Resultado Exames
Este recurso não está disponível no Gestão de Pessoas | HCM GO UP. Saiba mais.
Permite o registro dos exames médicos e laboratoriais dos colaboradores e candidatos. O cadastramento poderá ser manual, através da geração de solicitação de exames ou por meio de rotinas que automaticamente geram exames, exemplo: Demissão, afastamento etc.
Esta tela pode ser acessada pelos seguintes menus do sistema:
- Medicina > PCMSO > Resultados:
- Quando acessada por este menu, a tela será utilizada para cadastro de resultados de exames gerais e apresentará campos adicionais para o cadastro das informações.
- Recrutamento e Seleção > Candidatos > Exames:
- Menu disponível no módulo Recrutamento e Seleção, usado para registrar os exames médicos e laboratoriais dos candidatos.
A tela oferece algumas informações importantes sobre o tratamento dos resultados dos exames, podendo variar conforme o tipo de exame (se é toxicológico ou não):
- Atendente/ASO: corresponde ao código do atendente que gerou o exame pela rotina de gerar solicitação ou pela tela de atendimento. O campo ASO corresponde ao código do ASO gerado automaticamente através da tela de ASO, também pelo atendimento;
- Nr. Lote: corresponde ao número de lote gerado pela rotina de gerar solicitação. Este número é utilizado para facilitar a identificação dos exames gerados e também para uma possível exclusão dos exames via lote. Esta exclusão ocorre na tela de gerar solicitação, botão Excluir;
- Aberto/Concluído: identifica se o exame encontra-se aberto ou concluído. Na condição aberto, permite que o atendente altere as informações. Na situação Concluído não será permitida alteração, a não ser que o usuário tenha permissão para reabri-lo pelo botão Reabrir conforme indicado no cadastro do atendente. Pelo botão Concluir qualquer atendente poderá concluir um resultado de exame, desde que sejam respeitadas as permissões do atendente nas definições do medicina.
No registro de resultados dos exames é possível utilizar as seguintes regras por processo:
- 534 - Inserir Solicitação Exames
- 535 - Alterar Solicitação Exames
- 536 - Excluir Solicitação Exames
- 553 - Consistir Resultado Exames
As regras por processo 534, 535 e 536 executadas por esta tela serão identificadas com o valor 2 na variável de sistema OriOpeExa.
A partir dessa tela, também é possível visualizar as informações do PGR das fichas
médicas de colaboradores, utilizando o botão PGR.
Cadastro
Informe um número para cada ficha médica.
Informe o código do exame referente o parecer elaborado abaixo.
Informe dia, mês e ano da solicitação do exame solicitado ou seja, quando o mesmo foi gerado automaticamente ou cadastrado.
Informe dia, mês e ano do resultado do exame. A partir desta será contado a periodicidade para o próximo exame.
Este campo é preenchido automaticamente pelo sistema na inclusão ou geração da solicitação do exame e informa qual módulo ou rotina gerou a solicitação do exame entre as seguintes opções:
- M - Medicina
- A - Medicina Atendimento
- R - Recrutamento e Seleção
- G - Gerada Automaticamente
Informe o código da origem do exame, previamente cadastrado na tela de origem dos exames, acessada através do menu Tabelas > Medicina > Origem Exames (FR108ORI).
Informe o código do atendente (interno) que realizou o atendimento.
Informe o código do conveniado ao qual foi efetuado o encaminhamento.
Um laboratório, uma clínica, um hospital.
Estas empresas conveniadas deverão ser cadastradas como Outras Empresas, com uso de Convênios Médicos.
Indique em qual entidade foi realizado o exame, esta entidade deverá estar cadastrada
como outras empresas com o tipo de uso a ser utilizado na categoria de cada entidade.
Clínica ABC; Laboratório XY
Existem casos em que o resultado do exame é claro, ou seja, existe perda auditiva, porém há necessidade de se averiguar que esta perda não possa ser em função de atividades não laborais. Neste caso a empresa não poderia ser responsabilizada por este resultado. O Exame que estiver assinalado que está sob averiguação, constará no PPP como Anormal - Não Ocupacional, independente do parecer.
- S - Sim: o resultado deste exame está sob averiguação;
- N - Não.
- S - Sim: o resultado deste exame será considerado no PPP.
- N - Não: não será considerado.
- S - Solicitado: corresponde a situação do exame que foi apenas gerado ou cadastrado;
- R - Realizado: corresponde a situação dos exames com resultados e parecer;
- N - Não Realizado: por algum motivo o exame não aconteceu;
- C - Cancelado.
Os exames podem ser de duas origens:
- R - Referência: corresponde ao primeiro exame gerado ou aquele que servirá de parâmetro para o subsequente;
- S - Sequencial: corresponde ao exames posteriores ao de referência.
- Quando essa tela de resultado de exames for apresentada através de uma chamada da tela de resultados de audiometria (FR108RES_3), o campo Tipo Exame não será apresentado se o campo Resultados Audiometria estiver definido como 1 - Considerar por Orelhanas Definições de Audiometria (em Medicina > Audiometria > Definições);
- O preenchimento deste campo é obrigatório somente quando o campo Código Procedimento, em Medicina > PCMSO > Exames (FR108EXA), estiver definido como "0281 - Audiometria tonal ocupacional".
Informe o código do parecer médico, o qual poderá ser utilizado como requisito no processo seletivo. Para o exame audiométrico, informar o parecer da portaria 19. Este campo é preenchido automaticamente quando o exame audiométrico é interpretado pelo respectivo botão.
Informe o código do parecer médico para exame audiométrico conforme portaria 19. Este campo é preenchido automaticamente quando o exame audiométrico é interpretado pelo respectivo botão.
Forneça o código de identificação do exame, gerado pelo laboratório que o realizou.
Data Coleta
Informe a data de coleta do exame .
Informe o resultado para o exame:
- N - Normal: o resultado do exame encontra-se dentro dos padrões aceitáveis;
- A - Alterado: ocorreu algum resultado fora dos padrões aceitáveis.
Notas
- Na interpretação
do exame será adotado o critério:
- Para ser Normal, as duas orelhas deverão estar Dentro dos Limites Aceitáveis. Caso alguma orelha esteja diferente, será considerado como Alterado;
- Se o exame estiver Alterado, o sistema irá caracterizar como Ocupacional ou Não-Ocupacional;
- Se alguma orelha tiver um parecer Sugestivo de PAINPSE (inclusive Desencadeamento ou Agravamento) será caracterizado como Ocupacional.
- Este campo não será apresentado quando, nas Definições de Audiometria (em Medicina > Audiometria > Definições), o campo Resultados Audiometria estiver configurado como 1 - Considerar por Orelha.
Corresponde a evolução do resultado para exame.
