Controle de Entrega de Documentos

O objetivo da rotina de Controle de Documentos é proporcionar à empresa um maior controle sobre os documentos que são entregues aos seus colaboradores e que devem ser devolvidos assinados, como por exemplo cartões ponto, folhas de pagamento, declarações, aviso de férias, etc.

A pendência é gerada através da função de programador CodigoBarraDoc, que pode ser chamada no próprio modelo de relatório cuja entrega deseja-se controlar. A função irá gerar um registro na tabela R034RED (Registro de Documentos) com o status "N - Não Devolvido" e com um identificador composto pelos seguintes dados do colaborador: código da empresa, tipo, cadastro, tipo de documento e data de referência. Este mesmo identificador é retornado pela função, podendo ser utilizado para gerar um código de barras que pode ser impresso no relatório e lido pelo sistema quando este relatório for devolvido pelo colaborador.

Importante
  • Para que o código de barras seja lido corretamente, recomenda-se que algumas propriedades sejam definidas para o controle "Código de Barras" do modelo de relatório, conforme abaixo:
  • Comprimento: 285.
  • Altura: 70.
  • Tipo do Código de Barras: Intercalado 2 de 5.
  • Imprimir em Modo BMP: Verdadeiro.
  • A utilização de leitoras de códigos de barras não estará disponível quando o sistema for acessado via Windows Access ou BrowserAccess.

Os documentos gerados para um determinado colaborador podem ser consultados através da tela de Gerenciamento de Documentos. Esta tela permite efetuar a consulta filtrando por Tipo de Documento, Data de Referência e Status do Documento.

Locais: Colaboradores > Documentos > Controle Documentos > Gerenciar, no módulo Administração de Pessoal e Colaboradores > Controle Documentos > Gerenciar, nos demais módulos.

Os documentos gerados para um determinado colaborador podem ser consultados através da tela de Gerenciamento de Documentos (menu "Colaboradores/Controle Documentos/Gerenciar"). Esta tela permite efetuar a consulta filtrando por Tipo de Documento, Data de Referência e Status do Documento.

Quando o colaborador devolve o documento, a baixa deste documento deve ser efetuada através da tela de Entrega de Documentos, acessada através do botão "Entrega" presente na tela de Gerenciamento de Documentos. Esta baixa irá gravar a data de devolução do documento (campo R034RED.DatRet) e atualizar seu status, de acordo com a opção selecionada pelo usuário.

Também é possível consultar as pendências dos colaboradores através do relatório "Documentos Pendentes do Colaborador", disponível em alguns módulos. Segue abaixo uma relação contendo o código deste modelo em cada módulo em que ele está disponível:

A exclusão dos documentos dos colaboradores pode ser feita através da tela de Exclusão de Documentos (menu "Colaboradores/Controle Documentos/Excluir"). Somente é possível excluir os documentos com status igual a "N - Não Devolvido".

O controle de documentos já está disponível nos modelos da cópia do módulo Controle de Ponto e Refeitório listados abaixo. Nestes modelos, deve-se informar na tela de entrada se deve ser gerada uma pendência para este documento e o tipo de documento que deve ser usado nesta pendência (os tipos de documentos são cadastrados em "Tabelas/Gerais/Tipos de Documentos").

Nos modelos de Cartão Ponto 1, 2, 3 e 5 do módulo Controle de Ponto e Refeitório, a Data de Referência do documento receberá a data inicial informada na tela de entrada. Já no modelo 4, que não possui tela de entrada, a Data de Referência receberá a data inicial do período de folha do cálculo ativo.

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