Posto de Trabalho
Para o sistema da Senior, o posto de trabalho é visto como um posto que pode ser ocupado por um colaborador nos papéis dos departamentos da organização, como um administrador de compras, por exemplo. O posto de trabalho difere do cargo ou do local, que são geralmente, a base para a criação dos postos de trabalho na organização.
Através do posto de trabalho no sistema, é possível:
- Otimizar processos operacionais do departamento pessoal como admissões e movimentações de colaboradores;
- Administrar os riscos ocupacionais, hierarquias e outros itens, sem a necessidade de dividir os departamentos da organização na Estrutura de Organograma ou de subdividir os cargos na Estrutura de Cargos;
- Gerenciar atuações adicionais em determinados postos da organização, como atuações interinas, por exemplo;
- Administrar a hierarquia de postos de trabalho, permitindo assim atender às necessidades da organização.
O posto de trabalho representa um agrupamento de características pré-determinadas para a ocupação de uma posição por um determinado colaborador na empresa. Ao efetuar a alocação de um colaborador no posto de trabalho, podemos definir um grupo de características que podem ser obrigatórias, desta forma os históricos dos colaboradores são alterados em uma única operação. Este grupo compõe o perfil do posto de trabalho.
A pré-condição bastante importante a ser avaliada na criação de postos é a estrutura de cargos e locais de organograma. Caso na base de dados existam várias empresas e elas apresentam estruturas de cargos/locais diferentes, os seguintes aspectos podem gerar a necessidade de unificá-las antes de criar a estrutura de postos e, portanto, precisam ser verificadas:
- Existem transferências de colaboradores entre essas empresas e essas empresas possuem estruturas diferentes: nesse caso, antes de iniciar a criação dos postos, é necessário adequar esses cadastros para estruturas únicas, a fim de melhorar a gestão dos postos e as operações no sistema (transferências, por exemplo).
- Para montagem das hierarquias de postos, existem líderes (chefes) que possuem colaboradores de diversas empresas na sua equipe: em caso afirmativo, é necessário adequar esses cadastros, pois a estrutura única de posto facilitará a gestão da montagem das hierarquias.
O Gestão de Pessoas | HCM possui os parâmetros abaixo como nativos, sendo que a quantidade dos postos de trabalho se baseia na quantidade de características obrigatórias para a formação do posto.
Parâmetros nativos do sistema | ||
---|---|---|
Empresa; Filial; Local; Centro de Custo; Cargo; Sindicato; Característica da Hierarquia; Escala de Horário; |
Turno; Escala; Turma; Turma de intervalo; Equipe/categoria; Horários; Natureza de despesas; Tipo de colaborador; |
Vínculo; Tipo de vaga; Tipo de contrato; PcD (Pessoa com Deficiência); Projeto e fase; Tomador de serviço. |
Não existe um padrão de características a ser seguido, pois a definição de características obrigatórias varia de acordo com a necessidade e ramos de cada organização. O ideal é que todas as áreas da empresa sejam envolvidas na definição destas características, a fim de chegar em um senso comum sobre quais delas serão utilizadas.
O colaborador possui um posto de trabalho titular (responsável pelas informações dos históricos oficiais dos colaboradores) e, se desejar, pode ter mais de um posto adicional (caso seja necessário identificar as mudanças de postos temporário, sem impacto em seus históricos).
As características mais comuns de um posto de trabalho são:
- Empresa
- Filial
- Local
- Centro de Custo
- Cargo
- Tipo de Colaborador
Vantagens da aplicação dos conceitos de posto de trabalho:
- Sinergia entre as áreas da empresa: quando todas as áreas estão estruturadas com postos, o processo de movimentação de colaboradores irá abranger todas as áreas, reduzindo esforços e capital humano nos processos, com auxílio do sistema.
- A manutenção dos históricos é centralizada em uma única tela e a movimentação se torna mais produtiva.
O posto de trabalho pode ter diversos atributos, os quais o colaborador herda quando é alocado no posto. Os principais atributos dos postos de trabalho são: Requisitos, Adicionais, Descrição do posto, Remuneração, Vagas, Riscos (GHE) e Permissões.
Internamente todos os colaboradores já estão alocados em uma estrutura de postos (código "001") e no posto padrão (código "1"). Recomenda-se não utilizar essa estrutura, pois o colaborador pode continuar sendo esta a estrutura de parceiros/terceiros, por exemplo. O que determinada a criação da estrutura de postos são os seguintes fatores:
- Caso a empresa (ou todas) usam a mesma estrutura de locais e cargos, é necessário criar uma estrutura de postos;
- Caso a empresa tenha a seguinte realidade: um líder que está na empresa "001" terá como equipe colaboradores das empresas "001" e "002". Nesse caso, ambas as empresas devem possuir a mesma estrutura de postos.
