Comandos
Através dessa opção é possível enviar comandos aos coletores Off-Line Codin 805/9000.
Para utilizar a rotina de envio de comandos é necessário seguir os seguintes passos:
- Instalar o aplicativo do coletor, PGRWIN, na máquina a partir da qual serão enviados os comandos (a mesma máquina em que está instalado o Controle de Ponto e Refeitório) e executar o Gerador de Aplicativo, executável que acompanha o PGRWIN, para gerar o arquivo para o coletor com um nome que pode ter até 12 posições. Esse nome será informado no cadastro do coletor. Pode ser utilizado o mesmo nome para todos os coletores, dependendo da funcionalidade de cada coletor.
- Informar corretamente as definições do PGRWIN instalado, em Coletores>Codin 805>9000>Definições.
- Em Coletores>Central de Gerenciamento, cadastrar uma ou mais Centralizadoras (ARL) para agrupar os coletores. O código da centralizadora será informado no cadastro do coletor.
- Em Coletores>Cadastro, cadastrar todos coletores Off-line Codin que receberão os comandos do módulo Controle de Ponto e Refeitório. No cadastro dos coletores é necessário informar o código da Central de Gerenciamento correspondente, o Número do Terminal (também conhecido como código alfa), o Nome do Aplicativo do Coletor e as listas para cada coletor.
- Preencher na Central de Configuração (SeniorConfigCenter.exe) o campo Local para listas dos coletores, informando o caminho onde está instalado o aplicativo PGRWIN.
Após fazer as configurações acima, podem ser efetuados os Comandos e a Geração de Listas.
Importante
As versões do PGRWIN superiores à versão 3.06 não geram mais o status do processamento na tela. Esta é uma limitação do aplicativo TCPBATCH.EXE da Telemática, e a Senior não tem o que fazer para contornar esta situação. Apesar de não ser mostrado o status, os comandos são executados normalmente.
Os modelos de coletores Codin 805/9000 são produzidos pela Telemática Sistemas Inteligentes S/A.
Status
Retorna o status dos coletores, conforme as opções assinaladas.
Características
Traz as seguintes
informações:
- Tipo de leitor de cartão que o terminal possui (de código de barras, de cartão magnético ou de cartão perfurado).
- Versão do firmware do terminal.
- Listas que estão carregadas nos terminais.
Buffer
Informa quantos registros se encontram na área normal e na área de backup da memória do terminal.
Comunicação
Fornece a data e hora da última coleta efetuada e o número de
retransmissões executadas (quantas vezes o terminal precisou retransmitir um bloco para o PGR 805).
Erros
Traz as seguintes informações:
- Número de entradas corretas através de cartão perfurado no terminal.
- Número de entradas erradas através de cartão perfurado no terminal.
- Número de entradas corretas através de cartão magnético.
- Número de entradas erradas através do cartão magnético.
- Número de entradas corretas através de cartão de código de barras.
- Número de entradas erradas através de cartão de código de barras.
- Data e hora da última queda de energia elétrica.
- Data e hora do retorno da energia elétrica.
- Se foi detectado erro de memória.
Códigos
Informa quais códigos (aplicativo e listas)
estão carregados na memória do terminal. Para cada código que estiver na memória, traz o nome do arquivo, a hora e a data em que ele foi carregado e o status de
verificação, indicando se o que está na memória do terminal corresponde com o que foi cadastrado no PGR 805.
Função Ativa
Mostra a função que está ativa no terminal.
Para que sejam mostrados os coletores, deve-se informar o código do Grupo e pressionar Enter ou Tab. É possível ainda mostrar apenas alguns dos coletores do Grupo selecionado informando seus códigos no campo Coletores.
Para retornar o status dos coletores, deve-se selecioná-los na grade e clicar no botão Executar.
Comandos
Esta guia permite o envio dos comandos ao coletor. Para que os coletores sejam mostrados na grade, deve-se informar o código do Grupo e pressionar Enter.
Para enviar o comando, deve-se selecionar o tipo de comando desejado e os coletores para os quais ele será enviado, e clicar em Executar. Os comandos disponíveis são:
- Desbloquear - Envia comando para desbloquear os coletores selecionados.
- Bloquear - Envia comando para bloquear os coletores selecionados. Com o coletor bloqueado não será possível efetuar marcações.
- Resetar Erros - Limpa o log de erros do coletor.
- Deletar Backup - Permite eliminar os registros armazenados na área de backup da memória do terminal, apenas das marcações já coletadas. Neste caso não será mais possível coletar o backup das marcações.
- Deletar Listas - Exclui as listas que estão carregadas no coletor.
- Alterar Função - Altera a função atualmente ativa no coletor. Esta não é a função tratada no Controle de Ponto e Refeitório, na Separação de Marcações.
Carga
Nesta guia é possível efetuar a carga de listas para os coletores. Para isto, deve-se selecionar a opção desejada e os coletores que receberão a lista, e clicar no botão Executar. Os tipos de listas disponíveis são:
- Lista Bloqueio - Contém a matrícula do crachá que não terá acesso à empresa. A lista é gerada pelo sistema verificando as permissões de acesso, afastamentos, programações, bloqueios e áreas restritas. Só terá acesso permitido o crachá que não estiver na lista.