- Se for um exame sequencial alterado e em alguma orelha houve desencadeamento ou agravamento, na evolução do exame é sugerido que houve agravamento, pois se saiu um destes pareceres é porque o exame de referência estava melhor do que o sequencial. Então se o parecer da orelha direita ou da orelha esquerda for Sugestivo de Desencadeamento de PAINPSE (4.2.1 ou 4.2.2) ou Sugestivo de Agravamento de PAINPSE (4.2.3) a evolução do exame é de agravamento. Caso contrário analisa-se as duas orelhas separadamente. Se em pelo menos uma delas houve agravamento, sugere como agravamento, senão sugere como estável e caso nas duas exista uma regressão da perda não sugere evolução, pois neste caso não é nem agravamento e nem estável;
- Este campo não será apresentado quando estiver definido nas Definições de Audiometria, em Medicina> Audiometria > Definições, o campo Resultados Audiometria estiver definido como 1 - Considerar por Orelha.
Identifica quanto a situação do resultado:
- O - Ocupacional: quando o resultado para qualquer das orelhas for normal;
- N - Não-ocupacional: quando o resultado for anormal e o parecer da orelha direita ou da orelha esquerda for Não Sugestivo de PAINPSE (4.1.3) ou Dentro dos Limites Aceitáveis (4.1.1).
Esse campo não será apresentado quando, nas Definições de Audiometria (em Medicina > Audiometria > Definições), o campo Resultados Audiometria estiver definido como 1 - Considerar por Orelha.
Se o resultado da audiometria for Normal, não há necessidade de análise ou classificação, e o campo Ocupacional não será preenchido. A classificação seria feita para os resultados fora dos padrões aceitáveis, com o objetivo de identificar as evoluções ou causas de o exame estar Alterado.
Indica se houve exposição excessiva em relação ao agente químico, de acordo com o Quadro I da NR-7. Este campo é habilitado apenas quando o campo Situação do exame está definido como R - Realizado.
Segue abaixo a descrição das opções para preenchimento conforme NR7 - Quadro I:
- EE - o indicador biológico é capaz de indicar uma exposição ambiental acima do limite de tolerância, mas não possui, isoladamente, significado clínico ou toxicológico próprio, ou seja, não indica doença, nem está associado a um efeito ou disfunção de qualquer sistema biológico;
- SC - além de mostrar uma exposição excessiva, o indicador biológico tem também significado clínico ou toxicológico próprio, ou seja, pode indicar doença, estar associado a um efeito ou uma disfunção do sistema biológico avaliado;
- SC+- o indicador biológico possui significado clínico ou toxicológico próprio, mas, na prática, devido à sua curta meia-vida biológica, deve ser considerado como EE.
Informe S - Sim para que o resultado do exame seja apresentado no relatório Quadro III NR 7 - Relatório Anual (SMPC011), caso contrário, este registro será desconsiderado na emissão do relatório.
Permite definir se o exame é clínico ou complementar. Este valor pode também ser definido nas telas de cadastro de exames e seleção de exames, e será apresentado no relatório 019 - Relatório Analítico do PCMSO (SMPC019.GER).
Demonstra o usuário do sistema que realizou a última alteração no registro consultado.
Anotações
Espaço destinado ao cadastramento de qualquer anotação complementar referente ao exame solicitado.
Permite preencher o campo de anotações com auto textos pré-cadastrados na tela de Cadastro de Textos (Medicina > Audiometria > Cadastro de Textos). Somente apresentará na pesquisa de auto textos os textos cadastrados com Tipo de Uso igual a 0 - Geral e 2 - Anotações Exame.
Audiometria
Nesta guia serão registradas informações para o cadastramento do exame audiométrico.
Informe o audiômetro que será utilizado nas medições auriculares.
Informe a cabine onde será executado o teste. Se no cadastro do audiômetro já houver uma cabine informada, esta será sugerida neste campo.
Informe a quantidade de horas que deverá ter entre um exame e outro. O padrão é 14 horas.
Informe o atendente responsável pelas informações cadastradas.
Os exames podem ser de duas origens:
- Referência - corresponde ao primeiro exame gerado ou aquele que servirá de parâmetro para o subsequente.
- Sequencial - corresponde ao exames posteriores ao de referência.
Indique o parecer para o exame de meatoscopia OD.
Indique o parecer para o exame de meatoscopia OE.
Digite o laudo sobre a otoscopia da OD. Pelo botão ao lado permite trazer textos pré-cadastrados.
Digite o laudo sobre a otoscopia da OE. Pelo botão ao lado permite trazer textos pré-cadastrados.
Espaço destinado para alguma informação adicional.
Itens Resultado
Informe o valor o item resultante do exame.
Informe o tipo de mascaramento para a via aérea.
Informe o tipo de mascaramento para a via óssea.
Informe limite mínimo para o mascaramento da via aérea da OD.
Informe limite máximo para o mascaramento da via aérea da OD.
Informe limite mínimo para o mascaramento da via aérea da OD.
Informe limite máximo para o mascaramento da via aérea da OD.
Mascaramento Óssea OD - Min
Informe limite mínimo para o mascaramento da via óssea da OD.
Mascaramento Óssea OD - Max
Informe limite máximo para o mascaramento da via aérea da OE.
Informe limite mínimo para o mascaramento da via óssea da OD.
Informe limite máximo para o mascaramento da via aérea da OE.
Resultado da Frequência Aérea 0,125 OD
Informe o valor da frequência aérea 0,125 OD.
Resultado da Frequência Aérea 0,25 OD
Informe o valor da frequência aérea 0,25 OD.
Resultado da Frequência Aérea 0,5 OD
Informe o valor da frequência aérea 0,5 OD.
Resultado da Frequência Aérea 0,75 OD
Informe o valor da frequência aérea 0,75 OD.
Resultado da Frequência Aérea 1 OD
Informe o valor da frequência aérea 1 OD.
Resultado da Frequência Aérea 1,5 OD
Informe o valor da frequência aérea 1,5 OD.
Resultado da Frequência Aérea 2 OD
Informe o valor da frequência aérea 2 OD.
Resultado da Frequência Aérea 3 OD
Informe o valor da frequência aérea 3 OD.
Resultado da Frequência Aérea 4 OD
Informe o valor da frequência aérea 4 OD.
Resultado da Frequência Aérea 6 OD
Informe o valor da frequência aérea 6 OD.
Resultado da Frequência Aérea 8 OD
Informe o valor da frequência aérea 8 OD.
Resultado da Frequência Óssea 0,125 OD
Informe o valor da frequência óssea 0,125 OD.
Resultado da Frequência Óssea 0,25 OD
Informe o valor da frequência óssea 0,25 OD.
Resultado da Frequência Óssea 0,5 OD
Informe o valor da frequência óssea 0,5 OD.
Resultado da Frequência Óssea 0,75 OD
Informe o valor da frequência óssea 0,75 OD.
Resultado da Frequência Óssea 1 OD
Informe o valor da frequência óssea 1 OD.
Resultado da Frequência Óssea 1,5 OD
Informe o valor da frequência óssea 1,5 OD.