Se as estruturas não forem iguais, mas existe a possibilidade do cenário no item "b", deverá ser avaliada fazer uma reestruturação da tabela de locais/cargos (unificação).
Após efetuar o levantamento e o desenho dos postos de trabalho que necessitam ser criados na empresa, deve-se ativar o uso da rotina de postos no sistema, informando "S - Sim" no campo Utiliza Posto de trabalho, na guia Posto Trabalho da tela Assinalamentos Diversos (FR000ASS). Isto habilitará os menus e campos necessários para sua parametrização no sistema.
Em seguida, cadastre a estrutura de postos, definindo também o organograma e a estrutura de cargos. Para isso, na tela Tabelas > Postos de Trabalho > Estruturas (FR017EST), faça as seguintes parametrizações:
- Defina a estrutura de postos de trabalho, atribuindo um código e uma descrição associados à ela. Se desejar, informe o código da hierarquia de postos que é a padrão da empresa, que normalmente representa a hierarquia funcional/organizacional da empresa.
- Defina o organograma para a estrutura de postos, para que seja possível cadastrar a característica de local do organograma nos postos, quando o perfil utilizar esta característica. A data e o código da estrutura devem ser as mesmas informadas também em Empresas > Empresas > Organograma.
É importante observar também a data que será informada no campo Data Alteração, que corresponde ao início da vigência deste organograma para a estrutura de postos. Esta deve ser igual ou anterior ao início de uso da rotina de postos de trabalho pelas empresas.
Em caso de mudança de organograma, através da rotina de reestruturação, esse cadastro não será alterado (o mesmo acontece no cadastro de empresa). Caso for efetuada uma duplicação de organograma, informe aqui a nova data. - Defina a estrutura de cargos utilizada para composição dos postos de trabalho. A data é código da estrutura devem ser as mesmas informadas também em Empresas > Empresas > Cargos.
É importante observar também a data que será informada no campo Data Alteração, que corresponde ao início da vigência desta estrutura de cargos para a estrutura de postos. Esta deve ser igual ou anterior ao início de uso da rotina de postos de trabalho pelas empresas.
Cada posto de trabalho poderá ter um ou mais cargos em suas características, desde que definido no cadastro do seu perfil e que estes pertençam à estrutura cadastrada.
Os perfis são características que classificam os postos de trabalho, sendo que a empresa pode determinar quais serão obrigatórias, opcionais ou mesmo definir não utilizá-las (desabilitá-los). Esta flexibilidade permite que as organizações configurem os postos de trabalho de acordo com sua necessidade, definindo como serão os perfis que os compõem como, por exemplo, por empresa, filial, local, centro de custo, cargo, vínculo, horário, entre outras opções.
Normalmente serão necessários pelo menos dois perfis, conforme abaixo:
- Perfil padrão - uso interno: os postos que usam esse perfil não possuem características. Nesse caso, o colaborador pode ser alocado em diversos locais ou centros de custo. Este perfil não deve ser alterado, pois é o padrão enviado pela Senior na migração dos históricos dos colaboradores.
- Colaboradores: esse perfil é o padrão utilizado pelos colaboradores, contendo características como, por exemplo, por empresa, filial, local, centro de custo, entre outros.
A definição dos perfis é feita pela tela Tabelas > Postos de Trabalho > Perfil (FR017PER). Basicamente, cada uma pode ser definida como opcional, obrigatória ou desabilitada, porém há algumas observações:
- Se uma característica for "2 - Opcional", ao efetuar o cadastramento desse campo no cadastro de um posto, ela se torna "Obrigatória" para o posto informado.
- Desabilitado – o campo de característica fica desabilitado em todos os postos;
- Característica "Permite Vários Cargos" – o comum é não utilizar essa funcionalidade, pois o cargo indicado no posto deve ser único (1 vez).
Determine também o campo Tipo para indicar o tipo de posto, que pode ser:
- Agrupador: os postos de trabalho agrupadores podem ter apenas outros postos vinculados à eles, ou seja, têm a função de agrupar vários postos;
- Ocupável: os postos ocupáveis são aqueles em que os colaboradores podem ser alocados.
Informe o campo Posto Titular, que indica se o posto com o perfil que está sendo cadastrado será:
- Titular/principal: aquele em que o colaborador desempenha sua atividade laboral fundamental e que será considerada para as informações oficiais como CAGED, SEFIP, PGR e PPP.
- Adicional: o posto que não for titular irá constar somente em relatórios administrativos da empresa e será considerado como posto adicional.
O tipo de atuação é responsável por determinar se o histórico de posto de trabalho do colaborador será principal, ou seja, aquele em que o colaborador foi contratado para desenvolver suas atividades, e que será considerado nos relatórios legais; ou se o histórico de posto será adicional, ou seja, um posto em que o colaborador pode atuar ao mesmo tempo do posto principal, relativo à outra atividade na empresa que não seja a sua principal ocupação.
