Definições do módulo
O módulo Medicina precisa do preparo prévio de informações necessárias para executar todas as rotinas disponíveis, as quais ficam disponíveis nos cadastros de tabelas do sistema
Neste documento constam a principais definições e cadastros que o módulo precisa para seu funcionamento. Veja a seguir.
O que você pode fazer:
As Definições do Medicina
Entre estas configurações estão as definições para o item agenda, indicação de parâmetros para a tela de atendimento em relação ao histórico de afastamento e riscos no Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), códigos dos modelos de atestado, receitas médicas, solicitação, encaminhamento, prontuário e questionário e quase todos os itens que se encontram na tela de atendimentos. Os modelos de relatório ativados a partir de botões customizados também são configurados aqui.
Estabeleça se o cadastramento do PCMSO deverá ser por períodos ou não. Configure também a forma de geração da ficha médica, a solicitação de exame automática e como será tratada a guia Permissões, que possibilita ao usuário alterar ou não o registro de atendimentos de outros usuários.
Na guia Modelos, indique quais modelos o sistema deverá usar para emissão de relatórios, como atestados, ASOs e receitas.
A ficha médica compreende o cadastro de todas as informações médicas dos pacientes atendidos pelo ambulatório da empresa. Nela são disponibilizados os registros relacionados ao atendido, que ficam gravados no sistema e disponíveis para consulta de acordo com a necessidade. São considerados pacientes: os colaboradores, terceiros, parceiros, dependentes, candidatos e visitantes.
O número da ficha médica pode ser gerado de forma automática pelo sistema ou manualmente pelo usuário. Serve ainda para cadastrar informações básicas como peso, altura, grupo sanguíneo, deficiência, exames periódicos de acordo com o PCMSO da empresa, entre outros.
Como cadastrar a Ficha Médica:
- Gere a ficha (manual ou automaticamente)
A ficha médica pode ser gerada manualmente:
- pelo cadastramento de um novo código de ficha médica. Utilize o botão Nova Ficha na tela Ficha Médica (FR110FIC), em Medicina > Ficha Médica > Cadastro, então será gerada a ficha utilizando o primeiro código livre.
- pelo cadastramento de colaboradores, dependentes, terceiros, parceiros de acordo com os critérios definidos em Medicina > Definições (FR110DEF), guia Ficha Médica .
Formas de gerar a ficha médica automaticamente ou interferir no processo de geração:
- No módulo Recrutamento e Seleção, opção Diversos > Utilitários > Gera Ficha Médica p/ Candidatos (FRGERFIC).
- Na efetivação de candidatos externos (pelo Recrutamento e Seleção) para admissão no módulo Administração de Pessoal. A geração do número da ficha médica será obedecida conforme os critérios definidos no Recrutamento e Seleção, opção de menu Seleção > Definições > Gerais (FRDEFNRS), guia Efetivação, campo Tipo Código Ficha Médica.
Quando o candidato externo, que está sendo efetivado, já possui uma ficha médica, o tipo do atendido será alterado para "1 - Colaborador".
- Informe o tipo de atendido
Após gerar o código da ficha médica, informe os dados referente ao tipo de atendido. O tipo de atendido pode ser colaborador, dependente, visitante ou candidato. Cada tipo de colaborador tem uma utilização diferente dentro do Gestão de Pessoas | HCM, portanto o tipo de atendido determina o que precisa ser informado. Se o atendido for:
- 1 - Colaborador: é necessário informar também o tipo de colaborador e sua matrícula.
- 2 - Dependente: informe o tipo de colaborador, matrícula do colaborador e o cadastro do dependente (realizado pelo módulo de Administração de Pessoal).
- 3 - Visitante: é necessário informar o nome do atendido.
- 4 - Candidato: é necessário informar o cadastro do candidato. Se o módulo de Medicina tiver integração com o módulo Recrutamento e Seleção, o cadastro do candidato é feito em Candidatos > Cadastro (FR122CEX). Se não houver integração, isto é feito em Medicina > Candidato (FR122CEX).
- Forneça os dados básicos e vincule ao prontuário clínico
Após definir o tipo de atendido, informe no primeiro atendimento os dados básicos do paciente, que servirão de base para o médico durante a consulta, como peso, altura, tipo sanguíneo, antecedentes, anotações (pressão), entre outros. O botão Questionário apresenta uma tela com as perguntas relacionadas à saúde do atendido, que permite gerar novos questionários ou alterar os já existentes. Para visualizar o prontuário clínico do paciente, clique em Prontuário.
- Indique os exames que deverão ser feitos
Clique em Exame para abrir a tela Exames Periódicos Individual (FR110FIH) e indique os exames que o atendido terá que fazer, seja periodicamente, no retorno dos afastamentos, transferência de local ou cargo ou função e acompanhamento de demitidos.