Resultado da Frequência Óssea 2 OD
Informe o valor da frequência óssea 2 OD.
Resultado da Frequência Óssea 3 OD
Informe o valor da frequência óssea 3 OD.
Resultado da Frequência Óssea 4 OD
Informe o valor da frequência óssea 4 OD.
Resultado da Frequência Óssea 6 OD
Informe o valor da frequência óssea 6 OD.
Resultado da Frequência Aérea 0,125 OE
Informe o valor da frequência aérea 0,125 OE.
Resultado da Frequência Aérea 0,25 OE
Informe o valor da frequência aérea 0,25 OE.
Resultado da Frequência Aérea 0,5 OE
Informe o valor da frequência aérea 0,5 OE.
Resultado da Frequência Aérea 0,75 OE
Informe o valor da frequência aérea 0,75 OE.
Resultado da Frequência Aérea 1 OE
Informe o valor da frequência aérea 1 OE.
Resultado da Frequência Aérea 1,5 OE
Informe o valor da frequência aérea 1,5 OE.
Resultado da Frequência Aérea 2 OE
Informe o valor da frequência aérea 2 OE.
Resultado da Frequência Aérea 3 OE
Informe o valor da frequência aérea 3 OE.
Resultado da Frequência Aérea 4 OE
Informe o valor da frequência aérea 4 OE.
Resultado da Frequência Aérea 6 OE
Informe o valor da frequência aérea 6 OE.
Resultado da Frequência Aérea 8 OE
Informe o valor da frequência aérea 8 OE.
Resultado da Frequência Óssea 0,125 OE
Informe o valor da frequência óssea 0,125 OE.
Resultado da Frequência Óssea 0,25 OE
Informe o valor da frequência óssea 0,25 OE.
Resultado da Frequência Óssea 0,5 OE
Informe o valor da frequência óssea 0,5 OE.
Resultado da Frequência Óssea 0,75 OE
Informe o valor da frequência óssea 0,75 OE.
Resultado da Frequência Óssea 1 OE
Informe o valor da frequência óssea 1 OE.
Resultado da Frequência Óssea 1,5 OE
Informe o valor da frequência óssea 1,5 OE.
Resultado da Frequência Óssea 2 OE
Informe o valor da frequência óssea 2 OE.
Resultado da Frequência Óssea 3 OE
Informe o valor da frequência óssea 3 OE.
Resultado da Frequência Óssea 4 OE
Informe o valor da frequência óssea 4 OE.
Resultado da Frequência Óssea 6 OE
Informe o valor da frequência óssea 6 OE.
Destina-se ao registro da complacência
estática do ouvido em mililitros. As medições podem ocorrer +200 a -500
daPA.
Valores previstos: 2,00 - 1,80 - 1,60 - 1,40 - 1,20 - 1,00 - 0,80 - 0,60 - 0,40 - 0,20 - 0,00.
Destina-se ao registro da complacência
estática do ouvido em mililitros. As medições podem ocorrer +200 a -500
daPA.
Valores previstos: 2,00 - 1,80 - 1,60 - 1,40 - 1,20 - 1,00 - 0,80 - 0,60 - 0,40 - 0,20 - 0,00.
Destina-se ao registro da complacência
estática do ouvido em mililitros. As medições podem ocorrer +200 a -500
daPA.
Valores previstos: 2,00 - 1,80 - 1,60 - 1,40 - 1,20 - 1,00 - 0,80 - 0,60 - 0,40 - 0,20 - 0,00.
Destina-se ao registro da complacência
estática do ouvido em mililitros. As medições podem ocorrer +200 a -500
daPA.
Valores previstos: 2,00 - 1,80 - 1,60 - 1,40 - 1,20 - 1,00 - 0,80 - 0,60 - 0,40 - 0,20 - 0,00.
Destina-se ao registro da complacência
estática do ouvido em mililitros. As medições podem ocorrer +200 a -500
daPA.
Valores previstos: 2,00 - 1,80 - 1,60 - 1,40 - 1,20 - 1,00 - 0,80 - 0,60 - 0,40 - 0,20 - 0,00.
Destina-se ao registro da complacência
estática do ouvido em mililitros. As medições podem ocorrer +200 a -500
daPA.
Valores previstos: 2,00 - 1,80 - 1,60 - 1,40 - 1,20 - 1,00 - 0,80 - 0,60 - 0,40 - 0,20 - 0,00.
Destina-se ao registro da complacência
estática do ouvido em mililitros. As medições podem ocorrer +200 a -500
daPA.
Valores previstos: 2,00 - 1,80 - 1,60 - 1,40 - 1,20 - 1,00 - 0,80 - 0,60 - 0,40 - 0,20 - 0,00.
Destina-se ao registro da complacência
estática do ouvido em mililitros. As medições podem ocorrer +200 a -500
daPA.
Valores previstos: 2,00 - 1,80 - 1,60 - 1,40 - 1,20 - 1,00 - 0,80 - 0,60 - 0,40 - 0,20 - 0,00.
Destina-se ao registro da complacência
estática do ouvido em mililitros. As medições podem ocorrer +200 a -500
daPA.
Valores previstos: 2,00 - 1,80 - 1,60 - 1,40 - 1,20 - 1,00 - 0,80 - 0,60 - 0,40 - 0,20 - 0,00.
Destina-se ao registro da complacência
estática do ouvido em mililitros. As medições podem ocorrer +200 a -500
daPA.
Valores previstos: 2,00 - 1,80 - 1,60 - 1,40 - 1,20 - 1,00 - 0,80 - 0,60 - 0,40 - 0,20 - 0,00.
Destina-se ao registro da complacência
estática do ouvido em mililitros. As medições podem ocorrer +200 a -500
daPA.
Valores previstos: 2,00 - 1,80 - 1,60 - 1,40 - 1,20 - 1,00 - 0,80 - 0,60 - 0,40 - 0,20 - 0,00.
Destina-se ao registro da complacência
estática do ouvido em mililitros. As medições podem ocorrer +200 a -500
daPA.
Valores previstos: 2,00 - 1,80 - 1,60 - 1,40 - 1,20 - 1,00 - 0,80 - 0,60 - 0,40 - 0,20 - 0,00.
Destina-se ao registro da complacência
estática do ouvido em mililitros. As medições podem ocorrer +200 a -500
daPA.
Valores previstos: 2,00 - 1,80 - 1,60 - 1,40 - 1,20 - 1,00 - 0,80 - 0,60 - 0,40 - 0,20 - 0,00.
Destina-se ao registro da complacência
estática do ouvido em mililitros. As medições podem ocorrer +200 a -500
daPA.
Valores previstos: 2,00 - 1,80 - 1,60 - 1,40 - 1,20 - 1,00 - 0,80 - 0,60 - 0,40 - 0,20 - 0,00.
Destina-se ao registro da complacência
estática do ouvido em mililitros. As medições podem ocorrer +200 a -500
daPA.