Assim, os tipos de atuação definem como será o comportamento do posto de trabalho quando este for indicado para o colaborador. Em casos que o colaborador atua em outros postos de trabalho é possível, por exemplo, parametrizar para que ele receba uma remuneração proporcional adicional/diferença salarial (por substituição). Além disso, é possível informar outras características, tais como: se o posto será o oficial (titular) ou substituto, ou se devemos considerar as características definidas ou não (cargo, centro de custo, local, entre outros).
Acessando a tela Tabelas > Postos de Trabalho > Tipo de Atuação (FR017TAP), siga o procedimento abaixo:
- O primeiro passo ao alocar um colaborador em um posto titular ou adicional, é associar um código. Informe o próximo código livre para isso.
- Indique o tipo de atuação no posto na descrição:
• Principal - todos os colaboradores possuem uma atuação principal, que é responsável pela manutenção dos históricos (filial, local, cargo).
• Adicional - se for necessário utilizar postos adicionais, é preciso cadastrar mais um tipo de atuação. - Defina se o tipo de atuação cadastrado deverá ou não contabilizar vagas no quadro de vagas previsto e efetivo, e se o tipo de atuação descrito será considerado para o histórico principal do colaborador (somente o código "001" possui esse assinalamento, os demais serão "N - Não").
- Informe se as características do posto (cargo, local, filial, etc.) devem ser consistidas ao indicar um colaborador nesse tipo de atuação. Normalmente utilizaremos o campo N-Não nos postos adicionais. No posto titular o campo é sempre S-Sim (inclusive fica desabilitado).
- Determine se o colaborador alocado nesse tipo de atuação é o titular ou está substituindo no posto.
A tabela de postos é uma estrutura que representa o formato dos postos (posições) dos colaboradores dentro da organização. Essa tabela é exclusivamente da empresa e, atualmente, seus dados não são exportados para nenhum validador oficial do governo (SEFIP, CAGED ou eSocial, por exemplo).
Cada estrutura pode ter quantos postos forem necessários, definindo condições para cada posto, bem como seu perfil, suas características, grupos de usuários e informações salariais.
- Acesse Tabelas > Postos de Trabalho > Postos (FR017POS) e informe a estrutura de postos conforme definição da empresa.
- Atribua um código ao posto. Procure utilizar um código sequencial (incluir os zeros a esquerda) ou nomenclatura de claro entendimento para o cliente e que facilite as próximas criações de posto.
- Dê um nome ao posto. Esta definição é importante, pois serve de filtro para localizar um posto no cadastramento da hierarquia.
Normalmente o nome é uma concatenação de algumas características do posto, que facilite a compreensão e reconhecimento do mesmo (centro de custo + local + cargo, por exemplo). Também é recomendado utilizar um caractere para separar as informações. - Informe a data de criação do posto, data de exclusão (se for o caso, e desde que não haja colaboradores ativos nele), e observações com detalhes sobre o posto.
Normalmente a data de criação refere-se ao início da competência mensal ou mudança de alguma estrutura. Antes da data informada, o sistema não permitirá alocação de colaboradores. - Na guia Características, modifique as características como desejar para os campos disponíveis na tela. Ao efetuar uma alteração, o sistema abre uma nova tela mostrando os colaboradores que serão alterados, desta forma deixando seus cadastros iguais ao do posto.
- Por fim, acesse o cadastro da empresa em Empresas > Empresas (FR030EMP) e, na guia Posto de Trabalho, faça as definições para ativar o uso da rotina para a empresa. Para isso, determine que ao menos um dos tipos de colaborador (Empregado, Terceiro ou Parceiro) a utilize. Não é obrigatório que todos os tipos de colaborador usem a rotina, portanto esta definição pode ser feita de acordo com a necessidade da organização.
Se desejar, pode também anexar arquivos ou imagens com detalhes adicionais sobre o posto de trabalho.
O sistema emite relatórios dos postos cadastrados e seus colaboradores, os quais ficam disponíveis em Tabelas > Posto de Trabalho > Listar.
É possível, opcionalmente, criar hierarquias de posto, que serão utilizadas em relatórios, rotinas, ou pelo Painel de Gestão do HCM, por exemplo. Isto é feito pelo menu Tabelas > Postos de Trabalho > Hierarquia > Níveis de Hierarquia (FR017NHP). Depois de criar o tipo de hierarquia, a hierarquia deve ser estruturada com os postos de trabalho através do menu Tabelas > Postos de trabalho > Hierarquia > Hierarquia de postos.
Notas
As características de Empresa e Filial não alteram o cadastro dos colaboradores se modificadas por esta tela.
Se forem criados novos locais e centros de custo, poderão ser criados novos postos ou alterados os já existentes. Se for necessária somente uma alteração, informe sempre uma nova data de característica.
