Gestão de Pessoas - Manual do Usuário > Ajuda por telas > Segurança e Medicina > Segurança > EPI > Distribuição > Individual

Distribuição do EPI - Individual

Permite efetuar a entrega do EPIs aos colaboradores individualmente, bem como informar a data de entrega e devolução, quantidade entregue e devolvida para o controle de estoque, quando estiver definido previamente no cadastro do EPI.

Em Segurança > EPI > , permite cadastrar grupos de equivalência de EPIs.

Importante

Se a data de distribuição de EPI for anterior à data do histórico atual da filial do colaborador, indica que houve uma transferência. Quando um colaborador é transferido, as distribuições de EPI são automaticamente replicadas para o novo histórico da filial. Qualquer tentativa de modificar ou excluir essa distribuição replicada resultará em uma mensagem de erro do sistema, impedindo a alteração/exclusão. O sistema informará ao usuário que a distribuição só pode ser modificada na distribuição original, indicando a empresa e o colaborador associados.

Data Entrega
Quando a rotina de GHE é utilizada, ao sair deste campo, caso o EPI não esteja previsto para o colaborador (com EPI por colaborador ou  por GHE), sistema exibe uma mensagem, com a escolha de continuar ou não o cadastro, como já acontece com EPI por Local, Cargo e Local/Cargo.

Sequência
Informe a sequência de distribuição do EPI, quando ocorrer a entrega de mais de um equipamento, para um mesmo colaborador, na mesma data.

Fornecedor
Somente será permitido informar o EPI que estiver previamente informado na guia Fornecedores do cadastro do EPI (FR096EPI). Esta informação é obrigatória quando o controle de saldo do EPI estiver relacionado ao fornecedor. Ao alterar o fornecedor de uma distribuição de EPI, será ajustado o saldo de seu estoque e também para aquele EPI de outro fornecedor ou EPI  sem fornecedor.

Na pesquisa deste campo, o sistema irá restringir os fornecedores definidos na filial do colaborador. Ou seja, irá verificar o item Filiais da guia Fornecedores do cadastro de EPI (FR096EPI).

Certificado Aprovação
Informe o número do certificado do EPI a ser distribuído. Quando o campo Fornecedores estiver preenchido, o sistema irá apresentar os certificados informados na guia Fornecedores do cadastro de EPI (FR096EPI) e verificará a data de validade. Quando o campo estiver em branco, irá verificar o campo Certificado da guia EPI do cadastro de EPI (FR096EPI) e, também, os certificados válidos para a filial do Colaborador.

Importante

Este campo ficará disponível apenas quando a opção “C - Distribuição - Considerando o CA informado na distribuição do EPI” estiver informada no campo Apresentação CA da tela Definições e Segurança (Menu Segurança > PPP > Definições).

Data Devolução
Esta data será preenchida automaticamente, quando no cadastro do EPI, o campo Devolver estiver informado "S - Sim". Quando ocorrer a próxima entrega do EPI, a data de devolução do EPI anterior será preenchida. Isto também ocorrerá com os EPIs equivalente.

Observação

Para EPIs do mesmo grupo de equivalência que foram distribuídos na mesma data, não serão considerados na busca pelo EPI anterior, pois a data de entrega sempre deve ser menor. Para informar a data de devolução nestes EPIs, deverá ser feito manualmente se necessário for.

Somente buscará o EPI anterior quando a data de entrega for MENOR

Se existir mais de um EPI na mesma data de entrega e com devolução zerada, a data de devolução será preenchida nos registros com a data de entrega também.

Qtde Devolvida
Se este EPI possuir controle de estoque, no cadastro do estoque será gerado uma entrada com a origem "3 - Devolução".

Qtde Danificada
O EPI danificado não será considerado para o estoque.

Assinou Protocolo

Assinale o tipo de protocolo de entrega para cada entrega de EPI.

Importante

Quando utilizada a opção "2 - Autenticação Eletrônica", no campo Assinou Protocolo, é obrigatório realizar a biometria antes de efetivar a distribuição do EPI.

Botões

Consulta
Apresenta os EPIs que o colaborador possui, o motivo de entrega, validade, como também os EPIs que o colaborador deveria ter, pelo local e risco no qual trabalha e que ainda não foram entregues. Também serão verificados os colaboradores que desempenham atividades específicas do PPRA em outras áreas.

Na consulta será apresentado o EPI de um local em que na data da entrega (Data Referência), o colaborador esteja exercendo uma atividade específica. Esta tela disponibiliza para consulta e distribuição apenas os EPIs que não estão definidos como inutilizados na data atual, através do campo Data Inutilização do cadastro do EPI.

Protocolo Impresso:
Permite listar o relatório com os dados da entrega do EPI para que o colaborador possa assiná-lo confirmando o recebimento do(s) equipamento(s).

Protocolo Eletrônico
Abrirá uma tela onde será possível autenticar a entrega do EPI.

Nota

Quando o registro de distribuição de EPI for autenticado eletronicamente (seja por biometria ou por senha) o usuário não poderá mais alterar as informações da distribuição, com exceção das informações de devolução do EPI.

Esse comportamento indica que as informações que foram validadas pelo colaborador que recebeu o(s) EPI(s) sejam mantidas pelo sistema. Para saber se a autenticação eletrônica ainda está válida e o registro não foi alterado de forma alguma, existe um identificador na tela:

Processo de validação da autenticação eletrônica

A validação da autenticação eletrônica ocorre de seguinte maneira:

  1. Com a identificação do colaborador por biometria ou por senha, sendo:
    • Biometria: armazenada em banco de dados de acordo com a especificação técnica do fornecedor do dispositivo de leitura de biometria. Não é criptografada e, geralmente, é um código binário.
    • Senha: única e intransferível, armazenada de forma criptografada cadastrada pelo colaborador de forma presente ou remota.
  2. A partir da autenticação eletrônica validada, é selecionado um conjunto de dados da Entrega do EPI e, então, sobre esse conjunto de dados, é aplicada uma regra de criptografia de propriedade exclusiva da Senior. Esse conjunto de dados criptografados é armazenado em banco de dados, com leitura exclusiva pelo sistema Senior, para ser utilizado como referência para regra de validação da Autenticação Eletrônica. Os campos considerados para validação da autenticação são:
    • NumEmp, TipCol, NumCad, CodEpi, DatEnt, SeqDie, CodOem, CerApr, MedEpi, QtdEnt, InsUso, AssPro, CodMtv e NumLot.
  3. A indicação de Válida e Não Válida ocorre em tempo de execução; o estado não é gravado em banco de dados. Caso ocorra alguma alteração ou violação no conjunto de dados, o sistema passa exibir o estado como Não Válida.

Este artigo ajudou você?