Valores previstos: 2,00 - 1,80 - 1,60 - 1,40 - 1,20 - 1,00 - 0,80 - 0,60 - 0,40 - 0,20 - 0,00.
Destina-se ao registro da complacência
estática do ouvido em mililitros. As medições podem ocorrer +200 a -500
daPA.
Valores previstos: 2,00 - 1,80 - 1,60 - 1,40 - 1,20 - 1,00 - 0,80 - 0,60 - 0,40 - 0,20 - 0,00.
Destina-se ao registro da complacência
estática do ouvido em mililitros. As medições podem ocorrer +200 a -500
daPA.
Valores previstos: 2,00 - 1,80 - 1,60 - 1,40 - 1,20 - 1,00 - 0,80 - 0,60 - 0,40 - 0,20 - 0,00.
Destina-se ao registro da complacência
estática do ouvido em mililitros. As medições podem ocorrer +200 a -500
daPA.
Valores previstos: 2,00 - 1,80 - 1,60 - 1,40 - 1,20 - 1,00 - 0,80 - 0,60 - 0,40 - 0,20 - 0,00.
Destina-se ao registro da complacência
estática do ouvido em mililitros. As medições podem ocorrer +200 a -500
daPA.
Valores previstos: 2,00 - 1,80 - 1,60 - 1,40 - 1,20 - 1,00 - 0,80 - 0,60 - 0,40 - 0,20 - 0,00.
Destina-se ao registro da complacência
estática do ouvido em mililitros. As medições podem ocorrer +200 a -500
daPA.
Valores previstos:2,00 - 1,80 - 1,60 - 1,40 - 1,20 - 1,00 - 0,80 - 0,60 - 0,40 - 0,20 - 0,00.
Destina-se ao registro da complacência
estática do ouvido em mililitros. As medições podem ocorrer +200 a -500
daPA.
Valores previstos: 2,00 - 1,80 - 1,60 - 1,40 - 1,20 - 1,00 - 0,80 - 0,60 - 0,40 - 0,20 - 0,00.
Destina-se ao registro da complacência
estática do ouvido em mililitros. As medições podem ocorrer +200 a -500
daPA.
Valores previstos: 2,00 - 1,80 - 1,60 - 1,40 - 1,20 - 1,00 - 0,80 - 0,60 - 0,40 - 0,20 - 0,00.
Destina-se ao registro da complacência
estática do ouvido em mililitros. As medições podem ocorrer +200 a -500
daPA.
Valores previstos: 2,00 - 1,80 - 1,60 - 1,40 - 1,20 - 1,00 - 0,80 - 0,60 - 0,40 - 0,20 - 0,00.
Destina-se ao registro da complacência
estática do ouvido em mililitros. As medições podem ocorrer +200 a -500
daPA.
Valores previstos: 2,00 - 1,80 - 1,60 - 1,40 - 1,20 - 1,00 - 0,80 - 0,60 - 0,40 - 0,20 - 0,00.
Destina-se ao registro da complacência
estática do ouvido em mililitros. As medições podem ocorrer +200 a -500
daPA.
Valores previstos: 2,00 - 1,80 - 1,60 - 1,40 - 1,20 - 1,00 - 0,80 - 0,60 - 0,40 - 0,20 - 0,00.
Destina-se ao registro da complacência
estática do ouvido em mililitros. As medições podem ocorrer +200 a -500
daPA.
Valores previstos: 2,00 - 1,80 - 1,60 - 1,40 - 1,20 - 1,00 - 0,80 - 0,60 - 0,40 - 0,20 - 0,00.
Destina-se ao registro da complacência
estática do ouvido em mililitros. As medições podem ocorrer +200 a -500
daPA.
Valores previstos: 2,00 - 1,80 - 1,60 - 1,40 - 1,20 - 1,00 - 0,80 - 0,60 - 0,40 - 0,20 - 0,00.
Destina-se ao registro da complacência
estática do ouvido em mililitros. As medições podem ocorrer +200 a -500
daPA.
Valores previstos: 2,00 - 1,80 - 1,60 - 1,40 - 1,20 - 1,00 - 0,80 - 0,60 - 0,40 - 0,20 - 0,00.
Destina-se ao registro da complacência
estática do ouvido em mililitros. As medições podem ocorrer +200 a -500
daPA.
Valores previstos: 2,00 - 1,80 - 1,60 - 1,40 - 1,20 - 1,00 - 0,80 - 0,60 - 0,40 - 0,20 - 0,00.
Destina-se ao registro da complacência
estática do ouvido em mililitros. As medições podem ocorrer +200 a -500
daPA.
Valores previstos: 2,00 - 1,80 - 1,60 - 1,40 - 1,20 - 1,00 - 0,80 - 0,60 - 0,40 - 0,20 - 0,00.
Observação
De Imitanciometria -500 OD até Imitanciometria 200 OE: os campos referentes à Imitanciometria - Valores por Frequência estarão disponíveis somente se o campo Resultado Imitanciometria da tela Medicina > Audiometria > Definições por Empresa estiver com valor F - Valores por Frequencia.
Curva Timpanométrica Tipo Jerger (1970) Orelha Direita Tipo A
Deve ser assinalado quando a curva é do tipo A. Esta curva é caracterizada por um pico máximo ao redor de 0 (zero) decaPascal de pressão(daPa).
Curva Timpanométrica Tipo Jerger (1970) Orelha Direita Tipo Ad
Deve ser assinalado quando a curva é do tipo Ad. Esta curva possui uma compliância muito grande, não possui ponto de máxima compliância, pois seus dois ramos ultrapassam o ponto zero do gráfico.
Curva Timpanométrica Tipo Jerger (1970) Orelha Direita Tipo Ar
Deve ser assinalado quando a curva é do tipo Ar. O perfil desta curva é semelhante ao da curva tipo A, porém é mais achatada.
Curva Timpanométrica Tipo Jerger (1970) Orelha Direita Tipo B
Deve ser assinalado quando a curva é do tipo B. Nesta curva não é observado pico de máxima compliância e a curva se mostra inalterável, mesmo que as variações de pressão no meato acústico externo sejam grandes.
Curva Timpanométrica Tipo Jerger (1970) Orelha Direita Tipo C
Deve ser assinalado quando a curva é do tipo C. Esta curva é caracterizada por um pico de máxima compliância deslocado para pressões muito negativas, em torno de -100 daPa.
Curva Timpanométrica Tipo Jerger (1970) Orelha Esquerda Tipo A
Deve ser assinalado quando a curva é do tipo A. Esta curva é caracterizada por um pico máximo ao redor de 0 (zero) decaPascal de pressão(daPa).
Curva Timpanométrica Tipo Jerger (1970) Orelha Esquerda Tipo Ad
Deve ser assinalado quando a curva é do tipo Ad. Esta curva possui uma compliância muito grande, não possui ponto de máxima compliância, pois seus dois ramos ultrapassam o ponto zero do gráfico.
