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Prontuário do Paciente

A ficha médica, ou prontuário do paciente, compreende o cadastro de todas as informações médicas dos pacientes atendidos pelo ambulatório da empresa. Nela são disponibilizados os registros relacionados ao atendido, que ficam gravados no sistema e disponíveis para consulta de acordo com a necessidade. São considerados pacientes: os colaboradores, terceiros, parceiros, dependentes, candidatos e visitantes.

O número da ficha médica pode ser gerado de forma automática pelo sistema ou manualmente pelo usuário. Serve ainda para cadastrar informações básicas como peso, altura, grupo sanguíneo, deficiência, exames periódicos de acordo com o PCMSO da empresa, entre outros.

Cadastramento de ficha médica

  1. Gere a ficha (manual ou automaticamente)

A ficha médica pode ser gerada manualmente:

  1. pelo cadastramento de um novo código da ficha médica. Utilize o botão Nova Ficha na tela Ficha Médica (FR110FIC), em Medicina > Ficha Médica > Cadastro, então será gerada a ficha utilizando o primeiro código livre.
  2. pelo cadastramento de colaboradores, dependentes, terceiros, parceiros de acordo com os critérios definidos em Medicina > Definições (FR110DEF), guia Ficha Médica.

Formas de gerar a ficha médica automaticamente ou interferir no processo de geração:

  1. No módulo Recrutamento e Seleção, opção Diversos > Utilitários > Gera Ficha Médica p/ Candidatos (FRGERFIC).
  2. Na efetivação de candidatos externos (pelo Recrutamento e Seleção) para admissão no módulo Administração de Pessoal. A geração do número da ficha médica será obedecida conforme os critérios definidos no Recrutamento e Seleção, opção de menu Seleção > Definições > Gerais (FRDEFNRS), guia Efetivação, campo Tipo Código Ficha Médica.

    Quando o candidato externo, que está sendo efetivado, já possui uma ficha médica, o tipo do atendido será alterado para "1 - Colaborador".
  1. Informe o tipo de atendido

Após gerar o código da ficha médica, informe os dados referente ao tipo de atendido. O tipo de atendido pode ser colaborador, dependente, visitante ou candidato. Cada tipo de colaborador tem uma utilização diferente dentro do Gestão de Pessoas | HCM, portanto o tipo de atendido determina o que precisa ser informado. Se o atendido for:

  1. Forneça os dados básicos e vincule ao prontuário clínico

Após definir o tipo de atendido, informe no primeiro atendimento os dados básicos do paciente, que servirão de base para o médico durante a consulta, como peso, altura, tipo sanguíneo, antecedentes, anotações (pressão), entre outros. O botão Questionário apresenta uma tela com as perguntas relacionadas à saúde do atendido, que permite gerar novos questionários ou alterar os já existentes. Para visualizar o prontuário clínico do paciente, clique em Prontuário.

  1. Indique os exames que deverão ser feitos

Clique em Exame para abrir a tela Exames Periódicos Individual (FR110FIH) e indique os exames que o atendido terá que fazer, seja periodicamente, no retorno dos afastamentos, transferência de local ou cargo ou função e acompanhamento de demitidos.

Se a ficha médica for de um atendido do tipo "4 - Candidato", não é necessário indicar os exames nesta tela. Se o PCMSO estiver definido, nesta tela será possível consultar os exames que o candidato deverá realizar, de acordo com a definição dos exames periódicos do PCMSO. Caso seja necessário informar exames que devem ser realizados exclusivamente para este candidato em alguma situação especial, faça-o na grade Exames por Atendido.

Se for necessário trocar o código da ficha médica para outro código de ficha que esteja livre, clique em Trocar Ficha. Com isso, serão levadas todas as informações relacionadas (exames, questionário, atestados, ASO, encaminhamentos, e assim por diante).

Cadastrar informações adicionais do atendido

Use as outras guias da tela de cadastro da ficha médica para fornecer informações adicionais sobre o atendido. Entre elas, estão os seus antecedentes pessoais, familiares ou profissionais, bem como anotações diversas que sejam relevantes para o acompanhamento da saúde do atendido.

Caso o atendido seja uma pessoa com deficiências, use a guia correspondente para informar um histórico destas deficiências e selecione qual delas é a principal. Ao indicar a principal, ela será gravada no campo Deficiência, da guia Cadastro. Em Preenche Cota Deficiência, informe se o atendido preenche a cota de pessoas com deficiência habilitadas ou de beneficiários reabilitados (esta informação é exigida pelo eSocial para compor alguns dos leiautes enviados para o Governo).

Nota

Registrar remanejamentos (INSS)

Registre os remanejamentos sugeridos pelo INSS nas situações em que o colaborador não possui aptidão para realizar a atividade atual por motivo de doença, mas pode realizar outra atividade temporariamente. Para acompanhar essas informações, cadastre-as em Medicina > Atendimentos > Acompanhamento Remanejamento (FR110HRA) ou clique no botão Acompanhamento disponível na guia Remanejamentos da ficha médica.

Registrar doações sanguíneas e documentos

Na guia Doações, registre todas as doações de sangue realizadas pelo atendido. A última doação será apresentada na guia Cadastro, campo Última doação.

Já na guia Documentos, informe os documentos referentes ao atendimento médico ou de fichas médicas anteriores à implantação do módulo. Estes podem ser arquivos de imagem ou de leitura (.DOC, .TXT, .PDF, etc.). Para isso, informe um número de sequência e descrição do documento e clique no botão Documento. O limite do arquivo a ser selecionado é de 10 MB.

Consultar dados do prontuário clínico

A cada novo atendimento, todos os dados relativos a ele, como exames, medicamentos, prescrições, receitas e questionários, ficarão vinculados ao prontuário clínico do paciente. Assim, podemos dizer que o Prontuário Clínico é o arquivo médico do paciente, onde estarão guardados todos os registros médicos desse, enquanto o mesmo possuir vínculo com a empresa.

Ele é útil aos profissionais da área de medicina da empresa, pois disponibiliza para consulta, os principais dados do colaborador, como: ficha médica, exames, dados pessoais, questionários respondidos, atendimentos anteriores, receitas, itens de resultado de exames, encaminhamentos, atestados/ASO, afastamentos e imagens, facilitando o acompanhamento da saúde do atendido.

Como o Prontuário Clínico acumula todos os atendimentos já efetuados pelo paciente, com o passar do tempo, alguns prontuários podem conter informações de muitos anos passados, e que não são de interesse do profissional médico que está efetuando o atendimento.

Para ver o prontuário, use o botão Prontuário da tela de cadastro da ficha médica, ou acesse diretamente pelo menu Medicina > Ficha Médica > Prontuário Clínico (FRFICMED). Com isso, a consulta aos dados poderá ser efetuada, utilizando-se filtros, onde é possível:

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