Se uma característica opcional estiver preenchida no cadastro do colaborador, ela não poderá ser alterada (torna-se obrigatória, se preenchida). Deixando em branco, o sistema irá solicitar essa definição durante uma admissão ou transferência (como ocorre com o campo Vínculo, por exemplo).
Para parceiros e terceiros, utilize o posto padrão existente nas estruturas de postos criados.
Se deseja criar um novo posto a partir de um já existente, use o botão Duplicar. Sempre selecione um posto já existente e com característica semelhantes (mesmo local ou centro de custos, por exemplo), caso os postos sejam muito distintos, não é recomendada a duplicação. Com este recurso, o sistema replica as hierarquias pai/filhas para o novo posto, agilizando o cadastro.
Para realizar a alocação dos colaboradores nos postos de trabalho e também as movimentações de históricos de posto de trabalho, sempre deve ser utilizada a tela do menu Colaboradores > Históricos > Manutenção de Históricos (FRHISCOL). Esta ação é necessária quando se deseja movimentar históricos vinculados aos postos de trabalho. Os outros tipos de históricos são replicados de maneira automática nas demais tabelas.
Ao alocar um colaborador em um posto de trabalho, ocorrem as seguintes operações:
- Os históricos do colaborador são atualizados de acordo com as características do posto de trabalho;
- O colaborador recebe os atributos vinculados ao posto (requisitos, descrição, riscos, exames, entre outros);
- O colaborador herda as permissões de usuários que estão vinculadas ao posto.
Para maior segurança e integridade das informações, não é permitido efetuar mudanças diretamente nos históricos. A menos que seja permitido pelas características do posto, para essas alterações será sempre necessária a mudança de postos.
As características de Empresa e Filial sempre exigem uma mudança de postos (troca de código). Os demais históricos podem ser alterados ao mudar a característica do posto.
A tela do menu Colaboradores > Ocupação por posto de trabalho apresenta uma excelente visualização dos colaboradores ocupantes dos postos de trabalho, de forma que, no painel do lado esquerdo o usuário seleciona o posto, e na grade do lado direito a tela apresenta os seus ocupantes, inclusive demonstrando todos os históricos de cada colaborador selecionado no painel abaixo da grade.
No menu Tabelas > Postos de trabalho > Listar estão disponíveis os seguintes modelos de relatórios, referentes ao cadastro dos postos de trabalho:
- 001 – Postos de trabalho
- 002 – Postos de trabalho – Excel (CS)
- 003 – Descrição do posto de trabalho (CS)
Estão disponíveis três modelos de relatórios referentes ao histórico de postos de trabalho dos colaboradores:
- No módulo Administração de Pessoal, Colaboradores > Históricos > Listar > 024 – Históricos de postos de trabalho;
- No módulo Cargos e Salários, Colaboradores > Ficha cadastral > Relação de cadastro > 028 – Históricos de postos de trabalho.
- No módulo Segurança e Medicina, Colaboradores > Listar > 022 – Históricos de postos de trabalho.
Os atributos do posto de trabalho são informações que estão diretamente vinculadas ao posto, pertencem a ele. O colaborador, quando é admitido ou transferido para um posto de trabalho, automaticamente herda os atributos deste posto.
Descrição do posto
Através da tela em Tabelas > Postos de trabalho > Descrição (FRDESCAR) é possível descrever as atividades dos postos de trabalho da empresa ou consultar a descrição daqueles já descritas. Esta tela está disponível apenas nos módulos Cargos e Salários, Segurança e Medicina e Treinamento.
A descrição dos postos de trabalho é semelhante à descrição de cargos, é utilizada quando há necessidade de descrever as atividades desempenhadas no nível do posto de trabalho. Isso quer dizer que essa opção permite ao usuário determinar descrições diferenciadas de um mesmo cargo para diferentes áreas da empresa. Por exemplo: Em um hospital há o cargo de enfermeiro. O ocupante do cargo de enfermeiro que atua na UTI exerce atividades diferentes do enfermeiro que atua na área de diagnóstico por imagem.
Remuneração
As informações salariais permitem vincular o posto de trabalho a uma estrutura salarial, classe e nível correspondentes a sua faixa salarial. Nas empresas que utilizam a estrutura salarial, por padrão esse vínculo é feito para os cargos, entretanto, quando houver casos em que um mesmo cargo pode ter faixas salariais distintas, essa definição pode ser feita no posto de trabalho.
Para definir as informações salariais do posto de trabalho basta acessar a tela de cadastro do posto em Tabelas > Postos de Trabalho > Postos (FR017POS) e preencher os dados da guia Informações salariais.
Adicionais
Por padrão os percentuais de pagamento de adicionais de insalubridade e periculosidade são definidos por local e cargo.
