Levantamento de Necessidades de Treinamento
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Levantamento de Necessidades de Treinamento é o conjunto de procedimentos que visam identificar as demandas que possam ser atendidas com atividades de T&D.
É possível efetuar o levantamento das necessidades de treinamento (LNT) dos colaboradores.
A rotina permite comparar um conjunto de requisitos com os históricos de uma pessoa, identificando quais requisitos foram atendidos e quais estão pendentes.
O conjunto de requisitos pode ser obtido através dos grupos de requisitos definidos para o colaborador ou uma lista de requisitos informada pelo usuário.
Os grupos de requisitos serão obtidos a partir de:
- Um cargo, que pode ser o cargo atual do colaborador ou um cargo simulado;
- Um ou mais postos, que podem ser os postos onde o colaborador atua (atuação principal e/ou adicional) ou postos simulados.
Também é possível considerar os treinamentos necessários para membros da Brigada de incêndio, para os membros da CIPA e os treinamentos exigidos pelos EPIs.
Para efetuar o levantamento, o usuário deve informar uma data de referência, definir os critérios de análise, definir os filtros e processar.
Nota
Esta rotina somente está disponível quando a rotina de gestão por competências e a rotina de pessoas estiverem ativas.
Lista de colaboradores
É apresentada uma lista com os colaboradores que atendem os critérios e a abrangência informada. Não serão considerados os colaboradores demitidos na data de referência.
Lista de requisitos do colaborador selecionado
É apresentada uma lista com os requisitos do colaborador selecionado na lista de colaboradores que atendem os critérios e a abrangência informada.
Detalhes sobre o requisito selecionado
São apresentados os detalhes sobre o requisito selecionado na lista de requisitos. As informações apresentadas variam de acordo com o tipo de requisito e a situação.
Detalhes sobre requisitos de aperfeiçoamento
Requisito de aperfeiçoamento não atendido
Apresenta texto indicando que o requisito não foi atendido e links para as ações disponíveis para este tipo de requisito.
Requisito não atendido
- Colocar o colaborador em uma lista de espera
- Efetuar uma solicitação de treinamento para o colaborador
- Registrar o histórico para o colaborador
Requisito de aperfeiçoamento atendido
Apresenta texto indicando como o requisito foi atendido com um link para a respectiva tela do histórico.
Requisito atendido
Colaborador participou deste curso entre os dias 01/03/2012 e 15/03/2012, totalizando 80 horas. A média obtida foi 8,50 e a frequência foi de 75%.
Requisito de aperfeiçoamento planejado
Apresentar texto indicando que existem ações planejadas para este requisito com um link para as respectivas telas.
Requisito planejado
Existe uma solicitação de treinamento pendente para o colaborador desde 15/06/2012.
O colaborador consta na lista de espera da turma/evento 0001.
Detalhes sobre requisitos de competência
Requisito de competência não atendido
Apresenta texto indicando que o requisito não foi atendido e links para as ações disponíveis para este tipo de requisito.
Requisito não atendido
- Colaborador possui histórico desta competência com perfil de aplicação diferente do exigido.
- Colaborador possui histórico desta competência com revisão diferente do exigido.
- Colaborador possui histórico desta competência com nota/conceito abaixo do exigido.
- Cadastrar um objetivo no plano de desenvolvimento individual deste colaborador para desenvolver a competência.
- Registrar o histórico para o colaborador.
Requisito de competência atendido
Requisito atendido
Colaborador adquiriu a competência em 01/04/2012.
Requisito de competência planejado
Requisito planejado
Existe um objetivo no plano de desenvolvimento individual cadastrado para o desenvolvimento desta competência
Detalhes sobre requisitos de formação
Requisito de formação não atendido
Apresenta texto indicando que o requisito não foi atendido e as ações disponíveis para este tipo de requisito
Requisito não atendido
Efetuar uma solicitação de auxílio para o colaborador
Registrar o histórico para o colaborador
Requisito de formação atendido
Requisito atendido
Colaborador participou deste curso no período de 01/03/2008 e 15/12/2011 em Universidade Regional de Blumenau. Este curso está com situação: concluído.