Se a ficha médica for de um atendido do tipo "4 - Candidato", não é necessário indicar os exames nesta tela. Se o PCMSO estiver definido, nesta tela será possível consultar os exames que o candidato deverá realizar, de acordo com a definição dos exames periódicos do PCMSO. Caso seja necessário informar exames que devem ser realizados exclusivamente para este candidato em alguma situação especial, faça-o na grade Exames por Atendido.
Se for necessário trocar o código da ficha médica para outro código de ficha que esteja livre, clique em Trocar Ficha. Com isso, serão levadas todas as informações relacionadas (exames, questionário, atestados, ASO, encaminhamentos, e assim por diante) .
Cadastrar informações adicionais do atendido
Use as outras guias da tela de cadastro da ficha médica para fornecer informações adicionais sobre o atendido. Entre elas, estão os seus antecedentes pessoais, familiares ou profissionais, bem como anotações diversas que sejam relevantes para o acompanhamento da saúde do atendido.
Caso o atendido seja uma pessoa com deficiências, use a guia correspondente para informar um histórico destas deficiências e selecione qual delas é a principal. Ao indicar a principal, ela será gravada no campo Deficiência, da guia Cadastro. Em Preenche Cota Deficiência, informe se o atendido preenche a cota de pessoas com deficiência habilitadas ou de beneficiários reabilitados (esta informação é exigida pelo eSocial para compor alguns dos leiautes enviados para o Governo).
Registrar remanejamentos (INSS)
Registre os remanejamentos sugeridos pelo INSS nas situações em que o colaborador não possui aptidão para realizar a atividade atual por motivo de doença, mas pode realizar outra atividade temporariamente. Para acompanhar essas informações, cadastre-as em Medicina > Atendimentos > Acompanhamento Remanejamento (FR110HRA) ou clique no botão Acompanhamento disponível na guia Remanejamentos da ficha médica.
Registrar doações sanguíneas e documentos
Na guia Doações, registre todas as doações de sangue realizadas pelo atendido. A última doação será apresentada na guia Cadastro, campo Última doação.
Já na guia Documentos, informe os documentos referentes ao atendimento médico ou de fichas médicas anteriores à implantação do módulo. Estes podem ser arquivos de imagem ou de leitura (.DOC, .TXT, .PDF, etc.). Para isso, informe um número de sequência e descrição do documento e clique no botão Documento. O limite do arquivo a ser selecionado é de 10 MB.
Consultar dados do prontuário clínico
A cada novo atendimento, todos os dados relativos a ele, como exames, medicamentos, prescrições, receitas e questionários, ficarão vinculados ao prontuário clínico do paciente. Assim, podemos dizer que o Prontuário Clínico é o arquivo médico do paciente, onde estarão guardados todos os registros médicos desse, enquanto o mesmo possuir vínculo com a empresa.
Ele é útil aos profissionais da área de medicina da empresa, pois disponibiliza para consulta, os principais dados do colaborador, como: ficha médica, exames, dados pessoais, questionários respondidos, atendimentos anteriores, receitas, itens de resultado de exames, encaminhamentos, atestados/ASO, afastamentos e imagens, facilitando o acompanhamento da saúde do atendido.
Como o Prontuário Clínico acumula todos os atendimentos já efetuados pelo paciente, com o passar do tempo, alguns prontuários podem conter informações de muitos anos passados, e que não são de interesse do profissional médico que está efetuando o atendimento.
Para ver o prontuário, use o botão Prontuário da tela de cadastro da ficha médica, ou acesse diretamente pelo menu Medicina > Ficha Médica > Prontuário Clínico (FRFICMED). Com isso, a consulta aos dados poderá ser efetuada, utilizando-se filtros, onde pode-se pesquisar somente determinados períodos ou determinada quantidade de meses e ainda pode-se dentro desse período selecionar somente determinados assuntos, como por exemplo: Exames, Ficha Médica, Dados Pessoais, Questionário, Atendimentos, Receitas, Itens Resultado, Encaminhamentos, Atestados/ASO, Afastamentos, Imagens.
No cadastro do atendente são definidas as áreas de atuação e também os períodos e horários em que os médicos ou enfermeiros encontram-se disponíveis.
É necessário efetuar o cadastramento de todas as pessoas que realizam atendimentos. Podem ser atendentes internos como externos. Para o atendente interno é necessário informar o código do usuário relacionado ao atendente. Serve para identificar os assistentes, enfermeiros e médicos que ficarão registrados na rotina dos atendimentos médicos, exames, e outros.
Para o cadastro de atendentes da área médica (médicos, fisioterapeutas, dentistas, etc.), que prestarão serviços no ambulatório da empresa, informe o tipo de conselho profissional, o número de registro nesse conselho e o título atribuído a este profissional. Todas estas informações serão importantes para a emissão dos relatórios, como atestados, receitas médicas, e ASO.