Requisitos
Os requisitos representam os fatores que a empresa determina como necessários ou desejáveis aos ocupantes de um posto de trabalho, para que estes possam desempenhar as suas atividades conforme as expectativas empresa.
O posto de trabalho pode ter requisitos de cursos de aperfeiçoamento, cursos de formação e competências.
GHE
Os grupos homogêneos de exposição agrupam os colaboradores que estão em um mesmo ambiente de trabalho, expostos aos mesmos riscos, nas mesmas condições, e determinam as ações de controle de exposição aos riscos e monitoramento da saúde, como distribuição de EPIs (equipamentos de proteção individual) e realização de exames.
Para vincular os postos de trabalho aos respectivos GHEs, é necessário utilizar a tela Segurança > Gestão de GHE > Manutenção coletiva de históricos de GHE (FRMHIGHE) no módulo Segurança do trabalho, ou Medicina > PGR por GHE > Manutenção coletiva de históricos de GHE (FRMHIGHE) no módulo Medicina.
Vagas
Quando um posto de trabalho é criado, é necessário lançar a quantidade de vagas previstas para este posto, ou seja, quantos colaboradores podem ser alocados no posto.
Permissões
Ao associar um ou mais grupos de usuários a um posto de trabalho, o posto recebe as permissões que foram atribuídas a este grupo de usuários. Com isso, o colaborador ocupante do posto de trabalho herda automaticamente as suas permissões.
Os grupos de usuários podem ser vinculados ao posto de trabalho, acessando a sua tela de cadastro, em Tabelas > Postos de Trabalho > Postos (FR017POS) na guia Grupos de usuário.
Através desta rotina, disponível em Tabelas > Postos de Trabalho > Reestruturação postos de trabalho (FR017REE), é possível criar postos de trabalho e respectivas características com base nos históricos dos colaboradores, e alocar os colaboradores nos postos criados. Todas as operações feitas são gravadas em tabelas temporárias, para não afetar nas informações oficiais do sistema.
Para criar os postos usando a rotina de reestruturação, é necessário efetuar os seguintes passos:
- Cadastrar a estrutura de postos de trabalho;
- Parametrizar no cadastro da empresa a utilização de postos de trabalho;
- Ter o tipo de atuação para histórico principal cadastrado;
- Ter o perfil dos postos cadastrado;
- Cadastrar a reestruturação de postos;
- Gerar os postos de trabalho com base nas características do perfil indicado e nos históricos atuais dos colaboradores, alocando cada colaborador no respectivo posto.
Há duas formas de criar os postos de trabalho através desta tela:
• Manualmente: Os postos podem ser cadastrados através da grade Postos, sendo necessário informar, além dos dados relativos ao cadastro do posto, todas as suas características;
• Automaticamente: É possível utilizar o botão Gerar Postos, deixando que o sistema gere os postos de trabalho com base nos históricos dos colaboradores ativos na data da reestruturação, ou seja, os postos serão gerados com as características dos históricos dos colaboradores.
É possível alocar os colaboradores nos postos manualmente. Para isso, deve-se selecionar o posto gerado, em seguida selecionar o colaborador e arrastá-lo para a grade Ocupantes. Somente será permitido alocar o colaborador em um posto que tenha as características compatíveis com os seus históricos.
A geração dos postos pode ser feita quantas vezes for necessária, de forma que o usuário possa alterar os parâmetros e verificar o resultado mais adequado.
Após gerar os postos também é possível efetuar alterações manualmente na grade Postos e clicar no botão Alterar para gravar as alterações.
Estes dados somente serão aplicados na base ao utilizar o botão Processar da tela de Reestruturação.
Os postos de trabalho podem ser dispostos em hierarquia, de forma a atender as diversas áreas ou processos da organização. É recomendável criar uma hierarquia que represente a estrutura funcional da organização, contemplando todos os seus postos de trabalho. Essa hierarquia será a base de vários processos da solução Gestão de Pessoas | HCM, inclusive dos módulos da senior X.
Caso sejam utilizados apenas os módulos G5/G6, estes permitem utilizar diferentes hierarquias de postos para processos como: avaliações de desempenho, aprovações de solicitação de vaga ou de propostas do quadro de vagas, entre outros. Entretanto, optando em criar diversas hierarquias, maior será a necessidade de manutenção no sistema.
O primeiro passo para montar uma hierarquia de postos é cadastrar os tipos de hierarquia necessários, conforme a área ou processo que se deseja administrar, através do menu Tabelas > Postos de trabalho > Hierarquia > Tipo de hierarquia.
Na tela em Tabelas > Postos de trabalho > Hierarquia > Hierarquia de postos são estruturadas as hierarquias de postos de trabalho, arrastando e posicionando os postos na árvore. Ao criar uma hierarquia, deve ser informada uma revisão com uma data de início, para que as alterações feitas sejam gravadas para esta revisão. Quando houver necessidade de alterar a estrutura da hierarquia, poderá ser criada uma nova revisão, onde será informada uma nova data de início, finalizando a revisão atual.