Curva Timpanométrica Tipo Jerger (1970) Orelha Esquerda Tipo Ar
Deve ser assinalado quando a curva é do tipo Ar. O perfil desta curva é semelhante ao da curva tipo A, porém é mais achatada.
Curva Timpanométrica Tipo Jerger (1970) Orelha Esquerda Tipo B
Deve ser assinalado quando a curva é do tipo B. Nesta curva não é observado pico de máxima compliância e a curva se mostra inalterável, mesmo que as variações de pressão no meato acústico externo sejam grandes.
Curva Timpanométrica Tipo Jerger (1970) Orelha Esquerda Tipo C
Deve ser assinalado quando a curva é do tipo C. Esta curva é caracterizada por um pico de máxima compliância deslocado para pressões muito negativas, em torno de -100 daPa.
Nota
Fonte das informações a respeito do Tipo Jerger (1970): JERGER, J. Clinical experience with impedance audiometry. Arch. Otolaryngol. 1970; 92:311-324.
Espaço destinado para informações adicionais.
Reflexo Estapediano Orelha Direita - Sonda OE 500 Ipsilateral
Informe valor múltiplo de 5 entre 60 e 120 que corresponde ao ipsilateral da frequência 500. A coluna Lim representa o limiar apurado na via aérea. A coluna Difer é a diferença entre a coluna Cont e a coluna Lim.
Reflexo Estapediano Orelha Direita - Sonda OE 1000 Ipsilateral
Informe valor múltiplo de 5 entre 60 e 120 que corresponde ao ipsilateral da frequência 1000. A coluna Lim representa o limiar apurado na via aérea. A coluna Difer é a diferença entre a coluna Cont e a coluna Lim.
Reflexo Estapediano Orelha Direita - Sonda OE 2000 Ipsilateral
Informe valor múltiplo de 5 entre 60 e 120 que corresponde ao ipsilateral da frequência 2000. A coluna Lim representa o limiar apurado na via aérea. A coluna Difer é a diferença entre a coluna Cont e a coluna Lim.
Reflexo Estapediano Orelha Direita - Sonda OE 4000 Ipsilateral
Informe valor múltiplo de 5 entre 60 e 120 que corresponde ao ipsilateral da frequência 4000. A coluna Lim representa o limiar apurado na via aérea. A coluna Difer é a diferença entre a coluna Cont e a coluna Lim.
Reflexo Estapediano Orelha Direita - Sonda OE 500 Contralateral
Informe valor múltiplo de 5 entre 60 e 125 que corresponde ao contralateral da frequência 500. A coluna Lim representa o limiar apurado na via aérea. A coluna Difer é a diferença entre a coluna Cont e a coluna Lim.
Reflexo Estapediano Orelha Direita - Sonda OE 1000 Contralateral
Informe valor múltiplo de 5 entre 60 e 125 que corresponde ao contralateral da frequência 1000. A coluna Lim representa o limiar apurado na via aérea. A coluna Difer é a diferença entre a coluna Cont e a coluna Lim.
Reflexo Estapediano Orelha Direita - Sonda OE 2000 Contralateral
Informe valor múltiplo de 5 entre 60 e 125 que corresponde ao contralateral da frequência 2000. A coluna Lim representa o limiar apurado na via aérea. A coluna Difer é a diferença entre a coluna Cont e a coluna Lim.
Reflexo Estapediano Orelha Direita - Sonda OE 4000 Contralateral
Informe valor múltiplo de 5 entre 60 e 125 que corresponde ao contralateral da frequência 4000. A coluna Lim representa o limiar apurado na via aérea. A coluna Difer é a diferença entre a coluna Cont e a coluna Lim.
Reflexo Estapediano Orelha Direita - Sonda OE 500 Decay
Informe a fatigabilidade/deterioração do reflexo de estapédio que corresponde ao decay da frequência 500. Este reflexo tem a função de proteger a cóclea quando o ouvido é exposto a um som de intensidade muito elevada.
Reflexo Estapediano Orelha Direita - Sonda OE 1000 Decay
Informe a fatigabilidade/deterioração do reflexo de estapédio que corresponde ao decay da frequência 1000. Este reflexo tem a função de proteger a cóclea quando o ouvido é exposto a um som de intensidade muito elevada.
Reflexo Estapediano Orelha Direita - Sonda OE 2000 Decay
Informe a fatigabilidade/deterioração do reflexo de estapédio que corresponde ao decay da frequência 2000. Este reflexo tem a função de proteger a cóclea quando o ouvido é exposto a um som de intensidade muito elevada.
Reflexo Estapediano Orelha Direita - Sonda OE 4000 Decay
Informe a fatigabilidade/deterioração do reflexo de estapédio que corresponde ao decay da frequência 4000. Este reflexo tem a função de proteger a cóclea quando o ouvido é exposto a um som de intensidade muito elevada.
Reflexo Estapediano Orelha Esquerda - Sonda OD 500 Ipsilateral
Informe valor múltiplo de 5 entre 60 e 120 que corresponde ao ipsilateral da frequência 500. A coluna Lim representa o limiar apurado na via aérea. A coluna Difer é a diferença entre a coluna Cont e a coluna Lim.
Reflexo Estapediano Orelha Esquerda - Sonda OD 1000 Ipsilateral
Informe valor múltiplo de 5 entre 60 e 120 que corresponde ao ipsilateral da frequência 1000. A coluna Lim representa o limiar apurado na via aérea. A coluna Difer é a diferença entre a coluna Cont e a coluna Lim.
Reflexo Estapediano Orelha Esquerda - Sonda OD 2000 Ipsilateral
Informe valor múltiplo de 5 entre 60 e 120 que corresponde ao ipsilateral da frequência 2000. A coluna Lim representa o limiar apurado na via aérea. A coluna Difer é a diferença entre a coluna Cont e a coluna Lim.
Reflexo Estapediano Orelha Esquerda - Sonda OD 4000 Ipsilateral
Informe valor múltiplo de 5 entre 60 e 120 que corresponde ao ipsilateral da frequência 4000. A coluna Lim representa o limiar apurado na via aérea. A coluna Difer é a diferença entre a coluna Cont e a coluna Lim.
Reflexo Estapediano Orelha Esquerda - Sonda OD 500 Contralateral
Informe valor múltiplo de 5 entre 60 e 125 que corresponde ao contralateral da frequência 500. A coluna Lim representa o limiar apurado na via aérea. A coluna Difer é a diferença entre a coluna Cont e a coluna Lim.
Reflexo Estapediano Orelha Esquerda - Sonda OD 1000 Contralateral
Informe valor múltiplo de 5 entre 60 e 125 que corresponde ao contralateral da frequência 1000. A coluna Lim representa o limiar apurado na via aérea. A coluna Difer é a diferença entre a coluna Cont e a coluna Lim.
