Devido à descontinuação da versão 6.10.3, que ocorrerá em 30/09/2025, informamos que este manual não receberá atualizações a partir desta data. Para mais informações sobre a evolução do Gestão de Pessoas | HCM, acesse a documentação sobre a PCVV - Política do Ciclo de Vida das Versões.

Cadastrar Atendentes

No cadastro do atendente são definidas as áreas de atuação e também os períodos e horários em que os médicos ou enfermeiros encontram-se disponíveis.

É necessário efetuar o cadastramento de todas as pessoas que realizam atendimentos. Podem ser atendentes internos como externos. Para o atendente interno é necessário informar o código do usuário relacionado ao atendente. Serve para identificar os assistentes, enfermeiros e médicos que ficarão registrados na rotina dos atendimentos médicos, exames, e outros.

Para o cadastro de atendentes da área médica (médicos, fisioterapeutas, dentistas, etc.), que prestarão serviços no ambulatório da empresa, informe o tipo de conselho profissional, o número de registro nesse conselho e o título atribuído a este profissional. Todas estas informações serão importantes para a emissão dos relatórios, como atestados, receitas médicas, e ASO.

Cadastramento de atendentes:

Para cadastrar um atendente:

  1. Acesse o menu Tabelas > Medicina > Atendentes (FR108TAT) e informe um código para associar ao registro. Se for um novo número, o sistema permite a inclusão. Se o código já existir, apresentará os dados para consulta. Ainda, se preferir, faça o cadastro usando o próximo código livre, através do botão Novo Atendente.

    Para atendentes internos, o nome do atendente será preenchido conforme o nome do colaborador informado.
  2. Faça as principais definições na guia Cadastro, identificando se o atendente será interno ou externo, como ele deve ser intitulado (Dr., Enf., etc.), dados do registro do conselho, entre outras informações relevantes.

    As informações de CPF, NIS e registro do conselho são importantes nesta etapa, pois serão utilizadas para enviar os dados do médico emitente do ASO nos eventos de segurança e saúde no trabalho (SST) do eSocial.
  3. Preencha as informações de contato do profissional. Isto é importante, pois o atendente poderá estar ausente da empresa durante o horário de trabalho, executando outras atividades, e com isso é possível encontrá-lo para atender a alguma urgência da organização.

    Estas informações também são usadas para emissão do relatório do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) e da ficha audiométrica, dependendo do que for definido no campo Apresenta Contato.
  4. Nas guias Atendimento, Pós-Atendimento, Exame e Agendamento, defina quais permissões o atendente terá para efetuar operações referentes a estes itens, como por exemplo o acesso ao prontuário clínico, emissão de atestados ou reabrir atendimentos e exames.
  1. Para cada atendente, faça as definições de Área, que servem para informar a localização de atuação do atendente e o tempo de cada atendimento. Por exemplo: o mesmo atendente pode atuar no ambulatório de uma planta da empresa no período da manhã e em outro ambulatório localizado em outra planta da empresa no período da tarde.
  2. Na guia Horários, informe quais os dias da semana e o horário de trabalho em cada dia. Esta será a informação de base para o tempo de cada atendimento cadastrado no item anterior.

    Para cada dia da semana selecionado, faça a manutenção dos horários através da grade ao lado.
  3. Por fim, para gravar o cadastro, clique em Inserir ou Alterar, dependendo da operação que está realizando.

Permissões definidas em determinadas guias

Mais detalhes sobre as permissões definidas nas guias Atendimento, Pós-Atendimento, Exame, Agendamento e Subnormalidade:

Guia Atendimento
Para cada atendente se faz necessária a parametrização de quais responsabilidades terão no ato da execução dos atendimentos, como por exemplo quais os modelos que serão emitidos, se permitem acessar o prontuário clínico do atendido, permite emitir atestados, Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT), ASOs, reabrir atendimento, entre outras responsabilidades.

Guia Pós-Atendimento
Será necessário definir para cada atendente se o mesmo poderá efetuar ou reabrir um Pós-Atendimento, efetuar o agendamento, cadastrar encaminhamentos, entre outras informações. Devem ser informadas também quais atividades o atendente normal e o atendente genérico irão realizar no pós-atendimento.

Guia Exame
Será necessário definir para cada atendente se o mesmo poderá informar as situações dos exames, reabrir exames, entre outros. Permite definir também se o atendente pode informar se o resultado de exame é Ocupacional ou Não Ocupacional.

Além disso, é possível definir uma origem padrão e uma situação padrão ao cadastrar um novo resultado de exame. Dessa forma, esses campos já serão preenchidos ao cadastrar o resultado.

Guia Agendamento
Será necessário definir para cada atendente se o mesmo poderá efetuar alterações em agendamentos já inseridos no sistema e se será disponibilizado relatórios ou botões com regras customizadas no agendamento.

Guia Subnormalidade
Esta definição também é por atendente, sendo necessário definir modelos ou regras customizadas nesta opção. Os campos configurados nesta guia serão utilizados na tela de Acompanhamento de subnormalidade. Além disso, permite utilizar botões para geração de relatórios oficiais ou específicos ou ainda executar regras para chamadas de telas SGI.

Certificado Digital

Para atendentes (principalmente médicos) ou outros profissionais da saúde que necessitam assinar eletronicamente documentos pelo sistema Senior, o certificado digital pode ser diretamente adicionado e gerenciado em Tabelas > Medicina > Atendentes (FR108TAT), utilizando o botão Certificado.

Importante

Atualmente, é suportado apenas o modelo A1 do certificado para assinatura digital. Para mais informações, acesse a documentação sobre Certificado Digital.

Este artigo ajudou você?