O painel Hierarquia de postos da revisão demonstra a hierarquia dos postos cadastrada para a revisão selecionada no painel de revisões, e permite a sua manutenção.
A árvore hierárquica exibe inicialmente um nó chamado “Estrutura”. Ao clicar com o botão direito do mouse neste nó, é exibida a opção Incluir Posto de Trabalho.
É possível incluir na árvore os postos que estejam válidos dentro do período da revisão, considerando a sua data de criação e extinção.
Para incluir um posto na hierarquia, é necessário selecioná-lo na grade do painel “Postos de trabalho válidos no período da revisão” e arrastá-lo até a hierarquia. Ao posicionar o posto onde ele deve permanecer na hierarquia, basta soltá-lo que o sistema o manterá na posição em que foi deixado.
Por exemplo: O posto “auxiliar” deve ficar abaixo do posto “coordenador” na hierarquia. Para isso deve-se selecionar o posto “auxiliar” e arrastá-lo até sobre o posto de “coordenador”, e então soltá-lo. Assim o sistema posicionará o posto “auxiliar” abaixo do posto de “coordenador”.
Importante
Para construir a hierarquia padrão para a implantação do Painel de Gestão e demais módulos SeniorX, temos como pré-requisitos:
- A hierarquia deve ter apenas postos principais, pois os postos adicionais não são considerados.
- Os postos que representam gestores dentro da hierarquia (postos que possuem outros postos abaixo), devem ter apenas um ocupante.
A tela Tabelas > Postos de trabalho > Hierarquia > Consulta de hierarquia de postos está disponível nos módulos Cargos e Salários e Quadro de Vagas. Neste item é possível visualizar os postos de trabalho e seus ocupantes de forma gráfica, sempre respeitando determinado tipo de hierarquia.
Após informar os parâmetros e clicar no botão Mostrar, no painel em branco será apresentada uma caixa que representa o posto de trabalho que ocupa a primeira posição na hierarquia. Para que os postos abaixo dele também sejam apresentados, basta clicar no botão + (expandir) dentro de cada caixa, fazendo com que os postos sejam exibidos no formato da árvore hierárquica. Em cada caixa serão exibidas as seguintes informações:
- Nome e foto do colaborador ocupante do posto
- Nome do posto
- Cargo caracterizado no posto
- Local caracterizado no posto
- Informações sobre delegações, caso haja
Somente serão apresentados os colaboradores ativos na data informada.
Quando o posto possuir mais de um ocupante, será apresentado o nome e a foto de um deles, e abaixo da foto será exibida a descrição "* Possui mais 1 ocupante". Passando o mouse sobre a expressão sublinhada, o sistema exibe o(s) nome(s) do(s) outro(s) ocupante(s) do posto. Caso o posto de trabalho não possua ocupante, no lugar do nome do colaborador será apresentada a descrição “Sem ocupante”.
É possível mover as caixas dentro do painel branco, para uma melhor visualização da hierarquia.
Clicando no botão Salvar é possível salvar a representação gráfica da hierarquia em formato HTML.
Com a rotina de posto de trabalho também é possível efetuar definições de permissões e abrangências baseadas em postos e hierarquias de postos.
Esse recurso simplifica as transferências de colaboradores, pois garante que o colaborador sempre tenha as permissões e abrangências de acordo com o posto em que atua, sem a necessidade de ter que rever estas definições cada vez que o colaborador é transferido.
Há duas formas de realizar esse tratamento:
- Vinculando grupos de usuários aos postos de trabalho
- Utilizando abrangência por tipo de hierarquia
Vinculando o grupo de usuário a um posto de trabalho, os ocupantes deste posto herdam todas as abrangências e permissões do grupo.
Utilizando a abrangência de tipo de hierarquia, o usuário recebe uma abrangência de colaboradores, tendo acesso aos ocupantes dos postos de acordo com a hierarquia indicada, podendo configurar se a abrangência será para os postos abaixo do seu posto na hierarquia, ou se incluirá o próprio posto do colaborador na abrangência.
Para que seja possível utilizar estes recursos, os colaboradores devem estar vinculados a usuários.
Associar usuário ao colaborador
Na tela Diversos > Usuários > Associar colaborador pode ser criado o usuário para o colaborador, ou pode-se associar um usuário já cadastrado ao colaborador.
Caso seja criado um novo usuário para o colaborador, no campo Criar Usuário deve ser selecionada a opção "1 – Não Criar Usuário para o Colaborador", desta forma, o usuário assumirá apenas as abrangências definidas para o grupo de usuários vinculado ao seu posto de trabalho.