Reflexo Estapediano Orelha Esquerda - Sonda OD 2000 Contralateral
Informe valor múltiplo de 5 entre 60 e 125 que corresponde ao contralateral da frequência 2000. A coluna Lim representa o limiar apurado na via aérea. A coluna Difer é a diferença entre a coluna Cont e a coluna Lim.
Reflexo Estapediano Orelha Esquerda - Sonda OD 4000 Contralateral
Informe valor múltiplo de 5 entre 60 e 125 que corresponde ao contralateral da frequência 4000. A coluna Lim representa o limiar apurado na via aérea. A coluna Difer é a diferença entre a coluna Cont e a coluna Lim.
Reflexo Estapediano Orelha Esquerda - Sonda OD 500 Decay
Informe a fatigabilidade/deterioração do reflexo de estapédio que corresponde ao decay da frequência 500. Este reflexo tem a função de proteger a cóclea quando o ouvido é exposto a um som de intensidade muito elevada.
Reflexo Estapediano Orelha Esquerda - Sonda OD 1000 Decay
Informe a fatigabilidade/deterioração do reflexo de estapédio que corresponde ao decay da frequência 1000. Este reflexo tem a função de proteger a cóclea quando o ouvido é exposto a um som de intensidade muito elevada.
Reflexo Estapediano Orelha Esquerda - Sonda OD 2000 Decay
Informe a fatigabilidade/deterioração do reflexo de estapédio que corresponde ao decay da frequência 2000. Este reflexo tem a função de proteger a cóclea quando o ouvido é exposto a um som de intensidade muito elevada.
Reflexo Estapediano Orelha Esquerda - Sonda OD 4000 Decay
Informe a fatigabilidade/deterioração do reflexo de estapédio que corresponde ao decay da frequência 4000. Este reflexo tem a função de proteger a cóclea quando o ouvido é exposto a um som de intensidade muito elevada.
Espaço destinado para informação adicional.
Informe comentário complementar do fonoaudiólogo em relação ao resultado do exame.
Imitanciometria
Valores por Compliância:
Pressão Ouvido Médio (daPa) OD
Permite informar valores entre -500 e +200 e estes devem ser múltiplos de 50.
Máximo de Relaxamento (ml) OD
Os valores informados nesse campo podem variar entre 0,00 e 2,00 (duas casas decimais).
+ 200 daPa OD
Os valores informados nesse campo podem variar entre 0,00 e 2,00. Mas normalmente são valores baixos, próximos a 0(zero). O campo deve receber valores com até duas casas decimais.
Compliância estática (ml) OD
Os valores informados nesse campo podem variar entre 0,00 e 2,00 (duas casas decimais)
Gradiente (ml) OD
Os valores podem variar entre 0,00 e 2,00 (duas casas decimais)
Ponto de Fechamento Gráfico (daPa) OD
Neste campo será informado o valor da frequência na qual o gráfico da timpanometria deverá ser fechado. Ou seja, como o usuário não informará detalhadamente os valores das freqüências (de -500 a +200) para que o sistema possa montar o gráfico da Timpanometria, o gráfico será montado com base nas informações da tabela de compliância. Este campo deve permitir valores entre -500 e +200 que sejam múltiplos de 50. Normalmente receberá valor -200.
Pressão Ouvido Médio (daPa) OE
Permite informar valores entre -500 e +200 e estes devem ser múltiplos de 50.
Máximo de Relaxamento (ml) OE
Os valores informados nesse campo podem variar entre 0,00 e 2,00 (duas casas decimais).
+ 200 daPa OE
Os valores informados nesse campo podem variar entre 0,00 e 2,00. Mas normalmente são valores baixos, próximos a 0(zero). O campo deve receber valores com até duas casas decimais.
Compliância estática (ml) OE
Os valores informados nesse campo podem variar entre 0,00 e 2,00 (duas casas decimais)
Gradiente (ml) OE
Os valores podem variar entre 0,00 e 2,00 (duas casas decimais)
Ponto de Fechamento Gráfico (daPa) OE
Neste campo será informado o valor da frequência na qual o gráfico da timpanometria deverá ser fechado. Ou seja, como o usuário não informará detalhadamente os valores das freqüências (de -500 a +200) para que o sistema possa montar o gráfico da Timpanometria, o gráfico será montado com base nas informações da tabela de compliância. Este campo deve permitir valores entre -500 e +200 que sejam múltiplos de 50. Normalmente receberá valor -200.
- Os campos referentes à Imitanciometria - Valores por Compliância estarão disponíveis somente se o campo Resultado Imitanciometria da tela Medicina > Audiometria > Definições por Empresa estiver com valor C - Valores por Compliância.
- Os campos de Imitanciometria - Valores por Compliância são utilizados para a montagem do gráfico de timpanometria do modelo SMAU004.GER. A regra que seguirá para a montagem do gráfico será a seguinte:
- O gráfico possuirá, basicamente, 3 pontos conforme valores abaixo:
- Ponto 1: Eixo x = +200, Eixo y = valor informado no campo + 200 daPa da respectiva orelha.
- Ponto 2: Eixo x = valor do campo Pressão Ouvido Médio (daPa) da respectiva orelha, Eixo y = valor do campo Máximo de Relaxamento (ml) da respectiva orelha.
- Ponto 3: Eixo x = valor informado no campo Ponto de Fechamento Gráfico (daPa) da respectiva orelha, Eixo y = 0(zero);
- Os campos Compliância estática (ml) e Gradiente (ml) são apenas informativos e servirão para a montagem completa da tabela de compliância no modelo SMAU004.GER, ou seja, esses campos não serão utilizados na montagem do gráfico de Timpanometria.
Logoaudiometria
Nesta guia serão registradas as informações sobre a logoaudiometria.
Informe a quantidade de palavras monossílabas utilizadas no teste de logoaudiometria OD, ou informar que não foi testado.
Palavras Monossílabas OD/Mascaramento
Informe se houve ou não mascaramento, ou informar que não foi testado.
Informe a quantidade de palavras dissílabas utilizadas no teste de logoaudiometria OD, ou informar que não foi testado.
Palavras Dissílabas OD/Mascaramento
Informe se houve ou não mascaramento, ou informar que não foi testado.
Informe o limiar de detecção de fala para a OD e se houve ou não mascaramento.
Informe o limiar de detecção de fala para a OD e se houve ou não mascaramento.
Informe o limiar de reconhecimento de fala para a OD e se houve ou não mascaramento.
Informe o limiar de reconhecimento de fala para a OD e se houve ou não mascaramento.
Informe a quantidade de palavras monossílabas utilizadas no teste de logoaudiometria OE ou que não foi testado.
Palavras Monossílabas OE/Mascaramento
Informe se houve ou não mascaramento.
Informe a quantidade de palavras monossílabas utilizadas no teste de logoaudiometria OE ou que não foi testado.
Palavras Dissílabas OE/Mascaramento
Indique se houve ou não mascaramento.
