Nota

        Segundo a REGRA_REMUN_TRAB_EXISTENTE_RET do eSocial, a remuneração de sucessora somente pode ser enviada se o campo remunSuc ou remunOrgSuc for igual a "Sim - S" e a categoria eSocial (codCateg) do demonstrativo for igual a "1XX", "301", "302", "303", "306", "307", "309", "310", "312" ou "314".

        Além disso, se o período de referência {perRef} for igual ou posterior ao mês/ano da data de início da obrigatoriedade dos eventos não periódicos para o empregador/órgão público sucedido (informado no grupo {sucessaoVinc}), o trabalhador deve possuir evento S-2200 informado nesse empregador/órgão público anterior.

        Para mais informações sobre as regras de envio, consultar os itens c, c1, c2, c3 e c4 da REGRA_REMUN_TRAB_EXISTENTE_RET do eSocial.

    • Campo Categoria Sefip: preencha com "99 – Não Considera no SEFIP".

Este artigo ajudou você?