Vincular grupos de usuários aos postos de trabalho
Tendo configuradas as abrangências e permissões dos grupos de usuários, deve-se efetuar o vínculo dos postos de trabalho com os respectivos grupos. Para isso, no cadastro do posto (Tabelas > Postos de Trabalho > Postos) de trabalho está disponível a guia Grupos de usuário.
Pressionando o botão Grupos, pode-se selecionar o(s) grupo(s) de usuários que será(ão) vinculado(s) ao posto, e em seguida clicar no botão Alterar para gravar as alterações.
Informar abrangência de tipo de hierarquia de postos
No cadastro do tipo de hierarquia, em Tabelas > Postos de trabalho > Hierarquia > Tipo de hierarquia, através do campo Abrangência de Posto deve-se definir como será aplicada a abrangência do usuário para cada hierarquia, tendo as seguintes opções:
- 1 – Considerar apenas os postos abaixo do posto do colaborador
- 2 – Incluir o posto do colaborador
Após efetuar esta definição, é necessário indicar nas abrangências do usuário ou grupo de usuários qual é o tipo de hierarquia que será respeitado para aplicar a sua abrangência, em Diversos > Usuários > Abrangências, através da abrangência de Colaboradores, no campo Tipo de Hierarquia.
A abrangência de tipo de hierarquia é aplicada sobre a abrangência de colaboradores dos usuários, desta forma, o usuário com esta forma de abrangência terá acesso aos colaboradores ocupantes dos postos de trabalho da hierarquia definida na sua abrangência, podendo visualizar apenas os ocupantes dos postos abaixo do seu posto na hierarquia ou também visualizar os ocupantes do seu próprio posto.
Posto adicional é aquele que o colaborador exerce além da sua atividade principal na organização. Estas atividades não fazem parte do cargo pelo qual o colaborador foi contratado.
Desta forma, além do colaborador ter a atuação principal, ele poderá ter, concomitantemente, atuações em postos adicionais. A atuação adicional pode ser, por exemplo, quando o colaborador tem uma função na brigada de incêndio da empresa.
Para tratar este tipo de situação, estão disponíveis no sistema os históricos de postos adicionais.
Atuações interinas são atividades que podem ser exercidas em concomitância com a atividade principal ou não, pois dependendo da função o colaborador deixará de exercer seu cargo principal e assumirá outro cargo temporariamente, sendo que ao término da atuação interina este colaborador voltará a assumir suas funções da atuação principal.
Esta situação é muito comum no setor público, onde, por exemplo, um determinado funcionário público que exerce uma função administrativa pode assumir interinamente uma função de diretor administrativo. Neste caso, no retorno do diretor titular, o funcionário que ocupava esta função de forma interina retorna ao seu antigo cargo.
Com a utilização da rotina de postos de trabalho, este tipo de situação também pode ser tratado através dos históricos de postos adicionais, com a possibilidade, inclusive, de pagar um percentual de adicional de posto e sem a necessidade de alterar o cargo ou o posto principal do colaborador.
Cadastro do tipo de atuação para postos adicionais
Na tela Tabelas > Postos de Trabalho > Tipo de Atuação (FR017TAP), siga o procedimento abaixo:
- Informe um novo código para o tipo de atuação, bem como a descrição que o identifica.
- Defina se o tipo de atuação cadastrado deverá ou não contabilizar vagas no quadro de vagas previsto e efetivo.
- Indique que o tipo de atuação descrito não será considerado para o histórico principal do colaborador.
- Informe que as características do posto não devem ser consistidas ao indicar um colaborador nesse tipo de atuação.
- Determine se o colaborador alocado nesse tipo de atuação é o titular ou está substituindo no posto.
- Defina se o tipo de atuação paga ou não adicional para o ocupante. Em caso de pagamento, deve ser indicada a sua base de cálculo.
- Defina o percentual que será aplicado sobre a base de cálculo informada, no caso do pagamento do adicional.
Alocar colaboradores em postos adicionais
Todo colaborador possui um posto de trabalho principal, podendo assumir, adicionalmente, outro determinado posto, chamado de posto adicional. Algumas das suas principais características e situações de uso são:
- Lançar um posto adicional quando o titular de um determinado posto está em afastamento;
- Lançar um posto adicional em caso de desligamento do colaborador titular ocupante do posto;
- Lançar um posto adicional caso queira efetuar o pagamento de adicionais de função para o ocupante.
- Lançar um posto adicional quando o colaborador executa uma atividade diferenciada dos demais ocupantes do seu posto de trabalho principal, como: trabalho em altura ou trabalho em espaço confinado, e por isso precisa de tratamento diferenciado em determinadas rotinas do sistema.
Desta forma, a atuação adicional de um colaborador em um posto pode ser por tempo indeterminado ou pode ocorrer em um período pré-definido.