- Controle de Vias - Utilizada para verificar se o crachá do colaborador possui a via correta do cartão. O controle é realizado pelo dígito mais significativo do cartão. Realiza as seguintes verificações:
- Se o crachá estiver presente na lista e a via do crachá for igual à lista de vias, esta é considerada válida.
- Se o crachá não estiver na lista, porém, a via do crachá for igual à via que consta no aplicativo, também é considerada válida.
- Se o crachá estiver presente na lista, porém, a via do crachá for diferente, então é considerada inválida e bloqueado o acesso.
- Lista de Contadores - Utilizada para limitar o número de acessos do funcionário num intervalo de tempo. A cada crachá está associado um número máximo de acessos e um contador. O valor do contador é definido no aplicativo carregado no coletor. Na carga da lista o contador é carregado com uma quantidade definida de acessos. A cada passagem no coletor esta lista é atualizada, decrementando o contador.
- Lista de Senhas - Cada crachá pode possuir uma senha de no máximo 8
dígitos (configuráveis no Aplicativo) previamente cadastrada no sistema.
O dispositivo de acesso (coletor, catraca, etc) pesquisa na lista a senha correspondente ao crachá, permitindo ou negando assim o acesso. - Lista de Mensagens - Contém duas mensagens a serem exibidas no coletor para cada número de crachá. Cada mensagem pode conter até 32 caracteres.
- Lista de Horários - A lista de horários define a qual terminal o crachá terá acesso. Nesta lista cada número de crachá está associado a 8 códigos de jornadas de trabalho. Cada jornada é válida para 1 dia, portanto esta lista é válida para 8 dias. O primeiro registro do arquivo informa a data em que a primeira jornada passa a vigorar.
- Lista de Exceção - Esta lista contém as matrículas que não utilizaram o controle de horários, ou seja, terão acesso independente da jornada informada. Serão gerados nesta lista os colaboradores que:
- Possuírem um histórico de crachá em aberto (titular ou provisório).
- Não estiverem afastados com uma situação que bloqueia o acesso (campo "Bloquear Acesso" do cadastro da situação).
- Possuírem permissão para o relógio (as permissões são informadas na guia "Acesso" da ficha cadastral do colaborador).
- Tabela de Jornadas - Possui o código dos horários de acesso e suas respectivas faixas, nas quais são permitidos os acessos. Por uma limitação tecnológica, são inseridas na lista no máximo 4 faixas de acesso para cada horário da jornada.
Jornada | Primeiro Horário | Segundo Horário | Terceiro Horário |
01 | 07:45-08:15 | 11:45-12:15 | 18:00-18:15 |
02 | 08:00-09:00 | 12:00-13:00 | CONTO03 |
03 | 14:00-15:00 | 18:00-19:00 | FIM |
O colaborador que possui a jornada 01 tem acesso das 07:45 às 08:15, das 11:45 às 12:15 e das 18:00 às 18:15. Já o colaborador que possui a jornada 02 terá acesso das 08:00 às 09:00, das 12:00 às 13:00, das 14:00 às 15:00 e das 18:00 às 19:00 hs. Ou seja, "CONTO03" indica que a jornada 02 continua na 03.
- Lista Liberação - Contém a matrícula do crachá que terá acesso à empresa. A lista é gerada pelo sistema verificando as permissões de acesso, afastamentos, programações, bloqueios e áreas restritas. Só terá acesso permitido o crachá que estiver na lista.
- Data/Hora - Envia a data e a hora do Servidor do Controle de Ponto e Refeitório.
Coleta
Esta guia permite que seja efetuada a coleta das marcações realizadas nos coletores. Para executar a coleta, deve-se selecionar o Tipo de Coleta e clicar em Executar.
Transferência Normal
O sistema irá coletar as
marcações a partir da última coleta. Ou seja, apenas serão coletadas as
marcações que ainda não foram coletadas. Após coletadas, as marcações serão armazenadas em arquivos que serão salvos no caminho informado nas
definições do Codin 805/9000.
Transferência Backup
Coleta apenas os registros já coletados anteriormente e que ainda se encontram na memória do terminal. É necessário informar o período desejado nos campos Data Inicial e Data Final.
Transferência Normal c/ Bloqueio
Coleta as marcações que ainda não foram coletadas e as já coletadas, conforme período informado nos campos
Data Inicial e Data Final.
Grupo
Informar o código do grupo de
coletores que contém os relógios para os quais deseja-se enviar comandos. Após
informar o grupo e pressionar "Enter", os coletores que a ele pertencem serão
mostrados na grade. Os grupos de coletores são cadastrados em
Coletores>Grupos de Coletores.
Coletores
Este campo permite que seja
informado um filtro para os coletores que serão mostrados na grade. Ou seja,
somente serão mostrados os coletores que pertencerem ao filtro informado aqui.
Após informar o filtro, é necessário pressionar Enter para aplicá-lo.
Grade de Coletores
Nesta grade serão
exibidos os coletores pertencentes ao grupo de coletores informado no campo
Grupo.
Sel.
Marcar esta coluna para indicar os coletores aos quais será
enviado o comando.
Resultado
Neste campo são mostrados
os resultados da operação que está sendo executada.