Requisito de formação planejado
Requisito planejado
Existe uma solicitação de auxílio para este curso de formação feita em 29/10/2011.
Itens de medição do requisito de competência
Quando for um requisito de competência, apresenta os itens de medição a partir do cadastro da competência conforme protótipo. Quando o colaborador atendeu o requisito e a origem do seu histórico for calculada, são demonstrados quais itens foram considerados para a obtenção da competência.
Itens de desenvolvimento do requisito de competência
Quando for um requisito de competência, o sistema apresenta os itens de desenvolvimento da competência, que poderão ser usados para desenvolver o colaborador visando a aquisição da competência conforme protótipo. É permitido que o usuário inclua históricos para o colaborador conforme o tipo do item de desenvolvimento.
Ações disponíveis por tipo de requisito
É fornecido um conjunto de ações que visam o desenvolvimento do colaborador de acordo com o tipo de requisito. Estas ações podem ser personalizadas pelo administrador.
- Persistir o resultado da análise
- Permite a gravação do resultado do levantamento de necessidades de treinamento para consultas posteriores através de regras ou relatórios.
- Ao gravar o resultado da análise, são armazenadas as seguintes informações do colaborador:
- Empresa*
- Tipo de colaborador*
- Cadastro*
- Data do LNT*
- Estrutura de postos
- Posto de trabalho
- Estrutura de cargos
- Cargo
- Origem do cargo (Real/Simulado)*
- Origem do posto (Real/Simulado)*
Também são armazenadas as seguintes informações dos requisitos:
- Tipo de requisito: Aperfeiçoamento, Competência ou Formação *
- Código do curso de aperfeiçoamento - obrigatório quando o tipo for aperfeiçoamento
- Código da competência - obrigatório quando o tipo for competência
- Código do curso de formação - obrigatório quando o tipo for formação
- Situação do requisito: Atendido, Não atendido, Planejado*
- Origem do requisito: Cargo, Posto titular, Posto adicional, Brigada, CIPA, EPI*
Botões
Filtros (Seleção)
O usuário poderá definir a abrangência que será considerada ao buscar os colaboradores e seus requisitos.
Os filtros disponíveis são:
- Tipo de colaborador (+)
- Colaborador (+)
- Filial (+): ao pesquisar os registros serão exibidos somente filiais da empresa ativa
- Posto de trabalho (+): ao pesquisar os registros são exibidos somente postos da estrutura usada pela empresa ativa
- Local (+): ao pesquisar os registros são exibidos somente locais do organograma usado pela empresa ativa
- Cargo (+): ao pesquisar os registros são exibidos somente cargos da estrutura usada pela empresa ativa
- EPI (+) *
- Curso de formação (+) *
- Curso de aperfeiçoamento (+) *
- Competência (+)
- Perfil de aplicação (+) *
Nota
Os campos marcados com "*" estarão disponíveis apenas quando o conjunto de requisitos for obtido através dos grupos de requisitos definidos para o colaborador.
Mostrar
Ao processar a consulta, serão identificados os requisitos do cargo e/ou posto de cada colaborador através das rotinas de busca de requisitos do posto de trabalho e do cargo. Além disso:
- Serão considerados somente os grupos de requisitos cuja utilização esteja dentro da abrangência especificada nas definições do LNT por empresa.
- Serão considerados os tipos de requisitos especificados nos critérios de análise.
- A partir desta lista, será verificado se o colaborador possui os históricos correspondentes considerando os históricos por pessoa.
Nota
Embora seja possível filtrar os colaboradores que entram ou não nos requisitos informados através dos filtros, a abrangência Curso de aperfeiçoamento (+) não será respeitada no processamento da consulta, uma vez que o comportamento padrão da tela é apresentar todos os colaboradores e seus respectivos cursos, independentemente do valor informado nessa abrangência. Sendo assim, ao atribuir um valor à abrangência Curso de aperfeiçoamento (+), a coluna Aperfeiçoamento será habilitada, apresentando, apenas para conferência, o status de aperfeiçoamento dos colaboradores retornados com base nas definições das outras abrangências.
Reiniciar
Utilizado para reiniciar o processo de levantamento de necessidade de treinamento.