Para cadastrar atendentes:
- Acesse o menu Tabelas > Medicina > Atendentes (FR108TAT) e informe um código para associar ao registro. Se for um novo número, o sistema permite a inclusão. Se o código já existir, apresentará os dados para consulta. Ainda, se preferir, faça o cadastro usando o próximo código livre, através do botão Novo Atendente.
Para atendentes internos, o nome do atendente será preenchido conforme o nome do colaborador informado. - Faça as principais definições na guia Cadastro, identificando se o atendente será interno ou externo, como ele deve ser intitulado (Dr., Enf., etc.), dados do registro do conselho, entre outras informações relevantes.
As informações de CPF, NIS e registro do conselho são importantes nesta etapa, pois serão utilizadas para enviar os dados do médico emitente do ASO nos eventos de segurança e saúde no trabalho (SST) do eSocial. - Preencha as informações de contato do profissional. Isto é importante, pois o atendente poderá estar ausente da empresa durante o horário de trabalho, executando outras atividades, e com isso é possível encontrá-lo para atender a alguma urgência da organização.
Estas informações também são usadas para emissão do relatório do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) e da ficha audiométrica, dependendo do que for definido no campo Apresenta Contato. - Nas guias Atendimento, Pós-Atendimento, Exame e Agendamento, defina quais permissões o atendente terá para efetuar operações referentes a estes itens, como por exemplo o acesso ao prontuário clínico, emissão de atestados ou reabrir atendimentos e exames.
- Para cada atendente, faça as definições de Área, que servem para informar a localização de atuação do atendente e o tempo de cada atendimento. Por exemplo: o mesmo atendente pode atuar no ambulatório de uma planta da empresa no período da manhã e em outro ambulatório localizado em outra planta da empresa no período da tarde.
- Na guia Horários, informe quais os dias da semana e o horário de trabalho em cada dia. Esta será a informação de base para o tempo de cada atendimento cadastrado no item anterior.
Para cada dia da semana selecionado, faça a manutenção dos horários através da grade ao lado. - Por fim, para gravar o cadastro, clique em Inserir ou Alterar, dependendo da operação que está realizando.
No cadastro de situações, os campos Permite Acompanhamento e Exame de Retorno devem ser revisitados, para cada situação de afastamento em que esse recurso será utilizado pelos processos de Atendimentos e Gestão do PCMSO.
A Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, frequentemente designada pela sigla CID, fornece códigos relativos à classificação de doenças e de uma grande variedade de sinais, sintomas, aspectos anormais, queixas, circunstâncias sociais e causas externas para ferimentos ou doenças.
A CID é importante para o controle dos atestados, alertando a equipe de medicina na reincidência da CID dentro de um período de 60 dias. Também é usada pelo médico, para visualizar e acompanhar a informação no prontuário clínico e relatórios estatísticos.
Os códigos da classificação vêm em uma tabela pré-configurada no sistema, sendo necessário apenas o tratamento para inclusão nas novas informações quando vier ao caso.
O cadastro de subnormalidades permite o cadastramento de doenças crônicas e acompanhamentos específicos por colaborador. Essa informação poderá ser utilizada na parametrização de exames específicos de controle do PCMSO e também o acompanhamento de campanhas específicas na empresa.
Entre os exemplos de controle de subnormalidades, podemos citar diabetes, pressão alta e rinite.
Clique no botão Med. Subnormalidade para consultar os medicamentos relacionados à subnormalidade selecionada, especificamente em relação ao nível de atenção informado.
Clique em Acompanhamento para cadastrar acompanhamentos das subnormalidades e use o modelo 06 (Acompanhamento das subnormalidades, em Medicina > Ficha Médica > Listar) para emitir relatórios periódicos desses registros.
As subnormalidades e os níveis de atenção serão apresentados na pasta cadastro da ficha médica e no atendimento médico conforme a cor correspondente e de acordo com a data do atendimento em relação ao cadastro da subnormalidade na ficha médica.
O sistema permite o cadastramento de questionários para serem aplicados aos colaboradores a respeito da sua saúde. A partir dos itens do questionário e seus respectivos itens de resposta, o sistema usa as informações na ficha médica, prontuário clínico e atendimento médico.
Tais itens podem ser cadastrados a partir das telas dispostas no menu Tabelas > Medicina > Questionários.
- Acompanhamento de Exames X Ocorrências
- Medicina > Listar > Modelo 01.
- Relação de Questionários
- Tabelas > Listar > Modelo 06.
- Consulta de CID
- Tabelas > Gerais> Consultas CID 10
- Consulta Dados Ficha Médica
- Medicina > Ficha Médica > Listar > Modelo 03.