Informe o limiar de detecção de fala para a OE.
Informe se houve ou não mascaramento.
Informe o limiar de reconhecimento de fala para a OD.
Informe se houve ou não mascaramento.
Informe o tipo de mascaramento utilizado na logoaudiometria.
Quantifique em múltiplos de cinco o mascaramento utilizado na logoaudiometria OD.
Quantifique em múltiplos de cinco o mascaramento utilizado na logoaudiometria OE.
Espaço destinado para alguma informação adicional.
Métodos
Nesta guia serão registrados os pareceres de cada método utilizado.
Os exames podem ser de duas origens:
- Referência - corresponde ao primeiro exame gerado ou aquele que servirá de parâmetro para o subsequente.
- Sequencial - corresponde ao exames posteriores ao de referência.
Este campo somente será apresentado quando estiver definido nas Definições de Audiometria, em Medicina > Audiometria > Definições, o campo Resultados Audiometria = 1 - Considerar por Orelha.
Corresponde ao parecer do tipo de perda da OD. Tipos válidos:
- Condutiva (Aérea - alterada, Óssea - normal) Deveria ser testado se o gap é > que 10
- Neurosensorial - gap abaixo de 15 (Aérea - alterada, Óssea - alterada) gap < 15 - Quando não testada óssea ou
- Mista - gap acima de 10 (Aérea - alterada, Óssea - alterada) gap > 10
Tipo Exame - OE
Os exames podem ser de duas origens:
- Referência - corresponde ao primeiro exame gerado ou aquele que servirá de parâmetro para o subsequente.
- Sequencial - corresponde ao exames posteriores ao de referência.
Este campo somente será apresentado quando estiver definido nas Definições de Audiometria (SM: Medicina>Audiometria>Definições) o campo Resultados Audiometria = 1 - Considerar por Orelha.
Corresponde ao parecer do tipo de perda da OE. Tipos válidos:
- Condutiva;
- Neurosensorial;
- Mista.
Corresponde ao parecer da portaria 19 OD.
Tipos válidos:
- Dentro dos limites aceitáveis (4.1.1) (DLA) - quando todas freq. estão <= 25
- Sugestivo de PAINPSE (4.1.2) (SP) - (freq. 3,4,6) > 25 - tem gota (freq. 3,4,6) e acima de outras freq. testadas
- Não sugestivo de PAINPSE (4.1.3) (NSP) - tem perda mas não se enquadra nos itens 4.1.1 e 4.1.2
- Sugestivo Desencadeamento PAINPSE(dentro dos limites) (4.2.1) - (SDP DLA) quando o exame de ref. e seq são normais. Tem gota (freq.3,4,6) e acima de outras freq. testadas inclusive 8. Média 3,4,6 >= 10 ou Isolada 3,4,6 >= 15. Raro, mas se houver óssea analisa condução da 3,4,6 tem que ter gap(entre aérea e óssea) <= 10
- Sugestivo Desencadeamento de PAINPSE (4.2.2) (SDP) - quando só o exame de ref. é normal. Tem gota(freq.3,4,6) e acima de outras freq. testadas inclusive 8. Média 3,4,6 >= 10, Isolada 3,4,6 >= 15. Se houver óssea analisa condução da 3,4,6 tem que ter gap(entre aérea e óssea) <= 10.
- Sugestivo Agravamento PAINPSE (4.2.3) (SAP) - quando o exame de ref. é 4.1.2 - sugestivo de PAINPSE - tem gota (freq. 3,4,6) e acima de outras freq. testadas inclusive 8. Médias 500,1,2 ou 3,4,6 >= 10, Isolada 3,4,6 >= 15.
Corresponde ao parecer da portaria 19 OE.
Tipos válidos:
- Dentro dos limites aceitáveis (4.1.1) (DLA) - quando todas freq. estão <= 25
- Sugestivo de PAINPSE (4.1.2) (SP) - (freq. 3,4,6) > 25 - tem gota (freq. 3,4,6) e acima de outras freq. testadas
- Não sugestivo de PAINPSE (4.1.3) (NSP) - tem perda mas não se enquadra nos itens 4.1.1 e 4.1.2
- Sugestivo Desencadeamento PAINPSE(dentro dos limites) (4.2.1) (SDP DLA) - quando o exame de ref. e seq são normais. Tem gota (freq.3,4,6) e acima de outras freq. testadas inclusive 8. Média 3,4,6 >= 10 ou Isolada 3,4,6 >= 15. Raro, mas se houver óssea analisa condução da 3,4,6 tem que ter gap(entre aérea e óssea) <= 10
- Sugestivo Desencadeamento de PAINPSE (4.2.2) (SDP) - quando só o exame de ref. é normal. Tem gota(freq.3,4,6) e acima de outras freq. testadas inclusive 8. Média 3,4,6 >= 10, Isolada 3,4,6 >= 15. Se houver óssea analisa condução da 3,4,6 tem que ter gap(entre aérea e óssea) <= 10.
- Sugestivo Agravamento PAINPSE (4.2.3) (SAP) - quando o exame de ref. é 4.1.2 - sugestivo de PAINPSE - tem gota (freq. 3,4,6) e acima de outras freq. testadas inclusive 8. Médias 500,1,2 ou 3,4,6 >= 10, Isolada 3,4,6 >= 15.
Corresponde ao parecer clínico da OD. Tipos válidos:
- Normal;
- Perda leve;
- Perda moderada;
- Perda severa/moderada;
- Perda severa;
- Perda profunda;
- Anacusia.
Corresponde ao parecer clínico da OE. Tipos válidos:
- Normal;
- Perda leve;
- Perda moderada;
- Perda severa/moderada;
- Perda severa;
- Perda profunda;
- Anacusia.
Corresponde ao parecer Pereira da OD. Tipos válidos:
- Normal;
- Gota acústica;
- Prejuízo clínico;
- Surdez profissional;
- Redução em grau mínimo;
- Redução em grau médio;
- Redução em grau máximo;
- Diacusia não ocupacional;
- Positivo (método Pereira).
Corresponde ao parecer Pereira da OE. Tipos válidos:
- Normal;
- Gota acústica;
- Prejuízo clínico;
- Surdez profissional;
- Redução em grau mínimo;
- Redução em grau médio;
- Redução em grau máximo;
- Diacusia não ocupacional;
- Positivo (método Pereira).
Corresponde ao parecer do INSS OD. Tipos válidos:
- Normal;
- Redução em grau mínimo;
- Redução em grau médio;
- Redução em grau máximo;
- Perda de audição;
- Positivo(método INSS).
Corresponde ao parecer do INSS OE. Tipos válidos:
- Normal;
- Redução em grau mínimo;
- Redução em grau médio;
- Redução em grau máximo;
- Perda de audição;
- Positivo(método INSS).