Quando houver a necessidade de registrar atuações dos colaboradores em postos adicionais, este cadastro deverá ser feito através da tela de Históricos adicionais do posto de trabalho, em Colaboradores > Históricos > Postos adicionais.
O colaborador pode atuar em inúmeros postos adicionais ao mesmo tempo, inclusive, dentro do mesmo período de sua atuação no posto principal.
Quando o tipo de atuação estiver configurado com valor Sim no campo Consiste Características , somente será possível informar um posto adicional que tenha as mesmas características do posto principal do colaborador ou que não tenha características informadas.
Pagar adicional de posto
Para configurar o pagamento do adicional de posto de trabalho, siga os seguintes procedimentos:
- Defina a base de cálculo para o pagamento do adicional no cadastro do tipo de atuação, em Tabelas > Postos de Trabalho > Tipo de Atuação;
- Cadastre o histórico de posto adicional para o colaborador em Colaboradores > Históricos > Postos adicionais;
- Cadastre o evento para o pagamento do adicional na folha em Tabelas > Eventos > Eventos > Cadastro. Este evento deve ser vinculado a regra "51 – Adicional posto trabalho".
Relações de postos de trabalho com outros módulos
A estrutura de postos de trabalho tem dinâmicas específicas com outros módulos do Gestão de Pessoas | HCM, as quais são detalhadas a seguir:
Cargos e Salários
Da mesma forma que as empresas vêm trabalhando com faixas salariais, requisitos para o colaborador atuar em determinado cargo, descrição de atividades primárias, atividades do cargo/função, entre outras descrições, na conotação de posto de trabalho temos o mesmo conceito. Ou seja, podemos ter uma faixa de salários para determinado posto de trabalho, requisitos para os colaboradores que estarão alocados no posto em questão e também múltiplas descrições, sempre observando todas as características definidas ao posto.
Segurança do Trabalho
O módulo Segurança do Trabalho usa o conceito de mercado Grupo Homogêneo de Exposição (GHE). Este item será tratado dentro do módulo, caso seja adquirido, pois, assim como conceitualmente ligamos o GHE da empresa ao ambiente de risco, ao cargo, às atividades do cargo ou ao agrupamento de fatores, estas informações serão relacionadas também ao posto de trabalho.
Com o mapeamento do GHE feito pela empresa, este pode ser relacionado com a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Coletiva (EPC). Desta forma, com a solução da Senior, a gestão da área de Segurança do Trabalho se torna mais produtiva, pois para todos os colaboradores que forem alocados dentro dos postos com determinados GHEs e EPIs/EPCs, herdarão estas características, facilitando assim a gestão da distribuição dos equipamentos e na geração do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PGR).
Treinamento
O módulo de Treinamento é afetado pela utilização de postos de trabalho no sistema, pois pode-se definir treinamentos e/ou planos de desenvolvimento individual aos colaboradores conforme os requisitos de cada posto.
Medicina Ocupacional
Este módulo tem um forte relacionamento com o Segurança do Trabalho, pois de acordo com os GHEs definidos e relacionados aos postos de trabalho, pode existir a necessidade de exames específicos para determinados postos ou até ter periodicidades diferentes de acordo com o risco e grau identificado. Quando são criados ou feita a manutenção dos postos de trabalho, esta configuração se faz necessária para que o sistema auxilie na gestão dos exames.
Quadro de Vagas
Entende-se por quadro de vagas o número total de vagas e de cargos de livre provimento, distribuídos e necessários ao funcionamento da organização. O conceito de posto de trabalho neste módulo aplica-se à definição das vagas efetivas e previstas, conforme as características definidas na estrutura do posto de trabalho. Ou seja, a gestão do quadro previsto e efetivo será com base nos postos criados, e não mais por local/cargo, mudando assim, o conceito e a forma de efetuar a gestão do quadro.
Orçamento
O módulo de Orçamento atua em paralelo com o Quadro de Vagas, uma vez definido a gestão das vagas através de posto de trabalho, o orçamento de pessoal é calculado conforme o seu efetivo no quadro e as variações de postos, permitindo orçar valores relativos à mão de obra da empresa com precisão.
Recrutamento e Seleção
O módulo de Recrutamento e Seleção estruturado por posto de trabalho permite que o processo de seleção de pessoal seja conduzido conforme os requisitos estruturados em cada posto, facilitando a triagem dos candidatos e a gestão das vagas.
BPM/Painel de Gestão e demais módulos da Plataforma SeniorX
Um dos pré-requisitos para essas soluções é a definição de uma hierarquia de postos para aprovação dos processos. Para o módulo Painel de Gestão, a hierarquia de postos é base para atribuição dos papéis gestor e colaborador aos seus ocupantes. As soluções Senior X não utilizam a estrutura de postos adicionais, neste caso, sempre irá se basear pela estrutura hierárquica informada no cadastro da estrutura de postos
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