Corresponde ao parecer do método Davis & Silverman da orelha direita. Classifica-se a média tonal de 500, 1000 e 2000 em:
- Normal - quando a média for <= 25dB
- Perda leve - 25 dB < média <= 40dB
- Perda moderada - 40dB < média <= 70dB
- Perda severa - 70dB < média <= 90dB
- Perda profunda - média > 90
Corresponde ao parecer do método Davis & Silverman da orelha esquerda.
Tipos válidos:
- Normal - quando a média for <= 25dB
- Perda leve - 25 dB < média <= 40dB
- Perda moderada - 40dB < média <= 70dB
- Perda severa - 70dB < média <= 90dB
- Perda profunda - média > 90
Informe o percentual de perda da orelha direita sem desconto.
Informe o percentual de perda da orelha direita com desconto.
Informe o parecer Fowler para a orelha direita:
- Grau mínimo;
- Grau máximo.
Informe o percentual de perda da orelha esquerda sem desconto.
Informe o percentual de perda da orelha esquerda com desconto.
Informe o parecer Fowler para a orelha esquerda:
- Grau mínimo;
- Grau máximo.
Parecer Fowler Bilateral s/ desconto
Informe o percentual de perda bilateral sem desconto.
Parecer Fowler Bilateral c/ desconto
Informe o percentual de perda bilateral com desconto.
Informe o parecer Fowler bilateral:
- Grau mínimo;
- Grau máximo.
Informe o resultado para o exame:
- Normal, o resultado do exame encontra-se dentro dos padrões aceitáveis.
- Alterado, ocorreu algum resultado fora dos padrões aceitáveis.
- Na interpretação do exame será adotado o critério: Para ser Normal, a orelha deverá estar Dentro dos Limites aceitáveis. Se o Exame estiver Alterado, o sistema irá caracterizar como Ocupacional ou Não-Ocupacional. Se a orelha tiver um parecer Sugestivo de PAINPSE (inclusive Desencadeamento ou Agravamento) será caracterizado como Ocupacional.
- Este campo somente será apresentado quando estiver definido nas Definições de Audiometria (SM: Medicina>Audiometria>Definições) o campo Resultados Audiometria = 1 - Considerar por Orelha.
- Este campo será obrigatório se a empresa ativa utilizar o eSocial e a Data Resultado for superior ou igual à data de uso do eSocial.
Corresponde a evolução do resultado para exame:
- Melhorado;
- Estável;
- Agravamento.
- Se for um exame sequencial alterado houver desencadeamento ou agravamento, na evolução do exame é sugerido que houve agravamento, pois se saiu um destes pareceres é porque o exame de referência estava melhor do que o sequencial. Então se o parecer da orelha direita for Sugestivo de Desencadeamento de PAINPSE (4.2.1 ou 4.2.2) ou Sugestivo de Agravamento de PAINPSE (4.2.3) a evolução do exame é de agravamento.
- Este campo somente será apresentado quando estiver definido nas Definições de Audiometria (SM: Medicina>Audiometria>Definições) o campo Resultados Audiometria = 1 - Considerar por Orelha.
Identifica quanto a situação do resultado:
- Ocupacional, quando o resultado for anormal.
- Não-ocupacional , quando o resultado for anormal e o parecer for Não Sugestivo de PAINPSE(4.1.3) ou Dentro dos Limites Aceitáveis(4.1.1).
Este campo somente será apresentado quando estiver definido nas Definições de Audiometria (SM: Medicina>Audiometria>Definições) o campo Resultados Audiometria = 1 - Considerar por Orelha.
Informe o resultado para o exame.:
- Normal - o resultado do exame encontra-se dentro dos padrões aceitáveis.
- Alterado - ocorreu algum resultado fora dos padrões aceitáveis.
- Na interpretação do exame será adotado o critério: Para ser Normal, a orelha deverá estar Dentro dos Limites aceitáveis. Se o Exame estiver Alterado, o sistema irá caracterizar como Ocupacional ou Não-Ocupacional. Se a orelha tiver um parecer Sugestivo de PAINPSE (inclusive Desencadeamento ou Agravamento) será caracterizado como Ocupacional.
- Este campo somente será apresentado quando estiver definido nas Definições de Audiometria (SM: Medicina>Audiometria>Definições) o campo Resultados Audiometria = 1 - Considerar por Orelha.
Corresponde a evolução do resultado para exame:
- Melhorado
- Estável
- Agravamento
- Se for um exame sequencial alterado houver desencadeamento ou agravamento, na evolução do exame é sugerido que houve agravamento, pois se saiu um destes pareceres é porque o exame de referência estava melhor do que o sequencial. Então se o parecer da orelha esquerda for Sugestivo de Desencadeamento de PAINPSE (4.2.1 ou 4.2.2) ou Sugestivo de Agravamento de PAINPSE (4.2.3) a evolução do exame é de agravamento.
- Este campo somente será apresentado quando estiver definido nas Definições de Audiometria (SM: Medicina>Audiometria>Definições) o campo Resultados Audiometria = 1 - Considerar por Orelha.
Identifica quanto a situação do resultado:
- Ocupacional - quando o resultado for anormal.
- Não-ocupacional - quando o resultado for anormal e o parecer for Não Sugestivo de PAINPSE(4.1.3) ou Dentro dos Limites Aceitáveis(4.1.1).
Este campo somente será apresentado quando estiver definido nas Definições de Audiometria (SM: Medicina > Audiometria > Definições) o campo Resultados Audiometria = 1 - Considerar por Orelha.
Botão Interpretar
Este botão sugere os pareceres da audiometria de acordo com os métodos de interpretação.
Botão Médias
Este botão apresenta a tela de Resultado de exames - Médias.
Botão Questionário
Este botão apresenta a tela de Resposta de Questionário.
Botão Ficha
Este botão só fica habilitado quando o campo Ficha Médica é preenchido, e permite acessar a FichaMédica do colaborador informado.
Botão Recentes
Este botão só é apresentado quando o exame é de audiometria e só fica habilitado quando a guia Itens Resultado está aberta. Através dele é possível visualizar os resultados de audiometria anteriores, sem precisar do sair registro atual.
Botão Dist. EPI
Abrirá a tela de Distribuição Individual de EPI. O botão estará habilitado somente quando houver integração com o módulo Segurança. Ao abrir a tela de distribuição, o sistema preencherá os campos Empresa, Tipo Colaborador, Colaborador com base nas informações da ficha médica do colaborador, e o campo Data de Entrega com base na Data de Resultado do Exame. O campo EPI será preenchido com 0(zero) para que o usuário o informe.
Importante
Os dados referentes a um candidato podem ficar ocultos nessa tela se:
- na tela Manutenção dos Termos de Uso e Privacidade (FR510TUP), ao publicar uma nova versão do termo, o usuário informar que deseja que os dados dos candidatos externos não estejam acessíveis para o RH até que os termos sejam aceitos;
- o candidato não aceitar os termos ao acessar seu currículo ou aceitá-los e revogar o aceite posteriormente.